Papel com folhas em cima escrito "10 de janeiro"

10 de janeiro é Dia de São Gonçalo de Amarante. Veja as datas comemorativas de hoje, terça

Também é o Dia da Beata Ana dos Anjos Monteagudo e dia do orixá Oxumarê. Veja celebrações de 10 de janeiro e frases para compartilhar

Compartilhe

Hoje é 10 de janeiro! Não é feriado, mas um dia com datas comemorativas importantes. Em seguida, você aprende um pouco mais sobre cada uma delas e encontra frases para compartilhar com quem quiser.

Em simultâneo, o Fashion Bubbles preparou alguns cartões virtuais que podem ser compartilhados e dicas para as redes sociais. Assim, você aproveita para interagir com os seus seguidores. Continue acompanhando!

Quando é dia 10 de janeiro?

Foto de homem na praia com frase de bom dia no canto superior
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Em 2023, 10 de janeiro cai em uma terça-feira. Trata-se do 10º dia do ano. Assim sendo, hoje faltam 355 dias para 2024. Além disso, estamos no verão e a fase da Lua é cheia. Enfim, quem nasce em 10 de janeiro é do signo de Capricórnio.

Hoje é o décimo dia do primeiro mês do ano! Aproveite para ver todos os feriados e as datas comemorativas do mês no calendário de janeiro de 2023. Lá você encontra também dicas de conteúdo para postar nas suas redes sociais!

Qual o horóscopo de hoje?

Veja no Spotify, o horóscopo de hoje para seu signo.

Qual o signo de quem nasce em 10 de janeiro?

Ilustração marrom com a cabeça de cabra, símbolo do signo capricórnio, com a data "de 22 de dezembro a 19 de janeiro"
Fonte: Canva (adaptado) Montagem: Thamyres Barbosa

Nascidos no dia 10 de janeiro são de Capricórnio. Sem dúvidas, os capricornianos são conhecidos por serem sinceros, responsáveis e coerentes.

Similarmente, pessoas desse signo tendem a ser muito independentes e por isso, costumam amadurecer muito rápido e fazer seu próprio caminho. Além disso, também são pessoas focadas no trabalho e costumam ser reconhecidas pelo perfil workaholic.

Sendo assim, os escorpianos tendem a gostar de profissões que lhe dão estabilidade. Por esse motivo, são mais propensos a trabalhar com direito, educação ou administração.

Próximas datas comemorativas do mês de janeiro

  • 11 de janeiro – Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e Dia Internacional do Obrigado;
  • 12 de janeiro – Aniversário de Belém e Dia Nacional do Empresário Contábil;
  • 13 de janeiro – Dia de Santo Hilário de Poitiers e Dia Internacional do Leonismo;
  • 14 de janeiro – Dia do Treinador de Futebol e Dia do Enfermo;
  • 15 de janeiro – Dia do Compositor, Dia do Adulto, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes e Dia de Santo Amaro;
  • 16 de janeiro – Dia dos Cortadores de Cana-de-açúcar e Dia de São Marcelo, Papa;
  • 17 de janeiro – Aniversário da Emancipação do Ceará, Dia dos Tribunais de Contas do Brasil e Dia de Santo Antão;
  • 18 de janeiro – Dia do Esteticista, Dia da Universidade, Dia Nacional do Krav Maga, Dia Internacional do Riso e Dia da Manicure;

Terça-feira é o dia de qual orixá?

Na Umbanda, cada dia da semana conta com suas próprias entidades. Só para exemplificar, a terça-feira é dia de 1 orixá: Oxumarê. Logo depois, veja como homenageá-lo!

Oxumarê

Oração a Oxumarê
Oração a Oxumarê. Fonte: Canva (adaptado)

Também conhecido por renovar nossa criatividade, Oxumarê, acaba com ciclos dolorosos, trazendo alegria e nos fazendo tomar as melhores decisões para a vida. Com o objetivo de homenageá-lo, acenda velas nas cores branca, ou bicolores amarela e verde.

Além disso, a comida ritual do orixá se chama Aberém, uma comida feita com milho moído, macerado em água e cozido em folhas de bananeiras secas.

Qual o santo do dia 10 de janeiro?

Em 10 de janeiro a Igreja Católica celebra Beato Gonçalo de Amarante, Beata Ana dos Anjos Monteagudo e William Laud. Saiba um pouco sobre a história deles em seguida:

Beato Gonçalo de Amarante

Beato nasceu em Arriconha, Portugal, e viveu nos séculos XII e XIII. Foi um eclesiástico que viveu contemplando a graça de Deus. Além disso, conduzindo o povo a levar uma vida cristã.

Muito venerado em Portugal e no Brasil, Gonçalo é padroeiro de cidades em 5 estados do país: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais.

Foto de imagem de Gonçalo de Amarante.
Fonte: imagem de Gonçalo de Amarante.

Beata Ana dos Anjos Monteagudo

Ana dos Anjos Monteagudo nasceu em Arequipa, Peru, e viveu no século XVII. Quando criança foi educada em um convento de religiosas, e nunca deixou de se dedicar a Deus.

Foi mestra de noviças e prioresa e também auxiliadora da população geral, por ocasião de surto de peste na região. Morreu aos 83 anos em 10 de janeiro de 1686.

Foto de imagem de Beata Ana dos Anjos Monteagudo.
Fonte: Heroínas da Cristandade

  • Enquanto isso, confira também Frases de amor: as 150 mais belas mensagens para compartilhar

William Laud

Em 10 de janeiro acontece também a festa litúrgica de William Laud. Nascido no Reino Unido, viveu nos séculos XVI e XVII.

William foi um líder religioso e também arcebispo da Cantuária, até o último dia de sua vida. Foi contra o puritanismo e apoiador do rei Carlos I. Seu fim, (decapitado) teria sido por estas razões.

Foto de imagem de William Laud.
Fonte: Wikipédia

  • Ao mesmo tempo, veja também Frases de reflexão: as 60 melhores mensagens para pensar sobre a vida

10 de janeiro: conclusão

Embora 10 de janeiro não seja um feriado, a data possui celebrações de muita importância. A Igreja Católica celebra hoje o Beato Gonçalo de Amarante, a Beata Ana dos Anjos Monteagudo e o William Laud. Fora que toda terça é dia do orixá Oxumarê.

Foto de calendário com a data 10 de janeiro.
Montagem: Equipe Fashion Bubbles

Atualizado por Thamyres Barbosa

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias