Peperômia melancia: a planta ideal para apartamento (principais cuidados)

- Continue depois da Publicidade -

A Peperômia melancia, ou Peperomia argyreia, é uma plantinha de jardim bastante chamativa e que vem ganhando cada vez mais espaço.

As folhas são arredondadas, lustrosas e listradas, bastante semelhantes à casca da melancia. O verde escuro com riscas acinzentadas dá um charme a essa plantinha especial. E como se fosse um toque especial, ela ainda tem pecíolos vermelhos.

Uma informação legal sobre essa planta é ser nativa da Mata Atlântica brasileira. E ela é muito fácil de ser cultivada, tornando-se uma ótima alternativa para qualquer jardim.

Se você ficou interessado nessa espécie, precisa aprender mais sobre ela e sobre as formas de cultivo.

 

O que saber sobre a Peperômia melancia

 

- Continue depois da Publicidade -

Peperômia melancia

A peperômia melancia é uma plantinha pequena, que chega a no máximo 30 centímetros de altura e é típica da Mata Atlântica brasileira.

- Continue depois da Publicidade -

Por isso ela cresce facilmente em ambiente doméstico e não exige muitos cuidados específicos. Ela produz inflorescências longas, semelhante a pequenas espigas de coloração creme ou branca.

A coloração das folhas é verde escura, com listras acinzentadas, bastante semelhantes a casca da melancia. Essa cor se destaca ainda mais quando se observa o caule avermelhado.

Por ser uma planta da mata Atlântica, é acostumada a viver em ambientes sombreados, de modo que a luz direta queima as suas folhas.

 

- Continue depois da Publicidade -

Peperômia melancia

 

Por isso é preciso deixa-la em ambiente de luz difusa. Sendo assim, ela é excelente para ambientes de dentro de casa, como a cozinha e a sala de estar, por exemplo.

Você pode deixar a planta também em janelas que não recebam luz direta do sol ou ainda em locais sombreados do seu jardim.

Mas tenha atenção porque a planta não aprecia luz direta, mas necessita de um pouco de luminosidade. O sol até as 10h da manhã pode ser benéfico.

 

 

Atenção ao cultivo dessa espécie

 

Peperômia melancia

 

A peperômia melancia é uma espécie que possui raízes curtas. Por isso ela pode ser facilmente cultivada em vasos pequenos ou recipientes mais baixos.

Você pode até mesmo utilizar tigelas e cestos suspensos, mas sempre com o cuidado de que o recipiente seja furado para que a água escoe.

Ao montar os vasos, use uma camada de drenagem para evitar que a água se acumule na região das raízes.

 

 

Cuidados para regar

 

Peperômia melancia

 

Se observar bem vai perceber que as folhas da peperômia melancia são carnudas e macias, assemelhando-se de certa forma às suculentas.

Sendo assim, você não deve jamais exagerar na quantidade de água disponibilizada ao vegetal. Então, procure colocar a água diretamente na terra aos poucos, até que comece a escorrer pelos furinhos do vaso.

Não molhe as folhas porque isso faz com que elas apodreçam e caiam. E espere até que a terra fique bem seca antes de regar a planta novamente.

 

 

A terra ideal para o plantio

 

Peperômia melancia

 

Você também pode gostar!

Muitas pessoas não dão a devida importância a isso, mas assim como qualquer outro vegetal, o plantio da peperômia melancia exige cuidado até mesmo na escolha da terra.

É preciso saber qual é a mistura mais adequada, pois o substrato deve ter uma boa drenagem para evitar o excesso de umidade.

Para conseguir o substrato ideal, prepare o vaso da seguinte maneira:

  • 1 parte de terra vegetal;
  • 1 parte de composto orgânico: esterco curtido ou húmus de minhoca;
  • 1 parte de areia grossa lavada de rio.

 

Dicas para a adubação

 

Peperômia melancia

 

A Peperômia melancia é uma planta tranquila, que não exige muito em relação à adubação. Você pode usar produtos líquidos comuns, apenas seguindo as indicações do fabricante.

Mas tenha atenção para não fazer a adubação quando já estiver próximo do inverno ou durante os meses mais frios do ano.

Isso porque nesse período a planta gasta menos energia. Mas quando começar a esquentar, você deve adicionar humus de minhoca na terra para fazer a reposição da matéria orgânica perdida.

Uma dica caseira bem bacana é adicionar farinha de casca de ovo ou pó de café. Isso ajuda fornecendo nutrientes para o vegetal.

 

 

Como obter uma muda de Peperômia melancia?

 

A Peperômia melancia é uma planta de fácil cultivo e, que se reproduz rapidamente por meio de divisão de touceiras.

Mas você consegue também fazer a reprodução facilmente por meio de estacas de caule. Para isso, você precisa de folhas jovens, mas que já tenham desenvolvimento completo.

Mantenha um caule com comprimento entre 5 a 8 centímetros e então coloque a estaca no vaso que você preparou.

Peperômia melancia

Nessa fase a terra deve estar bem úmida e é preciso que o vaso fique em um local com bastante luminosidade. Mas sempre sem incidência solar direta.

Além dessa forma, é possível reproduzir a peperômia melancia por meio de pedaços de folha. Uma única folha pode ser cortada em quatro partes e colocada sobre a terra úmida.

 

  • Siga o Fashion Bubbles no  Google News para poder acompanhar tudo sobre decoração direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Essas partes vão criar raízes, mas isso pode levar mais do que seis semanas. Então, é preciso ter paciência e ainda manter a terra sempre bem úmida durante todo esse período.

Depois que a planta estiver se desenvolvendo bem, você pode transferir o cultivo para um vaso maior.

 

  • Confira também: Ora-pro-nobis: A planta rica em proteínas que você precisa conhecer

 

Por que ter uma peperômia melancia em casa?

 

Peperômia melancia

 

Depois de ler esse texto, você deve ter ficado com vontade de ter uma peperômia melancia na sua casa.

Mas se você ainda não estiver convencido, veja a seguir os principais motivos para isso:

  • O cultivo é simples: ela gosta de bastante umidade, pouca luz e cresce rapidamente quando em ambiente apropriado;
  • É bonita: a planta tem a sua beleza e deixa qualquer ambiente mais charmoso e agradável. Além disso, ela chama a atenção, mas na medida certa;
  • É brasileira: por ser nativa, a peperômia melancia está adaptada ao clima do país e tem facilidade para se desenvolver aqui;
  • Pode ser cultivada em apartamentos: quem mora em apartamento pode ter dificuldade em encontrar espécies que se adaptem às condições de sombra, mas com essa plantinha você não terá esse problema;
  • Não é tóxica: ao contrário de muitas plantinhas de jardim, você não precisa se preocupar com a toxicidade dessa espécie.

 

Conclusão

 

A Peperômia melancia é realmente uma plantinha linda e incrível que vai deixar qualquer ambiente da sua casa mais bonito e agradável, não é mesmo?

  • 26
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes