Ar condicionado – Modelos, dicas de manutenção e economia de energia

Saiba como escolher o melhor ar condicionado para sua casa ou escritório e veja dicas de como economizar energia e fazer a manutenção!

643

- Continue depois da Publicidade -

As temperaturas sobem por um dia e já dá uma vontade de ter um ar condicionado em casa, não é verdade? Afinal, não tem nada melhor do que sair de uma rua com 40º e entrar em um ambiente fresquinho.

Mas calma, na hora de escolher um ar condicionado para sua casa ou escritório é preciso levar uma série de fatores em consideração para que não haja um consumo absurdo de energia. Por isso, conheça os diferentes tipos de aparelhos e saiba qual a melhor opção para o espaço desejado.

Veja também 25 dicas para reforma da casa.

O que são BTUs?

Quarto com ar condicionado
Fonte: Pinterest

Basta pesquisar sobre qualquer tipo de ar condicionado que com certeza essa sigla estará na descrição. Em primeiro lugar, é preciso entender o quão importante ela significa e o porquê.

A sigla inglesa BTU significa Unidade Térmica Britânica, ou seja, é responsável por falar se o seu aparelho é potente o suficiente para refrigerar o cômodo em que será colocado. Mas, se você já está pensando em comprar o maior número de BTUs possível, é preciso dizer que a conta de energia virá na mesma proporção.

Por isso é necessário a contratação de um especialista para fazer um cálculo de quantos BTUs são suficientes para deixar o clima agradável, que inclui o tamanho do cômodo e o número de pessoas que circulam no local.

Alguns sites de fabricantes oferecem esse serviço de cálculo de forma gratuita, então não há nada a perder.

Modelos de ar condicionado

Agora que já sabe a importância dos BTUs e qual a potência perfeita para o cômodo utilizado, está na hora de escolher o modelo ideal: Split, de janela ou portátil.

Split

Ar concionado split
Fonte: Reprodução

Quando o assunto é modernidade, este modelo de ar condicionado é o campeão de vendas. Além de um design inovador, ele possui um sistema silencioso, o que é perfeito para quem gosta de dormir em um ambiente refrescante.

Mas, se a cidade possui temperaturas baixas, vale a pena conhecer o aparelho Split Inverter, que tem a opção de esquentar também.

Existe uma opção que permite escolher o clima ideal de dentro do cômodo, assim, o aparelho possui uma inteligência que diminui ou aumenta a velocidade do compressor. Como resultado, há poupança de energia.

O modelo Split também é perfeito para um ambiente minimalista onde a estética é essencial, ou seja, pode ser acoplado no teto, hi wall ou piso teto.

Janela

Ar concionado de janela
Fonte: Reprodução

Esta é a opção mais antiga e mais tradicional dos ar condicionados no mercado. Porém, não é porque é antigo que é ruim. A desvantagem do barulho excessivo é superado pela instalação prática e rápida.

 

Portátil

Ar condicionado portátil
Fonte: Pinterest
Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Se você não tem dinheiro suficiente para colocar um ar condicionado em todos os cômodos ou ainda não decidiu em qual colocar, o portátil talvez é melhor solução. Além disso, é prático e dispensa qualquer tipo de dor de cabeça causada pela instalação.

A desvantagem deste modelo é a ineficiência em ambientes que possuem mais do que 20m².Então, caso você esteja em uma casa alugada ou um apartamento que não permita a instalação deste tipo de aparelho, a versão portátil é a melhor saída.

 

Instalação

Atenção, nunca instale um aparelho de ar condicionado sozinho! É necessário o conhecimento de um especialista para avaliar se as instalações elétricas da sua casa suportam o acréscimo de um aparelho tão potente.

A perfeição na instalação de tubos e checagem anti vazamentos são extremamente necessárias para não comprometer a vida útil e o funcionamento do aparelho.

 

Manutenção

Manutenção de ar condicionado
Fonte: Reprodução

Para garantir que o seu aparelho dure e que os filtros de ar cumpram seu papel, é preciso cuidar regularmente. Geralmente, a vida de um ar condicionado dura entre 10 a 15 anos, mas tudo depende dos cuidados.

Cada manual sugere um período de manutenção no aparelho. Mas, a parte boa de tudo isso é que você mesmo pode fazer essa limpeza. A indicação é de efetuar a limpeza dos filtros pelo menos uma vez ao mês.

Já para a limpeza do painel, é necessário um paco seco e evitar qualquer tipo de produto, inclusive água.

Por outro lado, existem outros cuidados que feitos por especialistas, como a medição do ar e a checagem de vazamentos. Estes serviços são mais espaçados e devem ser feitos, pelo menos, duas vezes ao ano.

 

Consumo de energia de um ar condicionado

Torre de energia
Fonte: Pexels

O nível de consumo de energia do ar condicionado é identificado por meio do selo Procel. Ele mostra o consumo de kw/h e o nível de eficiência energética.

É importante saber que o consumo de energia de um aparelho de ar condicionado torna-se consideravelmente maior do que um chuveiro elétrico. Por isso, saber identificar o número de BTUs com um especialista e analisar com o selo Procel, é uma junção de informações valiosas para não exceder no consumo de energia.

Veja também: Instagram de Decoração – Apartamentos criativos para seguir e copiar!

Como economizar energia

Apesar de consumir bastante energia, existem alguns cuidados importantes para economizar, como, por exemplo, manter o cômodo fechado enquanto o ar condicionado estiver ligado, limpar e efetuar a manutenção do aparelho.

Foto: Reprodução / Pinterest

 

 

13 Dicas para diminuir o consumo de energia sem desligar o ar:

  1. Manter o aparelho ligado em 23ºC;
  2. Desligue as luzes quando o ar estiver ligado;
  3. Seja amigo da função sleep;
  4. Mantenha o aparelho limpo:
  5. Compre aparelhos com potência ideal para o tamanho do espaço;
  6. Modelos inverter refrigera de forma constante e com economia;
  7. Proteja a parte externa do sol;
  8. Instale o aparelho em pontos altos do cômodo;
  9. Mantenha portas e janelas fechadas para manter o ar gelado no espaço;
  10. Evite que o sol bata no ambiente a ser refrigerado;
  11. Coloque um ventilador em frente ao ar-condicionado e espere ele espalhar o ar gelado por todo o cômodo.
  12. A dica é antiga, mas um balde com gelo em frente ao aparelho realmente ajuda a resfriar o ambiente com mais rapidez;
  13. Combine o uso de ar-condicionado com climatizadores. (Dicas via blog Dufrio)

Agora, se for fazer uma mudança, confira ainda nossa 21 dicas para quem vai mudar de casa. Por fim, aprenda Check List diário para organizar a casa!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também