A primeira impressão é a que fica, certo? Então, que tal decorar a fachada da casa de um jeito que ela não passará despercebida? Afinal, o muro residencial é muito mais que a delimitação de um terreno mas também é a porta de entrada do seu lado. Por isso, merece ter a sua cara.

Além disso, o muro também é responsável por garantir segurança e privacidade aos moradores. Ou seja, deve reunir funcionalidade e beleza. Isso porque a área também deve transmitir a personalidade dos moradores. Assim como todos os cômodos internos.

Por outro lado, se você pensa em vender a sua casa, saiba que a decoração do muro também ajuda na valorização da residência. E é por isso que aqui você vai ver mais de 20 modelos de muro residencial para você copiar e transformar a fachada da sua casa!


Muro residencial de alvenaria


Em primeiro lugar, trouxemos o tradicional muro de alvenaria. Basicamente, ele é feito com tijolos e cimento, assim como as paredes da casa. Porém, você pode adicional alguns truques que dão um destaque maior a ele.

A primeira dica é pintá-lo na mesma cor do portão. Isso dará a impressão de que a fachada é maior e ficará mais harmônica. Além disso, você também pode acrescentar faixas de outros revestimento para dar textura e mudar um pouco a cor.

Por exemplo, alguns azulejos ou placas de gesso na vertical deixará o muro residencial moderno e sofisticado.

Muro e portões brancos.
Muro residencial de alvenaria. Fonte: Reprodução/Pinterest

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

Muro residencial com pedra


Por outro lado, se você busca por textura e durabilidade, o muro residencial perfeito para sua casa é o com pedra. O material dá um toque rústico à decoração. Por isso, combina muito bem com a porta de madeira e pode ser decorado com plantas e uma calçada com grama.

Dentre as pedras que são utilizadas para revestir o muro, estão: Miracema, São Tomé, Ardósia, Portuguesa, Madeira, Ferro, Bolão e Grés.


Fachada com muro de pedra e porta de madeira.
Muro residencial de pedra. Fonte: Reprodução/Pinterest

Muro residencial com plantas


O jardim vertical é tendência na decoração da parte interna e externa da casa. Então, por que não aproveitar a ideia para decorar o muro? Além da beleza da mistura de diversas espécies este tipo de “revestimento” oferece uma série de benefícios aos moradores.

Por exemplo, o frescor, o controle da temperatura da casa e também um modelo exótico que merece ser apreciado por quem está passando pela calçada. Porém, cuidado ao escolher as espécies. As plantas desta área precisam ser resistentes ao sol, chuva e vento.

Muro com jardim vertical.
Muro residencial com plantas. Fonte: Reprodução/Pinterest

Veja também:


Muros residencial de grade


Que o muro residencial de grade é sofisticado e contemporâneo, você já sabe. Porém, o que poucos pensam na hora de escolher a melhor opção para revestir este espaço é que a grade trás s benefícios de ventilação e luz natural para dentro de casa.

Além disso, o próprio modelo é um decoração por si só. Alguns modelos possuem desenhos e outras formas de design. Uma outra dica para dar um toque diferente na fachada é abusar da criatividade para decorar as colunas que prendem as grades. Seja pela cor, textura ou desenhos.

Muro com grade preta.
Muro residencial com grade. Fonte: Reprodução/Pinterest

Muro residencial baixo


Parece que só de olhar a próxima imagem já dá a impressão de que é uma cidade praiana na Europa, não é mesmo? Porém, você também pode ter uma casa que oferece esse clima. Isso porque ele é atribuído a quase todas as casas que possuem muro baixo. Para acompanhar, não esqueça do portão que deve ser proporcional. Não precisa ser exatamente do mesmo tamanho, apenas parecido.

Casa branca com portão pequeno de madeira.
Muro residencial baixo. Fonte: Reprodução/Pinterest

Você também pode gostar:  Planta Baixa de Cozinha – 15 modelos com metragem inclusa!


Muro residencial com cobogó


O nome parece estranho, mas cobogó é um nome de um revestimento vazado que fica no meio do muro de alvenaria. Além da questão estética, que é um grande atrativo, o muro residencial com cobogó também é benéfico para a ventilação e a entrada de luz natural na casa.

Existem várias cores, modelos e materiais de cobogó no mercado. Por exemplo, de concreto, vidro e cerâmica.

Cobogó branco no muro.
Muro residencial com cobogó. Fonte: Reprodução/Pinterest

Muro residencial com jardim


Assim como o jardim vertical, o tradicional também não passa despercebido. Porém, colocar um jardim no muro residencial é uma questão muito mais estética. Afinal, as plantas são capazes de garantir vivacidade em qualquer ambiente.

Neste caso, a ideia dos moradores foi recuar o muro para que o jardim não ocupasse o lugar da calçada. Para decorar, vale a pena adicionar algumas luzes de LED direcionadas às flores. Como resultado, sua fachada ficará mais alegre e bonita.

Mini jardim no muro com plantas baixas.
Muro residencial com jardim. Fonte: Reprodução/Pinterest

Depois, veja ainda:


Muro residencial com vidro


A primeira coisa questionada ao cogitar ter um muro residencial de vidro é em relação a segurança, não é mesmo? Porém, o modelo utilizado para esta finalidade é o temperado, que é muito mais resistente e seguro. O efeito clean do muro transmite modernidade e elegância.

Apesar da privacidade ficar prejudicada, o muro de vidro é perfeito para mostrar a decoração do jardim frontal da casa.

Sobrado com muro de vidro.
Muro residencial com vidro. Fonte: Reprodução/Pinterest

Muro residencial de madeira


Este é o modelo mais antigo do muro. Porém, antigamente era usado para fazer uma cerca e hoje em dia a ideia ficou muito mais charmosa e ganhou um toque industrial. Além disso, por ser um material atemporal,  a madeira nunca sai de moda!

Por outro lado, embora seja facilmente encontrada no mercado é preciso estar atenta à algumas condições. Um muro residencial de madeira estará constantemente tomando chuva e sol. Por isso, o material precisa ser extremamente resistente e impermeabilizado.

Caso contrário, a madeira irá apodrecer rapidamente e você precisará refazer seu muro.


Ripas de madeira ao redor da casa.
Muro residencial de madeira. Fonte: Reprodução/Pinterest

Veja também: Cuidados com pallet – como escolher, tratar e impermeabilizar!


Fachadas decoradas decorados


Por fim, separamos alguns outros modelos de muro residencial para te inspirar. Este primeiro é de um muro baixo com um portão de madeira na mesma altura.


Portão de madeira aberto com muro baixo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você quer transmitir mistério e suspense para a fachada da sua casa, nada melhor do que um muro preto. Porém, para quebrar o clima de terror, melhor usar algumas plantas para decorar. Intercalar espécies altas e baixas é uma excelente opção para que o ambiente não fique sobrecarregado.


Muro residencial preto.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Já pensou em misturar as opções apresentadas? Por exemplo, no próximo modelo a casa possui um muro de alvenaria com jardim e uma coluna revestida com pedra. Ou seja, com planejamento e cautela é possível mesclar revestimentos e texturas.


Muro residencial com portões largos marrons.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Aqui vai mais uma opção de muro misturado. Desta vez, o modelo inclui alvenaria, pedra e grade. As pedras claras são as mais indicadas para combinar com os portões de madeira. Isso porque o cinza não cairia nada bem e daria um toque muito mais sério na residência.


Portões de madeira e muro de pedra.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Para transmitir um toque clean, o ideal é apostar em cores neutras. Isso permite que você misture texturas sem se preocupar se elas irão combinar ou não. Além disso, como o revestimento em 3D é muito mais caro do que um muro de alvenaria tradicional, aposte apenas nos detalhes.


Muro residencial com faixas de pedra.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Você também pode gostar:


Muros sofisticados


Se a casa é sobrado e sobressai em cima do muro, que tal usar os revestimentos para fazer uma combinação incrível? Isso dará continuidade e sua casa parecerá que é ainda maior.


Jardim no muro residencial.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, a iluminação faz toda a diferença. Afinal, além de dar destaque ao muro e ao jardim, as luminárias também garantem maior segurança para quem anda a noite.


Muro residencial iluminado com jardim.
Fonte: Reprodução/Pinterest

As placas de gesso não dão tão resistentes quando às pedras, por exemplo. Por isso, o ideal é colocá-las em um trecho do muro que seja coberto.


Muro residencial com placa de gesso.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, para combinar com o muro, os moradores colocaram faixas de pedra na calçada.


Portões pretos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, o modelo de muro residencial com tijolo à vista nunca sai de moda. Como resultado, pode ser combinado com outros revestimentos sem perder o estilo industrial.


Decoração na grade.
Fonte: Reprodução/Pinterest