A maneira como uma casa é decorada influencia muito o humor e as sensações despertadas em seus moradores. Por isso, a decoração clean tem conquistado cada vez mais adeptos.

Poucos enfeites, com cores suaves e adornos simples, porém estratégicos, são as grandes características deste estilo. Se você gosta de ambientes mais minimalistas e sem tanta poluição visual, esse tipo de décor é para você!

Então, a equipe Fashion Bubbles desenvolveu este conteúdo completo, com tudo o que você precisa saber sobre a decoração clean, desde a iluminação, até as cores e a mobília. A fim de receber várias dicas e inspirações, basta continuar a leitura. Confira!


O que é o conceito de decoração clean?


cozinha branca e marrom
Fonte: R ARCHITECTURE/Unsplash

O conceito de decoração clean vem do inglês “limpo”, que representa a impressão que o ambiente causa. A ornamentação escolhida minuciosamente e sem exageros traz um ar de limpeza e sofisticação, sem muitos apetrechos ou itens desnecessários.

Com toda a certeza, esse estilo pode ser perfeitamente expresso pela frase “menos é mais”. Afinal, essa vertente busca a simplicidade sem deixar de lado a autenticidade.


decoração clean conceito
Fonte: Pinterest

Aspectos do estilo minimalista também estão presentes aqui, principalmente com a escolha de materiais versáteis e funcionais, sem acumular muitos itens.

Assim, o conceito clean se destaca desde a escolha das cores até a disposição dos móveis e o layout dos cômodos.

Outro destaque vai para a angulação e a tendência à simetria do ambiente, além do toque moderno e elegante.


Por que a decoração clean é uma tendência?


sala de jantar integrada à cozinha
Fonte: Jorge De Jorge/Unsplash

A decoração clean é uma tendência porque foca nas sensações de leveza, calmaria e suavidade do ambiente. Essas características aparecem nas cores neutras e espaços vazios, unidos à iluminação que realça o ambiente.

Essas qualidades e sensações são procuradas por uma parcela considerável da população devido à busca por “ser” ao invés de “ter”, que reflete também na ambientação de suas casas.

Em meio a uma situação mundial tão conturbada, a tendência clean veio para trazer um toque de tranquilidade ao lar.


Principais características da decoração clean


quarto de casal azul
Fonte: Spacejoy/Unsplash

Além da ausência de tantos móveis e itens decorativos, a decoração clean também é caracterizada pelas cores neutras e paletas mais suaves. O branco, gelo, cinza, azul claro, creme e palha estão fortemente presentes nesta modalidade.

Texturas também são bem-vindas, tanto em móveis quanto em almofadas, paredes ou tapetes. Nesse sentido, é muito comum notar o sisal, a madeira, o macramê e o crochê somados a plantas e um toque verde, que pode ser natural ou artificial.


decoração clean características
Fonte: Pinterest

Por que investir na decoração clean?


home office branco
Fonte: Amanda Macedo/Unsplash

Apostar nessa décor pode ser a melhor opção se acaso você não gostar de exageros, muitos móveis ou muitas cores. Esse estilo é totalmente instagramável e transmite tranquilidade, além de parecer mais conceitual, moderno e único.

Por isso, a tendência clean permite que a casa aparente estar sempre limpa e organizada. Até porque não existem muitos itens para estar constantemente “fora do lugar”.

Essa opção também permite que os cômodos aparentem ser maiores e mais espaçosos do que realmente são. Isso é uma grande vantagem caso os quartos, sala ou qualquer outro espaço da casa, tanto cozinhas, banheiros ou lavanderias, que apresentam tamanho reduzido.


banheiro branco, preto e cinza
Fonte: Hemant Kanojiya/Unsplash

Como aplicar a decoração clean na sua casa?


decoração clean como aplicar
Fonte: Pinterest

É possível aplicar a decoração clean na sua casa de modo simples e personalizável. Ao contrário do que muitos acreditam, este não é um gênero engessado. Seus princípios podem ser facilmente adaptados conforme a sua personalidade e os seus objetivos.

Não é necessário, por exemplo, que você siga apenas uma paleta de cores ou uma textura na casa toda, de forma padronizada. Cada cômodo pode trazer sua própria essência e características. Você decide o que acha mais bonito, funcional e atraente para o seu lar.

Assim sendo, basta analisar as dicas abaixo e adaptar para a sua realidade.


Iluminação


decoração clean iluminação
Fonte: Pinterest

A iluminação do estilo clean costuma ser natural, de preferência permitida por grandes janelas ou portas. Além disso, usar uma paleta de cores claras também dá a impressão de um ambiente mais iluminado.

As cortinas que sobrepõem as janelas geralmente são feitas de material fino. Desse modo, a luz é amenizada e equilibrada.

Se sua casa ou apartamento possui poucas janelas, um grande truque é investir em espelhos. Assim, a luz será refletida.


cozinha iluminada
Fonte: Roam In Color/Unsplash

Sobre a iluminação artificial, é importante entender que é possível adaptá-la conforme cada cômodo. No geral, as lâmpadas costumam ser mais esbranquiçadas nas salas e cozinhas.

Em contrapartida, nos quartos, as luzes artificiais tendem a ser mais amareladas, tornando o ambiente aconchegante.


Cores neutras


decoração clean cores neutras
Fonte: Pinterest

As cores neutras não só auxiliam na estética e iluminação, como também servem para transmitir calmaria e tranquilidade.

Tanto nas paredes, quanto nas mobílias e nos itens de ornamentação, as cores devem ser neutras ou, no máximo, em tons pastel. Branco, bege, creme, gelo, cinza e marrom são as cores mais usadas.


Mobília


decoração clean mobília
Fonte: Pinterest

Para o mobiliário, as mesmas cores neutras também são utilizadas, sempre com contrastes com o piso ou o tapete. Se você não gosta muito somente de cores sólidas, pode se sentir à vontade para investir em estampas. As estampas da decoração clean costumam ser mais finas, com listras, pequenas flores ou figuras geométricas.

Ao mesmo tempo, é muito comum ver sofás acompanhados por jogos de banquetas e mesas de centro.


sala de estar branca
Fonte: Spacejoy/Unsplash

Decoração


decoração clean decoração
Fonte: Pinterest

Para embelezar, almofadas, quadrinhos decorativos, plantas e luminárias de pé são ótimas opções. Também é possível usar lustres e pendentes a fim de dar um charme a mais para o espaço.

Galhos secos e folhagens semelhantes ao trigo são ótimas opções para os vasos maiores, alocados próximos aos sofás e poltronas ou pufes.

Espelhos decorados e estantes com poucos itens podem complementar o ambiente. Aliás, até mesmo estátuas e velas são característicos desse estilo.


Conclusão


decoração clean
Fonte: Pinterest

Percebeu como a decoração clean é interessante? É simples compor esse estilo e extremamente acessível. Neste artigo, você descobriu quais são as principais cores, móveis, tipos de iluminação e itens decorativos que compõem a “vibe” clean.

Por fim, se você gosta de temas relacionados ao design de interiores, tendências e inspirações, precisa conhecer a seção Decoração, aqui mesmo do Portal Fashion Bubbles.

Nela, compartilhamos diversas dicas e informações valiosas sobre o universo arquitetônico e do design. Então, vale a pena conferir!