Foto de prancheta com a data 9 de janeiro.

9 de janeiro é Dia do Astronauta e Dia do Fico. As datas comemorativas de hoje, segunda

Também é Dia do Fico, Dia de São Julião e dia dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê. Veja as datas comemorativas de 9 de janeiro

Compartilhe

Hoje é 9 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 9 de janeiro?

Frase de bom dia "Bom dia, que seu dia seja cheio de alegria" escrita em foto de céu.
Fonte: Canva

Em 2023, 9 de janeiro cai em uma segunda-feira. Trata-se do 9º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 356 dias para 2024. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é cheia.

Hoje é o nono dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu .

Qual o signo de quem nasce em 9 de janeiro?

Nascidos no dia 9 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvidas, os capricornianos são conhecidos por serem pacientes e disciplinados.

Fundo amarelo com desenho de signo de capricórnio. Escrito "Capricórnio, 22 dez - 20 jan, A capricorniana escala montanhas direto ao topo e sabe que paciência, perseverança e dedicação são as únicas maneiras de chegar lá.
Fonte: Canva

Similarmente, pessoas desse signo costumam a planejar e traçar seus objetivos e metas e, por isso, não costumam confiar nos planos feitos por outras pessoas. Além disso, sabem que para conquistar seus objetivos precisam trabalhar muito e serem persistentes.

O que se comemora no dia 9 de janeiro?

Está se perguntando: afinal, 9 de janeiro é dia de quê? Então, saiba mais sobre Dia do Astronauta e Dia do Fico.

Dia do Astronauta

Em 9 de janeiro comemoramos o Dia do Astronauta. A astronomia no mundo ganhou a importância da humanidade desde 1961, quando o astronauta russo Yuri Gagarin disse a frase “a Terra é azul”.

A data faz homenagem à Missão Centenário. Realizada pela AEB (Agência Espacial Brasileira) em 2006, com Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiros a ir ao espaço.

  • Enquanto isso, confira também Frases de amor: as 130 mais belas mensagens para compartilhar

Que tal hoje postar nas suas redes sociais algo sobre a data comemorativa? Poste celebrando a data, fazendo conteúdo relacionado à sua função.

Por exemplo, se você trabalha com aluguel de kit de festa, pode falar sobre os seus produtos com a temática espacial, astral e astronauta.

  • Ao mesmo tempo, veja também Frases de reflexão: as 60 melhores mensagens para pensar sobre a vida

Dia do Fico

Hoje também celebramos o Dia do Fico. O dia 9 de janeiro refere-se a um marco na história do Brasil.

Em resumo, o príncipe regente D. Pedro I tomou a decisão de ficar no Brasil, neste dia, em 1822. O episódio marcou o início de um processo que terminaria com a Independência do Brasil.

D. Pedro I pronunciou a histórica frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”.

  • Ao mesmo tempo, leia também Frases de bom dia: 70 mensagens e 50 cartões virtuais para compartilhar
Foto sobre o Dia do Fico - 9 de janeiro.
Fonte: Facebook

Que tal postar uma frase sobre o Dia da Independência (7 de setembro) nas suas redes sociais hoje? Confira alguns exemplos abaixo:

  • Que Deus proteja e abençoe essa “brava gente brasileira”.
  • Eu sou Brasileiro com muito orgulho, com muito amor!
  •  Nesta data tão importante para a nossa história, que possamos valorizar a nação onde vivemos.
  •  Viva à independência, à liberdade e à separação do Brasil. Pelo meu sangue, pela minha honra, pelo meu Deus, juro promover a liberdade do Brasil. Independência ou morte!” (D. Pedro I)

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 10 de janeiro – Dia de São Gonçalo de Amarante;
  • 11 de janeiro – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado;
  • 12 de janeiro – Aniversário de Belém e Dia Nacional do Empresário Contábil;
  • 13 de janeiro – Dia de Santo Hilário de Poitiers e Dia Internacional do Leonismo;
  • 14 de janeiro – Dia do Treinador de Futebol e Dia do Enfermo;

Segunda-feira é dia de qual orixá?

Exú e Omolú-Obaluaê são os orixás de segunda-feira. O Orixá Exú conecta os humanos ao mundo dos orixás, assim sem Ele nenhuma comunicação espiritual é possível, e não há proteção para o terreiro nem para os filhos.

Foto de imagem dos orixás Exú e Omolú-Obalauaê - montagem.
Fonte: Caotize/ Camdomblemagia. Montagem: Laila Lopes

Já Omulú-Obaluaê é o senhor das doenças. Ele é o orixá que renova os espíritos, senhor dos mortos e regente dos cemitérios. O consideram o campo santo entre o mundo material e o espiritual.

Qual o santo do dia 9 de janeiro?

Em 9 de janeiro a Igreja Católica celebra São Julião. Segundo o pouco que se sabe de sua história, é um mártir do século IV.

São Julião

Julião teria sido perseguido e preso por ser cristão. Teria sido conduzido por vilas para que os pagãos zombassem dele. No entanto, ele não perdeu a sua fé a Jesus Cristo.

Foto de imagem de São Julião.
Fonte: Wikidata

O santo teria morrido em alto mar,  preso em um saco de areia com escorpiões e serpentes venenosas. Seu corpo foi encontrado em Alexandria, onde foi sepultado.

9 de janeiro: conclusão

Embora 9 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o São Julião.

Além disso, hoje é dia dos orixás Exú e Omolú-Obaluaê. Em resumo, é comemorado neste marco o Dia do Astronauta e Dia do Fico.

  • Por fim, confira também 2022: política, mortes, desastres e principais notícias que marcaram o ano. Retrospectiva completa!
Foto de calendário com a data 9 de janeiro.
Montagem: Equipe Fashion Bubbles
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias