Há 31 anos, a CASACOR Rio de Janeiro é uma das maiores mostras de arquitetura e decoração de toda América Latina. Este ano, o evento está sendo realizado até o dia 26 de junho em um espaço com 45 ambientes em uma propriedade com aproximadamente 12 mil m². 

Este é uma excelente oportunidade dos profissionais da área se interagem e acompanhem o que há de mais novo e moderno no mundo da decoração. Sendo assim, selecionamos as principais tendências que estão sendo apresentadas no evento. Portanto, continue lendo! 

Onde está sendo a CASACOR Rio de Janeiro?

Frente do casarão utilizado na CASACOR Rio 2022.
Projeto: Erick Figueira de Mello/ Foto: João Paulo Oliveira

Assim como em 2021, a 31ª edição da CASACOR está sendo realizada na Residência Brando Barbosa. Construído em 1860, o imóvel está localizado no Jardim Botânico e conta com uma construção icônica. 

Por outro lado, se você não consegue ir presencialmente ao evento, não se preocupe. Afinal, existem as visitas virtuais por meio de Tours 3D que estão disponíveis no site CASACOR Rio de Janeiro.

Sendo assim, lá você irá encontrar referência do “Infinito Particular”, tema desta edição onde profissionais renomados apresentam uma casa multifacetada, com muita personalidade e afetiva. 

Tendências da CASACOR Rio de Janeiro

Em seguida, listamos 11 tendências que estão marcando a edição de 2022 do evento. Confira! 

1. Tons terrosos e verdes

Parede com moldura boiserie.
Projeto: Paola Ribeiro/ Foto: João Paulo Oliveira

As salas de estar costumam ser espaços típicos para abrigar encontros, ter um momento de lazer, realizar as refeições e também descansar. Por isso, a arquiteta Paola Ribeiro, da Living Fonte, escolheu uma paleta de cores tão diferente e única. 

No teto, é possível encontrar as sancas originais dos imóveis com molduras. Além disso, a cor escolhida foi o Trilha Verde da Coral, que foi utilizado no tapete, nos painéis e nas treliças. 

Por outro lado, a cor Tulipa Africana ressalta a mobília contemporânea e as obras de arte desenvolvidas por artistas brasileiros exclusivas para a CASACOR Rio.

2. Salas multifuncionais e de convívio

Sala de estar e jantar da CASACOR Rio.
Projeto: Maurício Nobrega/ Foto: Divulgação

Durante a pandemia, a sala precisou ser transformada em diversos ambientes em um só. Por exemplo, para o home office, para assistir televisão ou estar com a família.

Portanto, a CASACOR Rio de Janeiro oferece ainda uma nova vocação à sala: um espaço com cantinho do café

3. Elementos naturais

Quarto com abertura no teto.
Projeto: João Panaggio/ Foto: Divulgação

Além disso, as fibras naturais também estão fazendo sucesso no evento. Sendo assim, o uso de linho, cestaria e juta estão entre as tendência para compor diferentes estilos de decoração. 

Porém, não podemos esquecer da madeira e pedra que são revestimentos naturais excelentes para oferecer textura ao ambiente. 

4. Arcos coloridos

Sala com arco colorido.
Projeto: Camila Bortolini e Priscila Dias/ Foto: João Paulo Oliveira

Existem diversas técnicas que ajudam a ressaltar os detalhes arquitetônicos de um ambiente. Um deles foi utilizado por Camila Bortolini e Priscila Dias, do Estúdio Designer: a pintura dos arcos que compõem a construção. 

Como resultado, o arco foi pintado com a cor Marrom Indiano da Coral

Por outro lado, a parede recebeu o Bronze Palms Springs e um efeito avelulado Velvet. 

“Esse espaço propõe um retorno ao básico, ao irregular, áspero, cru e bruto, com muita textura para criar um clima despretensiosamente descontraído”, explicam. 

5. Banheiro slim 

Banheiro slim.
Projeto: Diego Raposo e Manuela Simas/ Foto: Divulgação

A Deca, patrocinadora do evento, ofereceu uma série de produtos que funcionalidade e autocuidado no banheiro. Por isso, cubas e banheiras são focadas no conforto, praticidade e ergonomia. 

Desta forma, o momento do bem-estar pessoa ajuda a priar memórias sensoriais de relaxamento e prazer. O projeto desenvolvido por Diego Raposo e Manuela Simas também conta com uma sauna pensada para renovar as energias, eliminar as toxinas e incentivar a reflexão.

“E essas novidades foram fundamentais na criação do SPA Deca na CASACOR 2022. No projeto, incluímos a cuba Arthur Casas, que traz um design mais orgânico e remete a um produto mais artesanal, natural, que conversa com nossa proposta de ambiente integrado com a natureza.

Além disso, traz uma bandeja com kit de acessórios que mantém, de forma prática e elegante, os itens organizados na bancada “, explica o arquiteto.

6. Ambientes integrados e fluidos

Sala com quadros e arte na parede.
Projeto: Tiago Freire/ Foto: Divulgação

Os espaços pequenos vieram para ficar. Portanto, adotar estratégias de ampliação se tornou um objetivo inerente aos arquitetos e designers de interiores. Sendo assim, a solução encontrada foi excluir o maior número de paredes possível. 

Como resultado, o espaço fica mais fluido e multifuncional. 

7. Branco para destacar outras coisas 

Parede decorada na CASACOR Rio.
Projeto: Paula Neder e Coletivo PN+/ Foto: João Paulo Oliveira

Planejado por Paula Neder e Coletivo PN+, o Espaço Prosa da CASACOR Rio, é um loung leve, aconchegante e confortável que mostra como os tons neutros podem ser usados para destacar os detalhes coloridos. 

A fim de garantir flexibilidade, foram escolhidos móveis soltos de cores neutras, acabamento em madeira, linha natural e fibras, além dos objetos artesanais. 

Além disso, a cor de destaque está exposta na copa com um desenho feito pelo Coletivo Muda. 

“Nesse ambiente, as cores são Chá com Leite, Boneco de Cera (com efeito Velvet na cozinha) e Branco Gatinho, além de múltiplos tons na pintura artística”, detalham.

8. Obras de arte 

Sala branca com quadros na CASACOR Rio.
Projeto: Ana Lucia Jucá/ Foto: Divulgação

Durante a pandemia, as obras de arte ganharam um novo significado. Afinal, estar próximo a algo que faz bem pode transformar o anseio de todos. 

Por isso, ela ganha espaço em todos os ambientes da CASACOR Rio, seja dentro ou fora dela.

  • Além disso, não perca Decoração clean: o que é, como fazer e por que investir nesse estilo?

9. Casas sustentáveis e móveis 

Casa sustentável.
Projeto: João Panaggio/ Foto: Divulgação

Em um espaço de 12 mil m², a Vila CASACOR ganhou uma série de espaços e casas que utilizaram um método construtivo limpo, rápido e sustentável.

Em quase todos os ambientes foram utilizadas estruturas e módulos metálicos. Eles possuem tratamento termoacústico, material que parece de container

Isso permite que as casas sejam montadas e desmontadas em até três meses. 

10. Tinta com papel de parede 

Sala e home office na CASACOR Rio.
Projeto: Adriana Esteves/ Foto: João Paulo Oliveira

Que tal garantir um clima elegante e contemporâneo ao lar? Uma proposta para dar esse toque de personalidade ao ambiente é unir a tinta e o papel de parede.

Apresentado na CASACOR Rio de Janeiro como uma das principais tendências, o custo acessível do material e a flexibilidade faz com que esta opção seja bastante acessível, 

Além disso, é possível combinar e valorizar diferentes revestimentos. 

No casarão, esta tendência foi exposta no Recanto Home Office, projetado por Adriana Esteves. Desta forma, o espaço de tamanho ficou ainda mais íntimo e pode ainda ser usada para ler ou descansar. 

Como resultado, as paredes possuem papel de parede e o teto ganhou cor através da tinta Jardim Misterioso, da Coral. 

11. Espaços de autocuidados

SPA no CASACOR Rio.
Projeto: Diego Raposo e Manuela Simas/ Foto: Divulgação

Em conclusão, foi-se a época em que o banheiro era utilizado apenas para higienização. Hoje em dia, ele assume a função de sala de banho que oferece cuidados também voltados aos autocuidados. 

Por isso, eles devem oferecer relaxamento e descompressão acima de qualquer coisa. 

Serviço CASACOR Rio de Janeiro 2022

Data: Até 26 de junho de 2022

Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Horário: de terça a sexta-feira, das 12h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.

Telefone: (21) 2512-2411

Ingressos e agendamento de visitas: https://casacorrj.byinti.com/

  • Por fim, veja também Espaço zen: como criar um cantinho para meditar em casa