Movimento de moda sustentável e responsável, Sou de Algodão, fecha parceria com Aramis
Saiba como a Sou de Algodão conscientiza a indústria da moda a ser tecnológica, sustentável e responsável e veja o papel da Aramis nessa missão
O Sou de Algodão está sempre em busca de marcas que fortalecem a sustentabilidade e apoiam um mercado de moda consciente. Pensando nisso, a Aramis acaba de firmar sua nova parceria, a empresa é uma das líderes nacionais no varejo de moda masculina.
Por isso, fizemos um especial sobre como o movimento Sou de Algodão impacta o mercado da moda e os projetos no qual a Aramis participa a fim de transformar o setor.
O que é o Sou de Algodão?
O movimento Sou de Algodão nasceu em 2016 e é uma criação da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com o Instituto Brasileiro de Algodão (IBA). O objetivo é incentivar o consumo de algodão local, conscientizar e engajar a cadeia de moda sobre a relevância do algodão e a importância da prática responsável desse setor, especialmente no Brasil.
Sendo assim, homens e mulheres que são artesãos, do campo, fiadores, tecelões, estilistas, designers de moda, varejistas, estudantes e consumidores de moda são convocados a abraçar essa causa.
Como resultado, o trabalho da Sou de Algodão é baseado na divulgação sobre os benefícios da fibra e o impacto positivo que ela causa em relação a sociedade e economia nacional.
- Em seguida, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.
O algodão no Brasil
O Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo e é referência em práticas socioambientais responsáveis. Basicamente, esse título garante proteção ao meio ambiente, aos direitos do trabalhador e à sua segurança.
De acordo com a Sou de Algodão, 92% da produção desse material no país é feita de sequeiro, ou seja, não há irrigação e as plantações sobrevivem apenas com a água da chuva. Esse método consciente e inovador é observado por todo o mundo.
Além do conforto e durabilidade oferecidos pelo tecido de algodão, o material possui alta reciclabilidade. Desta forma, é uma das melhores escolhas da moda para transformar toda a cadeia produtiva de uma peça.
“A sustentabilidade é um caminho muito importante que nossa marca vem trilhando nos últimos anos. Essa parceria fortalece a jornada que a Aramis vem construindo, colaborando com o engajamento dos nossos públicos de interesse e reforçando a nossa preocupação com o tema, que vai desde o design dos nossos produtos até a garantia de transparência na busca por uma moda mais responsável, justa e ética.”, afirma Richard Stad, CEO da marca.
“A entrada da Aramis só ajuda a comprovar o quanto o trabalho do Movimento reforça a importância e fortalece a união da cadeia, que extrapola os limites da fazenda.
Ao diminuir as distâncias entre os diferentes públicos, envolvendo também os consumidores, mostramos que, além de a fibra ser o elemento que conecta todos, incentivamos melhores práticas para uma moda cada vez mais responsável.
Todos os agentes são essenciais nessa ampla rede, e a união de todos tornará reais os anseios do público, cada vez mais exigente e participante deste grande ecossistema.”, explica Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa.
Projetos apoiados pela Aramis
Além de agora integrar a Sou de Algodão, a Aramis também possui outras ações voltadas à agenda de Sustentabilidade, Inovação e Qualidade.
Transparência da Moda Brasil 2021
A primeira delas é o índice de Transparência da Moda Brasil 2021, que é desenvolvido pelo Fashion Revolution Brasil. Os dados obtidos concluíram que a Aramis possui uma alta pontuação resultante de implementações de políticas e projetos que incentivam a moda legalizada com cuidados e preservação do meio ambiente por meio de práticas éticas.
Programa ABVTEX
Há também o Programa ABVTEX onde a marca está presente desde 2019. Trata-se de um programa da Associação Brasileira do Varejo Têxtil que possui como meta extinguir o trabalho análogo à escravição e infantil no varejo de medo. Todos os fornecedores possuem a marca de Tier 1 e 2 e são certificados através de uma auditoria e monitoramento.
Coleção Desinverno
Protagonizada pelo trendhunter Cauã Reymond, a ação foi construída com base em uma cidade digital (Meta Aramis). Além disso, tem como primeira entrega a jaqueta phygital (física e digital) MetaHeat. O produto possui três níveis de aquecimento e controle de temperatura por meio de powerbank.
A jaqueta está inserida na coleção de inverno da Aramis e acompanha um token não fungível (NFT) que dá acesso ao clube VIP da marca (Clube Red Aramis) e uma série de experiências e benefícios como cashback e acesso antecipado a lançamentos.
Tecidos sustentáveis
A marca possui princípios de tecnologia, conforto e sustentabilidade em todas as suas peças. Por exemplo, os jeans são feitos de garrafas PET recicláveis, esse material reduz em até 95% o uso de água.
Além disso, há ainda as camisas com tecido Amni que são biodegradáveis e possuem proteção UV. Os calçados da marca são feitos com borracha reciclada de pneus usados.
- Em seguida, veja também Estilistas do line-up do SPFW assinam camisetas do Sou de Algodão
Peças da coleção
Em seguida, trouxemos algumas peças que são na coleção Aramis + Sou de Algodão.
Sobre a Aramis
Em 2022, a Aramis completa 27 anos de existência e possui a missão de impulsionar pessoas e transformar histórias.
Por meio do mote ‘Expressão em Movimento’ entende o homem contemporâneo como protagonista da sua própria história e amplia suas narrativas para se transformar em uma plataforma de conteúdo, moda e estilo de vida.
Liderada por Richard Stad, está presente em todo o Brasil com 100 lojas, entre próprias e franquias, além de outlets e mais de 1000 multimarcas pelo país.
Sobre Sou de Algodão
Com o objetivo de despertar um senso coletivo em torno da moda responsável e do consumo consciente, o movimento trabalha desde 2016 para agregar alto valor ao produto de algodão responsável no Brasil.
Além disso, busca estimular e fomentar o mercado do algodão responsável, além de valorizar e unir os agentes da cadeia do algodão e da indústria têxtil.
- Por fim, leia também Desfile Sou de Algodão emociona na Casa de Criadores