Imagem retangular com um fundo de tons pastéis com 5 vasos contendo plantas do tipo espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge: benefícios + 26 ideias de onde colocar

Bonita e resistente a espada-de-são-jorge pode ser uma ótima decoração. Veja os benefícios de ter essa planta e ideias de onde colocar

Compartilhe

De uma beleza ímpar a espada-de-são-jorge pode ser uma ótima decoração. Afinal, usar plantas na decoração de ambientes externos e internos é uma tendência que veio para ficar. De grande imponência e presença estética, a espada-de-são-jorge figura entre as queridinhas para se ter em casa.

Resistente, é uma planta que não exige muitos cuidados e que traz consigo um misticismo que faz com que seja uma das plantas mais conhecidas entre os brasileiros. Tendo isso em mente, o Fashion Bubble trouxe 26 ideias de como usar essa planta na decoração da sua casa

Quais são os benefícios da espada-de-são-jorge?

Também conhecida como Espada de Ogum, essa planta é conhecida por ser uma espécie de amuleto de proteção. Acredita-se que ter uma dessas em casa cria como que um escudo de proteção contra o mau-olhado e as energias negativas.

um vaso marrom que imita um jarro com espadas-de-são-jorge
Fonte: Instagram @Thebohocoffeethrifter

Acredite ou não no misticismo que envolve essa planta, o fato é que as sansavieras (nome científico dessa espécie de planta) são capazes de purificar o ar dos ambientes, retirando até mesmo poluentes conhecidos como o benzenos e amoníacos (responsável pelo cheiro forte de materiais de limpeza, por exemplo) do ar.

Outro benefício de ter uma espada em casa é que ela é uma das poucas plantas consegue ficar no ar condicionado. Além disso, essa planta pode ficar tanto em lugares com mais ou menos luz, o que facilita seu uso para decoração de ambientes internos.

Tipos de sansevierias

Apesar das pessoas tratarem todas como uma só, existem vários tipos de sansavierias. A que popularmente chamamos de espada-de-são-jorge ou Ogum é a mais conhecida e acaba nomeando todos os outros tipos. Ela possui uma folhagem composta por um marmorizado de verdes mais claros e mais escuros por toda a planta.

A sansevieria trifasciata é um tipo de planta que pode ficar muito alta e que, portanto, precisa de vasos maiores.

vários vasos pretos de espadas-de-são-jorge
Fonte: Instagram @amazing__plants

Já a folhagem das chamadas espadas-de-santa-bárbara ou iansã tem um contorno amarelado por toda a folha que, dessa forma, a difere das demais. Além disso, a sansevieria zeylanica fica um pouco menor que o tipo citado anteriormente.

uma planta em um vaso com pedras, de fundo uma sacada no alto de uma cidade
Fonte: Instagram @ap.studiosp

Outro tipo de sansavierias é a vitória que é caracterizada pela folhagem mais larga e mais dura que as outras plantas da espécie.

Uma mão segura um vaso de planta, no fundo um jardim
Fonte: Instagram @fitagarden

As sansavierias menores descendem todas de uma mutação que ocorreu, a princípio, naturalmente, mas que vem sendo replicada. Todas elas vêm da sansavieria hahnii, essa plantinha em formato de coroa surgiu pela primeira vez no jardim de uma jardinista norte-americana.

um vaso de concreto com uma planta em um fundo de parede de tijolos
Fonte: Instagram @planetarium_greenshop

As sansavierias cilíndricas tem ganhado cada vez mais espaço no paisagismo graças a influência do brasileiro Roberto Burle Marx, que utilizou essa planta diversas vezes em seus trabalhos;

Para saber mais sobre as espadas-de-são-jorge assista o vídeo abaixo:

Como cuidar da espada-de-são-jorge?

Embora seja uma planta extremamente resistente, existem alguns cuidados que precisam ser tomados no dia a dia da sua espada-de-são-jorge.

uma mulher posa em um espelho, dos dois lados do espelho estão vasos brancos com folhagens, o do lado direito é uma espada-de-são-jorge
Fonte: Instagram @theprimpysheep

Essas folhagens podem ficar tanto em locais com sol direto nelas quanto em lugares de meia sombra. Sendo assim, o que não pode é deixar a planta em um local onde não entre luz em nenhum momento do dia. Ainda assim, é importante saber que, quando muito expostas ao sol, elas podem mudar de cor para tons mais amarelados.

Outro cuidado que precisa ser tomado é não aguar sua planta todos os dias. Parente das suculentas, a espada-de-são-jorge não gosta de muita água, o ideal é colocar água apenas quando o substrato estiver seco. Para isso basta colocar o dedo na terra e sentir o substrato, se ele ainda estiver um pouco úmido sua planta pode esperar.

Além disso é importante adubar a planta anualmente para que ela continue a crescer. O melhor adubo para as sansavieras são os granulados.

Onde se deve colocar a espada-de-são-jorge?

A praticidade de cuidar e a possibilidade de ficar em ambientes onde o sol não bate sempre, faz com que essa planta seja muito versátil como objeto decorativo, podendo ficar nos mais diversos lugares, dentro ou fora de casa. Veja essas ideias:

Hall de entrada

O hall de entrada é a principal escolha daqueles ligados ao misticismo da espada-de-são-jorge. Acreditando que a planta serve como uma proteção contra o mau-olhado, nada melhor que tê-la logo na entrada, recepcionando os convidados. A superstição também diz que o melhor lugar para esse casos é o lado esquerdo da porta.

Uma parede branca, com uma porta no canto da imagem, na parede um espelho e em baixo um grande vaso marrom com um aespada-de-são-jorge
Fonte: Instagram @jen.mystlishsoul
Uma escada marrom com vidro no corrimão e no canto um vaso de planta
Fonte: Instagram @virtueprojectsltd

Seja ou não pelos fatores místicos, ter uma planta decorando a entrada de casa passa uma sensação de cuidado e é uma ótima opção principalmente para aqueles que gostam de receber visitas.

o fim de uma escada preta e um vaso branco e marrom com uma planta alta
Fonte: Instagram @carolynyuenmarino

Área externa

Do mesmo modo, pensando na entrada da casa, podemos pensar na área externa. Grandes vasos emoldurando a porta de entrada ou um caminho de espadas-de-são-jorge no jardim fazem o papel de embelezar essa que é a nossa primeira impressão de uma casa.

Um quintal com uma árvore e várias plantas, no centro um grande vaso com uma espada-de-Santa-Barbara
Fonte: Instagram @energygardens

Relacionadas

uma parede preta com trepadeiras, em baixo um canteiro de espadas de Ogum

Fonte: Instagram @secretgardens_au

Áreas de convivência externas também merecem atenção. Decorar esse ambientes com vasos menores pode ajudar na integração entre o ambiente e o jardim, por exemplo.

Um baú com plantas em cima e dos lados, atrás um sofá
Fonte: Instagram @lookwhat_i_found

Sacadas e varandas também podem ser ótimos lugares para essas plantas. A fim de utilizar esses espaços muitas vezes esquecidos, podemos construir um jardim vertical ou um belo conjunto de vasos.

Uma sacada com alguns vasos de planta, ao fundo uma cidade
Fonte: Instagram @brunomoreno.studio

Sala

A sala de estar é um lugar de unir a família, receber os amigos e de descansar. Dessa forma, o que buscamos na decoração deste cômodo é conforto e bem-estar sem perder a beleza.

uma sala com duas poltronas rosas, um sofá rosa claro com almofadas coloridas, ao fundo dois vasos de planta. O do chão é uma espada-de-são-jorge enquanto o de cima do móvel é uma costela de Adão
Fonte: Instagram @doitdamnit
vemos as costas de um sofá branco, com uma manta creme, atrás do sofá, um vaso alto e branco com uma espada-de-são-jorge alta
Fonte: Instagram @allmodern

Tanto as decorações mais minimalistas quanto as mais maximalistas podem ganhar com o uso de plantas. As ideias acima demonstram como a espada-de-são-jorge pode se adaptar ao ambiente, trazendo um ponto de cor, como podemos ver na primeira imagem, ou criando certa altura como na segunda. Os vasos grandes também se conectam ao estilo da decoração.

uma lareira preta, com vasos de planta como decoração. Na parede um quadro branco com uma constelação em preto
Fonte: Instagram @anotherlondonflat
dois vasos pretos com desenhos geométricos contendo mini espadas-de-são-Jorge estão em cima de um livro, na lombada se lê "The memory book"
Fonte: Instagram @martcollection

Uma boa pedida para quem não quer apostar em grandes vasos, mas quer dar aquele toque de vida na decoração, são as espadas menores que, ficam lindas plantadas em pequenos cachepôs e podem ser colocadas nos mais variados cantinhos. Prateleiras, mesas de centro e aparadores podem ser bons lugares para decorar dessa maneira.

Um vaso de planta sobre uma mesa, ao fundo um sofá de couro com uma manta azul
Fonte: Instagram @quixoticsf
um aparador de madeira com vasos de planta na decoração
Fonte: Instagram @thrift_plantabode_

Quarto

Sem dúvida os quartos são cômodos em que passamos tempo. Uma bela decoração pode ajudar tanto na sensação de conforto quanto a conferir identidade a esse lugar tão nosso.

Uma cama com travesseiros e lençóis em azul claro e branco, um vasinho na cabeceira e um vaso grande de lanças-de-Ogum
Fonte: Instagram @Sarah.butter.szczerba

Para os mais minimalistas, há a opção de colocar plantas em móveis como mesas de cabeceiras e cômodas.

uma cama com lençóis brancos e travesseiros marrons, uma mesa de cabeceira branca com uma luminária e um vaso de planta
Fonte: Instagram @morrisonfamily_

Tem um cantinho de estudos ou home office? Que tal usar a espada-de-são-jorge para dar cor e vida a esses espaços, afinal ninguém aguenta passar o dia olhando para só o computador, é importante pensar em um ambiente que te mantenha concentrado de maneira confortável.

uma mesa e uma cadeira brancas, como um escrtório, em cima da mesa um computador, uma luminária, organizadores e um vaso
Fonte: Instagram @ginandinteriors

Banheiro

Um lugar da casa que vem ganhando visibilidade quando tratamos de decoração é o banheiro. Anteriormente deixado de lado, hoje o que não faltam são ideias de como tornar esse ambiente bonito e agradável.

Utilizar plantas na decoração do banheiro pode ser uma boa ideia de várias maneiras. No entanto, no caso das espadas-de-são-jorge é preciso se manter atento à umidade recebida por elas. Como citado anteriormente, não se trata de uma planta de muitas regas e a umidade pode acabar matando sua planta.

um banheiro com o chão preto e brnaco, uma banheira, uma cadeira e plantas penduradas em uma escada no teto
Fonte: Instagram @4plantz
Um banheiro repleto de flores com uma banheira branca no centro
Fonte: Instagram @theplantlota

Para aqueles que não querem se arriscar em uma decoração tão incrementada, o banheiro oferece possibilidades de locais para colocar um vasinho menor. Como por exemplo as pias e ao lado da banheira. Um vaso maior em um canto também pode trazer o toque final que seu banheiro precisa.

Um banheiro bem iluminado, com azulejos, banheira e pia brancos. Um vaso alto com uma folhagem está em um dos cantos, um vaso menor com uma espada-de-são-jorge próximo a banheira
Fonte: Instagram @noeightysixfurniture

Por que não é bom ter espada-de-são-jorge?

Apesar de purificar o ar e servir como amuleto de proteção, a espada-de-são-jorge pode ser tóxica. Causando paralisias e até morte, se ingerida. Dessa forma, mantenha sua planta longe do alcance de crianças e animais.

Conclusão

Versátil e resistente, a espada-de-são-jorge pode ser usada para criar decorações incríveis! Gostou de saber mais sobre essa famosa planta e das dicas de onde colocá-la? Agora, que tal saber mais sobre O que um cacto representa? É bom ter dentro de casa? Como cuidar + 40 formas de usar na decoração.

Enfim, para ficar por dentro das tendências em decoração, não deixe de conferir nossa página especial sobre o assunto.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias