Você sabia que o BBB nos Estados Unidos é semanal, e o sucesso não é tão arrebatador como no Brasil? Já por aqui, a Globo fatura milhões com grandes marcas patrocinando festas e provas mais engenhosas possíveis (ou nem tanto).

Contudo, a Globo entendeu que para o BBB “lucrar” no Brasil, ele teria que ter uma dinâmica diária. Isso porque, o público que já acompanha a novela (diária) das nove, teria um gancho para assistir ao reality na sequência.

Assim sendo, além das dinâmicas, provas e tudo mais, o BBB “precisa” de uma “historinha”. De preferência, que essa história tenha um “vilão” e um “mocinho”. Historicamente, no Big Brother, o vilão é sempre aquele que quer jogar e mirar em alguém ao Paredão, junto com seus aliados.

De maneira idêntica, o mocinho (a) é aquele que é o alvo, e além disso fica desencaixado nos demais grupos e acaba “injustiçado”. Além disso, ainda existe outros personagens que sempre estão presentes no BBB: “aquele que só dorme”, “o que não sai da academia”, “o azarado”, “os casais” e o “engraçado”. De preferência, cada participante deve ficar com um “personagem”, para não confundir o público. Que é o mesmo público da novela.

E essa é a fórmula básica do BBB, para se aproximar ao máximo de uma estrutura de novela. Nessa temporada de 2022, Arthur Aguiar foi “acolhido” pelo público como o “preferido”, o “mocinho”.

Quem é Arthur Aguiar “na fila do pão” do BBB?

BBB, Arthur Aguiar, Maira Cardi
Arthur Aguiar ganhou apelido do pãozinho, no BBB. Fonte; Reprodução/Globoplay

Existe uma gíria no “mundo gay” que é: “quem é ela na fila do pão?”. Essa gíria serve para julgar determinada pessoa e coloca-la em seu devido lugar.

No BBB 22, Arthur Aguiar é o protagonista “na fila do pão”. O ator fez parte do trio que entrou depois de todos na casa. Esse ano, a produção foi liberando o elenco aos poucos. Primeiro entraram apenas os pipocas. Na sequência, entraram alguns camarotes. Por último, chegaram, Arthur Aguiar, Jade Picon e Linn da Quebrada.

Isso aconteceu, pois os três integrantes do camarote pegaram Covid-19. Assim sendo, a direção do BBB preferiu seguir à risca os protocolos da Globo.

Assim que Arthur Aguiar chegou na casa, ele logo virou alvo de alguns grupinhos. Por sorte, o ator acabou ganhando uma imunidade e se livrou do primeiro Paredão. Mas não conseguiu escapar de outros 6.

Treta com Jade

BBB 22, Big Fone, Arthur Aguiar
Sem titubear, Jade Picon convocou Arthur Aguiar para disputar o Paredão. Fonte: Reprodução/Globoplay

Sabendo que era alvo de algumas pessoas, Arthur Aguiar, lá no início do BBB, combinou com Jade de “trocar” o anjo (imunidade) caso um deles ganhasse a dinâmica.

Acontece que nesse meio tempo, Jade ganhou a liderança. Arthur ficou triste, pois sabia que seu paredão estava próximo. Assim como aconteceu outras vezes, naquela hora, o ator ficou tão triste que nem comemorou com a digital influencer.

Jade percebeu, e classificou Arthur Aguiar como “interesseiro”. O ator pediu desculpas, mas o ranço da sister pelo ator já estava adquirido. Jade não o perdoou. Criou-se uma disputa. E essa disputa foi interessante para o jogo por algumas semanas.

Assim que teve outra oportunidade, Jade colocou Arthur Aguiar novamente no Paredão. Enquanto isso, o quarto lollipop foi ganhando repúdio do público. Isso pelo motivo que, seus componentes eram os únicos que conseguiam se organizar para mandar pessoas ao Paredão.

Assim sendo, Jade acumulou mais antipatias do público. Uma por fazer parte do lollipop e oura por dizer que tinha perdoado Arthur, só que no fundo, não.

Até que veio o grande Paredão da temporada: “Arthur versus Jade Picon”. E a digital influencer se deu mal. Saiu do reality com 84,93%.

Arthur Aguiar é egoísta?

BBB, Carnaval, DG, P.A, Arthur Aguiar
Arthur Aguiar dormiu bastante no BBB 22. Fonte: Reprodução/Globoplay

Uma dúvida que paira no ar é: Arthur sacou que é protagonista da temporada? Recentemente, o ator disse durante uma Prova de Resistência, que sentiu seu favoritismo do público no Paredão com Jade.

Todavia, todos nós sabemos que em uma “novela”, o mocinho só dá resultado, com um bom vilão. Sem Jade e Laís no BBB, quem seriam os vilões da “história de Arthur”?

Foi nesse momento que o ator começou a colocar as situações do jogo “contra ele”. Arthur reclamou de tudo e de todos, mas jogando sempre e armando planos para eliminar seus adversários.

Até que veio o Paredão Falso. Dentro do BBB, Arthur deixou claro que não gostaria de participar desse tipo de dinâmica. Mas não teve jeito, o seus fãs o colocaram lá.

Arthur sentiu que Douglas e Scooby não ficaram muito tristes com sua “falsa partida”. Assim que voltou colocou os pingos nos is. “Como assim, vocês não choraram igual o P.A, com a minha saída?”

Foi então que sua amizade com o “grupo do centrão” (também chamados de Grupo Disney) começou azedar. E Arthur achou “novos vilões para sua história”.

Melhor que isso, Arthur achou motivos para mandar todos para o Paredão e “indicar” para sua torcida a saída de cada um que lhe causou um desafeto. E conseguiu. Até agora, Gustavo e Scooby já deixaram o confinamento.

Arthur um bom jogador

BBB 22, Prova do Anjo, Monstro
Arthur foi o brother que mais ganhou a Prova do Anjo da temporada. Fonte: Reprodução/Globoplay

Uma coisa que não podemos negar no BBB, é que Arthur Aguiar é um bom jogador. Nas provas de resistências ele vai até o seu limite.

Ademais, ele reúne as características de um bom personagem de BBB: é competitivo, articulador e ligado no jogo.

Talvez o que falta em Arthur Aguiar é: um pouco mais carisma. O ator vive com a cara fechada, não aceita qualquer tipo de brincadeira e não leva as situações na esportiva. Se ganhar ganhou ou se perder perdeu.

Por exemplo, na última Prova de Resistência, Arthur ficou mais de 19 horas na dinâmica. Só na disputa direta com P.A foram quase 6 horas.

Assim que ele perdeu a dinâmica, a tristeza foi demais. Está certo, é muito chato perder uma prova, um carro e uma vaga na final. No entanto, ele perdeu isso para um amigo. Aliás, o único amigo que chorou na sua falsa eliminação.

Será que não é possível ter o mínimo de alegria e empatia? Para Arthur Aguiar, não. E esse drama perdurou mais um dia inteiro.

Arthur merece ganhar?

Arthur Aguiar deve ser o ganhador do R$ 1,5 milhão. Fonte: Reprodução/Globoplay

Sabemos que o BBB é diferente da vida real e do termo “reality show”, ele está mais para “show” do que para “realidade”.

Na vida real nós não mandamos pessoas ao Paredão, com chances de eliminação. De maneira idêntica, na vida real nós não determinamos que vai para Xepa ou para o VIP. Tampouco escolhemos que ficará de castigo no monstro ou aqueles que terão um almoço especial.

Mas e se tivéssemos esse poder? Será que seríamos justos? Será que conseguiríamos ter a tal da “empatia”? Seriamos verdadeiros com nossos desejos? Ou comeríamos o pão que o diabo amassou o tempo todo.

Arthur foi um bom jogador e um bom personagem. No entanto, algumas atitudes suas seriam suficientes para tirar o prêmio de qualquer outro participante em outra temporada.

Mas, nessa edição, a torcida organizada tem mais força do que os meros expectadores que só assistem o programa e vota uma ou duas vezes no Gshow. E a pior parte disso: a maioria dessa torcida organizada vota com a “força do ódio”.

Mais show, menos realidade

Arthur Aguiar fez aniversário no BBB. Fonte: Reprodução/Globoplay

Novamente, o Big Brother Brasil é muito mais show do que realidade. A maior prova disso é que todos que foram eliminados dessa edição estão “bem na fita”. Natália, por exemplo, virou destaque no carnaval, Eslovênia foi a um jantar chickérrimo com o embaixador da Eslovênia no Brasil. Vyni já tem milhões de seguidores nas redes sociais e já deu um UP no visual, além de anunciar sua mudança para SP.

Será que precisa chorar tanto para ganhar o BBB e largar de mão o espírito esportivo?

Para mim, o mais legal de Arthur Aguiar foi o seu apelido de “pãozinho”. Isso porque, sua esposa é coach de emagrecimento e pão não faz parte de seu cardápio cotidiano. No BBB, Arthur teve que se virar com pão e ovos. E conseguiu.

A “padaria” (fanbase) do Arthur é muito mais engajada e (histérica) que o brother no reality. E nasceram um para o outro.

Por fim, dará tudo certo para Arthur Aguiar e os outros participantes da edição. Amém.

*As opiniões expressas nesse texto não, necessariamente, condizem com as ideias dos responsáveis pelo site.

  • Logo depois, nos siga no Google News e acompanhe as novidades do Big Brother Brasil 22 direto do seu smartphone. Basta clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Enquanto isso, veja o que os comentaristas do UOL falam sobre os desdobramentos da reta final do BBB 22: