Cabeceira de cama: como escolher a sua e arrasar na decoração

Cabeceira de cama: como escolher a sua e arrasar na decoração

A muito tempo a cabeceira de cama deixou de ser um item decorativo e se tornou essencial. Afinal, quem é que não gosta de ler um bom livro ou assistir televisão antes de dormir, não é verdade? E, com esse recurso, esses hábitos se tornam muito mais confortáveis.

Mas, se você está em fase de planejamento do seu quarto ou redecorando o cômodo, saiba que existem dicas que irão te ajudar a escolher o modelo certo para o ambiente. Além disso, veja ainda quais são as cabeceiras de cama mais utilizadas para cama box, cama queen, cama de solteiro e até na versão infantil.

 

Modelo de cabeceira de cama

 

  • Nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

 

Basta dar um Google na palavra-chave “cabeceira de cama” que você irá se deparar com diversos designs e estilos para adicionar ao quarto. Porém, os materiais são basicamente os mesmos: planejada, estofada, de madeira e de metal. E, para que você não tenha o trabalho de pesquisar quais são as tendências deste mercado, selecionamos as opções que estão super em alta!

 

Planejada

 

Uma cabeceira de cama planejada permite que ela seja exatamente do tamanho que você tem disponível. Essa opção é excelente para quem possui um quarto pequeno, por exemplo. Assim, não há desperdício de espaço.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Neste modelo, o leque de materiais é maior. Como resultado, além da liberdade do tamanho, você poderá escolher entre o veludo, madeira, metal ou outros. Além disso, no quarto, a cabeceira é o melhor destaque para oferecer profundidade e textura ao ambiente.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, que tal otimizar ainda mais o espaço do seu quarto? Com o recurso do móvel planejado, é possível construir uma cabeceira de cama que seja também um armário ou mesinhas de canto. Assim, você não precisará levantar para pegar ou guardar um livro, ele estará sempre ao alcance de suas mãos. Além disso, a praticidade evita que o quarto fique bagunçado.

 

  • Confira ainda quais são os principais erros na decoração que fazem o cômodo parecer menor do que é e saiba como evitá-los!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Estofada

 

A cabeceira estofada é a melhor opção para quem fica mais tempo sentado na cama. Afinal, é a versão mais confortável do mercado. Neste caso, há ainda uma grande variedade de cores, o que deixará a decoração do quarto muito mais harmoniosa e divertida.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cabeceira de cama de madeira

 

A madeira é um material tendência para decoração 2021. Além de oferecer um toque natural ao cômodo, está ligada ao conforto e tranquilidade, características perfeitas para um quarto de casal. Este conceito faz parte de um novo estilo de decoração chamado japandi.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Como já visto, uma cabeceira de cama também pode ser feita de madeira. E, com criatividade, até formar uma parede geométrica. Dica: antes de comprar o material, avalie qual a tonalidade que mais irá se encaixar com outros elementos da decoração. Neste caso, a cor de referência foi a do chão.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, por que não um estilo mais rústico? Para fazer um modelo parecido com este, basta procurar por alguns pallets. Mas, lembre-se que é preciso ter cuidados com pallets antes de sair pegando qualquer um pelas ruas da cidade.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Na hora de escolher uma cabeceira de madeira, não deixe que os altos preços te afastem nem que os pequenos te conquistem. Afinal, isso irá fazer muita diferença na decoração do quarto. Além disso, para dar mais brilho ao material, aposte no verniz.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Se você não gosta de ostentar ou esbanjar, que tal um modelo mais simples e minimalista? Com apenas duas grandes ripas é possível fazer uma cabeceira de madeira super aconchegante. Além disso, combinar o material com outros pequenos detalhes deixará o cômodo mais harmônico, como a luminária e a mesinha de canto.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cabeceira de cama de metal

 

Apesar de ser um material considerado antigo para produção de cabeceiras de cama, o metal dá liberdade para construir diversos designs. Por outro lado, por ser um trabalho mais artesanal pode ser difícil achar que faça este serviço com excelência.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O material super resistente combina perfeitamente com decoração de quartos românticos ou com uma pegada industrial. Apesar de poder ser pintada, a cabeceira preta permite uma maior combinação com outros elementos como o espelho e a prateleira com suculentas.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Como escolher

 

Agora que você já conhece os modelos de cabeceira de cama, está na hora de saber qual deles melhor se adapta ao seu quarto. Em primeiro lugar, defina um estilo de decoração. Mas, lembre-se que caso o quarto em foco seja do casal, ambos precisam entrar em um acordo.

 

Tamanho ideal

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O tamanho também é muito importante. Afinal, ninguém quer uma cabeceira menor do que a cama, não é verdade? Por isso, antes de comprar a sua, meça o espaço e opte sempre por um tamanho igual ou maior.

Além disso, a cabeceira não precisa, necessariamente, chegar até o chão. Basta que ela cubra suas costas no momento que você estiver sentada até cerca de 5 a 10cm para trás da cama.

 

Material

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Outro fator que deve ser levado em consideração é o material. Caso você seja alérgico, saiba que a limpeza de uma cabeceira estofada vai precisar ser muito mais frequente do que das outras, por exemplo.

 

Cor

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, se você é do tipo de pessoa que adora trocar sempre a decoração do quarto, opte por uma cabeceira de cor neutra. Assim, a cor do papel de parede não irá interferir na combinação com a cabeceira da cama.

 

Cama box de casal

 

Escolher um modelo que reflita a personalidade do casal não é fácil. Porém, existem algumas cores chaves que estão na moda e que podem ser acrescentadas em alguns elementos. Assim, ficará ainda mais fácil trocar a cor de foco. Neste caso, o tom escolhido foi o rose gold!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cabeceira queen

 

Este é o modelo mais comum de camas no Brasil, e só é menor do que a versão king. Por isso, talvez a melhor opção de cabeceira queen seja optar por um modelo planejado. E, para aumentar a sensação de amplitude do ambiente, foi acrescentado espelhos na parte de cima.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cabeceira para cama de solteiro

 

A cabeceira planejada pode ser usada não só para camas de casal, mas também as de solteiro e até mesmo uma beliche. O modelo de cabeceira para cama de solteiro simples é perfeito também para o quarto de hóspedes.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Infantil

 

O quarto de bebê ou infantil precisa esbanjar criatividade e alegria. É através deste espaço que os pequenos irão aflorar a imaginação. Por isso, qualquer detalhe ajuda, inclusive a cabaceira da cama.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Seja para menina ou menino, a casinha está presente em quase todas as história imaginadas. Além disso, com uma prateleira, os pequenos poderão deixar os brinquedos preferidos bem pertinho de si.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

O contato com os animais durante a infância é muito benéfico para o desenvolvimento infantil. Por isso, investir em recursos dentro de casa que faça lembrar diferentes espécies fará o ambiente muito mais educativo.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Que tal um modelo infantil e adolescente ao mesmo tempo? Afinal, a nuvem é um desenho que nunca sai de moda na decoração. Além disso, combina perfeitamente a uma decoração que envolve o preto, branco e cinza.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Cabeceira de cama DIY

 

Se você não possui dinheiro para comprar uma cabeceira, não se preocupe. Com muita criatividade, é possível fazer a sua própria cabeceira de cama!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em primeiro lugar, para seguir este modelo você precisará de apenas alguns ganchos bonitos. Caso você queira juntá-lo com uma prateleira, será um bônus. Agora, basta comprar ou até fazer uma almofada daquela usada para sofá de pallet. Pronto, agora você tem um lugar super confortável para encostar!

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Que tal uma parede geométrica? Para deixá-la com cara de cabeceira, basta criar um desenho que envolva exatamente o lugar onde o adereço ficaria. Além de usar sua cor preferida, é possível adicionar objetos decorativos como quadros e livros.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, trouxemos uma imitação incrível de uma cabeceira de metal. Basta um pouco de tinta preta e um talento para desenhar. Quer uma dica? Em primeiro lugar, faça um desenho com um lápis demarcando antes de passar a tinta.

 

Fonte: Reprodução/Pinterest

 

TikTok

 

Por fim, separamos uma série de vídeos do TikTok que irão te ensinar a fazer sua própria cabeceira, preparada?

 

@arq.marianesouza

6 tipos de cabeceiras para o quarto. #foryou #interiores #arquiteturadeinteriores #fy

♬ Backyard Boy – Claire Rosinkranz

 

@exclusivaprojetados

#moveisplanejados #cozinha #cozinhas #moveis #fyp

♬ Lose Control – Meduza & Becky Hill & Goodboys

 

@mariaelo_izaa

Vim mostrar como fiz a minha cabeceira de módulos. Curte e comenta para parte 2. Venham acompanhar o resultado. #quarto #fy #cabeceira #diy

♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod

 

https://www.tiktok.com/@arquiannesoares/video/6938143383894428933?lang=pt-BR&is_copy_url=0&is_from_webapp=v1&sender_device=pc&sender_web_id=6940609060107765254

cabeceiracabeceira de camacamadecoração do quartoDIYquarto decorado