Vestidos brancos de Réveillon – 60 imagens, dicas de look e 5 super tendências

Os vestidos brancos sempre tem grande procura para o Réveillon. Mas para a virada de 2021, eles vão além da simbologia de paz e esperança. A recomendação de não ter eventos grandiosos é dolorosa, no entanto essencial. Mas isso não significa de modo algum que não possamos celebrar.

Afinal, a gratidão por estarmos vivos, superando as batalhas de 2020 tem nos motivado a seguir em frente.  Aqueles que passaram por grande dificuldades durante a pandemia, respirem.

Além de toda a sua bagagem de significados, os vestidos brancos de Réveillon são porta de entrada para a tendência dos vestidos brancos verão 2021.

Em primeiro lugar, eles muito versáteis. Isso porque as tendências oferecem opções para todos os gostos, garantindo que você encontre, também, o seu modelo preferido.

Fizemos também um apanhado das tendências com a pesquisadora Denise Pitta, demonstrando seus aspectos simbólicos e porquê permanecerão fortes no novo normal.


Foto via Tiffany Hill Studio.

Quais são as tendências em vestidos brancos 2021?

No geral, as principais tendências são os babados, camadas, mangas bufantes e modelagens leves. Apesar disso, cada designer interpreta essas modelagens à sua maneira, criando modelos versáteis e que agradam diversos estilos.

O universo das texturas também permanece forte, destacando aquelas que lembrem listras como plissados, malhas caneladas, retilíneas e outras. Eles exploram a tendência das texturas e aspectos tridimensionais, além de evocarem as listras, referência que também segue imbatível.

Por que apostamos nessas tendências?

Nossa editora e pesquisadora de tendências, Denise Pitta, define a moda como metáfora que reflete o espírito do tempo. Ou seja, aquilo que traduz em cor e forma, a emoção de um indivíduo, de um período. Dentro desse contexto, Denise mapeia macrotendências buscando seu significado simbólico na sociedade.

Foi a partir desse processo, que a Fashion Bubbles sinalizou os vestidos brancos como futuro hit do verão 2021, para além do Réveillon. Agora, confira nossos destaques e veja porquê acreditamos que estes movimentos permaneceram fortes para as próximas estações:

Veja também 11 apostas da Zara para 2021.

1. Vestidos brancos 2021: Baby Doll

Vestido baby doll tem pegada vintage

Enfrentamos meses de isolamento social e combate ao Coronavírus. Vimos no início da pandemia que a referência de roupa de ficar em casa como pijama, moletom, moda casulo e babby doll passaram a traduzir a emoção deste período, afinal, diante do risco da segunda onda, é em nossa casa que estamos mais seguros e enquanto houver esta ameaça, essa categoria de roupas permanecerá forte.

Daí o retorno ao babby doll como inspiração para os vestidos de 2021, uma vez que o novo não sai do nada, como gosta de comentar Denise Pitta: “voltamos ao passado em busca de movimentos que tiveram uma emoção semelhante e, a partir dela, a nova identidade vai se desenvolvendo.”

Em primeiro lugar, uma tendência icônica da história da moda. Entre os vestidos brancos 2021, temos a referência destaque para o famoso vestido baby dollpopularizado por Cristóbal Balenciaga em 1958.

Hoje, o vestido retorna com pegada mais adulta. Suas novas versões mantém a linha A, porém ganham saias em camadas, acabamentos acetinados e outros detalhes inovadores. Além disso, tendências como as mangas bufantes também aparecem aqui.

Enfim, camisolas de época viram referência para a moda pós-pandemia, trazendo uma mensagem de conforto e desaceleração. Desse modo, os vestidos brancos baby doll são ideais para o Réveillon em casa com a família.

Veja também: História da camisola e do vestido babydoll – Símbolos de libertação feminina.

Vestidos brancos 2020 – Modelo Baby Doll é um clássico.

Esse é um vestido branco que combina com tudo!
Como combinar um vestido branco? Com acessórios pretos e metalizados.
Ainda é possível inovar e combinar o vestido baby doll com peças mais esportivas – As camisolas de época viram referência para a moda pós-pandemia, trazendo uma mensagem de conforto e desaceleração.

 Babados

Babados são comumente associados ao universo feminino e em uma época de deusas poderosas, como as representadas pelo desfile da Dior, é uma boa pedida que sejam evocados para traduzir esse espírito.

Eles aparecem maximizados, ajudam a quebrar estruturas minimalistas e evocam movimento, retratando toda a aceleração e nuances do nosso tempo.

São utilizados também para evidenciar partes do corpo, disfarçando outras, além de ampliar ou destacar a silhueta.

O babado é forte!

Tendência: vestido com tênis sempre deixam o visual mais descolado com pegada fashionista
Por ser despojado, o tênis quebra a feminilidade do vestido baby doll.
Vestido baby doll branco com bolsa branca.
Mangas bufantes e babados também são tendência para os vestidos.
Vestidos perfeitos para grávidas.
Combine o vestido branco com acessórios coloridos.
Por fim, outra ideia é investir no look all white.
O vestido ganha uma carinha mais vintage com gola babado e aplicação de renda nos punhos, como o da Olympiah.
O babado na barra fica super equilibrado visualmente com as mangas bufantes cheias de textura no estilo da Adriana Degraes

2. Vestido branco de ribana

Seja no inverno ou no verão, vestidos em ribana (de malha ou tricot) são aposta.

Em segundo lugar, uma tendência que promete conquistar as brasileiras. Afinal, quem adora um look sexy pode e deve apostar nos vestidos brancos em ribana. Eles são justinhos e aparecem em vários comprimentos, sempre contornando o corpo. Ainda é possível quebrar a sensualidade e apostar em um look mais minimalista, dependendo dos acessórios.

Combine os vestidos brancos de Réveillon com acessórios prateados ou em gold, criando um look sofisticado para que o próximo ano seja cheio de brilho!

O que é malha ribana?

Também chamada de rib ou punho a ribana é uma estrutura feita em máquinas de malharia com dupla frontura, que apresenta como característica ter os lados do tecido com o a mesma malha (direita), são as famosas malhas duplas.

Vestidos brancos 2020: ribana está em alta.

Minimalismo

Denise lembra ainda que o minimalismo, ganhará mais força no pós-pandemia, aspectos como conforto e desaceleração estarão em alta.

Outro impacto do Covid-19 na sociedade mundial, é a reflexão sobre o que realmente é importante e quais as prioridades, nos fazendo repensar sobre o que, afinal, nos é mais querido!

Junta-se a esses questionamentos, a crise econômica gerada pelo longo período de isolamento, reforçando ainda mais esse retorno ao essencial.

Esse vestido branco em ribana é minimalista na medida.

Listras

Listras tem ganhado muito força a anos, em uma metáfora de continuidade. Isso significa que elas representam uma espécie de mensagem do inconsciente, num momento de mudanças profundas na sociedade.

A estabilidade das listras são como um porto seguro, lembrando que o mundo já passou por outras transições como esta. Logo,  elas são necessárias para evolução do planeta e tudo ficará bem!

Aparecerão principalmente no formato de textura, como estas da malha ribana. Outros exemplos são pregas e tecidos plissados.

Além disso, optando por modelos mis justinhos dá pra montar um look sexy.
Vestidos versáteis: ribana branca
Veja como a versão mais soltinha fica super elegante e sofisticada.
Vestido branco em ribana com corte A
Além disso, para o inverno as mangas ganham destaque.
Se o vestido branco for todo fechado, aposte nas fendas.

Leia mais:

Futuro do Consumo – Experts apostam em um mundo com menos tendências

Pijama chic – Looks confortáveis para sair ou ficar em casa

 

3. Vestidos brancos em camadas – Réveillon 2021

Alexander McQueen – Vestido branco em camadas

Na sequência, uma aposta romântica que dominou as passarelas. Os vestidos leves, com muitas camadas (conhecidos como tiered dresses) fazem o maior sucesso. Enquanto Prada e Alexander McQueen brincam com rendas e transparências, nas ruas a tendência ganha muita versatilidade. Por isso vale muito a pena apostar nesse modelo para o ano novo bem suave e alto astral.

Veja editorial Fashion Bubbles prevendo essas tendências em 2018: A moda como espírito do tempo: Transparências, Listras e Texturas, por que elas são tendência?

Related Post

Transparência

A transparência está entre as mais importantes marcas da contemporaneidade, seja nos prédios envidraçados, nas milhares de câmeras espalhadas por todos os lugares, no vestuário ou no empoderamento de ações como a Lava Jato.

Transparência – palavra que veio do Latim, TRANSPARENTIA, relacionada ao verbo TRANSPARERE, que significa mostrar a luz através, isto é deixar a luz atravessar. Formado por TRANS -, “através”, mais PARERE, “aparecer, chegar à vista”.

Em moda, consiste na utilização de peças que deixam transparecer a roupa interior ou a pele. Para isso, são utilizados materiais como a seda, a organza ou a renda.

Atualmente, entretanto, o conceito virou moda na moda, também no intuito de saber como as roupas foram produzidas: quem costurou? Como costurou? A marca se preocupou com uma cadeia justa e produtiva? Perguntas sobre Transparência são cada vez mais frequentes entre os consumidores e não apenas no que se refere à aparência.

A Transparência é uma das macrotendências mais importantes da última década. Seu conceito permeia movimentos como reality shows, redes sociais, através de fenômenos como Stories do Instagram e Facebook, em que digital influencers e celebridades narram suas vidas em tempo real.

A transparência também retrata a busca por um mundo mais ético.  Característica que será cada vez mais essencial para a economia compartilhada, em que a confiança está entre as grandes moedas de troca: para que aplicativos como o Uber e Airbnb dessem certo, foi necessário que se desenvolvessem mecanismos de confiança, para que desconhecidos pudessem negociar entre si.

Tudo isso se reflete nos vestidos brancos de Réveillon já que tudo que desejamos na vida do ano é um 2021 mais justo e ético.

Camadas e transparências – Vestido Prada 2020
O tule flocado também traz transparência e textura visual para um look super Réveillon
O vestido de Isaac Silva, que está dando o que falar na moda brasileira, é cheio de camadas de significados e veste super bem qualquer corpo

Camadas

Temos ainda outra interpretação para a propagação das camadas na moda, registra Denise. Em uma reflexão do Edgard Pitta de Almeida, o mundo foi ficando cada vez mais complexo e camadas de diferentes sentidos foram sendo adicionadas em todos os aspectos da nossa vida.

Para exemplificar essa sobreposição de sentidos, temos diferentes fenômenos, desde o politicamente correto até a questão do gênero e identidade sexual. Por exemplo: as pessoas são biologicamente divididas entre macho e fêmea. Acima disso foram sendo adicionadas camadas e mais camadas, como homens e mulheres que não se identificam com seus corpos e querem trocar de gênero, homens e mulheres que não se identificam com o sexo oposto e, por aí vai, as possibilidades se multiplicaram…

Essa complexidade, também invadiu a ciência: as últimas descobertas da física quântica, por exemplo, vem causando um verdadeiro buraco negro de possibilidades, ao que parecia uma sólida realidade de confiáveis teorias científicas.

Primeiro vivíamos em um mundo reduzido a três dimensões possíveis: comprimento (ou profundidade), largura e altura. Quando em 1905, Einstein em sua genialidade, acrescentou um continuum espaço-tempo como uma quarta dimensão e suspeitou até de uma quinta…

Recentemente com a Teoria das Supercordas – a noção de que as partículas que compõem o Universo poderiam ter a forma de cordas vibrantes (com cada vibração dando as características da partícula). Os físicos desconfiam que, a partir dessa premissa, seria possível descrever todos os componentes da natureza numa única teoria – sonho do Einstein – mas só se o Cosmos possuísse nada menos que 26 dimensões, explica nossa editora! Entenda melhor aqui.

Os vestidos em camada são românticos e moderninhos.
Além disso, o modelo é perfeito para quem tem o quadril estreito.
Vestidos brancos 2020 – Camadas
Para as moderninhas, vale apostar no vestido mini com camadas volumosas.
Além disso, as noivas também podem embarcar na tendência.
Em geral, o vestido em camadas é bem democrático.
As camadas assimpetricas da Adrea Bogasian adicionam muito movimento ao vestido! Destaque para o cinto largo na mesma cor.

Folclore Moderno e Referências Étnicas

Para trazer à tona todo nosso poder, Denise lembra que é preciso olhar paras as raízes, conhecer nossa história e entender a formação de nossa identidade. Em um mundo globalizado e aparentemente caótico, quem não sabe quem é também não sabe para onde vai…

Desta forma, as referências éticas voltam com muita força, elas foram traduzidas na moda, como culturas distantes, mas também evocam etnias em seus aspectos mais primordiais.

Nessa vibe de retorno às raízes, trabalhos e técnicas artesanais, como renda, crochê e tricô ficam super em alta. Nada melhor que vestidos brancos de réveillon para enaltecer nossa potência artesanal.

Para o verão, opte por vestidos brancos com materiais leves.

Passamos por muita pressão! Precisamos manter os pés no chão, questiona Pitta.  Que tal voltarmos às origens com um toque Folk? Sim um retorno ao rústico, ao artesanal e quem sabe à própria origem?

Assim, fomos buscar no estilo Boho, um pouco de equilíbrio, com tons artesanais que trazem um tom hippie chic, e ao mesmo tempo, um elemento étnico que se inspira na cultura e nas raízes.

É importante perguntar: quem somos nós? Em tempos de globalização, quem não sabe quem é, também não sabe para onde vai…

Nesse desejo de conhecer a própria essência, de resgatar a identidade,  vemos na moda fortalecerem-se tendências que se referem a tudo que é étnico.

Queremos o bordado da avó, a pele do esquimó, estar em paz com nossas origens…

Talvez, apenas talvez, percebendo quem somos,  possamos também descobrir para onde ir e que rumo tomar… Reflete Denise.

Outro tecido que combina muito com vestido branco é a renda.
Aposte nos vestidos maxi em camadas para todas as ocasiões.
O vestido branco mini, por sua vez, combina com balada e festas ao ar livre.
Vestido em camadas feito com linho.
O boho também fica lindo em um modelo curtinho com pala princesa e aplicação de renda na gola!

4. Vestidos brancos 2020 – Mangas Bufantes

Mangas com pegada vintage estão em alta.

As maxi mangas estão com tudo! Desde o estilo anos 80 até as mais alongadas e com pegada moderninha, o detalhe da modelagem recebe atenção total. Neste caso, ainda vale ficar de olho nos modelos com um ombro só e manga bem bufante. Um hit certeiro!

Vestido mini com manga bufante: super tendência!

Para Denise, as mangas bufantes, podem ter diversas simbologias, desde a feminilidade, já que no decorrer da histórias, foram associadas às princesas e ao romantismo de épocas passadas. Mas também são uma manifestação do empoderamento feminino.

Elas voltam exageras, maximizadas, como se gritasse: tenho orgulho de se mulher, tenho voz e serei ouvida!

Em contrapartida, é comum na natureza, vermos o recurso de inflar, como um comportamento de proteção, quando alguns animais se sentem ameaçados, eles chegam a dobrar o seu tamanho…

Em um cenário, em que mulheres lutam contra o feminicídio e se opõem a uma sociedade machista, abrindo seu espaço com unhas e dentes, as  modelagens aparecem amplas, infladas e metaforicamente vamos ganhando nosso espaço….

Além dos minis, as versões soltinhas também fazem sucesso.
Na praia, por exemplo, aposte no vestido branco de laise com manga bufante.
Também podem trazer transparência e dialogar com o artesanato em um vestido bem delicado.
As mais moderninhas, por sua vez, podem investir nos vestidos brancos com um ombro só.
Em seguida, o vestido hit da temporada 2020: ultra romântico, com mangas bufantes e cintura marcada.
Outra tendência é o mini com babados e mangas bufantes para o inverno.
Vestidos brancos 2020

5. Vestidos brancos 2021- Recorte cintura

Para finalizar com chave de ouro e receber o ano novo de braços abertos, os vestidos brancos de Réveillon com recorte na cintura são tudo que você precisa!

A modelagem vem ganhando espaço no coração da moda internacional e é um sucesso aqui no Brasil! Parte do motivo é que o mostrar pedaços do corpo através de recortes nas modelagens tem tudo a ver com o jeitinho sensual e espontâneo das brasileiras. Além disso, nada como um vestido bem fresquinho para o nosso verão super quente.

Atrelado a isso, os modelos proporcionam um equilíbrio visual muito agradável, já que a peça se sustenta mesmo com os recortes. O fato de remeter a silhueta da ampulheta também agrega certa simbologia a esse modelo. Afinal, no momento que estamos desacelerando para respirar fundo e cuidar da saúde do corpo e da mente, referências semióticas ao tempo e ao equilíbrio se tornam mais frequentes na moda.

O laise dá uma textura especial ao vestido branco, intensificando o jogo de esconde e mostra da peça da Olympiah.
Também é possível misturar o artesanal com esse recorte através da sobreposição de renda!
A versão inovadora da Pat Bo é super romântica porque traz mangas bufantes transparentes e decote ciganinha
A versão longo da Pat Bo com babado e transparência na barra é para arrasar na virada do ano!

 

O que combinar com vestido branco?

Vestido branco com calçado colorido – Transparencia

 

Conforme vimos anteriormente, os vestidos brancos 2020 combinam com uma infinidade de acessórios. Para o verão, experimente calçados leves, que podem ser saltos ou flats.

No inverno, vale usar e abusar das botas bem pesadas, que criam um contraponto bacana e equilibram o look. Ao longo das últimas temporadas, o coturno virou queridinho da moda. E, além dele, também vale fazer um look total branco com botas na mesma cor, dando um toque mais moderninho.

 

Para o inverno, vestido branco com bota mais pesada!
Na sequência, ideia de look para inverno com vestido branco.

No fim, vale lembrar que os tênis também combinam bem com vestidos. Portanto, aposte nos modelos chunky sneaker, com pegada esportiva, afinal eles ficam lindos com vestidos leves e no estilo baby doll.

A maxi Bolsa super colorida da Angela Brito é o toque de cor pra quem ama Réveillon colorido

O que usar por baixo de um vestido branco transparente?

Vestido branco de renda por cima do look: tendência moderninha!

Depende do seu objetivo. Se a ideia for dar foto total ao vestido, invista em lingeries cor da pele. Uma boa aposta são as hot pants, que podem ser nude, brancas ou, ainda, pretas, para criar um contraste.  Ainda na vibe discreta, também dá para usar um vestido tubinho na cor da pele, que você encontra facilmente em lojas de lingerie.

No entanto, se você quer um look mais moderno, aproveite para jogar o vestido por cima de calças jeans e blusas de outra cor, um truque de styling que foi hit nas semanas de moda internacionais.

Julia H Mattos: Julia H Mattos é designer e estudante de moda. Atua com criação e desenvolvimento de produtos e joias artesanais, com ênfase em coleções cápsulas sustentáveis. Tem prática com pesquisa de mercado e tendências, negociação e administração de fornecedores, planejamento de coleção, processo criativo, confecção, modelagem e ourivesaria. É apaixonada pelos processos criativos e por pesquisa de comportamento do consumidor, com a principal motivação de levar narrativas conscientes e significado para a vida das pessoas, explorando ao máximo o espaço do vestuário na nossa cultura.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais