Pastilhas: tipos e fotos do revestimento que nunca sai de moda

Conheça os tipos de pastilhas e como elas podem ser usadas na decoração de banheiros, cozinhas, piscinas e até quartos

Foto: Edson Ferreira

Muito provavelmente você já foi em uma casa que tinha o revestimento de pastilhas. Afinal, o brasileiro sempre terá uma relação de carinho com esse material.

Antigamente, ele era muito usado em fachadas e possuía destaque na decoração interna das casas. Por isso, é natural que as pastilhas tragam à tona uma memora afetiva de lugares já visitados e que continham esse revestimento.

Atualmente, com os constantes avanços da arquitetura e decoração, as pastilhas ganharam novos moldes e conseguem acompanhar as principais tendências deste mundo.

Portanto, se você quer saber mais sobre tipos de pastilhas e como usá-las na decoração, continue lendo!

Evolução

Foto: Luis Gomes

Logo quando este revestimento foi lançado, era usado como detalhe e na criação de mosaicos. Porém, com o passar dos anos, as pastilhas foram ganhando novas formas de uso e expandindo pelos cômodos da casa.

Hoje em dia, é muito comum vermos este material em áreas frias e que possuem contato frequente com água como banheiro, cozinha, piscina e área gourmet. Além disso, não podemos esquecer do seu potencial decorativo na fachada tanto residencial quanto comercial.

Em decorações mais modernas, as pastilhas também são usadas na customização de móveis ou parede de destaque em uma área social. Como resultado, o ambiente é totalmente transformado.

Related Post

Tipos de pastilhas

Fonte: Pinterest

Se você está construindo ou reformando, provavelmente se deparou com uma série de materiais no qual uma pastilha pode ser feita. Pensando nisso, consultamos a Cerâmica Atlas, que é especialista em pastilhas, com mais de 50 anos de experiência, para falar sobre essa diversidade.

Basicamente, o mercado oferece três tipos de pastilhas: de cerâmica, vidro e porcelana. De acordo com os especialistas as principais diferenças entre elas é a absorção de água.

  • Porcelana: este tipo costuma ter grande vantagem de durabilidade, já que o material absorve apenas 0,5% da água. Além disso, oferece diversos tipos de acabamento e oferece praticidade na limpeza;
  • Vidro: se você tem medo de o material acabar perdendo o brilho, deve apostar nas pastilhas de vidro. O acabamento aumenta consideravelmente a durabilidade do aspecto visual;
  • Cerâmica: é perfeita para revestir piscinas, pois é resistente ao cloro e existem modelos com absorção 0 de umidade.

Onde utilizar?

Fonte: Pinterest

As pastilhas podem ser usadas em todos os ambientes. Por exemplo, em sauna, churrasqueira, parede, piso interno e externo e fachada.

Porém, como vimos anteriormente, alguns modelos são mais indicados para determinado espaço. Portanto, é importante fincar atento às especificações de cada material.

Como resultado, você terá uma durabilidade maior e a decoração ficará intacta por muito mais tempo.

  • Além disso, nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Qual o tamanho das pastilhas?

Projeto: Carina Dal Fabbro / Fotos: Luis Gomes

Atualmente, o mercado oferece pastilhas de tamanhos e formatos variados. Desta forma, você pode escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade e espaço.

Por exemplo, no caso da Cerâmicas Atlas, os materiais são dos seguintes tamanhos:

  • 2,5cm x 2,5cm
  • hexagonal: 2,65cm
  • 2,5cm x 5cm
  • 5cm x 5cm

“Devido às características e o espaço de rejunte de cada formato, cada pastilha tem a sua medida padrão de placa”, explica.

Pastilhas customizadas

Foto: Carlos Piratininga

Foi-se o tempo onde as pastilhas precisavam ser coladas uma por uma na parede ou no chão. Atualmente, existe um sistema chamado Drop-Sustem, que consiste em placas onde as pastilhas são unidas por cola.

Assim, a instalação fica muito mais ágil e fácil. Além disso, outro ponto favorável desta tecnologia é a de customização da placa.

Sendo assim, para essa personalização basta retirar as pastilhas que não serão usadas e substituí-las, por meio de um trabalho artesanal, por outras coloridas até formar o desenho desejado.

Porém, por ser um trabalho delicado, talvez a melhor opção seja contratar um profissional experiente para realização deste serviço.

Foto: Divulgação Cerâmica Atlas

Principais cuidados

Fonte: Pinterest

A conservação do revestimento é essencial para manter uma boa aparência do ambiente. Por isso, a Cerâmica Atlas elaborou 3 recomendações simples de como manter as pastilhas sempre novas:

  1. Para a limpeza e manutenção das peças, utilize detergente neutro;
  2. Além disso, não use palha de aço. Isso pode causar danos à superfície do produtos e afetar o rejunte;
  3. Nunca utilize produtos com ácido fluorídrico. Afinal, isso poderá corroer a cerâmica e o rejunte.

Decorações com pastilhas

Fonte: Pinterest

Por fim, separamos mais alguns modelos de como usar a pastilha na decoração. Portanto, salve seus modelos favoritos para usar de inspiração!

Para dar contraste à bancada preta, os moradores apostaram em pastilhas brancas na parede. Fonte: Pinterest

Mesclar diferentes tons da mesma cor oferece a sensação de amplitude ao ambiente e o deixa menos enjoativo visualmente. Fonte: Pinterest

No banheiro, a utilização das partilhas no box inteiro e no chão ajuda a dar a sensação de que o banheiro é maior. Fonte: Pinterest

Por outro lado, para um toque mais elegante e delicado, aposte em um detalhe colorido em meio a um ambiente monocromático. Fonte: Pinterest

Por ser um material frio, a melhor forma de usar as pastilhas no quarto é criando detalhes na parede. Neste caso, a cor combinou com a cabeceira, o que deixou o espaço harmônico. Fonte: Pinterest

Na piscina, a variação dos tons ajuda na percepção da profundidade. Fonte: Pinterest

Por outro lado, colocar detalhes escuros na beira dos degraus ajuda a delimitar o espaço e evita acidentes. Fonte: Pinterest

Que tal dar um toque elegante na sala de jantar usando pastilhas rose gold como painel da tv? Fonte: Pinterest

Além disso, a Cerâmica Atlas desenvolveu um tipo de pastilha feita exclusivamente para borda de piscina com aspecto arredondado. Foto: Edgard César

Em conclusão, formatos diferentes de pastilhas dão personalidade ao ambiente. Além disso, para complementar a ousadia, aposte em cores vibrantes. Fonte: Pinterest

  • Em seguida, leia também Calha úmida: para que serve, como fazer +20 inspirações

Sobre a Cerâmica Atlas

Foto: Júlia Ribeiro

Por fim, a Cerâmica Atlas foi fundada nos anos 60 por Geraldo Ricciardi e é líder nacional no segmento de pastilhas de cerâmica e porcelana nos formatos pequenos.

Durante sua trajetória, a empresa atingiu alto nível de qualidade, variedade de cores e formatos e volume. Por isso, o reconhecimento ganhou destaque no mercado nacional quanto internacional.

Além disso, a expertise no desenvolvimento dos materiais faz com que os produtos estejam em projetos de fachadas, residências e piscinas.

Cerâmica Atlas

Endereço: Rodovia Padre Donizetti (SP 332), Km 272, Tambaú (SP)

Contato: (19) 3673-9600

Site: www.ceratlas.com.br

Facebook: www.facebook.com/CerAtlas

Instagram: @CeramicaAtlas

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados