Virgil Abloh: morre o diretor criativo da Louis Vuitton. Entenda o legado!

Aos 41 anos de idade, Virgil Abloh, diretor criativo da Louis Vuitton e fundador da Off White, faleceu por conta de um câncer. Relembre a carreira do designer de moda

Fonte: Pinterest

Neste domingo (28), um post no Instagram anunciou a morte de Virgil Abloh, diretor criativo da maison Louis Vuitton. Aos 41 anos, o designer sofria de angiossarcoma cardíaco, uma manifestação rara de câncer no coração.

O falecimento foi anunciado em publicações nas redes sociais oficiais de Abloh e no perfil do LVHM, conglomerado que engloba a Louis Vuitton e a Off White, duas das grifes sob o comando do designer.

Conhecido por revolucionar o mundo da alta-costura ao aproximar o luxo do streetwear, Abloh foi a segunda pessoa negra à frente de uma grife de haute couture e trilhou uma luta pela igualdade no mundo da moda. Relembre o legado do designer!

 

O que aconteceu com Virgil Abloh?

 

Fonte: Pinterest Highs Nobiety

 

 

O designer tratava o câncer desde 2019, sem anunciar a doença para a mídia. De acordo com a publicação feita pelo conglomerado, Virgil Abloh faleceu no domingo, em um hospital em Houston.

 

 

“Por mais de 2 anos, Virgil lutou bravamente contra uma forma agressiva e rara de câncer, o angiossarcoma cardíaco. Ele escolheu travar essa batalha em particular desde seu diagnóstico em 2019, passando por diversos tratamentos desafiadores. E tudo isso enquanto continuava gerenciando e cuidando de instituições que incentivam a arte, a moda e a cultura”, escreveu a família do designer.

 

  • Enquanto isso, aproveite e nos siga no Google News para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

 

 

“Por todo esse tempo, sua ética profissional, a curiosidade infinita e o otimismo nunca falharam. Virgil era motivado por sua dedicação ao trabalho e sua missão de abrir portas para outras pessoas e construir o caminho para a igualdade na arte e no design”, diz a publicação do grupo LVMH.

#actampads1#

 

A notícia do falecimento foi anunciada apenas dois dias antes do desfile da coleção masculina de primavera da Louis Vuitton. Nesta terça-feira (30), o designer estaria em Miami para lançar o que, agora, será sua última coleção.

De acordo com a grife, o desfile vai continuar como programado. Assim, serão manifestadas as últimas homenagens ao trabalho de Abloh.

 

Qual foi o legado de Virgil Abloh?

 

O designer ao lado de Kanye West, sua primeira parceria no mundo da moda. Fonte: Pinterest Victor Moreira

 

  • Logo depois, aproveite SPFW 2021: 7 tendências que vão bombar

 

O designer nasceu em Illinois, nos Estados Unidos, filho de pais ganeses. Sua carreira no mundo fashion começou em 2009, ano em que se formou na faculdade e participou de um estágio na Fendi. Curiosamente, Abloh estava na mesma turma de Kanye West, rapper que lançou a carreira do designer.

Em 2010, West nomeou Virgil como diretor criativo da DONDA, sua agência de publicidade (mesmo nome do álbum lançado pelo artista em 2021). Um ano depois, ainda em parceria com Kanye, Virgil se tornou diretor artístico de “Watch The Throne”, o álbum colaborativo com Jay-Z.

 

Capa do álbum “Watch The Throne”, da parceria de Jay-Z e Kanye West e sob a direção artística de Abloh. Fonte: Pinterest Rolling Stone

 

Na mesma época, Virgil Abloh também se dedicou a sua própria empresa. Chamado de Pyrex Vision, o empreendimento foi uma butique de streetwear de alta-costura, comercializando roupas vintage da Ralph Lauren.

No entanto, a empresa funcionou durante apenas um ano. Desse modo, funcionou como uma experiência artística para o fashion designer.

 

Um flip book de 2012 da Pyrex Vision, primeiro empreendimento solo de Abloh. Fonte: Pinterest Bow and Arrow Collection

 

  • Confira ainda SPFW N 52: 3° dia de desfiles traz diversidade, moda genderless e muito crochê!

 

Por outro lado, sua primeira casa de moda veio em 2013, com a Off White. A grife teve sua sede em Milão, na Itália, e a coleção de estreia chegou em 2014, na Semana de Moda de Paris. Então, Abloh permaneceu como diretor criativo da marca até a ocasião de seu falecimento.

 

Primeira coleção de Virgil Abloh para sua própria label, a Off White. Fonte: Pinterest Freshness Mag

 

Fonte: Freshness Mag

 

  • Em seguida, veja também  SPFW 2021 N52: tudo o que aconteceu nos últimos dias de desfile!

 

Como Virgil Abloh começou a trabalhar na Louis Vuitton?

 

Em 25 de março de 2018, o designer foi nomeado diretor criativo de moda masculina da Louis Vuitton. Assim, ele substituiu Kim Jones e consolidou seu nome no mercado da moda. Afinal, foi a primeira pessoa de ascendência africana a liderar a grife.

 

Desfile de estreia de Virgil Abloh na Louis Vuitton. Fonte: Pinterest Bella Naija Style

 

O momento ficou marcado também porque Abloh não foi somente o primeiro homem negro à frente da Louis Vuitton. Além disso, ele foi também a segunda pessoa negra a assumir as rédeas de qualquer grife de luxo (ficando atrás apenas de Olivier Rousteing, da Balmain).

Dessa forma, marcou sua carreira como uma verdadeira luta pela igualdade.

 

Fonte: Pinterest Highs Nobiety

 

  • Logo depois, leia Carlinhos Maia comenta coleção: Vai ter Baška que nem farmácia. Veja entrevista!

 

A primeira coleção do designer foi apresentada na Men’s Fashion Week de 2018, desfile que aconteceu no Palais Royal, em Paris. Logo após o final do desfile, Abloh e Kanye West se abraçaram e choraram.

 

Virgil e Kanye West se abraçam e choram após primeiro desfile na Louis Vuitton. Fonte: Pinterest

 

O legado de Virgil Abloh foi além da sua luta pela diversidade no mundo fashion. Isso porque suas criações marcaram também o encontro do streetwear – as roupas clássicas das ruas – com a alta-costura.

Relembre o desfile de estreia na Louis Vuitton:

 

 

Em suas coleções, o designer trazia elementos do skate e do hip-hop, incorporando a cultura das ruas com as passarelas. Além disso, ele popularizou também peças “acessomórficas”, conhecidas como acessórios que se tornam roupas.

Confira abaixo a linha do tempo da vida pessoal e profissional do fashion designer:

 

 

 

Related Post

Conheça melhor o trabalho de Virgil Abloh

 

O designer lançou inúmeras coleções. Contudo, algumas criações se destacam como verdadeiras obras de arte saídas diretamente da imaginação de Abloh.

Em setembro de 2017, a coleção Primavera/Verão de 2018 da Off White destacou a modelo Naomi Campbell como it girl do desfile.

Nas passarelas, uma coleção ready to wear feminina destacou as silhuetas longas e esbeltas, com peças majoritariamente pretas e brancas. Assim, o objetivo era vestir a mulher moderna e poderosa.

 

Encerramento do desfile da coleção Primavera Verão da Off White, em 2018. Fonte: EPA-EFE/CAROLINE BLUMBERG

 

Abloh aproveitou também a sua coleção de Outono/Inverno de 2020 da Louis Vuitton para trazer elementos das ruas para o luxo das semanas de moda. Então, incorporou às suas criações símbolos do esporte tradicional americano.

 

Desfile da Louis Vuitton na Semana de Moda de Paris de 2019. Fonte: EPA-EFE/YOAN VALAT

 

Com peças fluidas e modernas, os modelos usavam capacetes de baseball e futebol americano. As peças foram combinadas não somente com os tecidos mais exagerados das roupas, mas também com símbolos que remetem ao streetwear.

 

Off White Fashion House Outono Inverno de 2020. Fonte: EPA-EFE/IAN LANGSDON

 

Além disso, com nomes de peso do cenário fashion atual, o desfile da coleção Outono/Inverno de 2020, da Off White, também chamou a atenção para o trabalho de Virgil Abloh.

Nas passarelas, models como as irmãs Hadid e Karlie Kloss exibiram uma coleção otimista e ousada. O amarelo e as estampas vichy complementaram os cortes modernos e futuristas da marca.

 

Fonte: EPA-EFE/IAN LANGSDON

 

 

Marcos Mion escolhe tênis de Virgil Abloh para usar em sua primeira entrevista no Encontro

 

O nome de Abloh ganhou destaque nas mídias brasileiras quando Marcon Mion, recém contratado como apresentador na Rede Globo, escolheu uma criação de luxo do designer para usar em sua primeira entrevista no Encontro com Fátima Bernardes.

 

O tênis desenhado por Virgil que foi o escolhido por Marcos Mion para usar no Encontro. Fonte: Instagram Sneakers do Mion

 

O modelo, chamado de “Louis Vuitton Virgil Abloh” é um tênis jeans avaliado em mais de R$5 mil.

 

“Hoje perdemos um gênio”, escreveu o apresentador nas redes sociais.

#actampads1#

 

 

“Ele ditou a moda como a conhecemos hoje. Revolucionou. Abriu pro streetwear e, principalmente, para a cultura negra no mundo todo”, complementou o apresentador.

#actampads1#

 

Mion assumiu o programa “Caldeirão”, desde que Luciano Huck foi contratado para comandar o “Domingão”.

 

Homenagens nas redes sociais

 

Logo após a notícia do falecimento de Abloh, diversos nomes de peso do universo fashion aproveitaram o Instagram para prestar suas últimas homenagens.

 

 

“Sua gentileza e generosidade deixaram uma marca eterna em cada vida que ele tocou – ele sempre fez todos se sentirem vistos e especiais. Ele deixará saudades e sempre será querido e celebrado por mim e por todas as pessoas e indústrias que foram sortudas o suficiente para trabalhar ao seu lado e conhecer a supernova que foi esse homem” – Gigi Hadid

 

 

“Ele foi alguém para todos. Esse foi o poder mágico que teve. Ele fez todo mundo com quem já cruzou se sentir especial de qualquer maneira que ele pudesse. Mesmo quando o mundo estava triste, ele trouxe risada e cores e beleza.” – Bella Hadid

 

 

“Não consigo acreditar que estou escrevendo isso. Se você teve o privilégio de conhecer Virgil, você foi um dos poucos sortudos. Ele foi o ser humano mais gentil, mais positivo, humilde, alegre e cheio de luz que eu já conheci.” – Kendall Jenner

 

 

“Virgil, você foi um gênio criativo, gentil, generoso. Seu trabalho como um ser humano e seu trabalho como um ser espirituoso vão viver para sempre.” – Pharell

 

 

“Descanse em paz, Rei. Você deixou uma marca inestimável nesse mundo.” – Lenny Kravitz

 

 

“Eu nunca vou conseguir expressar minha gratidão por ter trabalhado com ele, desde desfilar em suas passarelas, até tê-lo como designer do meu vestido de casamento e todos os momentos incríveis no meio de tudo isso.” – Hailey Bieber

 

Com apenas 41 anos de idade, Virgil Abloh deixou sua esposa, Shannon Abloh, e seus filhos, Lowe e Gray.

Por fim, continue acompanhando as últimas notícias e tendências da moda no nosso canal de Estilo.

Beatriz Garcea: Beatriz Garcea é jornalista de beleza desde 2013 e maquiadora desde 2019. Além de atuar como redatora de diferentes nichos - de empreendedorismo a moda -, trabalha também com o segmento de beauty advertising e atendimento em domicílio. Quando não está escrevendo ou embelezando, está sempre com um livro em mãos. É também apaixonada por música e por conhecer o mundo.

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais