Montagem com três estantes que aparecem na matéria: uma em preto com plantas, uma clean com plantas e outra vazada em madeira e metal.

Estantes na decoração: 26 fotos de ambientes, dicas e ideias de enfeites para usar

Essenciais na organização e armazenamento, as estantes também ajudam na decoração. Confira aqui dicas e fotos de estantes na decoração

Compartilhe

Independente do material, do recurso utilizado e da configuração de nichos e prateleiras, as estantes são excelentes na organização de um cômodo. Além disso, elas ajudam no armazenamento de uma maneira mais sutil e permitem a exposição de objetos. Dessa forma, as estantes na decoração são extremamentes lindas e funcionais.

Assim, se você possui um móvel desses e quer que ele seja uma peça-chave na decoração do seu lar, sendo muito além de um espaço de armazenamento, está no lugar certo. Isso porque o Fashion Bubbles reuniu 26 fotos de ambientes, dicas e ideias de enfeites para usar em estantes na decoração.

Como usar estantes na decoração?

As estantes são muito além de móveis que reúnem aparelhos eletrônicos, vasos, esculturas, obras de arte e porta-retratos. Esses conjuntos compostos por nichos, prateleiras, painéis e racks contam muito da história dos moradores de um lar e podem ajudar muito na decoração do ambiente.

Sala de estar em tons de cinza com estante vazada em algumas partes e fechada em outras. Ela comporta a televisão e diversos itens decorativos.
Design por Rose Diane. Fonte: Luis Gomes/Divulgação

Neste apartamento acima, a estante do living e home theater, com execução da SCA Jardim Europa, acomoda os equipamentos eletrônicos nos compartimentos fechados e expõe os objetos de memórias afetivas da família nos nichos que misturam serralheria e vidro.

Estante quadrada de metal e madeira, com nichos vazados. Nela, há quadros, livros, vaso de planta e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @mundoeco.oficial

Normalmente, as estantes ocupam as paredes mais impactantes de cômodos como a sala de jantar e estar, e são colocadas à primeira vista. Inclusive, muitas pessoas utilizam esses móveis para dividir ambientes sem compartimentá-los, ou, simplesmente, apenas como decoração e organização de um espaço.

Estante de madeira com vasos de cerâmica, vasos de plantas e outros itens de decoração.
Fonte: Instagram @isabelav.arq

Porém, separamos algumas dicas para deixar o tradicional para trás e abrir caminho para materiais mais modernos. Esse é o caso do uso de serralheria, estruturas translúcidas, desenhos mais fluidos e um visual mais elegante. Assim, as estantes na decoração entram em harmonia com os ambientes multifuncionais de hoje.

Estante de metal vazada com porta-retratos, vasos de porcelana, plantas e bandeja com bebidas.
Fonte: Instagram @fabricaarquitetura

Karina Alonso, arquiteta e sócia-diretora da SCA Jardim Europa, loja paulistana referência em móveis e soluções sob medida, explica que as estantes apresentam uma nova percepção, acompanhando a evolução do morar.

Tão importante em livings e áreas sociais, elas voltaram a ocupar um status nobre, especialmente para quem não abre mão de ter uma casa prática e organizada, com soluções que valorizam as memórias afetivas e as peças de história das famílias”, afirma a arquiteta Karina Alonso.

Estante preta dividindo cômodos, com nichos vazados. Nela, há vasos de plantas, livros e outros adornos.
Fonte: Instagram @quattrinoarquitetura

Existe uma diversidade de acabamentos, configurações e materiais que podem compor uma estante. Por isso, cada detalhe é essencial. Confira a seguir algumas dicas de como inserir estantes na decoração.

Onde colocar uma estante na decoração?

Como a ideia é unir a praticidade com a beleza, é necessário pensar muito bem em que local de um cômodo você colocará a sua estante. Isso porque de nada adianta esse móvel harmonizar com a decoração se ele não facilita a vida dos moradores no cotidiano.

Sala de estar com decoração em verde, cuja estante é de madeiras, com diversos vasos de plantas.
Fonte: Instagram @ideiasapartamentos

Dessa forma, pense em qual utilidade você dará para a estante. Você poderá colocá-la na frente do sofá, atrás dele também, como separadora de ambientes, no quarto e até embaixo de escadas. Tudo depende do seu espaço e das suas necessidades, para você decidir como inserir a estante na decoração.

Defina como será a estante

O ponto de partida para determinar como será a estante é avaliar a rotina dos moradores, bem como entender os objetivos do móvel, no intuito de colocar a estante na decoração de forma funcional.

É imprescindível ter um ótimo briefing, descrevendo tudo o que será guardado ou exposto na estante, que lugar ela ocupará no ambiente, quais materiais combinam com a proposta do projeto, além de layout, medidas etc.”, enumera Karina Alonso, da SCA Jardim Europa.

Home office em rosa, cuja estante possui partes abertas e fechadas, com plantas e livros.
Fonte: Instagram @tatiwaileman.arq

Questione-se qual será a composição da estrutura: metal, madeira ou uma mistura de ambos? Além disso, as prateleiras serão simétricas ou assimétricas? Então, ela terá um conjunto de nichos abertos e fechados? A estante vai armazenar apenas livros ou também exibirá outras coleções, objetos, telas ou quadros?

Estante em madeira, com televisão, livros, quadro e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @cicaregomachado

Essas e outras diferentes perguntas precisam ser respondidas antes do projeto da estante começar a ser desenvolvido. Assim, organize suas necessidades para colocar o plano da estante em prática. Dessa forma, é a partir dessas decisões que o móvel vai ganhando papel de protagonista ou não no ambiente.

Neste apartamento onde tudo é integrado, a estante da SCA Jardim Europa tem uma configuração estratégica, pois atende diversas áreas. Há nichos fechados e abertos, que apresentam tamanhos variados para esconder alguns itens e revelar outros. A peculiar assimetria do móvel se destaca, conferindo dinamismo e surpresa à sala.

Materiais das estantes na decoração

Revestimento melamínico, folha de madeira natural, madeira ripada, laca, vidro, estrutura de MDF ou de alumínio. A quantidade de materiais é enorme e, nesta lista, também entram os tipos de ferragens para aberturas de gavetas e portas, modelos de puxadores etc.

Estante de prateleiras brancas com detalhe em dourado. Nela, há vasos de plantas, vasos e roteador de internet.
Fonte: Instagram @tbplanejados

Essa seleção de materiais ajudará a dar forma à estante. Eles não definem só o estilo do móvel, mas também a funcionalidade e o orçamento.

Mas o material eleito deve considerar as rotinas da casa e a composição da família. Um ambiente com crianças, por exemplo, pede itens mais fáceis de limpar, sem pontas ou quinas perigosas, entre outros cuidados”, explica Karina, da SCA Jardim Europa.

Sala de estar em cinza e rosa, com poltronas rosas, mesa de centro com plantas, estante cinza com TV e diversos itens de decoração, como livros, vasos e quadros.
Projeto por Ana Rozenblit. Fonte: Kadu Lopes/Divulgação

Com ares romântico e clássico, a sala deste apartamento mudou radicalmente. O cinza, em contraste ao papel de parede estampado, deu o tom da estante com nichos simétricos abertos e módulos fechados por portas almofadadas, sem puxador aparente. Buscando elegangância, a arquiteta escolheu o acabamento laqueado.

Espaço

O estilo do cômodo, o espaço disponível e o os objetos colocados na estante definirão a volumetria e as proporções do móvel. Nesse sentido, algumas pessoas preferem a estante até o teto ou ocupando a parede inteira, enquanto outras optam por uma peça mais baixa, delicada e discreta.

É a partir desse conjunto de prioridades que começamos a projetar a volumetria, determinar alturas, larguras e profundidades de prateleiras, nichos e demais módulos”, explica Karina. “O tipo de fixação e a dimensão das prateleiras, por exemplo, será definido ao sabermos o que será exposto ou guardado. Livros maiores, que costumam pesar mais, pedem prateleiras com maior espessura, assim como um cuidado diferente tanto na estrutura da estante como na montagem e fixação”, alerta a diretora da SCA Jardim Europa.

Sala de estar em cinza e madeira, com muita iluminação natural, poltronas off-white e diversos itens decorando a estante, como plantas, vasos e quadros.
Desenho do arquiteto Pietro Terlizzi. Fonte: Guilherme Pucci/Divulgação

Atração da área social, em que sala, varanda, home office e cozinha estão conectados, a estante, da SCA Jardim Europa, revela uma combinação assimétrica e elegante de materiais. Além do uso do cinza e da madeira clara, as portas com palhinha conferem um caráter singular ao mobiliário, que não segue até o teto.

Estante vazada dividindo sala e cozinha mas sem separá-los totalmente, com TV, vasos e diversos itens decorativos. Ainda, ao lado, há prateleiras que armazenam bonecos temáticos.
Projeto pela arquiteta Pati Cillo. Fonte; Mariana Orsi/Divulgação

Neste apartamento, em que a cozinha fica voltada para a sala, utiliza-se a estante vazada para separar os espaços, sem isolá-los totalmente. O móvel reúne uma bancada de madeira clara, complementada por módulos pretos, com portas de fecho-toque, além de prateleiras suspensas de alumínio e madeira, fixadas no teto.

Como enfeitar as estantes na decoração?

Agora que você já pensou no local onde colocar a estante, os materiais e o quanto de espaço ela vai ocupar na sua decoração, é hora de pensar nos enfeites. Diante disso, o Fashion Bubbles trouxe 8 ideias do que colocar na estante para decorar, confira!

Relacionadas

Vasos de planta

A natureza na decoração, além de embelezar o ambiente, também auxilia no bem-estar psicológico dos moradores da casa. Isso porque as plantas purificam o espaço e melhoram o humor das pessoas, pois tornam o lugar mais aconchegante. Você sabia dessa relação entre decoração e saúde mental?

Estante de madeira com iluminação. Nela há vasos de plantas, diversos itens decorativos, livros e quadros.
Fonte: Instagram @thecasa

Agora, se você possui dificuldades em cuidar de plantas naturais, pode optar pelas artificiais. Caso seja um amante da natureza e queira uma planta natural, busque por espécies que se adequem aos ambientes fechados. Além disso, veja se a estante recebe iluminação natural. Esse também é um ponto importante na decisão de qual planta escolher.

Estante vazada feita de aço, com TV, pratos de porcelana, vaso de planta, vasos e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @marcheartdevie

Ainda, capriche nos vasos. Compre aqueles cujo tamanho, cor e material harmonize com o restante dos itens dispostos na estante decorativa. Mas é importante destacar que tamanhos distintos trazem mais equilíbrio ao olhar e destacam melhor as peças.

Livros

Mesmo que a estante não seja dedicada a eles, os livros podem ser ótimos enfeites decorativos para estantes. Você pode escolher aqueles com ilustrações de viagem, clássicos ou até aquelas caixas que imitam livros.

Estante com partes vazadas e alguns nichos fechados, além de um espaço para sentar. Nela, há livros, vasos de planta, quadros e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @nataliasalla.arq

Agora, se você deseja usar sua estante própria de livros como decoração, saiba que eles combinam com vários enfeites. Assim, inclua referências das obras em objetos como estátuas, quadros e até vasos de flores. Além disso, pense na melhor forma de organizá-los, facilitando no momento de encontrar os livros no dia a dia.

Estante clean com nichos abertos e fechados, com quadros, vasos de planta, livros e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @luedke_arquitetura

Seja por gênero, cor ou ordem alfabética, organize seus livros na estante e deixe a decoração do ambiente ainda mais linda. Uma forma de fazer isso é distribuí-los pelo móvel, criando um dinamismo.

  • Confira também Qual é o segredo da rosa do deserto? Quantas vezes deve ser regada? 9 dicas essenciais de cuidados

Velas

As velas são itens charmosos e combinam muito com estantes na decoração. Assim, é um ótimo enfeite para racks, prateleiras e nichos. Dessa forma, aposte em modelos com cores e formatos diferentes, mas sempre pensando na harmonia da decoração.

Estante rosa com vaso de planta, vela branca redonda, vasos rosas e livros.
Fonte: Instagram @maidechome

Quando acesas em um ambiente escuro, elas conferem a paz necessária após um dia cansativo. Nesse sentido, as velas aromáticas também são ótimas pedidas, visto que embelezam o ambiente e, quando acesas, liberam um cheiro gostoso no ar. Desse modo, escolha sua essência favorita e aposte nesse item para sua estante na decoração.

Estante de madeira e metal, com prateleiras abertas. Nela, há vasos de plantas, quadros, livros, diversos itens decorativos e uma vela circular.
Fonte: Instagram @artvivaambientes

Outra ideia é comprar um conjunto de velas, como um trio, e usar uma bandeja para organizá-las na estante. Mas isso é uma sugestão para um nicho, decore os outros com enfeites variados, como os citados anteriormente. 

  • Não deixe de conferir Qual o padrão da cozinha americana? Como fazer o projeto de uma pequena? 36 modelos modernos

Quadros

Guardadas as devidas proporções, o quadro é um ótimo enfeite para estantes decorativas. Isso porque eles complementam a decoração com muito charme e podem trazer sua personalidade ao ambiente. Mas lembre-se de sempre combinar os objetos, pensando na harmonia do estilo.

Estante vazada com vasos de planta, quadro, porta-retrato e diversos itens decorativos.
Fonte: Instagram @studio.projetar

Em um espaço com decoração clássica, opte por quadros mais minimalistas e em tons neutros. Ainda, você pode trazer obras com paisagens e pontos turísticos. Caso seja mais moderna, desenhos criativos e cores são bem-vindas.

Apartamento clean com estante clean, em tons neutros. Uma parte é fechada com vidro e a outra abriga vaso de planta, pequenos quadros e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @studiodotti
  • Ao mesmo tempo, leia O que um cacto representa? É bom ter dentro de casa? Como cuidar + 40 formas de usar na decoração

Luminárias

O abajur e outras luminárias criativas são excelentes enfeites para estante. Dessa forma, são uma opção chique e minimalista para sua decoração. 

Estante de madeira com nichos abertos em cima e fechados em baixo, em branco. Nela, há uma luminária acesa, diversos quadros de f=diferentes tamanhos, livros, porta-retratos e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @acasaverde65

Então, escolha um abajur que harmonize e equilibre a sua decoração. Em ambientes rústicos, opte por modelos com estrutura de madeira e tons neutros. Por outro lado, se o cômodo tiver uma pegada mais moderna, luminárias com mais cor são bem-vindas. Ainda, os modelos mais minimalistas são perfeitos para decorações clássicas.

Veja mais dicas no vídeo abaixo!

Discos de vinil

Imagine uma estante na decoração vintage? Incrível, não é mesmo? Então, se você curte essa pegada mais antiga, certamente possui alguns discos de vinil e até uma vitrola, Dessa forma, reúna sua coleção e exponha na sua estante.

Estante de madeira e metal com máquina de escrever, disco de vinil, livros e diversos vasos de planta.
Fonte: Instagram @blablo_loja

Essa decoração retrô vai conferir muito charme ao ambiente. Porém, assim como no caso dos livros, é necessário pensar na organização. Assim, pense na separação por artistas, gêneros musicais e até por ano de lançamento.

Pratos de porcelana

Se você gosta de colecionar pratos de porcelana, aproveite a estante decorativa para expor suas peças favoritas. Eles podem ser de diferentes formatos, estampas e tamanhos, desde que ornem com o móvel e com o restante da decoração do ambiente.

Estante em cinza com pratos de porcelana com rostos pintados, diversos vasos de planta, quadros e outros itens decorativos.
Fonte: Instagram @marcheartdevie

Dessa forma, eles embelezam o espaço e trazem um toque nostálgico para os moradores. Porém, lembre-se que esses objetos são frágeis. Então, compre suportes resistentes para posicioná-los na estante na decoração. Ainda, combine os pratos de porcelana com vasos, bandejas e cristais.

Porta-retrato

Nada melhor do que registrar belos momentos, não é mesmo? Então, por que não expor esses registros? As fotos em família, com amigos e com o seu amor são enfeites incríveis para estantes decorativas. Mas saiba dosar, não abuse na quantidade.

Estante vazada próxima ao sofá bege com almofada vinho. Nela, há diversos livros, vaso de planta, vasos, porta-retratos, quadros e diversos outros itens de decoração.
Fonte; Instagram @renatalontradesign

Escolha as melhores fotografias e compre porta-retratos que combinem com o restante dos objetos. Veja mais dicas de como decorar e organizar uma estante no vídeo abaixo!

Estantes na decoração: conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre estantes na decoração, está esperando o quê para aderir a esse móvel nos seus ambientes? Então, reflita em qual cômodo esse móvel ficará, o material escolhido e o tamanho, bem como os enfeites! Ainda, se deseja saber mais sobre decoração, não deixe de conferir nossa categoria.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: quem é o participante favorito?

Entramos no top 15 do BBB 24, e muitas pessoas já possuem seus participantes favoritos no jogo. Qual dos brothers você acha que merece ganhar o reality? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias