Painel ripado: o que é, onde colocar, como fazer +15 fotos

Saiba o que é um painel ripado, quais cômodos usar e fotos e vídeos ensinando a usá-lo na decoração da sala, quarto e banheiro

  • 174
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Se você está por dentro das tendências em decoração, já deve saber do que este artigo se trata. O painel ripado é está super na moda. Então, você já deve ter visto alguns modelos no Instagram ou no Pinterest. Mas, se você não tem ideia do que é um painel ripado, não se preocupe!

Afinal, o objetivo deste artigo é esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que é ripado, quanto custa, qual madeira usar e onde vende. Além disso, confira também várias inspirações de lugares ara colocá-lo. Por exemplo, na sala, quarto, sala de jantar, hall de entrada e até banheiro.

 

O que é painel ripado?

 

Parede com painel ripado.
Parede ripada com prateleiras. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em primeiro lugar, precisamos esclarecer o que é um ripado. Basicamente, é um revestimento de madeira utilizado na parede. Podendo ser usado de forma única, como uma divisória ou colado na parede.

- Continue depois da Publicidade -

O que motivou a repentina explosão dessa moda foi o próprio design que ele oferece como decoração dos ambientes. Além de bonito, é atemporal. Ou seja, a madeira nunca sai de moda, logo o ripado também permanecerá. Desta forma, você não precisa se preocupar caso isso se torne cringe daqui alguns anos.

Existem diversos tons da madeira e espessuras para fazer um painel ripado. Isso vai depender, do gosto dos moradores.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha para seguir.

 

Quanto custa um painel ripado?

- Continue depois da Publicidade -

Painel ripado na parede inteira.
Hall de entrada com aparador e parede ripada. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Qualquer coisa que use madeira de boa qualidade será um preço elevado. Logo, tudo dependerá da madeira que será utilizada. Mas se você já está se perguntando qual é, não se preocupe. O próximo tópico é justamente para acabar com essa dúvida.

Voltando ao custo, antes de já se assustar com o valor, é preciso ter algumas coisas em mente. Em primeiro lugar, tudo vai depender da área que você pretende cobrir com um painel ripado. Afinal, cobrir a parede de um banheiro ficará muito mais barato do que a da sala, não é mesmo?

Além disso, a espessura também conta. Quanto mais próximas as ripas estiverem umas das outras, mais você vai usar. Logo,  projeto ficará com um preço mais elevado.

A Leo Madeiras, por exemplo, vende um painel feito de MDF revestido, desmontado em uma caixa com 2,43m² por R$1.109,25. “A caixa contém 30 ripas +30 espaçadores, a montagem é feita através de encaixe. Além das ripas e espaçadores na caixa tem também: 5,50 metros de fita de bordo para acabamento”.

Por outro lado, existem empresas que dão o preço apenas após a cotação. Por exemplo, a Made Center.

 

 

Qual madeira usar?

 

Ripas na parede e no teto.
Lavabo com faixa ripada da parede ao teto. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A madeira mais utilizada para fazer o painel ripado é o MDF, que é um tipo de madeira prensada. Isso porque além de ser muito fácil de encontrar também possui um preço acessível. Por outro lado, quanto mais natural for a madeira, melhor a qualidade do painel.

Algumas madeiras nobres são: Imbuia, Freijó e Cumaru. Porém, é preciso estar preparado financeiramente. Afinal, além de serem materiais de qualidade superior, é preciso de uma mão de obra especializada.

Outro ponto que deve ser considerado na hora de escolher a madeira que melhor convém para você, é a cor. Você sabia que quanto mais clara for a madeira mais frágil ela é? Portanto, caso você queira este tipo, procure fixá-la em uma parede e não usá-la como divisória de cômodos. Caso contrário, com o tempo ela poderá mudar o formato e acabar desconfigurando seu painel ripado.

A madeira avermelhada, embora pouco utilizada, como a do Mogno ou Ipê, são excelentes opções. Isso porque pela tonalidade costumam ser mais duradouras.

 

 

Onde vende painel ripado?

Painel ripado com espelho redondo.
Decoração industrial para sala de estar. Fonte: Reprodução/Pinterest

Na sessão de “quanto custa um painel ripado” já demos alguns exemplos de lojas que vendem este revestimento. Porém, existe uma série de opções para você comparar preços e escolher. Por isso, listamos as 4 mais famosas:

 

  • Além disso, confira também a cor tendência para 2021: saiba como arrasar na decoração usando a nova cor, com dicas de como combinar. E ainda: Pantone cor do ano 2021 – Promessa de esperança. O lançamento da PANTONE cor do ano 2021 fecha o ano com mensagem de esperança e reflexão. Aproveite e veja como usar a dupla amarelo e cinza.

 

Painel ripado para tv

 

Que tal substituir o tradicional painel de tv por um ripado? Além de dar personalidade ao ambiente, dará textura. E, claro, os fios e cabos ficarão muito bem escondidos!

Painel de tv ripado.
Apartamento com painel de tv ripado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além disso, para incrementar a decoração, vale a pena apostar em outros móveis de madeira na mesma tonalidade. Isso deixará o espaço harmônico. Neste caso, o material foi usado na mesa de centro e no painel da tv do home office.

 

Você também pode gostar!
Sala de estar com home office.
Sala de estar integrada com home office. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Você também pode gostar:

 

Painel ripado divisória

Essa opção é perfeita para quem quer privacidade sem perder a essência dos ambientes integrados. Neste caso, a cozinha foi separada da mesa de jantar através de um painel ripado super vazado.

 

Painel ripado na cozinha.
Divisória da cozinha com a sala de jantar feita de ripado. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Quando mais fechadas, as ripas podem servir também para esconder um cômodo, sabia? Assim, você não se preocupará em ser incomodado enquanto estiver no seu cloffice ou no próprio banheiro.

 

Ripado fechado.
Ripado para flat como divisória de cômodos. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

A madeira é um material que proporciona aconchego ao ambiente. Por isso, é muito utilizada em áreas de longa permanência. Por exemplo, a sala de jantar, de estar e quarto. Ou seja, é nestes espaço que usamos para relaxar e colocar o papo em dia com os demais moradores.

 

Sala de jantar pequena.
Sala de jantar com ripas de madeira claras. Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

  • Além disso, você sabe qual o seu estilo de decoração? Então aproveite para ler nosso especial e saiba qual combina mais com você!

 

Sala de jantar

 

Você já reparou que quanto mais escuro for o ambiente, mais escuro é o painel ripado? Além disso, embora os painéis tenham uma medida padrão de altura, em alguns casos, é preciso emendar as peças.

 

Painel ripado na sala de jantar.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Ripado no quarto

 

No quarto, existem duas formas de usar painel ripado na decoração. Em primeiro lugar, é na cabeceira da cama. Para incrementar e dar um toque de requinte no espaço, é possível acrescentar uma fita de LED nas ripas.

 

Cabeceira de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, se você prefere um lugar mais confortável para encostar, pode forrar a parede com o painel ripado e ter uma cabeceira de cama tradicional.

 

Parede ripada de madeira clara.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

 

Ripado no banheiro

 

No banheiro, o cuidado com a escolha da madeira do ripado deve ser redobrado. Isso porque este material não é muito resistente a água e ao vapor. Como resultado, é preciso escolher um que esteja muito bem impermeabilizado.

 

Banheiro com madeira e gesso 3D.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por isso, se você quiser decorar o lavabo, aposte na parede que fica longe da pia. Assim, não haverá problema algum com respingos.

 

Lavabo com parede de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

 

Vídeos

 

Por fim, separamos alguns vídeos inspiradores para você fazer seu próprio painel ripado. São modelos fáceis e que cabem no seu bolso. Então já prepare o caderno e a caneta e anote cada uma dessas dicas!

 

 

 

  • 174
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes