Três vasos de jiboia sobre mesa de madeira com fundo de tijolo à vista branco.

Planta jiboia: por que é bom ter em casa + dicas de cuidado e fotos de inspiração

A planta jiboia é perfeita para o ambiente interno de um lar. Confira aqui como cuidar, imagens de inspiração e muito mais

Compartilhe

Está em busca de uma plantinha para alegrar seu lar, deixá-lo mais puro e bonito? Então, a planta jiboia vai te ajudar muito. Isso porque, além de linda e super versátil na decoração, ela é fácil de cuidar e muito adaptável. Dessa forma, é uma opção muito prática para ter em casa.

Apesar de seu cultivo ser muito fácil, ela necessita de alguns cuidados, como todas as plantas. Por isso, o Fashion Bubbles trouxe tudo sobre a planta jiboia! Confira, então, o que é, qual seu significado, por que é bom ter uma em casa, onde ela gosta de ficar, quais os cuidados especiais e 23 fotos de inspiração!

O que é uma planta jiboia?

A planta jiboia, da espécie Epipremnum pinnatum pertence à família Araceae e apresenta folhas verdes com detalhes amarelados. Inclusive, elas remetem ao formato de um coração. Assim, elas podem ser plantas pendentes ou trepadeiras.

Sala de estar com rack de madeira, televisão, quadros na estante, diversos itens decorativos e vaso com jiboia na prateleira superior.
Fonte: Instagram @casa4maos

Isso porque tudo depende do vaso em que a jiboia será cultivada. Nesse sentido, em recipientes menores, ela crescerá para baixo, tornando-se pendente. Se bem cuidada, pode chegar a mais de 120m, desde que seu substrato fique úmido na medida medida certa, seja bem drenado e rico em matéria orgânica.

Prateleira de madeira com livros, jarra de abacaxi, vaso e jiboia pendente.
Fonte: Instagram @_rubiacarolina

Por outro lado, em vasos grandes ou plantadas diretamente no solo, a planta jiboia podem crescer como trepadeira. Dessa forma, filetes de madeira envolvidos com manta de drenagem viram escaladores perfeitos para elas. Nesse caso, a jiboia ganha folhas maiores e mais arredondadas.

Jiboia pendurada em cristeleira e pendente na parede que liga a sala com a cozinha
Fonte: Instagram @mayribeiro.tattoo

Ainda, é válido ressaltar que seu crescimento ocorre pela luz natural indireta, pois ela é uma planta de meia sombra. Isto é, ela precisa de bastante claridade, mas não pode ser exposta ao sol direto, principalmente em horários de forte incidência, como entre 10h e 17h.

Qual o significado da planta jiboia?

As plantas carregam muito significado, certo? Então, se você crê que precisa de proteção, aposte na planta jiboia. Isso porque muitas pessoas acreditam que ela é uma espécie sagrada que confere muita proteção. Dessa forma, é conhecida por espantar a negatividade.

Jiboia em vaso redondo cinza sobre mesa redonda branca
Fonte: Instagram @fonaeplantas

Assim, além de linda e ótima para a decoração, ela também retira resíduos tóxicos do ambiente e deixa seu lar mais puro e trazendo boas energias. Você imaginava que esse era o significado da planta jiboia?

Cuidados com a planta jiboia

Apesar de fácil cultivo, a planta jiboia demanda alguns cuidados. Então, se você tem dúvidas sobre quando e como regar, qual o melhor solo e quando podar, está no lugar certo!

Três vasos de cerâmica com jiboia. Os três estão em cima de uma mesa que imita tronco de árvore.
Fonte: Instagram @ilovecactus_

Regas

A jiboia gosta de solos úmidos, mas jamais encharcados. Por isso, indica-se regar essa planta duas vezes por semana. Porém, durante os dias mais quentes, normalmente no verão, você pode aumentar a frequência para três vezes semanais.

Jiboia em vaso de cerâmica
Fonte: Instagram @ilovecactus_

Por outro lado, no inverno, pode diminuir para uma ou duas vezes, em menor quantidade de água. Agora, para saber a hora de regar, sempre verifique se a terra está úmida. Se sim, deixe para regar mais tarde, pois o solo não pode ficar encharcado.

Solo

Assim como qualquer planta, a jiboia precisa de um solo fértil para se desenvolver. Dessa forma, além de mantê-lo sempre úmido mais jamais encharcado, enriqueça-o com matéria orgânica, como húmus de minhoca. Faça isso com uma frequência de cerca de três meses. Confira outra forma de adubar uma jiboia no vídeo a seguir!

Podas

Outra questão envolvendo a planta jiboia é que ela se espalha com facilidade. Desse modo, é preciso aparar os ramos. Nesse sentido, faça a manutenção durante a estação da primavera, retirando as folhas secas e muito amarelas, além dos galhos mal formados.

Escada com jiboia pendente, ao lado de estante com utensílios de cozinha e geladeira
Fonte: Instagram @aalmadacasa

A planta jiboia é tóxica?

Por fim, é importante ressaltar um cuidado que você deve ter com os seres vivos ao redor da jiboia. Isso porque essa planta é tóxica para os animais de estimação e também para crianças. Essa toxicidade se dá pelo fato de que suas folhas apresentam oxalato de cálcio. Portanto, deixe-a fora do alcance de crianças e pets.

Vaso pendurado com jiboia pendente ao lado de violão pendurado e quadros.
Fonte: Instagram @cibele_scl

Como plantar jiboia?

Antes de saber como plantar jiboia, é necessário entender como fazer uma muda dela. Isso porque esse processo acelera o desenvolvimento da espécie de maneira mais uniforme e a deixa mais resistente. Confira como fazer muda de jiboia e um tutorial:

  • Realize o corte do caule na diagonal;
  • Utilize água ou terra para plantar a muda;
  • Caso o plantio deja na terra, espere a muda secar por 24h até plantá-la;
  • Na água, é suficiente colocá-la em um recipiente com água limpa até cobrir suas raízes.

Feito isso, confira o passo a passo de como plantar a jiboia:

  • Nas pontas dela, faça um corte na diagonal em cerca de 5 folhas;
  • Adicione o ramo em um recipiente com água e coloque-o em um ambiente que receba luz indireta;
  • Assim que as raízes aparecerem, com no mínimo 5cm, transfira a jiboia para um vaso com substrato úmido e rico em matéria orgânica.

É bom ter planta jiboia em casa?

A resposta é sim! A planta jiboia é uma ótima espécie para cultivar dentro de casa. Como citado anteriormente, ela é de fácil cultivo, versátil e complementa muito bem a decoração. Confira a seguir alguns motivos que tornam a jiboia uma excelente opção para ter em casa!

Jiboia em quarto de bebê, prateleiras, painel ripado e planta jiboia presente ao alto.
Fonte: Instagram @camilaresende.arq
  • Você também pode gostar de Suculentas – como cuidar, quais os tipos e 70 fotos de inspiração

Por que é bom ter em casa?

Nesse sentido, por ser uma planta que fica bem em vasos pequenos, a jiboia é uma incrível aliada na composição de um ambiente interno. Ainda, ela é uma planta de meia sombra, ou seja, sequer precisa de iluminação direta para crescer.

Parte de uma sala com aparador, espelho, poltrona, cortina marrom e vaso pendente de jiboia.
Fonte: Instagram @patycasa108

Inclusive, é até bom evitar que ela tome sol, ainda mais no período de maior incidência dos raios solares. Versátil, a planta jiboia também pode ocupar ambientes externos, ajudando a compor um belo jardim.

Quarto com espelho, estante aberta com itens decorativos, vasos com plantas no chão e um vaso pendente com jiboia ao alto da prateleira.
Fonte: Instagram @domumarquitetura

Outro motivo que a torna perfeita é o fato de espantar energias negativas da sua casa. Além disso, ela é super fácil de cuidar, pode ocupar qualquer cômodo do seu lar e ganha um belo destaque na decoração de um ambiente.

Relacionadas

Onde a planta jiboia gosta de ficar?

Como citado anteriormente, a planta jiboia é muito versátil e adaptável. Ou seja, desde que tenha luz solar indireta e temperaturas consideravelmente altas, ela vai se desenvolver.

Sala de estar com rack de madeira, televisão, com vista para cadeiras na sala de jantar e vaso pendurado de jiboia.
Fonte: Instagram @virei.familia

Então, se você deseja inserir uma planta na decoração da sua casa, não perca tempo e compre uma jiboia. Em seguida, confira algumas dicas de onde colocá-la!

  • Não deixe de conferir Quais as diferenças entre plantas nativas e exóticas? 6 dicas de paisagismo para jardim com ambas as espécies

Planta jiboia na decoração

A biofilia, ou seja, a ideia de que os seres humanos possuem uma conexão inata com a natureza, é um conceito que está muito em alta nos dias atuais. Ainda, a tendência de decoração da natureza indoor também colabora para o crescimento da utilização de plantas dentro de casa.

Dessa forma, a jiboia é uma excelente opção para compor a decoração do seu lar, independente do ambiente em que ela for colocada. Diante disso, trouxemos algumas dicas de como inserir a planta jiboia na decoração.

Sala de estar

Nesse cômodo, você pode apostar na planta jiboia em um vaso na estante, com suas belas folhas pendentes. Ainda, outra opção é colocá-la em um vaso pendurado na parede.

Sala de estar branca com rack branco, televisão e jiboia pendente no canto superior esquerdo.
Fonte: Instagram @casinha.debrinquedo

Outra ideia é expor essa planta em aparadores na sala de estar, em prateleiras altas e até em móveis, como as cristaleiras. A sala de estar é um bom lugar para colocar a planta jiboia, pois é um local que recebe muitas visitas e pode ter muita energia negativa. Dessa forma, ela ajuda a retirar a toxicidade do cômodo.

Sala clean em tons de branco com mesa redonda branca, cadeira rosa clara, televisão e jiboia pendurada em prateleira.
Fonte: Instagram @apt.final01

Em uma sala com decoração mais clean e minimalista, a planta jiboia pode agregar cor ao ambiente, trazendo mais vida e sensação de bem-estar.

  • Ainda, leia Qual é o segredo da rosa do deserto? Quantas vezes deve ser regada? 9 dicas essenciais de cuidados

Quarto

Com certeza, a planta jiboia pode fazer parte da decoração do seu quarto. Por ser um lugar muito pessoal, trazer uma planta para esse ambiente é deixá-lo ainda mais com a sua personalidade.

Quarto com cama de casal com jogo laranja e prateleira alta com vaso de jiboia pendente.
Fonte: Instagram @meuapee_43

Então, se você tem uma estante ou uma prateleira alta, invista em um vaso bonito que combine com esse cômodo e aposte nessa planta.

Quarto com cama de casal, itens decorativos redondos na parede, costela-de-adão no chão e vaso pendente com jiboia.
Fonte: Instagram @decor_rachel

Inclusive, ela também pode embelezar sua penteadeira ou sua escrivaninha, por exemplo. Ainda, pode-se colocar a planta jiboia na sua mesa de cabeceira ou cômoda.

Home office

Se você trabalha em casa, com certeza tem um cantinho de trabalho organizado para esse momento. Esses ambientes quase sempre envolvem muitos papéis sobre a mesa, diversos blocos de anotação e muito tempo olhando para a tela.

Home office em tons de branco e laranja, com mesa branca, computador, tapete e cestinho com jiboia.
Fonte: Instagram @apedajess

Por isso, aposte em uma planta como a jiboia para trazer um pouco de alegria e conforto para esta parte da casa. Dessa forma, seu cantinho ficará mais bonito e agradável.

  • Em seguida, leia É bom ter espelho no quarto? Significado, melhor posição e 30 fotos de decorações para se inspirar

Banheiro

Pois é, a planta jiboia pode ser colocada no banheiro! Isso porque ela não precisa de luz solar direta, ou seja, vive muito bem em um ambiente mais fechado. Ainda, a umidade do banheiro também é uma amiga da jiboia.

Banheiro branco e em madeira com box de vidro, espelho e vasinho com jiboia pendente.
Fonte: Instagram @arq.deborahmoreira

Nesse sentido, aposte nessa planta em um vaso bonito, próximo à janela ou em cima da pia, junto ao kit de banheiro. Desse modo, a decoração do seu banheiro ficará mais sofisticada.

Vaso de jiboia pendente ao lado de kit de banheiro, como sabonete líquido e aromatizador.
Fonte: Instagram @donaona_plantasornamentais
  • Confira também O que a Zamioculca atrai? O que fazer para a planta ficar bonita? 6 dicas essenciais de cuidados

Cozinha

A jiboia é uma planta que pode habitar a cozinha. Porém, apenas se esse cômodo não receber muita luz, ou seja, se a jiboia não receber iluminação direta.

Jiboia pendente em cozinha rosa com prateleiras abertas, fogão por indução, e quadro.
Fonte: Instagram @sole.homedecor

Por outro lado, é necessário tomar cuidado e evitar que a planta fique muito próxima do fogão ou que respingue comida nela.

Jiboia pendente em uma estante na cozinha com frutas e temperos.
Fonte: Instagram @devoltapromeuape

Ambientes externos

Você também pode colocar a jiboia em ambientes externos, como o jardim ou a sacada. Mas lembre-se de planejar muito bem o local exato, visto que essa planta não gosta de muita incidência de raios solares.

Jardim vertical com tostão, hera, jiboia e filodendro
Fonte: Instagram @ilovecactus_

Dessa forma, opte por um jardim vertical em uma parede que não recebe tanta luz. Ainda, você pode plantar a jiboia no chão e deixá-la crescer como trepadeira.

Jiboia em um vaso pendurado no jardim
Fonte: Instagram @amigadasplantinhas
  • Por fim, leia O que um cacto representa? É bom ter dentro de casa? Como cuidar + 40 formas de usar na decoração

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre a planta jibóia, já pode cultivá-la na sua casa. Porém, lembre-se de escolher um local com luz indireta. Ainda, atente-se à quantidade de água, invista em adubos e faça as podas necessárias. Com isso, terá uma bela planta na decoração do seu lar.

Então, se você gosta desse assunto e quer ficar por dentro de tudo sobre decoração, não deixe de conferir nossa categoria!

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias