Se tem um item que é indispensável em qualquer banheiro, é a toalha. Afinal, mesmo que você tenha o hábito de pendurar a toalha de banho no varal, com certeza ficará uma toalha de rosto ao lado da pia. Por isso, é super importantes usarmos este item essencial a favor da decoração.

Como resultado, preparamos um artigo completo de como escolher a toalha certa para decorar seu banheiro e ainda como usá-la ara compor o espaço. Quer mais? Também trouxemos várias imagens para você se inspirar e copiar no seu banheiro ou lavabo.


Combine com o revestimento


Parede cinza.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Se o seu planejamento de decoração inclui uma parede de destaque colorida, não queira roubar a atenção com uma toalha destoante. Por isso, aposte em cores neutras de toalha ou que sejam da mesma cor da parede destacada. Assim, o ambiente ficará harmônico e você não irá tirar a atenção da parede colorida.


  • Aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

O que fazer com mais de uma toalha


Toalhas verdes.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Principalmente quem mora em apartamento pequeno vive com o dilema de ter que diferenciar as toalhas. Afinal, geralmente há apenas um banheiro na casa e este é compartilhado com um ou mais moradores. Neste caso, aposte em uma única paleta de cores. E para deixar o ambiente com um visual agradável, o ideal é que todas as toalhas sejam da mesma cor, mas em tons diferentes.

Mas, se mesmo assim você tiver medo de que alguém acabe usando a sua toalha, aposte no trabalho artesanal. Algumas lojas que vendem artigos de cama, mesa e banho já bordam os nomes das toalhas. Como resultado, você terá um item exclusivo decorando seu banheiro.


Você também pode gostar:


Toalhas destacadas


Três toalhas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Por outro lado, se você tem um banheiro feito com revestimentos neutros, você pode usar a toalha para garantir um toque de cor e personalidade ao ambiente. Neste caso, invista em cores marcantes ou modelos com desenhos, bordados e estampas.

Porém, é preciso ter cuidado. Esses modelos costumam ser enjoativos. Por isso, tenha um cartela de toalhas com cores variadas. Assim, diferentes combinações podem dar a sensação de descontração e contraste com o fundo mais claro.

Além disso, a decoração estará em constante transformação sem que haja necessidade de uma reforma.


  • Depois, veja também: Spa caseiro – 11 truques para transformar seu banheiro em um spa em casa!

Para cada humor uma toalha


Toalha preta e branca.
Fonte: Reprodução/Pinterest


O estilo de um objeto diz muito sobre a personalidade dos moradores. Porém, quando trata-se de toalhas isso pode dizer muito mais do que sobre a personalidade mas também sobre o estado de humor. Quer um exemplo?

Se você chegar em uma casa e encontrar um banheiro com toalhas estampadas de flores rosas, é quase automático já associarmos esta imagem a um estilo romântico.

De acordo com a arquiteta Lívia à Revista Casa e Jardim: “Se você quer um ar mais moderno, selecione estampas geométricas e minimalistas; se você quer um ar mais romântico, as floridas e bordadas são clássicas e ideais para isso”.



Quando usar um clássico



Toalhas brancas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Toalhas brancas são sinônimo de elegância e charme. Além disso, representam uma decoração clássica que nunca sai de moda. Porém, só devem ser utilizadas em banheiros que já possuem muitos artigos decorativos.

Caso contrário, ela irá sumir em meio a grande quantidade de informação e não vai fazer o papel de toque minimalista. Portanto, se o revestimento do banheiro ou lavabo for de cores marcantes ou revestidos de madeira, por exemplo, invista na toalha branca, sem medo!

Por outro lado, existem outras cores que também cumprem essa função que são o off white e o cinza. Assim, você terá a liberdade de alternar entre as escolhas e manter o mesmo estilo na decoração.


  • Não perca nosso especial sobre Ofurô de Madeira. São várias fotos e dicas de decoração e cuidado!

Decore com toalha


Por fim, separamos uma galeria com formas para você usar a toalha na decoração tanto do banheiro quanto do lavabo.


Toalha branca


Apesar de grande parte do revestimento ser branco, os detalhes pretos chamam a atenção. Não só nos detalhes, mas também no azulejo e no armário. Por isso, a toalha branca ainda ganha destaque neste espaço. Principalmente por estar em uma parede cinza clara.


Banheiro preto e branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Além da cor da toalha, existem formas inovadoras, diferentes e super criativas para guardar as toalhas que ainda não estão em uso. Além de servirem de decoração, isso ajuda a desocupar um bom espaço no armário do banheiro ou do quarto. Neste caso, o nicho redondo de madeira foi a grande atração. Ali é possível colocar as toalhas, um infusor para dar um cheirinho no ambiente e até um cacto.


Nicho de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Você também pode gostar:


Cinzas


Outro objeto que pode ajudar na organização deste espaço são as cestas. Elas podem ser colocadas na bancada da pia, em uma prateleira ou até mesmo em cima da caixinha da descarga. O modelo aramado imprime um estilo industrial e minimalista ao mesmo tempo.


Cesto para banheiro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

As toalhas são utensílios bonitos, mesmo na versão mais básica. Por isso, não há necessidade de guardá-las dentro de um armário. Outra ideia é deixá-las expostas nas prateleiras, apenas dobradas. Isso evita também que você esqueça a toalha no quarto e precise pedir para alguém buscar ou sair correndo toda molhada pela casa.


Lavabo.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Quando os revestimentos do banheiro são cores neutras, fica muito mais fácil achar uma toalha que combine. Por exemplo, esta toalha pendurada é branca e possui dois tons de cinza. Porém, combina perfeitamente com o armário e a pia do banheiro duplo. Como resultado, o espaço fica ainda agradável e aconchegante.


Pia dupla.
Fonte: Reprodução/Pinterest


Cabideiros


Se você quer um toque diferente no seu banheiro, aposte em cabideiros diferenciados. Este, por exemplo, é integrado ao armário. Como resultado, a parede fica clean, você evita furações na parede e ainda fica super prático e delicado.


Gabinete branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Outra opção, também integrada ao armário é pendurar uma espécie de gancho. Além disso, você também pode reutilizar algum material resistente que você tem em casa.


Gancho para toalha.
Fonte: Reprodução/Pinterest


Coloridas


Principalmente quando trata-se de um banheiro infantil, as cores marcantes chamam atenção. Neste caso, é possível brincar com várias delas de forma consciente e planejada. Por outro lado, quanto mais cores houver no revestimento, mais fácil será esta combinação.


Banheiro infantil.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Esta com medo de colocar toalhas coloridas no banheiro e virar um verdadeiro carnaval? Não se preocupe! Aposte em estampas iguais mas de cores diferentes. Além disso, outra ideia é apostas em toalhas de bases neutras e apenas os detalhes coloridos. Isso deixará o espaço discreto mas com um toque de vivacidade.


Quatro toalhas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Você sabia que as toalhas de banho e de rosto não precisam combinar. Pois é! Mas é claro que tudo precisa ser feito com cautela. Afinal, combinar um roxo com um amarelo talvez não dê muito certo. Porém, neste caso, as toalhas de rosto são azul e laranja. Por outro lado, a toalha de banho é listrada branca e azul.


Banheiro colorido.
Fonte: Reprodução/Pinterest

Veja também:


Vídeos


Por fim, separamos uma série de vídeos sobre toalhas. Tem inspirações e formas diferentes de dobrá-las, que irá ajudar a criar uma decoração ainda mais bonita, dicas de como deixá-las sempre macias e também como decorá-las.