Armário da cozinha organizado: 9 dicas para ganhar espaço

Identificar os potes, usar divisórias, ganchos e aramados são algumas das estratégias para deixar o armário da cozinha organizado, saiba mais

- Continue depois da Publicidade -

Uma cozinha organizada é essencial para manter sua funcionalidade. Afinal, com os dias cada vez mais corridos é importante saber onde cada item está para que o preparo das refeições seja eficiente. Porém, nem sempre mantê-la é uma tarefa fácil. Mas, se você quer mudar este cenário, confira as dicas que separamos sobre como deixar o armário da cozinha organizado e ganhar muito mais espaço!

Com certeza você já reclamou que não havia espaço suficiente na sua cozinha, ou ouviu alguém reclamar. Porém, o problema nem sempre é a falta de espaço, mas sim a desorganização. Isso porque quanto mais o espaço for bem aproveitado, mais coisas caberá.

Não se preocupe se você não tiver tempo de seguir todas essas dicas de uma vez. Afinal, as melhores transformações acontecem de forma gradativa. Então, um dia de cada vez, ok? Além disso, ficará muito mais fácil manter as coisas em ordem depois.

Ao todo, são 10 dicas. Prepare seu caderninho e boa leitura!

 

Limpe tudo

 

- Continue depois da Publicidade -

O primeiro passo para manter o armário da cozinha organizado é fazer uma boa limpeza. Para isso, tire tudo da parte onde você irá organizar. Se o seu móvel for de madeira, não use água. Afinal, isso poderá danificar o material. Portanto, use um pano seco e um pouco de Veja.

Neste processo, você já poderá ir descartando os produtos que não são utilizados ou estão fora do prazo de validade. E se você começar pelos potes e louças, tire os que estão quebrados.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Aposte em ganchos

 

Mulher pegando a frigideira.
Armário de cozinha organizado com ganchos para frigideiras e panelas. Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

Este é um recurso super versátil e barato para ajudar na organização do armário da cozinha. Além disso, utilizando da maneira certa, as prateleiras ficarão livres para colocar outras coisas.

Coisas que podem ser penduradas em ganchinhos dentro dos armários:

  • Temperos
  • Guardanapo
  • Xícaras
  • Canecas
  • Tampas
  • Frigideiras
  • Espátulas

Bom, já deu para perceber que eles são peças essenciais para manter a cozinha organizada, certo? Então, bora para a próxima dica!

 

Leia também: 6 itens que dificultam a organização da casa e que você precisa se livrar!

 

Separe os itens por categoria

 

Esta dica vale especialmente para a pare de alimentos e para a despensa. Basicamente, você irá separa os produtos em categoria. Por exemplo, o arroz deverá ficar próximo ao feijão. Já o molho de tomate, poderá ficar perto do óleo e do azeite. Use as prateleiras do supermercado como referência.

Fazer isso irá facilitar a organização e otimizar o tempo de cocção. Afinal, você saberá prontamente onde cada item se encontra.

Além disso, você deverá aplicar estas dicas também com os utensílios. Deste modo, separe uma gaveta apenas para talheres, uma prateleira para os potes e outra para as panela. Só não se esqueça de deixas as tampas sempre juntas, combinado?

 

https://www.tiktok.com/@carolandradeorganizer94/video/6988889453796412678?lang=pt-BR&is_copy_url=0&is_from_webapp=v1&sender_device=pc&sender_web_id=6940609060107765254

 

Use divisórias

 

Agora que você já separou os itens por categoria, é importante que eles se mantenham separados dentro da gaveta para que não haja confusão. Isso porque ninguém quer perder 10 minutos procurando uma colher de sobremesa no meio dos outros talheres e utensílios, não é mesmo?

Portanto, uma solução que irá manter tudo em seu devido lugar para manter o armário da cozinha organizado são as divisórias. Você poderá encontrá-las em lojas de 1,99 e lojas de departamento. Além disso, você poderá aproveitar itens que já tenha em casa para fazer essas divisórias como um pote de sorvete, por exemplo.

Para dar um efeito decorativo, aposte em modelos que combinem com o restante da decoração. Como resultado, use a criatividade!

 

Aramados para os pratos

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

Louças brancas, vermelhas e pretas.
Armário de cozinha organizado com aramados na secção de louças. Fonte: Pinterest

 

Você já passou pela frustração de colocar os pratos no armário e ver que ficou um super espaço sobrando? Geralmente, este espaço é desperdiçado. Afinal, não dá para colocar nada ali, certo? Errado!

O aramado é uma excelente ferramenta para que você possa colocar diferentes pratos em diferentes alturas. Por exemplo, na parte de cima do aramado, coloque os pratos de sobremesa ou sopa, o que você menos utilizar. Embaixo, deixe o espaço livre para os pratos que são utilizados no dia a dia.

Como resultado, em uma única porta do armário da cozinha organizado você poderá guardar todos os seus pratos sem se preocupar com o espaço.

 

@mariorganiza.po

#personalorganizer #organização #cozinha #cozinhaorganizada #organizacaodecozinha #produtosorganizadores #organizadores #organizaçãodecasa #kitchen

♬ BOOM – Tiesto

 

Confira: 10 erros na hora de planejar a cozinha que você deve evitar!

 

Alimentos em potes

 

De certo você já deve ter visto algum vídeo de organização de cozinha em alguma rede social. Neles, podemos observar que os alimentos ficam armazenados em potes na despensa, e não em seus pacotes originais.

Além de deixar o armário muito mais agradável visualmente, essa técnica facilita na hora de encontrar o ingrediente que falta na sua receita. Quer uma dica para facilitar ainda mais? Use adesivos com o nome do que estiver dentro, caso o pote não seja transparente.

 

@casadadany

Organizando a despensa ✨ #fy #asmr #organization #fyp #viral #organização

♬ som original – Dani Araújo

 

Aproxime o que você mais usa

 

Não é nada prático querer um copo e ele estar a uma altura onde você precisa se esticar toda para conseguir pegar, certo? Então, o ideal é trazer para perto tudo que você mais usa.

Por exemplo, as panela poderão ficar nas prateleiras logo abaixo da pia. Já as assadeiras, que não são usadas com tanta frequência poderão fica na prateleira mais baixa.

 

Cuidado com os temperos

 

Armário de cozinha organizado até as gavetas.
Gaveta de temperos organizada. Fonte: Pinterest

 

Se você costuma comprar vários temperos da mesma marca, já deve saber que as embalagens são praticamente idênticas. Além disso, caso você consuma temperos de lojas de produtos naturais, sabe que todos vem no mesmo saquinho transparente.

Traduzindo: a chance de você acabar confundindo os temperos é extremamente alta. É preciso ter um olfato muito aguçado para separá-los com rapidez. E, como sabemos, no dia a dia corrido está cada vez mais difícil ter tempo para essas coisas.

Então, a melhor alternativa para manter o armário da cozinha organizado é colocá-los em potinhos vedados e identificados. A vedação é importante para manter a qualidade do tempo.

Como resultado, ficará ainda mais fácil preparar as refeições e sua cozinha ficará muito mais organizada.

 

Veja ainda: Horta na cozinha – aprenda a decorar com temperos e hortaliças!

 

Travessa na vertical

 

Por fim, ninguém merece ficar tirando uma travessa de dentro da outra quando quer pegar a forma média, não é mesmo? Então, está na hora de começar a organizá-las na vertical. Além de ficar mais fácil de pegar e guardar, você terá um armário da cozinha organizado e super funcional!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes