Planta de quarto: 15 formas de organizar os móveis

A organização dos móveis deve ser feita ainda durante o projeto da casa. Por isso, confira 15 modelos de planta de quarto para se inspirar

  • 16
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

O quarto é um dos primeiro cômodos a serem pensados durante o planejamento da casa. Afinal, uma das principais preocupações dos moradores é ter um espaço confortável e aconchegante. Por isso, para que você já se prepare para esta fase de construção ou reforma, fizemos esta matéria com 15 modelos de planta de quarto.

A maioria dos lares brasileiros é composto por dois quarto ou mais na casa. Como resultado, é preciso definir qual o objetivo de cada um deles. Por exemplo, se você costuma receber muitas visitas, é possível que queira ter um espaço com várias camas para receber os amigos e familiares.

Por outro lado, se o objetivo é ver a família crescer, já é bom pensar em um quarto de bebê e até mesmo duplo. Desta forma, é preciso planejar um espaço que tenha uma boa área de circulação e que os móveis de encaixem perfeitamente. Afinal, quanto melhor trabalhada a área, mais o quarto causará a sensação de amplitude.

Mas, se você não é muito criativo ou tem dificuldade para visualizar como ficará o resultado final, não se preocupe. Aqui trouxemos plantas de quarto tanto simples quanto na versão 3D.

Lembre-se também de sempre conversar com um arquiteto ou designer de interiores a pedir um projeto. Assim, eles poderão aproveitar ao máximo o espaço que você tem disponível e ainda te ajudar com algumas ideias.

 

- Continue depois da Publicidade -

Planta de quarto de casal

 

Em primeiro lugar, é preciso listar os componentes básicos que são essenciais em um quarto de casal. Por exemplo, a cama e o guarda-roupa. Depois que estes espaços estiverem reservados, ficará mais fácil avaliar outros elementos que poderão ser acrescentados. Por exemplo, um cantinho de leitura e um espaço para o home office.

 

- Continue depois da Publicidade -

Planta de quarto.
Planta baixa de quarto de casal. Fonte: Pinterest

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

- Continue depois da Publicidade -

Quanto menor o ambiente, mais detalhada precisará ser a planta. Afinal, cada centímetro conta. Além disso, lembre-se que o espaço mínimo de circulação que deve ficar entre um móvel e outro é de 60 cm.

 

 

Planta de quarto pequeno.
Quarto de casal com área de circulação demarcada. Fonte: Pinterest

 

Com a pandemia, muitas pessoas acabaram levando o trabalho para casa. Como resultado, é muito mais comum vermos um pequeno escritório dentro do próprio quarto. Vale destacar que, neste exemplo, caso o guarda-roupa ficasse de frente para a cama, como na imagem anterior, não haveria espaço para circulação.

Por isso, os moradores o colocaram no corredor de entrada na suíte de investiram em um painel para que a tv ficasse fixa na parede e não ocupasse espaço.

 

Suíte.
Planta de quarto com banheiro. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, nem sempre há espaço na planta de quarto suficiente para que haja uma área de circulação dos dois lados da cama. Então, a única solução é deixá-la encostada na parede. Porém, tente ao máximo que a cama fique próxima da janela. Afinal, neste canto haverá muito mais friagem.

 

Cômodo pequeno.
Quarto de casal com cama encostada na parede. Fonte: Pinterest

 

Uma planta de quarto em formato de L não é muito comum, mas pode acontecer. Neste caso, a opção é sempre aproveitar cada cantinho. No espaço mais estreito é possível fazer áreas incríveis usando móveis planejados.

 

Quarto em L.
Planta de quarto em L. Fonte: Pinterest

 

Com closet

 

Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente. Porém, mesmo em plantas que não há este espaço definido, é possível criá-lo utilizando a própria mobília. Mas, se o seu projeto na inclui esta área, use-a com sabedoria. Ou seja, não esqueça de medir as áreas de circulação dos dois espaços. Além disso, lembre-se de decorá-los de forma harmônica.

 

Closet.
Planta de quarto com closet. Fonte: Pinterest

 

Você também pode gostar!

Esta planta de quarto 3D permite uma visão mais realista sobre como ficará o trabalho final. Repare que a divisória entre o closet e o quarto do casal não é feita com uma parede. Ela pode ser composta por espelhos para ajudar na produção ou um ripado de madeira.

Desenho 3D.
Planta 3D. Fonte: Pinterest

 

Planta de quarto de solteiro

 

Na maioria das vezes, o segundo quarto da casa é destinado a uma planta de quarto de solteiro. Como resultado, mesmo que o cômodo seja menor é preciso avaliar as necessidades deste morador. Por exemplo, caso ele seja estudante, é indispensável ter uma uma mesa de estudos.

 

Cama de solteiro.
Planta de quarto de solteiro. Fonte: Pinterest

 

E quem disse que um quarto de solteiro não pode ter closet está muito enganado! Se a moradora tiver muita roupa, este ambiente se torna essencial. Por outro lado, caso este espaço já esteja incluso na planta mas as roupas não sejam prioridade neste ambiente, aposte em espaço para guardar os brinquedos.

 

Quarto grande.
Quarto de solteiro com closet. Fonte: Pinterest

 

Ter um quarto pequeno decorado pode parecer um sonho impossível. Porém, basta encaixar cada móvel de uma forma harmônica e funcional e usar a criatividade na decoração. Desta forma, invista em uma roupa de cama cheia de personalidade!

 

 

Planta de quarto pequeno.
Quarto pequeno com móveis planejados. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado, se for um quarto infantil, não se esqueça de deixar um espaço para as brincadeiras. Afinal, é muito importante para o desenvolvimento ter uma área destinada a isso e que a criança tenha a privacidade. E, para que ela não fique sentada no chão brincado, use um tapete divertido.

 

Tapete colorido.
Cômodo com espaço para estudo. Fonte: Pinterest

 

Quarto de hóspedes

 

A primeira proposta de planta de quarto de hóspedes é um pouco diferente. Aqui, a ideia é integrar dois quartos que fazem parte da área íntima de um apartamento. Como resultado, os dois quartos triplos são interligados com um banheiro.

 

Área íntima.
Dois quartos triplos com banheiro no meio. Fonte: Pinterest

 

Além disso, é sempre bom receber a família em casa, não é mesmo? Por isso, esta planta de quarto de hóspedes possui lugares para três pessoas. Assim, caso seja os pais e um filho, todos poderão ficar acomodados no mesmo ambiente mas levemente distantes.

 

Cama de casal e solteiro.
Quarto triplo. Fonte: Pinterest

 

Planta de quarto de bebê

 

Por fim, é claro que não poderíamos deixar de fora um dos principais motivos de reforma de uma casa: o acréscimo de um quarto de bebê. Neste caso, existem outros móveis que são essenciais como o trocador e a cadeira de amamentação.

Além disso, durante a fase de adaptação em que a criança passa a dormir em seu próprio quarto, há pais que gosta de ter uma cama por perto para passar segurança e afeto.

 

 

Planta de quarto de bebê.
Planta de quarto com berço e cama. Fonte: Pinterest

 

Caso haja duas crianças pequenas na casa, é importante que haja uma delimitação da área de cada uma delas, ok?

 

Planta de quarto de área infantil.
Quarto duplo infantil. Fonte: Pinterest
  • 16
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes