30 Benefícios do Mel para a Saúde: descubra todo o poder desse superalimento!

Além de aumentar a imunidade, o Mel age no organismo, a fim de contribuir com a manutenção da boa saúde, ajudar na recuperação de doenças e muito mais, incluindo benefícios para pele e cabelos. Confira!

- Continue depois da Publicidade -

Não é de hoje que o mel de abelha é um dos ingredientes mais comentados quando o assunto é alimentos que fazem bem para a saúde. Mas, você sabe o porquê desta fama do mel? E os motivos pelos quais fazem dele um alimento 100% natural e super saudável? Fique por aqui e conheça benefícios do mel para a saúde!

Primeiramente, é importante sabermos quais são as propriedades nutricionais do mel de abelha.

Afinal, são elas que agem no organismo, a fim de contribuir com a manutenção da boa saúde, ajudar na recuperação de doenças, entre outros benefícios.

 

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor obre  Saúde, Pandemia, Imunidade, Dicas Naturais para a Saúde e muito mais,  direto em seu smartphone. Então, para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

Tabela Nutricional do Mel

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Tabela Nutricional do Mel (1 colher de sopa) % VD (*)
Calorias (valor energético) 46,35 kcal 2,32%
Carboidratos líquidos 12,27 g
Carboidratos 12,30 g 4,10%
Proteínas 0,00 g 0,00%
Gorduras totais 0,00 g 0,00%
Gorduras saturadas 0,00 g 0,00%
Fibra alimentar 0,03 g 0,12%
Sódio 0,90 mg 0,04%
(*) % Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. Fonte: Programa Banco de Alimentos

 

 

De acordo com a nutricionista da USP e doutora em alimentos pela Unicamp, Daniela Pane, o mel de abelha tem em sua composição:

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Vitaminas;
  • Carotenoides;
  • Antocianinas;
  • Flavonas, etc.

 

Importante: vale ressaltar que a tabela nutricional, além dos benefícios que conheceremos a seguir, são referentes ao mel de abelha, certo? Isso porque há outros tipos de mel – um assunto que fica para o próximo artigo…

 

 

- Continue depois da Publicidade -

30 Benefícios do Mel de abelha: não deixe de conhecer!

 

O mel de abelha se trata de uma substância nutritiva. Ela deriva do néctar processado pelas enzimas digestivas das abelhas operárias. Assim, elas armazenam essa secreção forma de favos, no interior da colmeia. Em seguida, é mel é sintetizado e serve de alimento para toda a colônia.

Agora vamos conhecer seus principais benefícios para a saúde!

 

 

1 – Melhora o funcionamento do intestino

 

Além dos nutrientes mencionados na tabela, o mel é rico em probióticos, que protegem a flora intestinal. Destacamos ainda que ajuda a evitar a terrível prisão de ventre, ao melhorar o funcionamento do intestino (mas sem provocar diarreia).

 

 

  • Saiba mais em Probióticos – Descubra o que são, as fontes naturais e os benefícios. Além de Kefir – O que é, quais os benefícios e como fazer esse probiótico milenar. E ainda kombucha e o kimchi, que também são probióticos naturais.

 

 

2 – Ajuda a reduzir o estresse

 

O mel participa da síntese da serotonina – que é o principal neurotransmissor pela sensação de bem-estar. Assim, contribui também para diminuir os sintomas do estresse, que vão desde a ansiedade até a depressão.

 

 

 

 

3 – Benefícios do mel para a infecção urinária

 

Alguns estudos da Associação Catarinense de Medicina apontam que muitas bactérias presentes na infecção urinária são sensíveis à ação bactericida do mel. Assim, este alimento ajuda a evitar que tais bactérias se proliferem, contribuindo com a cura do processo infeccioso.

 

4 – Deixa pele mais bonita

 

Mais um dos benefícios do mel é evitar que a pele resseque, assim, contribuindo para uma cútis viçosa e jovial. Além disso, o mel tem ação antioxidante, que previne o envelhecimento precoce ao mesmo tempo em que regula a oleosidade, evitando acnes.

 

5 – O mel faz bem para os cabelos

 

De acordo com o Naturally Curly, o mel é eficaz no tratamento de caspa, ressecamento e queda de cabelos.

 

 

6 – Bom para o coração

 

O mel é fonte de flavonóides. Estes compostos ajudam a reduzir o colesterol ruim – o chamado LDL. Isso porque também ajuda na boa circulação sanguínea, o que evita formação placas nas artérias.

O mel também reduz a produção da proteína C-reativa, que é responsável por muitos problemas cardíacos.

 

7 – Ajuda a dormir e melhorar a qualidade do sono

 

Ao estimular a síntese da serotonina no organismo, também contribui para evitar a insônia e melhora a qualidade do sono.

 

8 – Mel como substituto do açúcar

 

O mel pode substituir o açúcar refinado. Isso porque o mel é um alimento natural e não apresenta as desvantagens do açúcar refinado como, por exemplo:

  • Cáries nos dentes;
  • Aumento de peso;
  • Diabetes;
  • Problemas estomacais, entre outros.

 

9 – Benefícios do Mel para a digestão

 

O mel equilibra o pH do estômago. Assim, ajuda a controlar a acidez – o que colabora para uma boa digestão dos alimentos.

 

10 – Ajuda na prevenção do câncer

 

Devido às propriedades antioxidantes, o mel evita os radicais livres, que são alguns dos responsáveis pelo desenvolvimento de células cancerosas no organismo.

Além disso, o mel contém polifenóis, que protegem as células.

 

11 – Dá energia

 

O mel é uma poderosa fonte de energia, pois tem alto teor de glicose. Assim, é excelente para nos dar mais pique para atividades do dia a dia e, até mesmo, em práticas esportivas.

Isso porque o alimento é fonte de carboidratos, o que fornece energia ao organismo de forma instantânea.

 

 

 

 

12 – Benefícios do Mel para cicatrizar a pele

 

O mel acelera a cicatrização da pele. Por exemplo, ajuda na regeneração de lesões causadas por traumas, escoriações, queimaduras. Isso porque libera peróxido de hidrogênio.

 

13 – Fortalece a imunidade

 

Fonte rica de minerais e antioxidantes e vários minerais, aumenta a nossa imunidade como um todo.

Assim, nos mantém protegidos contra diversas doenças.

 

14 – Ajuda no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares

 

Diversos estudos mostram que o mel é capaz de combater bactérias e outros organismos responsáveis por doenças que atingem as vias respiratórias e pulmonares.

Por exemplo, o alimento ajuda no tratamento de:

  • Sinusites ocasionadas pela Haemophilus influenzae;
  • Tuberculose (bactéria: Mycobacterium tuberculosis);
  • Além disso, Pneumonias, que são causadas pelas bactérias Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae.

 

15 – Alivia a tosse

 

Um dos principais e mais conhecidos benefícios do mel, o alimento é usado há anos para tratar a tosse. Isso porque ele lubrifica a garganta. Além disso, ajuda na expectoração.

 

 

 

 

16 – Benefícios do Mel no tratamento de alergias

 

Por conter propriedades antiinflamatórias, o mel é um aliado para tratar alergias em geral. Por exemplo, é excelente para alergias respiratórias causadas por poluição ou agentes externos, como ácaros.

 

Você também pode gostar!

17 – Ajuda na perda de peso

 

Ao substituir o açúcar, o mel contribui com a perda de peso. Além disso, ajuda no metabolismo, reduzindo assim as probabilidades de ganho de peso.

Por outro lado, também deve ser usado com moderação. Isso porque o mel de abelha não é isento de calorias, embora tenha menor valor calórico do que o açúcar refinado.

Veja:

  • 1 colher rasa de sopa de açúcar: 95 calorias, em média.
  • 1 colhe de sopa de mel de abelha: 46 calorias, em média.

 

18 – Estimula a memória

 

Por ser rico em antioxidantes, também atua nas células cerebrais. Dessa forma, estimula funções cognitivas, como a memória.

Além disso, o mel ajuda na absorção de cálcio – um mineral fundamental para a boa saúde do sistema nervoso.

 

 

 

19 – Contribui com o tratamento da herpes

 

O mel contém uma enzima chamada de glicose oxidase. Dessa forma, ele ajuda a limpar as secreções produzidas pela doença.

 

20 – Traz alívio de dores estomacais

 

O mel de abelha possui propriedades capazes de proteger a mucosa gástrica, além de ter ação antiinflamatória – o que auxilia no tratamento de doenças e desconfortos no estômago.

 

21 – Previne a osteoporose

 

O mel participa ativamente da absorção de cálcio pelo organismo. Assim, sendo um excelente aliado na prevenção da osteoporose.

 

22 – Evita a ferropriva

 

Por conter ferro e participar da absorção deste nutriente pelo organismo, o mel evita a ferropriva – anemia por falta de ferro e que pode se tornar bastante grave.

 

23 –Ajuda no tratamento de doenças oculares

 

Um dos benefícios do mel que poucos conhecem! Segundo estudos, o mel é um aliado no tratamento de doenças oculares. Por exemplo, a catarata e inflamação das córneas.

 

25 – Mel combate a rouquidão

 

O mel de abelha lubrifica as cordas vocais e trata inflamações. Assim,  é um dos melhores remédios naturais para combater a rouquidão.

No caso, seja a rouquidão causada por problemas inflamatórios ou por forçar as cordas vocais, como por exemplo, para pessoas que cantam.

 

 

 

 

26 – Suporte para fase pós-cirúrgica

 

Com suas propriedades antimicrobianas, o mel de abelha ajuda a afastar riscos de agressões externas em processos pós-cirúrgicos e pós-operatórios.

Assim, protege efeitos colaterais nessas situações, que podem atrapalhar a recuperação de quem passou por uma cirurgia.

 

 

27 – Benefícios do mel para eliminar toxinas

 

Dá uma ajuda incrível na eliminação de toxinas. Assim, contribui para eliminar a retenção de líquidos e reduz inchaços e trata a celulite.

Isso porque o mel de abelha ajuda a estimular a drenagem corporal.

 

28 – Bom para quem sofre de pressão alta

 

Por ter antioxidante, o mel é um aliado, também, para controlar a pressão alta, ajudando a reduzi-la.

Além disso, contém potássio – um mineral potente para regular a pressão arterial.

 

29 – Melhora os níveis do colesterol

 

O mel ajuda a reduzir o colesterol considerado ruim, ou seja, o LDL. Enquanto isso, aumenta o colesterol bom, o HDL.

 

30 – O mel Alivia a dor de garganta

 

O mel lubrifica a garganta, assim, reduz a dor e a sensação de secura e “aspereza”. Além disso, também ajuda a reduzir processos inflamatórios nessa região.

 

 

Como consumir o mel?

 

 

De acordo com a nutricionista Daniela Pane, 1 colher de sobremesa ao dia já é suficiente para usufruir dos benefícios no mel de abelha.

No entanto, para pessoas que não tem diabetes, por exemplo, esta quantidade pode aumentar até 2 colheres de sopa por dia, segundo Daniela Pane.

 

 

 

 

Mas, o mel de abelha tem contraindicações?

 

 

De acordo com Daniela Pane, algumas situações requerem atenção em relação ao consumo do mel.

Por exemplo, pessoas que têm diabetes devem consultar um especialista. No caso, ele irá orientar se é possível consumir este alimento. E o mais importante: em quais quantidades.

Além disso, para a nutricionista e doutora em alimentos, o consumo em excesso pode causar diarreia.

Também, com o tempo aumentar a glicemia no sangue. Portanto, é sempre recomendável consultar um profissional, ao usar o mel de abelha mais do que o recomendado, certo?

 

 

Afinal, quais são os benefícios do mel para a beleza?

 

 

mel

 

 

Além da saúde, o mel é conhecido, também, por ajudar na beleza. Por exemplo, é um ingrediente bastante usada na indústria cosmética.

Também, é presença constante nas receitinhas caseiras para a beleza, juntamente com outros ingredientes. Por exemplo, o mel de abelha é usado para:

  • Hidratar e fortalecer os cabelos;
  • Ajudar na esfoliação caseira da pele;
  • Além disso, hidratação da pele;
  • Reduzir olheiras e bolsas;
  • Evitar que os lábios ressequem;
  • Limpar a pele do rosto, etc.

No entanto, neste caso, é preciso saber usar o ingrediente, certo? Não perca, então, as dicas e alertas aqui, no Fashion Bubbles, sobre os cuidados com as receitas caseiras.

 

 

Com informações da Associação Catarinense de Medicina, Naturally Curly, Uol, Programa Banco de Alimentos

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes