Decoração de home office: 7 dicas para organizar o seu escritório

Sabia que a decoração do home office pode melhorar seu dia a dia? Descubra como, com dicas e fotos inspiradoras!

Fonte: Risen Developments

Nossa casa é viva: quando a rotina se transforma, ela acompanha. Em vista disso, não é surpresa que o hábito de trabalhar em casa peça mudanças não só  na maneira como organizamos o dia a dia, mas também na estrutura do lar. Assim, uma decoração de home office bem pensada faz toda a diferença!

Quem já trabalha dessa maneira há algum tempo sabe que um bom escritório vai além de um computador e uma Internet eficiente. O décor cumpre outras funções além de embelezar.

Entre elas, ele pode ajudar nosso subconsciente à entrar naquele “modo trabalho” no qual funcionamos quando frequentamos o escritório. Afinal, uma das tentações do emprego à distância é ficar de pijama na cama ou no sofá. Esses costumes que podem pesar, sim, na produtividade e até na saúde a longo prazo.

Tem dúvidas de como decorar o home office e aproveitar melhor seu tempo? Confira as dicas abaixo. Independente do tamanho da casa ou apartamento, pode ter certeza: seu dia a dia de trabalho mudará completamente ao segui-las!

 

Como decorar o home office?

1. Escolha um espaço acolhedor

Antes de mais nada, você precisa descobrir qual espaço da casa é o mais apropriado para trabalhar. Busque, idealmente, por algum cantinho mais silencioso que beneficie sua concentração. Isso é importante quando você mora com outras pessoas, ou não possui um ambiente dedicado à função de escritório.

  • Confira ainda Cantinho do café: tudo que você precisa para arrasar na decoração. Além de  Cimento queimado na decoração: Como usar e passo a passo para fazer em casa.

Fonte: Instagram @pannalemoniada

Sugestões de locais

A própria sala de estar é uma boa pedida para esse papel. Mas veja antes se você não vai enfrentar muito barulho ali durante a rotina! Nesse caso, o quarto e até a varanda podem ter a função compartilhada com o trabalho, viu?

Desta forma, a partir dessa escolha você precisará decorar de maneira a dividir bem os ambientes. Como resultado, evitamos misturar muito os momentos do trabalho com os da vida pessoal.

Fonte: Instagram @smyk_w_kuchni_blog

2. Aproveite a iluminação natural, mais luminárias de mesa ou chão

Falando em varanda, chegamos ao segundo passo: caprichar na iluminação. Procure ficar perto de janelas e fontes de iluminação natural.

A luz do dia é acolhedora e, junto das luminárias da casa, pode te deixar mais alerta. Também é fácil se perder na passagem do tempo em um ambiente fechado! Por isso, perceber as nuances do amanhecer ao entardecer é benéfico.

Logo, você torna o tempo passado em casa trabalhando um pouco mais gostoso. E não se esquece de parar ao fim do dia!

Por último, aposte em uma luminária de mesa ou de chão para quando a luz natural já estiver mais fraca. 

Fonte: Pinterest

3. Invista em uma mesa e uma cadeira de qualidade

Finalmente chegamos aos must-haves da decoração de home office! A pior sensação após um dia intenso de trabalho é perceber que você está com dores nas costas ou incomodado por causa da postura. Portanto, além da beleza dos móveis você deve priorizar seu conforto. Uma cadeira de qualidade é primordial!

Fontes: House of Jade Interiors e The Cottage Market

Aliás, aproveite: se você não puder ousar muito em outros elementos do décor, tente trazer mais personalidade com esses móveis. Tanto a cadeira quanto a mesa podem ser coloridas, por exemplo — um charme extra garantido para a casa. 

As mesas também podem trazer mais bossa ao seu escritório, com estilos únicos. Para quem gosta de decoração moderninha, as escrivaninhas com tampo de vidro ou madeira sobre cavaletes são uma boa pedida. Se você divide a casa com outra pessoa que faz home office, pode preferir uma bancada compartilhada.

Caso possa lançar mão de um projeto de arquitetura, um móvel planejado também ajuda a integrar os ambientes e aproveitar bem o espaço!

Fonte: Avenue Design Studio

4. Gavetas são sempre bem-vindas

O ideal é que a mesa de home office tenha encima somente o que você mais usa. Sendo assim, a arquiteta Carina Dal Fabbro faz uma recomendação.

“É possível organizar e até mesmo setorizar o que não deixamos em cima da mesa. Na primeira gaveta, por exemplo, mantenha documentos, agendas e pastas necessários durante a rotina de trabalho. Nas gavetas seguintes, vale guardar o que é utilizado e consultado esporadicamente.”

Fonte: Carina Dal Fabbro Foto: Bruno Cardi / Fonte: @cleandeskspace

Além disso, não esqueça das divisórias internas para as gavetas. Desta forma, é possível separar os post-its, réguas, fitas, clips, fita adesiva, entre outros objetos que podem se perder facilmente.

5. Aposte em prateleiras

Além disso, a arquiteta também recomenda o uso de nichos, prateleiras e estantes. Afinal, elas otimizam espaço de armazenamento na vertical e contribuem para a decoração.

Outra dica é investir em quadros aramados pois eles são úteis para armazenar recados e lembretes. Como resultado, ajuda no planejamento dos trabalhos.

Fonte: Carina Dal Fabbro Foto: Rafael Renzo / Fonte: @papelaria_central_fraiburgo

6. Utilize caixas organizadoras

As caixas organizadoras são ótimas para qualquer cômodo da casa, especialmente no home office.

“No caso do escritório, as mais indicadas são feitas de papelão, que servem para guardar desde pastas a papéis soltos. Além disso, elas também pode ser etiquetadas para que fique mais fácil identificar o que está sendo guardado”, explica Carina.

Outro ponto destacado pela arquiteta é a possibilidade de empilhá-las. Assim, não ocupa tanto espaço.

7. Complete o décor com acessórios criativos

Related Post

Agora começa a diversão. Você está em casa! Acima de tudo, isso significa que pode aproveitar vários objetos diferentes para decorar seu home office e que talvez não pudesse ter no escritório.

Muita gente gosta de ter calendários na mesa, por exemplo. Agora você tem a oportunidade de ter quadros diferentes e até interativos para organizar sua lista de afazeres.

Fonte: Pinterest

Outro quadro popular por aí é o do tipo pegboard. Com várias peças encaixáveis, ele permite que você crie uma configuração personalizada de prateleiras e organizadores, do jeito que você mais gostar. Esse sistema é especialmente útil para quem trabalha com muitas ferramentas, arte ou moda.

Uma das vantagens de ter esse tipo de organização na parede é a economia de espaço. Você está aproveitando a altura dos ambientes, não a metragem do chão — um truque de mestre para um home office em apartamento pequeno, por exemplo.

Fonte: Pinterest

A parede da escrivaninha também pode ser aproveitada para colocar quadros, ou fazer sua própria gallery wall. Você aluga apartamento e não pode furar a parede? Tudo bem: apoie um quadro bem grande no tampo da mesa. O resultado é super estiloso!

Fontes: Pinterest e Style Me Pretty

Parede de Lousa

Uma outra dica muito bacana e com toque criativo, para os Lares no pós-pandemia, é a Parede de Lousa. Nela você poderá fazer desenhos, colocarapontamentos e também deixar recados. Clique no artigo e veja como fazer a sua, além de muitas fotos inspiradoras de diversos cômodos decorados com Parede de Lousa.

De quais cores pintar o home office?

Você já ouviu falar da psicologia das cores? Esse termo é usado para explicar as associações que nossa mente faz para os tons ao nosso redor, e quais respostas emocionais eles podem trazer — mesmo que a gente não perceba.

É por causa dela que vários restaurantes de fast food abraçam o vermelho como componente principal da paleta. Em suma, essas nuances mais vibrantes são muito relacionadas à ansiedade, agitação, e motivam a rotatividade de consumidores no local.

Bacana, não é? Pois bem: você pode aproveitar isso no seu ambiente de trabalho em casa e fugir do branco!

Azul

Começamos a lista de cores para decoração de home office com o azul. O tom é reconhecido por incentivar o foco. E se tem algo que buscamos aqui, com certeza é concentração!

Ao escolher a tinta, opte pelas nuances mais profundas. A não ser que seu espaço tenha pouca luz natural — nesse caso, pintar apenas uma parede é uma opção.  Igualmente, você também pode escolher um azul um pouco mais claro, ou buscar um móvel colorido como alternativa.

Fontes: Shake My Blog e Studio Dearborn

Verde

O verde, por sua vez, traz equilíbrio e harmonia ao espaço. A cor também é relacionada à tranquilidade — dizem que pode ter até um efeito calmante. Ou seja, é uma boa pedida para o seu home office!

Ah: não é só nas paredes coloridas que você traz o verde para casa. Faça isso com plantas também! Elas são ótimas companheiras de trabalho — além de serem lindas em todas as suas formas, trazem um clima de conforto que só a natureza tem.

Que tal mergulhar de vez no estilo urban jungle ao montar seu escritório e trazer a magia da natureza com  plantas para suavizar seu dia de trabalho?

Fonte: Pinterest

Laranja e amarelo

Parece contraditório dizer que o laranja e o amarelo são tons recomendados para o home office, já que comentamos como as cores vibrantes podem causar ansiedade. Porém, em “doses homeopáticas”, eles podem sim ser aliados!

Nós costumamos associar os tons à vitalidade e inovação, qualidades interessantes para o ambiente de trabalho. Use os laranjas menos intensos — pode fugir do neon! — e as versões mais doces, como o pêssego. Para o amarelo, opte por mostarda, por exemplo.

Fontes: Instagram @mrbuckleyinteriors e West Elm

Mais ideias para pintar as paredes do home office

As cores acabam sendo um grande destaque de qualquer ambiente. Na decoração do home office não é diferente! É verdade, nem sempre buscamos por um espaço em que as quatro paredes tenham um tom só, ainda mais quando ele é intenso. Se você gosta de uma cor vibrante, pode aproveitar os recursos abaixo.

Uma maneira de driblar a monotonia é criar desenhos diferentes nas suas paredes. Eles podem até te ajudar a delimitar o home office quando ele divide espaço com outros ambientes.

O formato de “portal” está em alta e é fácil de replicar em casa. Ele vai bem em apartamentos, porque pode ocupar um pedaço pequeno da parede — exatamente do tamanho da sua mesa.

Fonte: Pinterest

A pintura diagonal também é uma forte concorrente à favorita quando o décor é mais moderninho. Ela pode cruzar toda a parede, ou apenas um cantinho do seu home office, para deixar o décor mais divertido.

Não dá para esquecer da meia parede: clássica, ela é bem-vinda para equilibrar a paleta de cores da casa.

Fontes: Instagram @ed.ecora e Lawless Design

Por fim, veja também como organizar a casa e ainda ter tempo para cuidar da beleza!

Sobre Carina Dal Fabbro Arquitetura

Carina é formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo em Arquitetura em Urbanismo. Com mais de 25 anos de experiência, a arquiteta atua também na área de design de interiores e coordena o escritório boutique com seu próprio nome.

Seu escritório é especializa com projeto de decoração para imóveis comerciais, residenciais e corporativos, com atendimento personalizado para cada cliente.

Em conclusão, o trabalho de Carina Dal Fabbro engloba desde as etapas de projeto, planejamento, administração de obra, coordenação de lojas e fornecedores até a entrega final do imóvel. 

www.carinadalfabbro.com.br 

@carinadalfabbroarq 

Débora Fernandes: Débora Fernandes é produtora de conteúdo. Apaixonada pelas palavras, encontrou na moda e na decoração novas maneiras de contar histórias. Formada em Jornalismo e técnica em Design de Interiores, a trajetória de Débora envolve atuação nos portais de CASA CLAUDIA, Casa.com.br, e nas plataformas digitais de várias marcas do segmento de moda.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais