Planta de quarto com closet: 10 espaços para guardar as roupas

Confira uma série de possibilidades de como fazer uma planta de quarto com closet, incluindo modelos com e sem banheiro

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Ter um quarto com closet é o sonho de muita gente. Afinal, esta extensão no quarto é associada ao luxo e ao requinte. Porém, o que poucos sabem é que dá para fazer um closet sem precisar de uma parede no quarto e até mesmo nos menores espaços. Quer saber como? Então continue lendo esta matéria de planta de quarto com closet!

Seja um quarto de casal simples ou uma suíte, existem várias formas de acrescentar um espaço reservado para as roupas. Além disso, a vantagem do closet é a privacidade para se trocar e ter um local exclusivo onde as roupas, sapatos e acessórios possam ficar separados.

 

Qual o tamanho ideal para uma suíte de casal com closet?

planta de quarto com closet colorida.
Planta de quarto com closet atrás da cama. Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

O tamanho ideal é aquele que vai atender todas as suas necessidades de acordo com o tanto de roupas que você possui. Para se ter uma ideal, uma planta de quarto com closet organizado, confortável e com espaço de sobra possui cerca de 5 metros quadrados. Porém, sabemos que ter este espaço sobrando no quarto é luxo para poucos.

- Continue depois da Publicidade -

Portanto, mesmo que você queira adicionar prateleiras, sapateira e até uma penteadeira junto ao guarda-roupa, a regra de medida valerá para a área de circulação. Por exemplo, para que o espaço possa ser transitável de maneira confortável, o corredor precisará ter, no mínimo 70 centímetros.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O que posso usar para dividir o quarto do closet?

- Continue depois da Publicidade -

Planta baixa de suíte.
Divisória do closet feita com o painel da tv. Fonte: Pinterest

 

Em muitos lares, seja casa ou apartamento, não um closet na planta original. Porém, nada impede que você mesma faça uma divisória para este ambiente. E o melhor de tudo, sem a bagunça de uma reforma!

Em primeiro lugar, será preciso um toque de criatividade. Assim, você irá conseguir analisar o estilo de decoração do quarto e escolher a melhor divisória. Existe uma série de materiais que podem ser usados. Por exemplo, madeira, gesso ou até uma simples cortina.

Além disso, uma opção prática e que é tendência na decoração são os closets abertos. Basicamente, trata-se de uma área delimitada visualmente no quarto. Mas, sem qualquer divisória aparente. O ponto alto deste tipo de planta de quarto com closet é que o espaço para guardar as roupas não conta com um armário ou mesmo o tradicional guarda-roupa.

Portanto, são utilizadas somente estruturas aparentes como prateleiras, araras e nichos. A vantagem deste modelo é o valor. Afinal, é muito mais barato instalar algumas prateleiras e comprar araras do que construir um cômodo com um guarda-roupas embutido.

Por fim, quando trata-se de uma divisória feita de madeira, é possível apostar no próprio painel da tv. Como resultado, o móvel torna-se multifuncional e o ambiente ficará mais leve visualmente.

Como fazer uma planta de quarto com closet?

Planta de suíte com medidas.
Suíte com banheiro duplo, closet e espaço de home office. Fonte: Pinterest

Independente de ser um projeto de planta de quarto com closet, ou qualquer outro, é preciso ter organização, planejamento e criatividade. Se lhe falta a última qualidade, peça ajuda a alguma arquiteta que ela, com certeza, irá te ajudar.

Você também pode gostar!

Em seguida, pense que para um espaço funcional, é preciso que cada centímetro seja muito bem aproveitado. Para isso, o primeiro passo é escolher qual o melhor espaço no quarto. Portanto, meça os móveis que você já tem, caso queira reaproveitar o guarda-roupas e veja em qual canto ele se encaixa.

Por exemplo, no exemplo acima, a planta de quarto possui o closet atrás da cama. Porém, se você acha que este não é o melhor lugar do seu cômodo, avalie os cantos ou a parede oposta à cama.

 

Veja também: Casa com 3 quartos – 15 plantas baixas com garagem e quintal!

 

Como fazer banheiro com closet?

 

 

Closet pequeno.
Closet integrado com o banheiro. Fonte: Pinterest

 

Grande parte das plantas de quarto com closet já possuem um banheiro integrado. Isso porque a suíte é um recurso muito utilizado nos lares brasileiros. Desta forma, caso não haja espaço suficiente dentro do quarto para construir seu closet, considere integrá-lo dentro do banheiro.

Porém, existem alguns cuidados que deve ser considerados na hora de unir o closet ao banheiro. É extremamente importante que a área seja bem ventilada. Se as roupas já ficam com cheiro de guardada ficando apenas algumas estações dentro do guarda-roupas, imagina em um ambiente sem janela?

Além disso, é muito importante isolar o vapor da água quente do chuveiro. Afinal, ela poderá acabar mofando alguns dos seus looks. Uma ideia interessante para acabar com esse problema é apostar em um box até o teto.

 

Confira: Banheiro Barato – como decorar gastando pouco + 15 inspirações!

 

Modelos de planta de quarto com closet

 

A proposta do próximo modelo é apresentar aos moradores as diversas áreas de circulação entre o quarto, o closet e o banheiro. Este tipo de projeto é perfeito para casas pequenas.

 

Áreas de circulação marcadas.
Planta de quarto com closet com identificação das áreas de circulação. Fonte: Pinterest

 

Por outro lado,  uma planta de quarto com closet com as pedidas permite que os moradores possam ter uma dimensão maior de cada espaço.

 

Espaço para roupas aberto.
Proposta de closet aberto apenas com araras. Fonte: Pinterest

 

Além disso, é possível fazer um closet que seja junto e separado do banheiro ao mesmo tempo. Parece confuso, não é mesmo? Mas é bastante simples: o closet não fica entre um cômodo e outro. Porém, possui duas formas de entrada que permite o acesso tanto pelo quarto quanto pelo banheiro.

 

Ambiente com duas portas.
Planta de quarto com closet com porta para o quarto e para o banheiro. Fonte: Pinterest

 

Para quem mora em apartamentos, esta é a opção mais escolhida. O closet fica na lateral da cama. Um diferencial deste projeto são as duas áreas do banheiro: uma apenas para área de banho e outra para o vaso sanitário.

 

Banheiro de dois ambientes.
Proposta de closet na lateral da cama. Fonte: Pinterest

 

Que tal separar uma faixa na largura do quarto de casal para o banheiro e o closet? Porém, em ambientes totalmente separados.

 

Banheiro com banheira.
Suíte master com closet separado do banheiro. Fonte: Pinterest

 

Por fim, trouxemos a proposta de um closet que fica entre o quarto e a sala. Este modelo é indicado para cômodos que sejam mais compridos. Como resultado, não será necessário uma longa caminhada para chegar até o banheiro.

Planta de quarto com closet comprido.
Closet como divisória entre o quarto e o banheiro do casal. Fonte: Pinterest
  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes