Jardim de inverno: saiba o que é e aprenda a decorar o seu

Saiba o que é um jardim de inverno, quais os benefícios, como decorar e ainda veja fotos para espaço pequeno, na sala e embaixo da escada

- Continue depois da Publicidade -

Para quem não tem muito espaço na área externa, o jardim de inverno é uma excelente opção para cultivar plantas dentro de casa. Seja na sala de estar, no quarto, no banheiro e até embaixo da escada, ter um cantinho verde oferece diversos benefícios para a decoração e para a saúde.

Então, se você quer saber quais são as vantagens de ter um jardim de inverno, como montar e decorar, continue lendo. Além disso, trouxemos várias inspirações para você copiar!

 

 

Para que serve um jardim de inverno

 

Parede preta e escada branca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Ter um jardim de inverno em casa pode trazer diversos benefícios. Em primeiro lugar, é claro que a decoração fica com muito mais cor e vida. Além disso, o frescor das plantas melhoram nossa qualidade de vida. E, você sabia que existem algumas espécies que purificam o ar?

Isso é porque elas absorvem toxicas ruins do ambiente. Outro benefício de ter uma espaço para as plantas dentro de casa é que elas atraem boas energias.

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Saiba quais objetos trazem boas energias e quais afastam! Além disso, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News!

 

 

Como fazer um jardim de inverno simples

 

- Continue depois da Publicidade -

Jardim de inverno com cactos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

O primeiro passo na construção de um jardim de inverno é escolher um cantinho da casa. Pode ser na sala, no banheiro, e até embaixo da escada. Depois de definir o local, está na hora de escolher quais espécies ocuparão o espaço.

Esta é uma das etapas mais importantes!  Afinal, você precisa escolher uma planta que se adapte ao ambiente que você quer montar o seu jardim. Por exemplo, se no espaço não bate sol, procure por espécies que vivem bem na sombra.

Outro quesito importante antes de sair comprar dezenas de plantas é pensar na sua disponibilidade para o cuidado. Algumas delas precisam de cuidados diários. Mas, se mesmo sem ter muito tempo você ainda quer um jardim de inverno, aposte nos cactos e nas suculentas.

 

 

 

Como decorar jardim de inverno

 

 

Jardim de inverno de vidro.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

As plantas por si só já servem como decoração de um ambiente. Porém, quando trata-se de um jardim de inverno, vale a pena acrescentar alguns artigos decorativos para chamar atenção.

As pedras são as que mais chamam atenção na decoração. São diferentes cores, tamanhos e materiais que você pode escolher. Além disso, você consegue criar desenhos lindos no chão usando modelos diferentes.

Por outro lado, em lojas de jardinagem é possível encontrar esculturas, artesanatos e vasos diferentes para compor a decoração do jardim de inverno.

Na parede, alguns revestimentos mais rústicos são bem-vindos. E por que não ampliar o jardim de inverno para as paredes e formas também um jardim vertical em um pallet?

 

  • Não perca nosso especial sobre pallet! São diversos modelos de móveis para sala, quarto, varanda e jardim!

 

 

Jardim de inverno na sala

 

 

A sala é, definitivamente, o local preferido do brasileiro para se ter um jardim de inverno. Isso porque o ambiente pede uma decoração mais alegre e rebuscada. Além disso, o espaço a céu aberto do exemplo a seguir oferece o benefício de ter mais entrada de luz no cômodo.

 

 

Samambaias suspensas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

 

Não há um padrão de tamanhos para as plantas de um jardim de inverno. Tudo vai depender do gosto dos moradores e do espaço disponível.

 

 

Três vasos de plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Esta pequena varanda criada no meio da casa serve também como um lugar para relaxar e esquecer os problemas do dia a dia. Quem sabe até integrar com um cantinho da leitura ou um espaço para meditar.

 

 

Plantas no chão e suspensas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

 

Pensar na disposição dos vasos no jardim de inverno é muito importante. Afinal, a visibilidade de um ambiente é mensurada por sua organização.

 

 

Você também pode gostar!
Jardim pequeno com três vasos.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Outros cômodos

 

 

Se você tem um cômodo com espaço sobrando, independente de onde ele seja, dá para fazer um jardim de inverno. Neste caso, foi feito dentro de um closet masculino!

 

 

Plantas no chão do closet.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Parece estranho ter um jardim de inverno dentro do quarto. Porém, pensar que ele pode ser um corredor de ligação entre o quarto e a varanda, por exemplo, causa uma sensação muito mais satisfatória.

 

 

Quarto com corredor.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Principalmente em áreas de lazer com piscina, o uso do jardim de inverno na entrada do banheiro tem trago diversos benefícios. Um deles é evitar que o cômodo fique ainda mais molhado.

 

 

Entrada do banheiro com plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

  • Confira: Piscina pequena – 12 decorações para transformar seu quintal em área de lazer!

 

Além disso, o caminho fica muito mais bonito e decorado. Principalmente pela dificuldade de decorar um corredor.

 

 

Corredor decorado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Jardim de inverno pequeno

 

Mesmo quem tem poucos metros quadrados disponíveis pode ter um jardim de inverno. E ele ficará ainda mais charmoso com o uso de uma iluminação que destaque as plantas.

 

 

Jardim de inverno iluminado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Já pensou em ter o clima de um cachoeira no meio da sua casa? Com a fonte certa e algumas plantas, o que irá faltar são só os passarinhos cantando.

 

 

Fonte e plantas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por outro lado, se você já tiver em cada um cantinho que você usa para ler, meditar ou até fazer atividade física, por que não incrementar um jardim de inverno? Neste caso, o pergolado foi essencial para criar uma entrada de luz controlada no ambiente.

 

 

Espaço gramado com pergolado.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Para dar charme e facilitar o acesso até a parede com plantas, o uso de algumas ripas de madeira é muito importante.

 

 

Caminho de madeira.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Embaixo da escada

 

 

Para combinar com o estilo da decoração, este jardim de inverno embaixo da escada possui design minimalista.

 

 

Jardim de inverno embaixo da escada branca.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Desta forma, o espaço embaixo da escada que seria inutilizado em uma arquitetura comum, abriga vida por meio das plantas. Assim, o hall de entrada fica decorado com muito mais personalidade!

 

 

Plantas baixas.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Além disso, você sabia que quanto mais artigos naturais se tem em uma casa, mais aconchegante ela é? Então que tal juntar essa vontade com o estilo minimalista e criar uma decoração japandi?

 

 

Paredes de pedras.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Usar cores neutras em um ambiente aumenta a sensação de amplitude. Por isso, investir em plantas e outros itens decorativos é uma forma de dar cor e vida ao espaço.

 

 

Decoração em preto e branco.
Fonte: Reprodução/Pinterest

 

 

Por fim, veja também:

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes