Decoração da CASACOR SP com sofá verde e lareira.

CASACOR SP: 10 tendências e 30 fotos da mostra de decoração

Uso de fibras naturais, tons terrosos e revestimento com pedra são algumas das tendências apresentadas na CASACOR SP 2022

Compartilhe

Entre os dias 5 de julho e 11 de agosto é realizado o evento da CASACOR SP. Com o tema “Infinito Particular”, a edição de 2022 reúne as principais tendências para decoração de residência, estúdio, lofts, restaurantes, bar e café por meio de uma arquitetura moderna e cheia de personalidade.

Para comemorar os 35 anos da mostra, o evento está sendo realizado no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um espaço com mais de 10.000 m². Para saber detalhes sobre o que está apresentado no evento e as principais tendências, batemos um papo com a arquiteta Danielle Carvalho.

10 tendências da CASACOR SP

Sala de jantar com paredes azuis.
Casa Coral

A CASACOR São Paulo é apenas um dos polos do evento. Espalhados por diversas capitais brasileiras, arquitetos e designers de interiores apontam o que está em alta no mercado e inspiram novas ideias.

“A CASACOR é uma grande mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo, é um espaço social e de muito aprendizado para nós da área. Lá, além de servir de grande inspiração para novas soluções de projetos, também é um espaço para afinarmos nosso olhar e conhecer as novas tendências do mercado”, explica a arquiteta.

Sendo assim, separamos as 10 principais tendências de decor apresentadas na edição de 2022, são elas:

1. Tons terrosos

Sala de tv com parede branca e marrom.
Estúdio AMORphous, de Wesley Lemos | Foto: João Paulo Oliveira

Anualmente, a mostra de decoração apresenta uma paleta de cores que está em alta, desta vez, os tons terrosos ganharam destaque.

Tons de marrom, nude, alaranjado e fendi foram os mais utilizados. Eles podem ser aproveitados de diferentes formas em um cômodo que vai desde uma parede pintada, quanto um móvel ou objeto de destaque, como o tapete ou a cortina.

Objetos decorativos em tons terrosos na CASACOR SP.
Projeto: Flávia Burin | Foto: Renato Navarro

Sofá baixo marrom.
Casa Eté do escritório Todos Arquitetura | Foto: Salvador Cardaro

2. Madeira

Sala de jantar com parede ripada.
Projeto: Flávia Burin | Foto: Renato Navarro

A madeira também é uma tendência da CASACOR SP 2022. Um dos principais motivos para que ela esteja presente tanto em casa quanto em projetos comerciais é a capacidade de oferecer a sensação de aconchego.

Esse sentimento ganhou força durante a pandemia, no qual ficamos em casa por mais tempo. Porém, mesmo após o fim das restrições sanitárias, ter uma casa confortável e aconchegante ainda é e será um objetivo de decoração.

Segundo a arquiteta, alguns modos e usá-la são no piso, painéis, nichos, cabeceiras e detalhes de mobiliário.

Sala de estar com paredes de madeira na CASACOR SP.
Artsy Loung, de Sig Bergamin | Foto: João Paulo Oliveira

Banheiro escuro com pia moderna.
Deca – Senses Hall Deca – Roberto Migotto | Foto: Denilson Machado

3. Tecido Bouclé

Sofá e poltrona com tecido bouclé.
Casa Vértice Dunelli de Patrícia Hagobian | Foto: Gabriela Daltro/CASACOR

Quando o assunto é revestimento de estofado, o bouclé rouba a cena. A textura felpuda e macia faz com que o material esteja entre os mais disputados atualmente. Além disso, o efeito visual elegante também contribui na composição de qualquer estilo decorativo.

“O tecido bouclé, que estava presente em praticamente todos os ambientes (da CASACOR SP), como poltronas e sofás, trás uma sensação de aconchego e sofisticação às peças”, detalha Danielle.

4. Fibras naturais

Tapete, macramê, poltrona e luminária de fibras naturais.
Baño Tulum – Joefilho Arquitetos | Foto: Renato Navarro

Outra tendência da CASACOR SP 2022 é o uso de fibras naturais na decoração. Como o nome já sugere, as fibras naturais são aquelas encontradas direto na natureza. Algodão, lã, sisal, linho e seda são alguns exemplos.

Na decoração, eles podem ser utilizados de diferentes formas por exemplo, revestimento para cadeiras, sofá, lustres, macramê, artigos decorativos, tapete, almofadas, entre outros.

O uso de fibras naturais em casa também oferece a sensação de aconchego. Para dar um toque extra de personalidade, a dica é tingir esses elementos.

Banheiro com espelho com fibra natural.
Baño Tulum – Joefilho Arquitetos | Foto: Renato Navarro

Lavabo verde com vaso preto.
Baño Tulum – Joefilho Arquitetos | Foto: Renato Navarro

5. Marcenaria sem puxadores

Cozinha curvada na CASACOR SP.
Deca – Senses Hall Deca – Roberto Migotto | Foto: Denilson Machado

Se antigamente os móveis tinham grandes puxadores, agora é a vez do modelo quase invisível. De acordo com a arquiteta, existem duas formas de ter uma marcenaria sem puxadores aparentes.

A primeira é apostar na tecnologia “toque click”, que basta dar uma leve empurrada na porta ou gaveta para que ele abra ou trave no lugar. Além disso, tem ainda o puxador que fica oculto em meio ao painel ripado.

Esta última reforça a ideia dos cômodos escondidos e do uso da madeira como revestimento na parede.

6. Paredes com textura

Parede ripada com vários tons.
Ilha de Conforto – Golden Hour de Elaine Vilela | Foto: Renato Navarro

Texturas nas paredes também são tendências na CASACOR SP. Seja com ripado, papel de parede ou fibras naturais, sair da tradicional parede lisa tem sido mais agradável visualmente.

Além de favorecer o campo visual, ela também serve para incrementar algum estilo. Por exemplo, uma decoração rústica combina com uma parede de pedras ou madeira. Por outro lado, um espaço romântico exige um veludo ou papel de parede com desenho delicado.

Parede com azulejo e ripado.
Projeto: Flávia Burin | Foto: Renato Navarro

Restaurante com parede texturizada.
Projeto: Flávia Burin | Foto: Renato Navarro

Parede azul com quadros.
Casa Coral por Marcelo Salum | Foto: João Paulo Oliveira

7. Vegetação

CASACOR SP com banheiros e plantas.
Baño Tulum, por Joe Filho Arquitetos | Foto: João Paulo Oliveira

Apesar de ser uma das tendências na CASACOR SP, o uso de plantas na decoração nunca saem de moda.

“Ambientes com muita vegetação presente tanto decorativa como em amplos jardins que compõem o espaço”, explica a arquiteta.

Ou seja, ambientes internos e externos podem usufruir de diferentes espécies para compor a decoração, purificar o ar e trazer uma ligação com a natureza.

Espaço comum com sofás e plantas.
Praça Paulista Augusta de Catê Poli e João Jadão | Foto: Renato Navarro

Vasos com flores.
Projeto: Flávia Burin | Foto: Renato Navarro

Jardim redondo com plantas suspensas na CASACOR SP.
Deca – Senses Hall Deca – Roberto Migotto | Foto: Denilson Machado

8. Iluminação com tela tensionada

Cômodo branco com espelho e tela tensionada.
Projeto: Carol Scarpelli | Fto: Renato Navarro

Ao invés de spots de LED, lustres e luminárias, a CASACOR SP trouxe uma nova tendência em iluminação: a tela tensionada.

Basicamente, é um quadro no teto do cômodo com perfil de alumínio e tecido de poliéster no qual é acrescentado uma iluminação por trás.

“É uma iluminação difusa e homogênea, lembrando muito uma cortina fechada recebendo a luz do sol”, detalha Danielle.

Esse recurso oferece a sensação de uma luz natural ao cômodo. Além disso, não deixa emendas no teto, o que contribui para um espaço mais clean.

Cozinha com iluminação em tela tensionada na CASACOR SP.
Living Art de Murilo Lomas Arquitetura | Foto: Salvador Cordaro/CASACOR

9. Pedras naturais

Parede revestida de pedras naturais no banheiro.
Baño Tulum – Joefilho Arquitetos | Foto: Renato Navarro

Como vimos até aqui, os elementos naturais vieram com força para a decoração. Sendo assim, as pedras são ferramentas que podem ser aproveitadas para revestir paredes ou pisos e também serem usadas em painéis de TV.

Como resultado, são diversos tons e texturas para escolher. Portanto, é preciso saber exatamente qual você quer que combine com o restante da decoração para criar um espaço harmônico.

Parede de pedra natural escura.
Deca – Senses Hall Deca – Roberto Migotto | Foto: Denilson Machado

Banheiro com várias banheiras pretas na CASACOR SP.
Deca – Senses Hall Deca – Roberto Migotto | Foto: Denilson Machado

Joalheria com mesa de pedra na CASACOR SP.
Casa das joias de Gabriela Mendes | Foto: Monica Assan

10. Formas orgânicas

Varanda com várias tendências da CASACOR SP.
Projeto: Flávia Burin | Foto: Renato Navarro

As formas orgânicas são àquelas que possuem o formato original ou o mais preservado possível de quando foram retiradas da natureza. Por isso, não seguem um padrão e não são simétricas.

Porém, quando o uso de formas orgânicas é utilizado em um móvel, pode-se dizer que ele possui um modelo fora do convencional. Neste ano, o destaque são para o modelo arredondado.

“Formas orgânicas estão muito presentes na mostra, tanto no design de mobiliários como em detalhes de forro, painéis, estampas, tapeçaria e decorações”, finaliza a profissional.

Sala preta e branca na CASACOR SP.
Luz e Sombra de Léo Shehtman | Foto: Denilson Machado/CASACOR

Sala colorida com detalhes laranja na CASACOR SP.
Casa Coral por Marcelo Salum | Foto: João Paulo Oliveira

Cômodo branco com lustre redondo na CASACOR SP.
Projeto: Brunete Fraccaroli | Foto: Renato Navarro

  • Além disso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha lá no News

Qual a duração das tendências da CASACOR SP?

Durante a conversa com a arquiteta Danielle, perguntamos sobre a possibilidade de essas tendências serem duradouras ou se na próxima edição do evento elas já estarão ultrapassadas.

“Com certeza a maioria das tendências podem ser utilizadas por muito tempo, pois são atemporais. Os elementos muito utilizados como madeira, vegetação, formas orgânicas, tons terrosos, pedras naturais, fibras naturais podem todos ser resumidos a uma única tendência, extremamente forte e que veio para ficar: A biofilia.

A biofilia na arquitetura é traduzida pela presença de elementos, no ambiente, que remetem a natureza, algo que o ser humano vem tentando se aproximar cada vez mais, como mostram as inúmeras evidências científicas sobre o quanto essa proximidade traz maior sensação de bem estar e promove saúde”, explica.

As tendências da CASACOR mudam de um estado para o outro?

“Alguns elementos sempre podem existir de forma mais marcante em cada uma das localidades, devido a influência cultural de cada estado.

Porém, pude perceber uma predominância de elementos como madeira, vegetação e formas orgânicas em todas as mostras, o que reforça a tendência da Biofilia”, finaliza a arquiteta.

Sobre Danielle Carvalho

Danielle Carvalho
Danielle Carvalho

Danielle Cristina de Oliveira Carvalho é arquiteta e urbanista formada pela Unisagrado, no interior paulista. Atualmente, trabalha com projetos de arquitetura e interiores tanto residencial quanto comercial.

Contato: @danicarvalho.arq

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias