Casa colorida com sala amarela e rosa.

Casa colorida: 5 cores para conferir personalidade ao lar

Rosa, azul, vermelho, verde e laranja, aprenda a usar essas cores para ter uma casa colorida e agradável, sem enjoar

Compartilhe

A maioria das residências são vendidas e planejadas para terem cores neutras nas paredes e revestimentos. Porém, há quem goste de um toque de cor e vivacidade nos cômodos. Por isso, trouxemos uma série de inspirações de casa colorida com ambientes com cores vibrantes.

Afinal, embora o bege e o branco sejam os queridinhos, é possível transformar uma área sem deixá-la enjoativa usando uma cor não convencional. Além disso, trouxemos ainda o significado de cada uma dessas cores e como elas interferem na energia do espaço.

Sendo assim, confira casas coloridas com: rosa, azul, verde, vermelho e laranja.

Como deixar a casa colorida?

Existem várias foras de ter uma casa colorida. Entretanto, a principal preocupação dos moradores é de não enjoar de um tom muito vibrante.

Nestes caso, o indicado é apostar em um ponto de atenção. Por exemplo, pintar apenas uma parede na cor escolhida ou utilizar um móvel de destaque.

Misturar várias cores também é uma opção válida. Porém, a atenção deve ser redobrada. Para evitar qualquer tipo de erro, converse com um profissional de arquitetura e/ou design de interiores e apresente suas ideias.

Casa colorida com azulejo azul, preto e branco.
O hall de entrada é a primeira impressão que a visita tem quando entra na casa. Portanto, é importante que ela reflita a personalidade dos moradores. Fonte: @raquelalbernoz

Quarto de casala rosa e azul.
Que tal um quarto de casal as paredes em azul e rosa? Fonte: @cenourasfrescas

Quarto infantil com cores do arco-íris.
O quarto das crianças é muito mais fácil conferir cor. Afinal, elas são cheias de energia e criatividade, não é mesmo? Fonte: @amoumooui

Casa colorida com rosa

Foi-se a época em que o rosa era uma cor utilizada apenas em quartos de bebê e adolescente. Hoje em dia, o estilo barbiecore tem conquistado o público e feito sucesso dentre as tendências de decoração.

Fato é que o rosa é responsável por aflorar uma série de efeitos psicológicos e físicos que são comprovados pela ciência. Dentre eles está sua capacidade tranquilizante e calmante, por isso, não é à toa que as mamães adoram essa cor para o quarto infantil.

Além disso, estudos apontam que uma pessoa que está exposta com frequência a um ambiente rosa possui menos sentimento de raiva, negligência e abandono.

Portanto, na hora de dar personalidade ao lar, use a criatividade para que o ambiente fique o mais agradável à você. Afinal, há quem prefira os tons mais claros para dar um toque romântico ao cômodo e quem prefira um tom mais quentes para dar personalidade.

Sala de estar com sofá rosa.
A primeira opção mostra uma sala com sofá rosa e almofadas na mesma cor em tons diferentes. Fonte: @dudiduarte | Foto: @ljuiaherman_fotografia

Home office rosa.
Já neste quarto com home office, a parede e o chão são aveludados e rosa. Fonte: @ideiaspequenosapartamentos

Casa colorida com banheiro com azulejo rosa.
Além disso, que tal fugir do óbvio e apostar em um banheiro rosa? Fonte: @delphus.banheirosecia

Azul

Assim como o rosa, o azul também carrega características sexistas. Para acabar com esse problema, arquitetos tem sugerido usar essa cor em áreas comuns.

Afinal, o azul faz menção ao céu e ao mar, ou seja, simboliza o infinito natural. Como resultado, a cor oferece serenidade e harmonia na decoração. A versatilidade do tom faz com que ele seja um ótimo pedido para todos os ambientes da casa.

Mini cozinha com armário azul escuro.
Um exemplo de móvel azul é um armário para uma mini cozinha. Fonte: @rivergome_135

Casa colorida com parede azul no quarto de casal.
Por outro lado, que tal conferir tranquilidade ao quarto do casal por meio de uma parede azul clara? Fonte: @stealthedecor.com.br

Lavanderia com azulejo azul e armário cinza.
Em áreas molhadas, vale a pena investir em um azulejo colorido para dar textura e personalidade. Fonte: @studio.noventa

Casa colorida com verde

Se você gosta e se sente bem na natureza, com certeza a cor perfeita para sua casa colorida é o verde. Isso porque essa cor irá oferecer um toque de frescor e vigor ao lar.

Além disso, segundo a psicologia das cores, o verde significa esperança, fertilidade e saúde. Outro ponto que também precisa ser levado em consideração é a sustentabilidade.

Essa cor pode ser adicionada de diferentes formas e combina especialmente com uma decoração repleta de plantas.

Parede e porta verdes.
Para dar a sensação de continuidade e amplitude no espaço, a porta foi pintada da mesma cor que a parede. Fonte: @mayaramassoni.arq

Lavabo com paredes meio verdes.
Uma dica para não deixar o espaço pequeno escuro demais com o tom de verde é pintar apenas metade das paredes. Fonte: Instagram

Casa colorida com cabeceira pintada de verde.
Quando a técnica de pintar meia parede é feita no quarto, é possível criar uma cabeceira ampliada visualmente. Fonte: @marina.carvalho.arquiteta | Foto: @evelynmullerfotos

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Vermelho

O vermelho é uma cor marcante e estimulante. Isso significa que ela encoraja diálogos e alguma atividade. Por isso, é indicada para ambientes comuns como a sala, por exemplo.

Os tons mais claros de vermelho em uma casa colorida dão um toque de energia e modernidade. Por outro lado, o vermelho mais escuro confere elegância ao ambiente.

Desta forma, se o objetivo for pintar um quarto, por exemplo, o ideal é apostar em um tom mais escuro.

Sala com parede vermelha.
Sala de estar com parede vermelha combinando com a poltrona. Fonte: @novarahometapetes

Casa colorida com quarto com parede vermelho escuro.
Para quebrar a seriedade da parede vermelha escura, os moradores adicionaram itens decorativos dourados. Fonte: @bonteur_floraldesign

Sala de estar com dois sofás cinzas e detalhes vermelhos.
Além de ter uma parede toda pintada de vermelho, existem outras possibilidades de ter uma casa colorida nesta cor como colocá-la em itens decorativos. Fonte: @tacianaborges

Casa colorida com laranja

Você já viu uma casa decorada com laranja? O fato de não ser nem um pouco comum torna a cor um elemento quase de exclusividade quando o assunto é decoração.

Porém, é importante mencionar que a cor, apesar de ser motivadora e estimular a criatividade, também possui a capacidade de estimular o apetite. Por isso, muitos restaurantes e lanchonetes apostam nesse tom.

Sendo assim, é preciso saber bem onde irá acrescentada em um projeto residencial. Aposte na cozinha, sala de jantar e home office.

Sala laranja decorada com plantas.
Excelentes combinação para uma casa colorida com laranja são os elementos naturais. Fonte: @minhacasaaconchego

Cozinha com piso xadrez e paredes laranjas.
Com um tom mais forte de laranja, esta decoração possui móveis de cores neutras para não gerar conflito visual. Fonte: @herrklar

Sala de jantar rústica em casa colorida.
O laranja é uma excelente opção para a sala de jantar. Neste caso, os moradores apostaram em uma decoração rústica. Fonte: @minhacasaaconchego

Conclusão

Na hora de escolher um tom para deixar a casa colorida, opte pela que mais seja do seu agrado e você acredite que não irá enjoar com tanta facilidade.

Se surgir essa dúvida, experimente começar com itens decorativos menores como almofadas, roupa de cama ou cortina antes de pintar uma parede inteira.

  • Por fim, leia também Sala de TV: 4 dicas de decoração para deixá-la digna de cinema
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias