Natal: história, tradições e curiosidades da festa comemorativa
Saiba tudo sobre as tradições do Natal, como árvore de Natal, boneco de neve e ceia natalina, curiosidades da história e muito mais
O Natal, festa comemorada em 25 de dezembro como símbolo do nascimento de Jesus Cristo, é uma das celebrações mais importantes do ano. Nessa época o espírito natalino fica espalhado pelo mundo todo.
Assim, a comemoração é celebrada de diversas formas, mas a mais tradicional apresenta algumas curiosidades. Os símbolos natalinos e as tradições, por exemplo, possuem significados bastante valorosos.
Confira em seguida, fatos interessantes sobre a festa de Natal!
Quais são as tradições de Natal?
Natal inspira e muitos já conhecem algumas tradições da festa que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Ou seja, ao passar de geração para geração conservaram-se algumas origens da data comemorativa.
Contudo, vamos saber um pouco mais sobre 5 delas: ceia de Natal, árvore de Natal, guirlanda, os três Reis Magos e o postal de Natal.
- Enquanto isso, confira o nosso especial de Mensagens de fim de ano: 50 frases para desejar boas festas no Natal
Ceia natalina
A origem da ceia no Natal vem da Europa. Antigamente os europeus costumavam receber os viajantes amigos e familiares e cear com eles no mês de dezembro.
Assim, esse costume acabou tornando-se a ceia de Natal: um jantar especial que acontece com a família unida.
Árvore de Natal
Pinheiro como decoração no Natal tem origem na Idade Média no ano de 1530.
Dizem que Martinho Lutero quem teve a ideia de usar como enfeite natalino uma árvore. Ele teria levado um pinheiro para a casa e em seu topo colocado uma estrela. A ideia era simbolizar a estrela que guiou os três magos de Jesus, como conta a Bíblia.
- Ao mesmo tempo, veja Unhas natalinas para 2022 e Ano Novo: 75 inspirações glamourosas e delicadas
Veja em seguida, 15 dicas para montar a sua árvore no fim de ano:
Guirlanda
O enfeite de porta comum nas festas de fim de ano era muito usado pelos romanos antigos. Antigamente, uma dessas pendurada na casa simbolizada saúde para os moradores.
Os três Reis Magos
Os três Reis Magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, são celebrados desde a Idade Média.
A menção dos magos que presentearam Jesus na Bíblia, respectivamente com ouro, incenso e mirra, acontece no Evangelho de São Mateus.
- Logo depois, leia Ceia Vegana: dicas e receitas para um Natal sem crueldade
Assista, em seguida, veja um documentário que conta a história dos três Reis Magos:
A cartinha postal
A tradição de enviar cartões com mensagens alegres para os amigos e familiares começou com Sir Henry Cole. O inglês milionário tinha esse costume na época de Natal.
Ele tinha pouco tempo para escrever, então resolveu criar um cartão postal!
Qual é a tradição do Natal no Brasil?
No Brasil, a tradição do Natal é montar a árvore, trocar presentes através do “Amigo Secreto”, presentar desconhecidos como meio de praticar a solidariedade, além de se vestir de Papai Noel na véspera e comer peru (ave) na ceia.
Qual o significado da estrela na árvore de Natal?
A estrela na árvore de Natal simboliza a estrela de Belém. Esta, segundo as tradições, teria revelado o nascimento de Jesus aos três Reis Magos e os guiado até ele.
- Logo após, veja Crochê natalino – 30 ideias para vender ou presentear com receitas e gráficos
Qual o significado do boneco de neve no Natal?
Este é um dos símbolos de Natal. O boneco de neve tem origem no hemisfério norte, onde neva no fim de ano e as crianças costumam sair durante o dia para fazer bonecos.
- Logo depois, não deixe de seguir o Fashion Bubbles no Google News! É só clicar aqui e, em seguida, na estrelinha 🌟 lá no News
Qual o significado das bolas de Natal?
De todas as cores, as bolas de árvore representam as boas vontades humanas para a época, como alegria, amor, esperança e felicidade. Elas podem aparecer em diversos tamanhos e materiais diferentes, mas sempre completam a decoração natalina de uma casa.
- Enquanto isso, confira Como montar árvore de Natal? 108 ideias criativas para casa e empresas
Confira abaixo um vídeo ensinando a decorar bolas de árvore de Natal:
Qual é o significado do Papai Noel?
O bom velhinho foi inspirado no bisco São Nicolau, que viveu no século 4 e era muito conhecido por sua bondade.
A lenda diz que o Papai Noel, que mora no Polo Norte, sobrevoa o mundo de trenó visitando as casas na noite de Natal (24 de dezembro) e deixando presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.
- Ao mesmo tempo, veja Decoração de fim de ano – Faça você mesmo com 50 ideias fáceis e bonitas
Qual é o significado da vela de Natal?
Em época de fim de ano, a vela simboliza a vinda de Cristo para a Terra, iluminando o caminho da humanidade.
- Logo depois, leia Embrulhos natalinos: 17 ideias baratas e fáceis de reproduzir
Que tal também usar velas na decoração? Confira o tutorial ensinando a decorar abaixo:
O que é peru de Natal?
Mais uma tradição de fim de ano, a ave peru preparada no forno é um clássico de Natal para a ceia.
Porque damos presentes no Natal?
Presentear no Natal tem origem na história bíblica dos Reis Magos, que levaram ao recém-nascido Jesus alguns presentes.
Belchior, Baltazer e Gaspar presentaram a divindade com mirra, ouro e incenso.
- Logo após, veja Cesta de Natal: 56 ideias criativas para vender ou presentear
Qual é o dia certo para abrir os presentes de Natal?
Após a ceia as crianças vão dormir e o Papai Noel vem deixar os presentes embaixo da árvore de Natal ou na meia. Assim, 25 de dezembro é o dia para os pequenos abrirem os presentes e brincarem com eles.
Não sabe o que dar de presente no Natal? Então confira abaixo 30 ótimas ideias divertidas do que presentear:
Qual é o verdadeiro significado de Natal?
Segundo a Bíblia, Natal representa o nascimento de Jesus, o filho de Deus. A data comemorativa acontece em 25 de dezembro ou em 7 de janeiro, no caso dos cristãos ortodoxos.
No Novo Testamento, a natividade é citada nos evangelhos de Mateus e Lucas. No entanto, eles dão versões diferentes para o evento.
- Leia também Filme natalino para entrar no clima natalino: os melhores da Netflix!
Assista no vídeo abaixo, a verdadeira história do Natal:
Qual o significado do presépio de Natal?
Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.
Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do século III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio natalino foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.
Atualmente, tradições de Natal antigas como a árvore de Natal, o Papai Noel, a ceia, o presépio e as músicas dão forma à celebração do Natal ao redor do mundo. Leia matéria completa no site Presente.
Fogos de artifício marcam a noite em igreja de Gaojiabao, na China. Veja mais imagens no site Globo.com
- Enquanto isso, confira Mesas decoradas para ceia – Ideias fáceis para montar uma mesa inesquecível
Qual é a verdadeira história do Natal?
A comemoração religiosa do Natal só foi iniciada no século IV quando o Papa Júlio I levou a cabo um estudo intensivo sobre a data de nascimento de Jesus Cristo e acabou por estabelecer oficialmente o dia 25 de Dezembro para as celebrações. Durante os três primeiros séculos da nossa era, os cristãos não celebraram o Natal.
A festa foi introduzida na Igreja Romana no século IV e, somente no século V, estabelecida oficialmente como festa cristã. Uma das tradições mais marcantes do Natal é a Árvore de Natal. O mundo inteiro comemora o Natal, sendo que todos possuem maneiras próprias de comemorar.
A festa na Itália: SAUDAÇÃO: “Buon Natale”. O Natal na Itália é cheio de conhecimento ligado ao significado religioso. Quando acaba a ceia, as pessoas esperam a meia-noite jogando cartas, até o momento em que poderão abrir os presentes e ir à Missa da Meia-Noite. As festas se concluem com a “Epifania”, dia 6 de janeiro, dia em que os Reis Magos deram os presentes ao Menino Jesus.
A festa na Suécia: SAUDAÇÃO:”God Jul”. O Natal na Suécia é dos mais típicos e tradicionais, em especial porque o país está situado no extremo norte da Europa e sempre tem um Natal coberto de neve. Na Suécia é costume enterrar, no dia 25 de dezembro, uma semente de cevada. Quando chega a germinar, o que não é nada fácil, o acontecimento é considerado prenúncio de boas colheitas.
- Leia também Decoração comestível para o Natal: faça você mesmo com 50 fotos para inspirar
Você sabe o que é Advento?
Imagem do Blog DDD.
A palavra Advento vem do latim Adventus: que significa “chegada“, vem do verbo Advenire: “chegar a“) é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal.
Para nós cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde cada um de nós, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivemos o arrependimento e promovemos a fraternidade e a Paz.
No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. Saiba mais no Blog DDD.
- Enfim, leia Ensaio natalino dos famosos: fotos em família e uma mais inusitada
O Advento: Tempo de Espera
A palavra adventus significa vinda, advento. Provém do verbo “vir”. É utilizada na linguagem pagã para indicar o adventus da divindade: sua vinda periódica e sua presença teofánica no recinto sagrado do templo. Neste sentido, a palavra adventus deve significar “retorno” e “aniversário”. Também se utiliza a expressão para designar a entrada triunfal do imperador: Adventus divi.
Na linguagem cristã primitiva, com a expressão adventus se faz referência à última vinda do Senhor, a sua volta gloriosa e definitiva. Mas em seguida, ao aparecer as festas de Natal e epifanía, adventus serve para significar a vinda do Senhor na humildade de nossa carne.
Deste modo a vinda do Senhor em Belém e sua última vinda se contemplam dentro de uma visão unitária, não como duas vindas distintas, mas sim como uma só e única vinda, desdobrada em etapas distintas. Mesmo que a expressão faça referência direta à vinda do Senhor, com a palavra adventus a liturgia se refere a um tempo de preparação que precede às festas de Natal e epifanía.
É curiosa a definição do advento que nos oferece no século IX Amalario de Metz: “Praeparatio adventus Domini”. Neste texto o autor mantém o duplo sentido da palavra: vinda do Senhor e preparação à vinda do Senhor. Isto indica que o conteúdo da festa serviu para designar o tempo de preparação que a precede. Leia matéria completa no site Advento.
Imagem do blog Tradições
Conclusão
Embora comemoremos de forma tradicional o Natal todos os anos, algumas curiosidades sobre a festa podem surpreender.
Em resumo, são elas: o significado da estrela na árvore de Natal, o significado do boneco de neve, das bolas decorativas, o significado do Papai Noel, das velas, a tradição do peru na ceia, do presépio, a definição de advento e também o costume de dar presentes na data.
- Por fim, confira Tok&Stok lança campanha para o final do ano