Horta na cozinha: aprenda a decorar com temperos e hortaliças

Saiba as vantagens de ter uma horta na cozinha, como escolher os temperos e hortaliças, onde e como plantar, além de fotos inspiradoras!

  • 124
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Ter um cantinho verde em casa é sempre bom. Além de garantir frescor ao ambiente, as plantas oferecem vivacidade e um toque colorido na decoração. Mas, imagine só aproveitar essas plantinhas para cozinhar? Hoje em dia, você não precisa mais de um quintal enorme para ter uma horta. Por isso, trouxemos exemplos de horta na cozinha para você plantar seus próprios temperos e hortaliças!

Além disso, tem o passo a passo com dicas incríveis para você montar esse cantinho em casa. Desde o lugar ideal para fazer sua horta na cozinha, até o modo de plantio. E claro que não poderia faltar fotos inspiradoras para você transformar seu cômodo de criação!

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Por que ter uma horta na cozinha

 

Horta com vasos e saquinhos com temperos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Infelizmente, hoje em dia grande parte dos produtos “naturais” vendidos em supermercados estão cheios de agrotóxicos. Por isso, cultivar alimentos de forma orgânica é muito mais saudável. Além disso, por ser orgânico, o tempero ou a hortaliça fica com muito mais sabor.

Outro benefício de ter sua própria horta na cozinha é a economia no mercado e a diminuição do desperdício. Afinal, você pode colher apenas o que for usar para cozinhar um determinado prato.

- Continue depois da Publicidade -

E, depois, cuidar de plantinhas é sempre um alívio para o corpo e para a mente!

 

  • Conheça também o Paisagismo Funcional que une beleza com um propósito.
    Ele pode ser feito com plantas e ervas que também são temperos, fazem chá ou dão frutos. Já pensou ter em casa um jardim que não apenas embeleze a decoração, mas também sirva para um propósito? É esse o objetivo do paisagismo funcional. Ele pode ser terapêutico, nutritivo e até sensorial. Confira!

 

Escolhendo os temperos e hortaliças

 

- Continue depois da Publicidade -

Três vasos com temperos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Antes de saber onde você irá fazer sua horta na cozinha, precisamos decidir quais são os temperos que você irá plantar. Assim, fica mais fácil identificar qual o tamanho do espaço que você irá precisar.

O indicado para apartamento pequeno ou cozinhas pequenas, são temperos e hortaliças. Afinal, infelizmente não dá para plantar tantas verduras e legumes. Os temperos e hortaliças mais indicados para uma horta na cozinha são:

Outras pequenas opções de plantio que podem ser incluídas na horta na cozinha são a pimenta e o morango. Além disso, você sabia que ter um vaso de pimenta na casa atrai boas energias?

 

  • Quer uma cozinha pequena decorada? Então confira essas 35 ideias inspiradoras!

 

Onde plantar

 

Horta na cozinha no pallet.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Agora que você já escolheu suas plantinhas, está na hora de achar um lugar para elas!

Você não precisa, necessariamente, ter um canteiro cheio de terra para ter uma horta na cozinha. Principalmente se você mora em um apartamento, esta opção é quase inviável. Por isso, trouxemos diversas alternativas para você escolher:

  • Vaso: esta é a opção mais óbvia para ter uma horta na cozinha. Existem vários tamanhos, cores e formatos que você pode escolher. Além disso, ao final do artigo você também verá diversas formas de usá-los a favor na decoração.
  • Embalagens recicláveis: sabe aquele pote de leite em pó, de pêssego em calda, garrafa pet ou de azeitonas? Você sabia que ele pode ser reaproveitado para servir como abrigo para sua horta? Além de ser uma versão bem mais barata, é uma atitude sustentável!
  • Caixa de madeira: seja caixa de madeira ou pallet, as opções rústicas darão um toque ainda mais natural ao ambiente. Além disso, o pallet pode ser utilizado para construir uma linda horta vertical!
  • Caneca: aquelas canecas que você não usa, mas tem dó de se desfazer podem virar uma linda horta. Assim, você não precisará comprar vasos e ainda irá dar uma nova utilidade ao que já tem em casa.

 

 

Escolha o canto perfeito

 

Horta com vasos brancos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em primeiro lugar, procure um local na sua cozinha que seja arejado e que bata pouco vento. Caso seja possível, monte sua horta na cozinha em um espaço que bata um pouco de sol em algum momento do dia. Evite local úmido.

Além disso, quanto mais perto da sua bancada de preparo da comida, mais prática ela será.

 

 

Prepare o solo da sua horta na cozinha

 

Ripa de madeira com vasos presos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Esta é uma etapa muito importante. Afinal, irá influenciar a qualidade dos temperos e hortaliças e também em seu crescimento. É através de uma boa terra e de boas sementes que a horta irá ter os nutrientes necessários para dar certo.

O ideal é comprar uma terra já preparada em lojas especializadas. Os sacos vendidos possuem os nutrientes que as plantas precisam para sobreviver.

Além de ter uma terra de uma qualidade, é preciso se atentar às regas. Elas precisam ser feitas em dias intercalados. Uma opção para diminuir essa frequência é utilizar vasos auto irrigáveis.

Alguns temperos e hortaliças podem ser plantados também por meio de mudas. Por isso, é preciso estar atento a origem delas para ter certeza de que não estão contaminadas.

 

 

Você também pode gostar!

Galeria de horta na cozinha

 

Agora que você já sabe tudo para ter uma horta na cozinha, está na hora de ver algumas inspirações para decoração.

 

Horta na bancada

 

Algumas arquiteturas mais modernas de cozinha, exploram um nicho embutido no balcão. Como resultado, este espaço pode ser aproveitado para cultivar uma hora na cozinha.

 

 Nicho na bancada.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Além de uma decoração moderna, ainda é prática. Uma opção para incrementar este espaço é fazer igual na casa do BBB, onde os brothers colocam instrumentos para cozinhar.

 

Vasos pequenos no nicho da cozinha.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Construir um jardim pequeno envolta da bancada também é uma excelente opção. Assim, quem está cozinhando tem uma visão minimalista mas sem perder a praticidade na hora de colher os temperos e hortaliças.

 

Jardim na cozinha.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Horta vertical

 

A horta vertical é indicada para quem tem pouco espaço disponível na cozinha. E, para dar destaque ao cantinho, a iluminação embutida fica perfeita!

 

Três prateleiras de horta.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Esta cozinha estilo japandi possui uma horta vertical rústica. Com apenas madeira, corda e suportes para os vasos com ganchos foi possível construir um espaço para os temperos. Além disso, o toque colorido trouxe vivacidade com delicadeza ao cômodo.

 

Cozinha branca com horta.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Já pensou em ter uma parede exclusiva para os temperos? Além de super diferente, a parede de lousa permite que você escreva o nome de cada tempero. Como resultado, não é necessário ficar cheirando cada uma das hortaliças para achar a que você procura.

 

Parede de lousa com temperos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por outro lado, uma dica para valorizar a horta na cozinha é adicionar artigos decorativos que combinem com o estilo. Por exemplo, neste caso foi colocado um papel de parede florido ao lado.

 

Horta na cozinha com vasos brancos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Você também pode gostar: Jardim vertical – 30 modelos inspiradores!

 

Material reciclado para horta na cozinha

 

Se você passou por uma reforma recentemente e está com um pedaço de cano de PVC em casa, use-o para construir uma horta na cozinha! Basta um toque de tinta para dar uma cara nova ao objeto.

 

Cano pintado de prata.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Aqui estão os famosos potes de vidro! A vantagem de usar este material na horta é que você consegue acompanhar melhor o crescimento das plantinhas. Além disso, repare que ao invés de uma bandeja requintada, o local onde os potes estão é uma gaveta antiga que foi reformada.

Esta ideia também pode ser utilizada para construir um cantinho do café! E, se você gosta da bebida, confira nosso especial com 30 ideias inspiradoras!

 

Potes de vidro com temperos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Neste caso, as canecas de sopa foram usadas para construir um jardim vertical minimalista. Como resultado, não foi preciso uma grande área para a horta na cozinha. Apenas uma faixa vertical na parede próximo ao batente da porta.

 

Canecas pretas presas na parede.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Horta no pallet

 

O pallet é um material multifuncional. Afinal, além de servir para construir móveis, também pode ser usado para uma horta na cozinha.

 

Pallet com plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Por fim, esta outra opção possui pequenas prateleiras que acomodam os vasos com temperos e hortaliças. Esta ideia pode ser utilizada também para jardins na varanda pequena!

 

Prateleira com plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

Em conclusão, confira outros artigos incríveis sobre pallet:

  • 124
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também