Crochê moderno tendências 2021: Como as semanas de moda renovaram o material

As semanas de moda SS 21 valorizaram o artesanato. Dentre eles, o crochê é hit, já que encanta do ponto mais tradicional ao mais inovador.

  • 37
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

Você deve ter percebido que o crochê moderno foi destaque nas semanas de moda internacionais. Definitivamente as fashion weeks 2020 trouxeram novos ares. Isso porque as marcas olharam para dentro e investiram em releituras do artesanato.

A escolha do crochê como grande promessa para as próximas temporadas não é aleatória. Apesar de não ter origem definida, a técnica foi passada entre gerações, atingindo as mais diversas culturas.

Ou seja, é uma arte conectada a manifestações culturais. Além disso, representa a classe de artesãos que cada vez mais são valorizados na produção da moda.

 

Artesanato nas semanas de moda internacionais

 

Destacamos ainda que os trabalhos artesanais estão super em alta há alguns anos, como podemos perceber em Crochê – Tendências e permanecerão fortes. Aqui no Fashion Bubbles já fizemos especial de, shorts de crochetsapatos de crochê, blusas de tricô, bolsas de crochê, vestido de crochê , saias de crochê , decoração de crochê e até máscara de crochê!

- Continue depois da Publicidade -

Tem ainda artigos para iniciantes com crochê fácil e tricô fácil, com aulas e passo a passo, trazendo peças fáceis de fazer. Além de Crochê para vender – Ideias e receitas para lucrar com artesanato.

 

Milan Fashion Week

 

- Continue depois da Publicidade -

A semana italiana estava totalmente conectada com as origens. O propósito parecia ser olhar para trás para construir o futuro. Só para exemplificar,  a Salvatore Ferragamo apostou em um vestido curto, com gola alta todo em crochê. Ao mesmo tempo que fez releitura de uma modelagem frequente na década de 1960, a grife trouxe pontos de crochê moderno.

 

Modelo veste vestido curto em crochê e maxi bolsa
Salvatore Ferragamo MFW SS 21 – Fonte: Reprodução

 

A Valentino surpreendeu com a habilidade de interpretar estampas características em padronagens de crochê.

 

- Continue depois da Publicidade -

Detalhe de camisa em crochê padrão de flores
Valentino MFW SS 21 – Fonte: Reprodução

 

No entanto, o artesanato se destacou  nas peças monocromáticas todas trabalhadas na técnica. Afinal, as peças foram trabalhadas em diferentes pontos, criando não só padronagens, mas também densidades diferentes.

 

Detalhe blusa de crochê com manga comprida
Valentino MFW SS 21 – Fonte: Reprodução

 

Modelo usa vestido longo em crochê e maxi bolsa
Valentino MFW SS 21 – Fonte: Reprodução

 

Enquanto isso, a Dolce & Gabbana impactou com algumas peças em crochê feitas em pontos grandes e espaçados. Sobretudo porque criou padrões geométricos inovadores para o material.

 

Modelo usa casaco em crochê tons de azul e regata branca
Dolce & Gabbana MFW SS 21 – Fonte: Reprodução
Modelo veste maxi blusa em crochê tons de azul
Dolce & Gabbana MFW SS 21 – Fonte: Reprodução

 

Jill Sander apostou em uma padronagem delicada na qual os elementos se conectam por um fio. Como consequência a peça lembra a renda, só que mais pesada.

 

Modelo veste bolero em crochê preto e vestido branco
Jil Sander MFW SS 21 – Fonte: Reprodução

New York Fashion Week bem artesanal

 

Modelo vete chapéu de crochê
Anna Sui NYFW – Fonte: Reprodução

 

Sem dúvida, a semana de moda de Nova York surpreendeu unindo old e new evocando  Carpe Diem. Anna Sui, por exemplo, trouxe muita delicadeza em uma coleção vintage. Não apenas trouxe vestidos bem românticos, como também apostou em acessórios de crochê.

 

Modelos vestem chapéus de crochê e rótulo
Anna Sui NYFW- Fonte: Reprodução

 

Com toda certeza o chapéu com rótulo de suco deu o que falar. O conforto do material em contraste com a rigidez do rótulo é único. O resultado é o bucket hat bem jovial e colorido. Da mesma forma, a marca apostou em bolsas tricolor de crochê.

 

Modelo segura bolsa de crochê bege, laranja e preta.
Anna Sui NYFW – Fonte: Reprodução

 

A Eckhaus Latta optou por desfilar sua coleção em um terraço. Isso porque o ambiente era ao ar livre e ainda assim tinha pegada urbana. A marca conseguiu reinventar o crochê tradicional com modelagens super atuais.

 

Detalhe saia de crochê
Eckhaus Latta NYFS – Fonte: Reprodução

 

Se destacam as saias com barra evasê em patchwork de crochê. Além da modelagem, os diversos tamanhos das mandalas criam muito movimento. Elas remetem nossos tradicionais paninhos do material.  Saias de crochê com gráficos também criam resultado fantástico.

 

Modelo este blusa manga comprida com recortes e saia de crochê
Eckhaus Latta NYFS – Fonte: Reprodução
Você também pode gostar!
Modelo usa regata e saia de crochê branco
Eckhaus Latta NYFS – Fonte: Reprodução

 

Em contrapartida, a Ulla Johnson criou peças bem densas e coloridas com a técnica. Isso porque ela apostou em padronagens geométricas super expressivas e crochê moderno.

 

Modelo veste blusa de crochê padrão geométrico
Ulla Johnson NYFW – Fonte: Reprodução
Modelo usa conjunto de saia e blusa de crochê listrado
Ulla Johnson NYFW – Fonte: Reprodução

 

Os produtos são bem afetivos justamente porque são inteiros de crochê, da manga bufante às camadas de babado.

 

Modelo usa vestido curto de crochê padrões geométricos
Ulla Johnson NYFW – Fonte: Reprodução

 

Toque artesanal na Burberry

 

Na LFW, a Burberry adicionou sobreposições monocromáticas com o artesanato. As peças foram feitas com pontos bem próximos de modo que ficasse bem estruturada. Desse modo, as magas e o recorte criado se destacam.

 

Modelo usa chapéu pretoe bolero de crochê preto
Burberry LFW – Fonte: Reprodução

Artesanato e moda no Brasil

 

Passos do crochê brasileiro

 

Aqui no Brasil, apesar de ser muito presente no artesanato do interior, a arte tomou novas proporções.  Em virtude da Internet, pontos básicos e complexos circulam e nos inspiram.

Da decoração as peças de moda, o crochê tomou conta. No momento em que cuidar da casa é tão importante, tapetes e cachepôs são trabalhados com o artesanato. Assim, o lar fica todo aconchegante.

Bolsas e outros acessórios são a base perfeita para utilizar a técnica. No entanto, o boom dos biquínis de crochê a alguns anos atrás fixou o material na moda brasileira. Da mesma forma, bolsos e outros detalhes são apostas certeiras.

Em 2020, as máscaras de crochê deixaram um momento extremamente difícil mais leve e descontraído. Como resultado, inúmeros artesãos conseguiram se sustentar.

 

Crochê Moderno na SPFW

 

O uso do crochê por algumas marcas na SPFW 25 anos refletiu a importância do artesanato na moda brasileira. A Led trouxe o material para o ambiente bem urbano. As modelagens soltas das peças conecta de forma inusitada o streetwear e o artesanato brasileiro .

 

Modelo usa túnica branca de crochÊ
LED SPFW- Fonte: Reprodução

 

Modelo usa T-shirt preta em crochê
LED SPFW – Fonte: Reprodução

 

Já Victor Hugo Mattos trouxe uma coleção sofisticada apostando na estrutura das peças. A gola deste body, por exemplo, é uma obra de arte de fios e miçangas.

 

Modelo usa body com gola trabalhada em crochê e conchas
Victor Hugo Mattos SPFW – Fonte: Reprodução

 

É provável que muitas marcas apostem na arte em suas próximas coleções. Portanto, fique de olho para investir em peças incríveis. Se você já cria produtos usando crochê, aproveite estas dicas para da um up nas vendas.

 

Pontos com miçangas

 

Detalhe body crochê amarelo com miçangas
Victor Hugo Mattos SPFW – Fonte: Reprodução

 

Dentre tantas novidades e promessas do crochê, uma se destaca porque tem a carinha da brasileira. Os pontos com miçanga podem deixar a peça tanto sofisticada quanto transmitir a vibe litorânea que tanto amamos.

Alberta Ferreti é exemplo de como o crochê fica sofisticado e feminino até em peças bem amplas. A aplicação de pérolas não só traz brilho pra opacidade do material, como textua diferenciada.

 

Modelo desfila com blusa manga comprida de crochê e pérolas
Alberta Ferreti MFW – Fonte: Reprodução

 

Victor Hugo Mattos optou por sementes e búzios nas peças. Em virtude disso, a sensualidade da coleção criar raízes com o artesanato.

 

Modelu usa body amarelo de crochê com miçangas
Victor Hugo Mattos SPFW – Fonte: Reprodução

 

  • 37
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também