Área de churrasco gourmet: dicas e fotos de inspiração para decorar a sua

Construa e decore uma área de churrasco gourmet confortável, aconchegante e prática. Para isso, confira esses modelos incríveis!

Compartilhe

Se você gosta de receber amigos e familiares em casa para conversar, comer e se divertir, irá amar esse artigo! Para que as reuniões fiquem guardadas na memória, nada melhor do que ter um lugar gostoso, tranquilo e que todos fiquem unidos, não é mesmo? Eu estou falando da área de churrasco gourmet.

Independente do tamanho que você tem disponível, seja em casa ou em apartamento, com planejamento, é possível criar lugares confortáveis e super criativos. Afinal, a decoração de um lar deve ser o reflexo da personalidade dos moradores.

Como montar uma área de churrasco gourmet?

Área de churrasco gourmet
Fonte: Reprodução/Instagram

Que tal começarmos, com a escolha da própria churrasqueira? Em segundo lugar, escolha a pia, ela é muito importante para a higienização dos alimentos e das mãos após mexer com carvão, por exemplo.

Aproveite o espaço que sobrará embaixo da pia para fazer um armário. Como resultado, você terá panelas, pratos, copos e talheres em um fácil alcance.

Outro item importante em uma área de churrasco gourmet é a geladeira. Dependendo do seu espaço disponível, ela pode ser substituída por um frigobar. Assim, ninguém precisará ficar entrando na cozinha toda hora para pegar uma bebida gelada.

Por fim, os assentos são essenciais. Afinal, ninguém gosta de comer de pé, não é mesmo? Neste caso, vale banquetas, cadeiras, poltronas e até sofá. O importante é que todos estejam confortáveis durante a refeição.

  • Você também pode gostar de 25 modelos de churrasqueiras dentro e fora de casa! Além de Materiais Naturais estão de volta. mais que decoração, eles são também um estilo de vida. Clique no link e saiba mais sobre essa tendência.

Área de churrasco na varanda

Quem achou que só por morar em um prédio não poderia ter uma área de churrasco gourmet, está muito enganado. Hoje em dia, arquitetos e designers de interiores conseguem fazer milagre em um metro quadrado!

Pequena área de churrasco gourmet
Fonte: Reprodução/Instagram

Apesar de não ter espaço para uma mesa, a bancada com as banquetas acabam cumprindo o mesmo papel.

Decoração azul e branca
Fonte: Reprodução/Instagram

Área gourmet com balcão

O balcão com certeza é tendência na decoração de cozinhas e áreas gourmets, mas isso não é à toa. O estilo americano facilita bastante o preparo dos alimentos. Assim, enquanto uma pessoa cuida das carnes que estão na churrasqueira, outra pessoa pode preparar a salada no balcão, sem que os dois comprometam o uso da pia.

Área com balcão
Fonte: Reprodução/Instagram

Este balcão foi utilizado ainda para colocar um cooktop. Assim, enquanto uma pessoa prepara a carne, outra cuida do arroz e do feijão.

Balcão com cooktop
Fonte: Reprodução/Instagram

Já no exemplo a seguir um exemplo de balcão que ajuda na integração de toda a área de lazer. Assim, quem está cozinhando consegue conversar com quem está tanto no balcão, quanto na piscina ou na mesa.

Área de churrasco gourmet com piscina.
Fonte: @_acasa125

Dicas de decoração para área de churrasco gourmet

Grande varanda
Fonte: Reprodução/Instagram

Quer deixar seu cantinho diferente e especial? Invista em revestimentos diferentes como azulejos desenhados ou coloridos. Mas, se você quer apenas incrementar o que você já tem, aposte nos quadros!

Outro tipo de decoração que combina com o espaço ao ar livre são as plantas. Elas oferecem frescor, vivacidade e cor ao ambiente.

Por fim, a iluminação também é muito importante. Um local de refeições sempre deve ser bem iluminado, não importa se ele esteja dentro ou fora de casa. Por isso, os lustres e luminárias suspensas garantem a personalidade no ambiente.

Iluminação

Em primeiro lugar, durante o planejamento, é preciso escolher quais serão os pontos que devem ser iluminados. Assim, os maiores focos de luz ficarão onde houver maior necessidade.

Ambiente escuro bem iluminado
Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, essa decisão é muito simples. Use spots de luz próximos da pia e uma iluminação baixa direcionada para a bancada.

Ambiente amadeirado
Fonte: Reprodução/Instagram

Em caso de uma ambiente escuro, é preciso ter mais pontos iluminados. Como resultado, você pode usar a iluminação para dar destaque a um objeto decorativo ou ao próprio revestimento.

Exótico
Fonte: Reprodução/Instagram

Os trilhos com pontos de luz estão em alta na decoração. Isso porque ele permite direcionar vários pontos de luz a diferentes locais. Mas, caso você prefira a iluminação suspensa, não se preocupe! Com cautela, é possível mesclar as duas coisas.

Iluminação
Fonte: Reprodução/Instagram

Plantas

Existem várias formas de decorar um ambiente com plantas. Pode ser em um lindo vaso na mesa, na pia e até mesmo em cima do armário. Para ter mais ideia veja nosso artigo de Decoração com plantas, com muitas ideias de inspiração, dicas para escolher e ainda como cuidar.

Iluminação embutida
Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, você pode criar sua própria horta na sua área de churrasco gourmet. Assim, sua comida será temperada com um gostinho especial.

Jardim vertical
Fonte: Reprodução/Instagram

Já, se você tem uma grande área verde próximo à sua área de churrasco, abuse da paisagem.

Área de churrasco gourmet com plantas
Fonte: Reprodução/Instagram

Para não desmatar, os moradores optaram por abrir um espaço no teto de vidro para que a árvore permanecesse no ambiente. Ficou um charme, não é verdade?

  • Lembrando que o Cimento Queimado é outra grande tendência. Saiba como usar e como fazer em casa.

Teto de vidro
Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, se você prefere apenas alguns vasos para dar vida ao espaço, aposte das pendentes. Elas são ótimas para pendurar ou deixar apoiadas no balcão. No exemplo a seguir, o forno à lenha também merece destaque na decoração.

Neste caso, quando associada ao estilo rústico, as plantas ajudam a conferir conforto e aconchego ao espaço.

Rústica

Um ambiente rústico diz muito sobre a personalidade dos moradores. Mas, ao contrário do que muitos pensam, é possível mesclar o rústico com outros estilos.

Rústico
Fonte: Reprodução/Instagram

A próxima área de churrasco gourmet possui dois pontos que merecem atenção: o banco estilo rústico e a churrasqueira com acabamento que parece ferro queimado.

Mesa com bancos
Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, um ambiente pra lá de moderno usou a mesa de madeira maciça para trazer um ar rústico.

Mesa rústica
Fonte: Reprodução/Instagram

Revestimento

Dentre os diversos revestimentos disponíveis no mercado, com certeza o que imita tijolos é o preferido para a área de churrasco. Neste caso, vale destacar os revestimentos modernos dos móveis e do bancada que oferecem modernidade e requinte.

Revestimento
Fonte: Reprodução/Instagram

Por outro lado, quem gosta de um toque de cor irá adorar este modelo! Mas, para não sobrecarregar a decoração, escolha apenas alguns pontos para destacar.

Área amarela e preta
Fonte: Reprodução/Instagram

Repare que embora haja diversos tipos de revestimento nessa área de churrasco gourmet, todos eles combinam.

Revestimentos discreto
Fonte: Reprodução/Instagram

A simplicidade da área de lazer faz contraste com o piso decorado. Como resultado, as cores discretas deixam o ambiente delicado.

Azulejo desenhado
Fonte: Reprodução/Instagram

Os revestimentos naturais também são muito procurados para este espaço. Neste caso, o forro formado por fibras cria uma meia sombra agradável para a confraternização. Além disso, oferece maior luminosidade natural.

Outra dica de ouro para revestir a área de churrasco gourmet é combinar o cimento queimado com a madeira. Além disso, o ladrilho hidráulico em uma das paredes e no balcão ofereceram um toque de alegria à decoração.

Pequena

Um ambiente pequeno pode juntar diversos artigos decorativos sem parecer menor do que é e sem sobrecarregar a decoração. Veja mais ideias em cozinhas pequenas decoradas.

Teto de madeira
Fonte: Reprodução/Instagram

Um ambiente pequeno precisa ser o mais funcional possível. Por isso, quanto menos artigos decorativos nas bancadas, maior vai ser o espaço para preparar os alimentos. Como resultado, o espaço ficará visivelmente menos poluído.

Espaço de churrasco com balcão
Fonte: Reprodução/Instagram

Aqui vai uma área de churrasco gourmet para quem prefere um local fechado. Uma dica para preservar a iluminação natural e a circulação de ar é apostar em uma porta de vidro que dê para uma área aberta.

A mesa redonda é um ótimo móvel para manter a interação entre todos os convidados.

Além disso, repare o quanto as cores dos revestimentos fazem a diferença na decoração. Enquanto a foto acima mostra um espaço alegre e aconchegante, a imagem a seguir oferece seriedade e requinte.

Por fim, a varanda em “L” reúne diversos pontos de lazer de forma que a família toda fique reunida em um único ambiente.

Pequeno quintal
Fonte: Reprodução/Instagram

  • Em conclusão, veja também Cestos e caixas: como usá-los na organização de ambientes + decoração.
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias