Plantas para varanda: espécies para ambientes com ou sem sol

Confira quais são as plantas para varanda com sol e com sombra para decorar esse espaço. São 10 espécies para se inspirar e cultivar!

Um ambiente decorado com plantas só oferece benefícios. Além de dar vivacidade ao ambiente, as plantas proporcionam frescor, beleza e atraem boas energias. Por isso, trouxemos um especial sobre plantas para varanda. Assim, além de ter todos esses benefícios você também aproveita para decorar esse espaço externo.

E, para te ajudar a definir qual a melhor espécie para seu apartamento ou casa, trouxemos plantas para varanda com sol e com sombra. Como resultado, você não precisará se preocupar se a planta irá se adaptar ou não com o espaço.



Plantas para varanda com sol


Em primeiro lugar, repare qual a média de horas que bate sol na sua varanda. Caso seja mais de 6 horas seguidas, ela definitivamente é uma varanda com sol. Por outro lado, caso o tempo seja menor, você terá que ler um pouco mais até chegar às plantas para varanda sem sol.



Clúsia


Fonte: Reprodução/Pinterest

Além de ser uma planta perfeita para varanda com sol, a Clúsia possui folhas brancas o que deixa a decoração do espaço ainda mais requintada. Outro ponto positivo é que esta espécie é super resistente, embora seja necessário regá-la semanalmente.

Este tipo de planta para varanda não precisa de sol o dia todo, portanto, mesmo que haja 6h de sol por dia, ela sobreviverá.


  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

Cactos


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, quem não tem tempo de cuidar das plantas para varanda, com certeza irá gostar dessa opção. Apesar de existir uma série de espécies de cactos, todas elas adoram sol e não precisam de cuidados diários.

Uma dica é fazer um terrário de suculentas misturando as diferentes espécies. Como resultado, sua varanda ficará com uma decoração delicada e colorida.



Espada de São Jorge


Fonte: Reprodução/Pinterest

Esta planta para varanda é de vaso médio. Por isso, se você está planejando um jardim vertical, exclua essa espécie. Mas, caso você queira um pequeno jardim no chão, vale a pena considerá-la. Afinal, ela é resistente e gosta de sol.

Quando se trata dos cuidados, para que a rega semanal seja eficiente, é preciso de um vaso com uma boa drenagem. Caso contrário, as raízes podem apodrecer.



Dasilírio


Fonte: Reprodução/Pinterest

Assim como os cactos, o dasilírio não precisa ser regado regularmente. Ou seja, é um tipo de planta para varanda que é fácil de cuidar e que apenas uma quantidade considerável de sol é o suficiente para sua sobrevivência.

Por outro lado, esta espécie não é indicada para espaços com circulação de crianças. Isso porque suas hastes parecem pequenas serras e podem machucar. Uma dica importante também é deixá-lo em um lugar de difícil acesso.

Related Post


Barba de Moisés


Fonte: Reprodução/Pinterest

Para quem gosta de plantas pendentes no jardim vertical, a Barba de Moisés é a planta para varanda perfeita! O ideal é colocá-la presa em um pallet na vertical ou em uma prateleira alta.

Quando ao cuidado, ela precisa de luminosidade na maior parte do dia. Por isso, escolha um lado da varanda em que o sol seja mais incidente.



Plantas para varanda sem sol


Se sua varanda não pega sol, não se preocupe. Existem espécies de plantas para varanda que preferem esse ambiente. Então, confira nossa lista com imagens inspiradoras para transformar sua decoração!


Hera Variegata


Fonte: Reprodução/Pinterest

Esta espécie é ideal para quem não quer muitos vasos decorando a varanda. Afinal, por ser volumosa, já ocupa bastante espaço.  Além disso, por ser uma planta para varanda pendente, pode ser colocada em prateleiras ou para incrementar um jardim vertical.


  • Confira: Varanda pequena – 17 inspirações de decoração para a área de lazer!

Samambaia


Fonte: Reprodução/Pinterest

Esta é uma das espécies mais populares quando o assunto é plantas para varanda com sombra. A forma de decoração mais utilizada é colocando-as em um xaxim suspenso.

Mas, por crescer rápido, as podas precisam ser regulares. Por fim, basta regá-las com frequência para que o solo fique sempre úmido.


  • Conheça também o Paisagismo Funcional que une beleza com um propósito.
    Ele pode ser feito com plantas e ervas que também são temperos, fazem chá ou dão frutos. Já pensou ter em casa um jardim que não apenas embeleze a decoração, mas também sirva para um propósito? É esse o objetivo do paisagismo funcional. Ele pode ser terapêutico, nutritivo e até sensorial. Confira!

Tillandsia


Fonte: Reprodução/Pinterest

Se você gosta de espécies de plantas para varanda exóticas, tem que conhecer a tillandsia! Seu diferencial é que ela vive no ar. Ou seja, não precisa de vaso ou qualquer suporte. Além de linda, a flor precisa estar sempre protegida do sol.

A regas podem ser feitas raramente. Isso porque ela absorve a umidade do próprio ar. Esta é uma flor que também pode ser cultivada dentro de casa.

Além disso, se você gosta de flores, confira o especial sobre flor de lótus. A flor repleta de simbolismo!


Algaonema


Fonte: Reprodução/Pinterest

Esta é uma folhagem muito desejada para decoração da casa. Porém, por ser tóxica, é perfeita para ambiente externos como a varanda. A planta tropical gosta de sombra e umidade, portanto, você precisará regá-la uma vez na semana.


Maranta


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, a maranta também é perfeita para espaços com pouca luminosidade. Além disso, a planta para varanda precisa de um solo úmido para sobreviver. Como resultado, regue-a semanalmente.


Veja também:


Galeria com plantas para varanda


Por fim, separamos uma galeria repleta de modelos inspiradores com jeitos diferentes para você espalhar suas plantas pela varanda.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Para decorar, aposte em vasos que combinem entre si. Como resultado, o ambiente ficará mais organizado e harmônico.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Outro ponto que deve ser considerado na hora de escolher o vaso das plantas para varanda é a cor do revestimento. Afinal, é importante que as plantas se destaquem na parede.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Que tal misturar uma área com jardim com um espaço gourmet? Desta forma, os momento de lazer ficarão muito mais relaxantes!


Fonte: Reprodução/Pinterest

Além disso, para ambientes menores é a marcenaria planejada é uma excelente opção. Assim, você pode fazer um jardim vertical de acordo com as suas necessidades e o espaço disponível.


Fonte: Reprodução/Pinterest

Por fim, invista em uma área para cultivar os temperos e hortaliças. Afinal, nada melhor do que cozinhar com seu próprio alimento, não é mesmo?

Fonte: Reprodução/Pinterest
Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados