Montagem 4 looks do desfile Ponto Firme em fundo lilás e branco

Ponto Firme reúne crochê, sustentabilidade e inclusão social em desfile no Copan

Veja 36 fotos dos looks da coleção do projeto Ponto Firme desenhados por Gustavo Silvestre com o suporte do estilista suíço Kevin Germanier

Compartilhe

O mezanino do edifício Copan foi escolhido para ser o pano de fundo do Ponto Firme em mais um desfile junto ao São Paulo Fashion Week.

Foram 25 looks desenhados por Gustavo Silvestre que contou com o suporte de Kevin Germanier, que disponibilizou resíduos têxteis da confecção de sua marca, além do trabalho minucioso de oito artesãos alunos do Ateliê-Escola Ponto Firme, com a parceira da têxtil Círculo.

Como é a coleção do Ponto Firme do desfile na Copan?

A coleção, inspirada em um conceito com uma estética de férias e festas no litoral, evidenciou três grandes tendências da estação: artesanal, brilho e transparências.

O Ponto Firme reafirma sua potência com a moda sustentável e social, promovendo a inclusão, tanto na confecção de peças, oferecendo oportunidades a egressos do sistema prisional e de pessoas em situação de vulnerabilidade social, quanto no desfile, com uma diversidade representada nas passarelas por modelos plus, asiáticas e trans.

  • Logo depois, leia Peach Fuzz: 30 looks e dicas de como usar a cor do ano 2024 da Pantone

A drag queen Halessia foi um dos destaques que brilhou com sua personalidade e estilo únicos. O styling é assinado por Dudu Bertholini, em total sintonia com a essência do Ponto Firme, trazendo seu olhar apurado da moda plural, ética e inclusiva.

Relacionadas

Quais as técnicas usadas na coleção?

O crochê é a principal técnica usada por Gustavo e seus alunos, e é o ponto de partida para conectar resíduos plásticos e têxteis, criando peças que dão um efeito de brilho conforme ganham movimento pelo corpo, com muita fluidez, cores e transparências.

Foram usados paetês cortados a laser, que já haviam sido utilizados na coleção anterior, e para esta edição, foram desenvolvidos paetês sustentáveis feitos com resíduos plásticos, moldados e pintados 100% à mão.

Esses detalhes foram costurados um a um, com os fios Cordonê – sutilmente cintilantes – da Círculo, em tecidos e em tramas de crochê que transformaram esses elementos em roupas exclusivas.

Gustavo e Kevin são dois designers de moda nascidos em países com realidades bastante distintas, mas que investigam a sustentabilidade social e ambiental nos processos de moda.

“Foi incrível poder trazer a collab do Ponto Firme com o Kevin Germanier para o Brasil, principalmente com esse trabalho, que tem tanto a ver com a nossa cultura tão diversa e rica. Seguimos firmes no nosso propósito de usar o crochê para a transformação social, unindo toda a questão ambiental, descobrindo novas formas de reaproveitar materiais descartados e os ressignificando na moda.

Esse desfile, assim como todos os outros nove que já participamos pelo São Paulo Fashion Week, representa o sonho e a esperança de muitas pessoas evolvidas nos processos de construção de cada peça e é um orgulho muito grande poder fazer parte e acompanhar cada passo dessas pessoas com tanto potencial artístico e manual”, avalia Silvestre.

Como foi o desfile do projeto Ponto Firme?

A trilha sonora foi mais um importante coadjuvante do desfile, resgatando a vibe das festas eletrônicas dos anos 2000, com muito drum’n bass, um estilo que veio da periferia e que também representa muito do que é o Ponto Firme.

Quase impossível ficar parado ao som das batidas animadas e cheias de nostalgia, sob o comando e criação do artista musical, Ad Ferreira. Os jovens do Artesanato Chave, coletivo de moda que reúne artesãos da periferia de São Paulo e que fazem bonés e chapéus de crochê, contribuíram com alguns acessórios da coleção.

“A gente vê uma sinergia muito grande entre o Projeto Ponto Firme e o que eles fazem, já que são jovens da periferia e muitas vezes inviabilizados ou estigmatizados. Então acreditamos que é super importante darmos esse apoio para que eles sejam vistos como os artistas que são”, comenta Silvestre.

Gostou do desfile do Ponto Firme? Que tal agora conferir também Casa de Criadores dia 3: Nalimo, Dystopic, Ken-gá e outras apresentam coleções. Ou então, veja mais na nossa categoria Moda.

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias