Decoração de outono: dicas para decorar a casa + 45 fotos para se inspirar

Saiba quais são os elementos usados na decoração de outono e deixe sua casa no clima da estação marcada pelas folhas secas!

Cada estação do ano possui uma particularidade. E, claro, o outono não é diferente. Esta época é marcada pelas folhas secas espalhadas pelo chão e pelo início dos ventos frios que anunciam a chegada do inverno. Para que a casa fique preparada para esse clima e fique muito mais aconchegante, trouxemos dicas de decoração de outono!

Alguns elementos que fazem toda a diferença nesta estação são as folhas, que podem e devem ser usadas para criar enfeites únicos. Além disso, os tecidos, as estampas, as cores e até a iluminação mudam. Portanto, não perca nenhuma dica e fique por dentro das tendências!

Como fazer decoração de outono?

Fonte: Instagram @deziaprints

No outono, as temperaturas começam a cair. Desse modo, apostar em enfeites e outros itens que aqueçam os ambientes é uma ótima forma de transformar sua casa para a chegada da estação. Alguns dos elementos que você pode incorporar à decoração são:

  • Folhas e flores secas – que podem formar guirlandas ou quadros, por exemplo;
  • Arranjos com galhos;
  • Tons terrosos;
  • Móveis de madeira rústica;
  • Trabalhos artesanais para as paredes e para as estantes;
  • Velas – principalmente as com aromas de especiarias;
  • Almofadas, mantas e tapetes aconchegantes.
Fonte: Instagram @caracolpresentesedecoracoes
Fonte: Instagram @salesbysalfia

Qual é a cor do outono?

Fonte: Pinterest

O outono é uma estação de transição entre o verão e o inverno. Por isso, as folhas verdes das árvores mudam de cor e caem. Assim sendo, essa fase do ano é marcada por tonalidades de marrom, amarelo, laranja, vermelho e roxo. Então, aposte nessas cores de tons terrosos para a decoração de outono!

Fonte: Pinterest

Relacionadas

Decoração com folhas

Fonte: Pinterest

Que tal aproveitar os recursos que a própria mãe natureza oferece para criar uma decoração de outono? Com a falta de chuvas, as árvores soltam folhas e galhos para reter mais água. Como resultado, podemos selecionar essas folhas e fazer uma linda guirlanda para o hall de entrada.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, você pode fazer pequenos quadros para decorar o home office. Mas, se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! No final deste artigo você verá vídeos ensinando o passo a passo de como fazer quadros com folhas.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, você também pode usar pequeno galhos ou até plantinhas artificiais para criar um clima outonal. Neste caso, a decoração sustentável é marcada também pelo reaproveitamento de garrafas de vidro. Além disso, é impossível deixar de mencionar a delicadeza da moldura do espelho!

Fonte: Reprodução/Pinterest

Outra ideia que é sempre tendência na decoração de outono são as folhas secas em potes de vidro.  Elas podem ser usadas tanto em mesinhas de canto na sala de estar quanto na mesa da sala de jantar.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, que tal ter um arranjo em casa que seja versátil e sirva para decorar o hall, a mesa de trabalho ou até a de jantar? Uma ideia para dar textura ao espaço, é mesclar diferentes espécies de plantas e flores.

Fonte: Pinterest

Cores para decoração de outono

Fonte: Canva

Assim como as cores que vemos na natureza, a decoração de outono sugere tons terrosos. Por isso, o bege, amarelo e marrom são os mais pedidos. Além disso, essas cores também são marcadas pelo clima aconchegante que elas proporcionam. 

Fonte: Reprodução/Pinterest

Em contrapartida, com cuidado e planejamento é possível misturar mais de uma cor sem que o ambiente fique poluído visualmente. Neste caso, a poltrona Memphis mostarda e a parede marsala criam um cômodo sóbrio e requintado.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você gosta de cores mais vibrantes, aposte em um móvel ou detalhe, como o sofá e a luminária. Nesse exemplo, o tom da parede que está entre o bege e o marrom oferece equilíbrio.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Decoração com tons terrosos na CASACOR SP 2023

A CASACOR São Paulo, um dos maiores eventos das Américas sobre arquitetura, paisagismo e design de interiores, já está aberta com sua edição de 2023. Com uma grande mostra e variedade de exposições, ela traz algumas ideias de decorações com tonsa terrosos, perfeitas também para o outono.

Fonte: André Klotz
Fonte: André Klotz

Os tons terrosos também foram utilizados em decorações menores como vasos e luminárias. Além disso, objetos de madeira com uma estética mais rústica também complementaram o espaço.

Fonte: MCA Estúdio
Fonte: MCA Estúdio

A mostra também traz exemplos onde tons terrosos são usados em contraste com outras cores. Só para ilustrar, como o sofá marrom encostado na parede azul.

Fonte: JP Image

Como usar madeira na decoração

É preciso destacar a função da madeira no ambiente. De acordo com a essência do estilo japandi, a decoração de outono com madeira oferece a sensação de aconchego. Por isso, no outono, quando a temperatura começa a cair, o material se torna essencial na decoração.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Destacamos ainda o retorno aos materiais naturais e artesanais que estão super fortes e tem a cara do outono! Além de  cestos e caixas, e como usá-los na organização de ambientes, explorando toda sua versatilidade.

Estampas e texturas

Fonte: Pinterest

Nesta época do ano, as estampas são essenciais para demarcar a estação. Por exemplo, no verão as estampas possuem cores alegres e desenhos criativos. Por outro lado, na decoração de outono as cores são mais sérias e as estampas mais neutras.

Os trabalhos artesanais como crochê, macramê, e outros também são uma ótima dica para deixar a décor ainda mais aconchegante e com a cara do outono!

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por isso, as formas geométrica são muito bem-vindas nesta estação. Uma dica é colocá-las nas almofadas, ou até arriscar uma parede geométrica na sala ou no quarto. Além disso você pode brincar com diferentes texturas, seja com trabalhos artesanais ou em paredes e móveis.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Os elementos naturais, por si só, já possuem uma estampa única. E, na decoração de outono esse detalhe é valorizado. Principalmente quando se trata de artigos decorativos para a parede.

Related Post
Fonte: Reprodução/Pinterest

Mas, se você prefere uma decoração mais discreta, a opção é apostar nas texturas. Principalmente na alternância entre as almofadas e o tapete em uma sala de estar pequena. As estampas dizem muito sobre a personalidade dos moradores, por isso, cuidado na hora de escolhe-las.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, o outono é a estação perfeita para inovar na roupa de cama. Afinal, os edredons e colchas mais quentes já possuem estampas ou cores voltadas para a paleta mencionada.

Fonte: Reprodução/Pinterest

E por que não colocar uma estampa também na sala de jantar? A toalha de mesa é o objeto perfeito para trazer cores e estampas para a mesa de jantar.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Tecidos

Fonte: Instagram @aykahfurniture

E já que estamos falando de almofadas e tapetes, vale a pena destacar o papel de tecidos macios, fofinhos e quentinhos para a decoração de outono. No quarto, um edredom diferenciado ou com uma cor marcante pode ser o elemento que faltava para formação de um estilo outonal.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, neste quarto vemos uma série de fatores que tornam a decoração de outono inconfundível. Por exemplo, as cores mais neutras, as estampas, a cabeceira da cama que é acolchoada e a planta pendurada.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Em épocas frias, o tapete serve de isolante térmico. Já as almofadas oferecem conforto na hora de ler um livro ou assistir televisão. Neste caso, não há problema em misturar várias texturas e estampas. O importante é garantir uma casa confortável, aconchegante e quente.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Um lugar onde pouca gente usa o tapete é na sala de jantar. Mas, com as cores certas e a estampa característica da decoração de outono, o cômodo ganha uma nova cara.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Iluminação

O objetivo da iluminação na decoração de outono é criar uma cenário mais intimista. Por isso, luminárias, abajures e velas são ótimas opções.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Na hora de escolher a tonalidade da luz, o ideal é a amarelada. Isso porque ela cria um ambiente mais quente, não pela temperatura, mas pela sensação. Como resultado, até as luminárias mais modernas podem ter um toque outonal nesta época do ano.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, por que não personalizar as luminárias com recursos naturais? Neste banheiro, a iluminação ganhou algumas folhas secas. Com certeza, o momento de relaxar ficará ainda mais tranquilo com uma iluminação indireta e que remeta a natureza.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Para quem gosta de frio e de reunir os amigos, uma excelente ideia é colocar luzes na área externa com alguns bancos ou cadeiras e uma lareira ao meio. Assim, o clima ficará perfeito para um vinho e muitas risadas.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, no quarto, nada melhor do que uma iluminação indireta para criar um clima aconchegante e confortável. Isso pode ser realizado por meio de cordões luminosos ou colocando um abajur na mesa de cabeceira.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, as velas são opções super baratas encontradas no mercado e que dão um toque aconchegante ao lar. E, se você quiser incrementá-la e garantir uma vela aromatizada, é só acrescentar algo cheiroso junto à vela. Neste caso, talos de canela foram amarrados de forma simples e delicada.

Fonte: Reprodução/Pinterest

Como fazer uma decoração de outono

Para encerrar este artigo com chave de ouro, separamos uma série de vídeos com elementos da decoração de outono que você pode fazer sozinha!

A seguir, aprenda a fazer um arranjo para mesa ou bancada usando uma jarra com folhas secas:

Que tal aprender fazer velas decorativas e aromatizadas? Confira o tutorial abaixo.

O quadro de plantas é o queridinho da decoração de outono. No vídeo abaixo você verá o passo a passo de como fazer:

Decoração de outono: conclusão

Como vimos anteriormente, apostar em quadros com flores e folhas secas, usar tons terrosos, investir em almofadas e mantas macios podem trazer o clima da estação que se inicia. Assim, você já pode embelezar todos os espaços de seu lar com uma decoração de outono, além de deixá-los lindos, renovados e muito aconchegantes.

E se você ama dicas de decoração e novidades sobre o mundo do design de interiores, não deixe de conferir nossa página de Decoração. Lá você encontra tudo isso e muito mais!

Atualização feita por Maria Esther Cortez.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital e Especialização em Saúde pôde se aperfeiçoar na redação de artigos para blogs com embasamento científico e unir a experiência da profissão com sua paixão: a escrita.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais