·

Festa de natal da empresa – Ideias e dicas de planejamento para organizar a festa de fim de ano

A Festa de natal da empresa não precisa cair no ‘mais do mesmo’; confira opções para promover recepções diferentes para os colaboradores

Compartilhe

Quer fazer uma festa de natal da empresa mas ainda não sabe qual será a programação? Dezembro chegou e as confraternizações para encerrar o ano são muito comuns nas empresas de todos os portes.

Porém, os modelos de eventos tradicionais – como uma festa com música ao vivo, almoço ou happy hour com o típico amigo secreto já são batidos e nem sempre despertam o interesse da equipe por serem iguais todos os ano.

Portanto, é preciso ter criatividade para criar uma festa de natal da empresa que seja divertida e animada. Por isso, trouxemos algumas dicas de como sair do óbvio e garantir uma festa memorável aos funcionário.

 

A importância da festa de natal da empresa

 

Confraternizações costumam ter impacto positivo sobre o rendimento dos funcionários. Afinal, aproximam os colaboradores de áreas diversas, estimulando a comunicação entre as pessoas.

Além disso, promovem a ideia do fechamento de um ciclo e início de outro, reforçando os valores da empresa e sendo o momento ideal para valorizar o trabalho realizado pelos profissionais e os resultados positivos conquistados.

Por isso, é importante que, na hora de organizar a famosa ‘festa da firma’, as empresas fujam um pouco do convencional e usem a criatividade.

 

 

Dicas na hora de organizar

 

  • Com antecipação e organização é possível, com baixo custo, surpreender e fazer a festa de natal da empresa ficar na lembrança de todos os funcionários;
  • Procure um local inovador, inusitado, para gerar impacto. Mas cuidado com o acesso; é importante levar em consideração a logística para locomoção dos funcionários até o local;
  • Criar um clima de expectativa junto aos funcionários também é uma das estratégias que contribui parar o sucesso da confraternização. Uma boa dica é usar as redes sociais para isto;
  • Escolha um tema para ser comemorado. Ele deve ser diferente a cada ano, mas relevante para a empresa e para os funcionários;
  • Familiares serão bem-vindos? No caso de abrir a festa para todos da família é bom lembrar que crianças se esgotam facilmente e logo começam a exigir atenção, o que cansa os pais. A presença dos pequenos implica um rol de atividades planejadas para mantê-las entretidas;
  • Decida que tipo de comida servir, se as bebidas serão liberadas e se haverá restrição para as alcoólicas;
  • Alguma fonte de entretenimento é sempre importante. Pode ser um show ou um bingo, por exemplo. Porém, inclua uma atração na festa que esteja de acordo com o perfil do público e da empresa. Humor, música ou palestra são válidos, mas devem ser ajustados ao perfil social, econômico e etário dos funcionários.
  • O evento precisa ser avisado com bastante antecedência, principalmente se a festa ocorrer fora do horário de trabalho. Assim, os funcionários conseguem se planejar para conseguir ir e também gera expectativas durante os dias que a antecedem.

Agora confira algumas ideias para surpreender os colaboradores nesse final de ano:

 

 

O que fazer na festa de natal da empresa?

 

Premiação dos melhores do ano

 

Pessoas aplaudindo.
Fonte: Shutterstock

Quem não gosta de reconhecimento pelo bom trabalho executado? É preciso saber reconhecer os profissionais que se destacaram durante o ano, e presenteá-los por isso.

Para Alexandre Lacava, especialista em liderança e vendas, esse momento com certeza será lembrado pela equipe. Além disso, essa aproximação de todos, juntamente com reconhecimento pelos esforços e conquistas, ajudará a terminar o ano com ‘chave de ouro’ e começar o próximo trimestre com ‘pé direito’.

“Reconhecimento é algo que precisa estar sempre na agenda de todos os gestores da empresa. Aquele funcionário colabora com sua técnica e especialidade está lá para fazer o seu melhor e espera ser reconhecido, porque ele ama aquilo que faz. Essa época do ano é a ideal para criar ações para reconhecê-los, caso queira que eles continuem a dar o melhor de si e se sentir parte da equipe”, avalia Lacava.

 

 

Atividade física ao ar livre

 

Exercício físico na festa de natal da empresa.
Fonte: Shutterstock

 

Muitas empresas buscam incentivar a prática de exercícios físicos para mostrar a importância de se cuidar da saúde e do bem-estar.

Afinal, essa atitude traz diversos benefícios, pois além de melhorar o desempenho e a produtividade da equipe no ambiente de trabalho, também ajuda a desacelerar nesses últimos dias do ano.

Seja em um espaço dentro da empresa, em um parque próximo ou até mesmo durante a confraternização de final de ano, alguns treinos são rápidos e fáceis de serem feitos em grupo.

De acordo com Cris Senna, atleta e criadora do Desafio VIP 60 – treinamento físico online focado na queima de gordura corporal -, o hábito de praticar atividades vem com o tempo e não existe época certa para começar, o importante é dar o primeiro passo.

“Nunca é tarde para dar o primeiro passo, e existem diversos circuitos que são práticos e ideais para fazer com uma turma pequena ou grande, e que são adequados tanto para homens como mulheres, em qualquer nível de condicionamento físico. É o caso dos treinos que misturam o método Hiit com movimentos das artes marciais, pois embora sejam de alta intensidade são de curta duração, com apenas 12 a 20 minutos. Por isso, com certeza todos conseguirão acompanhar e ninguém ficará parado, o que integrará a equipe”, sugere a atleta.

 

Palestra ‘humortivacional’

 

Funcionários de preto.
Fonte: Shutterstock

 

Para deixar a festa de natal da empresa ainda mais animada, que tal apostar em uma palestra “humortivacional”?

É aquela que traz conteúdos motivacionais mesclados ao humor. Essa opção vem sendo promovida por várias empresas e já está virando tendência.

Isso porque esse tipo de palestra aborda temas corporativos, assuntos da atualidade e os mescla com uma boa dose de humor, trazendo leveza e descontração ao evento.

Para Kim Archetti, comediante e palestrante humortivacional, através do humor é possível deixar o dia a dia menos estressante e a vida no trabalho mais gratificante.

“O principal objetivo das palestras é levar às pessoas o melhor de cada assunto considerado ruim, além de fazer com que as pessoas assumam 100% da responsabilidade sobre o que acontece na vida delas. A palestra dá mais força à jornada individual de cada um, tornando cada membro da equipe em protagonista de si mesmo, e, por que não, do seu mercado de atuação”, ressalta o especialista.

Além disso, essa é uma ótima opção para ser oferecida aos funcionários algumas horas antes de acabar o expediente do último dia do ano ou nas vésperas do natal. E para combinar, vale a pena apostar em coffe break com alguns salgadinhos ou pizzas.

 

 

Oportunidade de networking

 

Festa de natal da empresa com reunião da equipe.
Fonte: Shutterstock

 

Sempre se fala o quanto o networking é uma ferramenta poderosa para quem quer abrir oportunidades no mercado de trabalho ou avançar na empresa na qual atua.

Por isso, é muito válido a empresa incentivar a sociabilidade com medidas simples e efetivas, e essa época do ano é a mais propícia para engajar e agregar valor aos funcionários nesse sentido.

Segundo Bruna Lofego, especialista em coworking e uma das pioneiras no segmento no Brasil, todas as empresas devem estimular a troca de ideias e de contatos profissionais.

“Já foi comprovado que a integração e a comunicação ampliam o conhecimento e trazem benefícios financeiros e profissionais, seja na grande, pequena ou média empresa. Os eventos são importantes para isso, não somente no final de ano, mas com uma periodicidade definida”, explica ela.

“Por quê não fugir um pouco do convencional e realizar o evento em um espaço de trabalho compartilhado, dando aos colaboradores a chance de interagirem não apenas com outros integrantes da mesma empresa, como também com profissionais de outras companhias do mesmo setor, e de outros segmentos? Com certeza a equipe irá se surpreender e gostar dessa iniciativa do empregador”, avalia.

 

Ideias divertidas

 

Por fim, separamos ainda algumas ideias divertidas para entreter os funcionários e garantir boas lembranças e risadas.

 

Bingo

 

Para deixar sua festa ainda mais divertida e fazer a turma ir à loucura, organize um bingo!

Mescle desde presentes simples, com alguns presentes desejados.  Esse com certeza será um ponto auto da confraternização da empresa.

O kit de bingo pode ser comprado pela internet, ou, se estiver em São Paulo, em lojas da rua 25 de março.

Essa é uma ideia divertida, fácil de colocar em prática e que vai deixar o evento ainda mais emocionante!

 

Opções de bingo.
Fonte: Print do Goggle

 

 

Karaokê

Por outro lado, que tal colocar para fora o dom de seus funcionários? Para isso, o karaokê é uma ótima opção.

Basta algumas caixas de som, um aparelho DVD que toque karaokê, dois microfones e uma tv. Além disso, se quiser uma opção mais emocionante, aposte me um projetor para que a festa inteira acompanhe a música.

Esse momento de descontração fará com que toda a equipe relembre grande sucesso e extravase na cantoria.

 

Karaokê.
Fonte: Pexels

 

Campeonatos

Esses campeonatos podem ser feitos de diferentes formas, desde a tradicional gincana até os jogos de truco ou tabuleiro. Para escolher, avalie qual o perfil da equipe ou faça uma votação na empresa para ver qual os funcionários preferem.

Além de incentivar o espírito competitivo, será um momento divertido e cheio de descontração.

 

Campeonato com time.
Fonte: Pexels

 

Amigo secreto

 

E é claro que não poderíamos deixar de mencionar o famoso amigo secreto. Porém, para fugir no óbvio, aposte em um modelo de amigo secreto diferente para a festa de natal da empresa.

Por exemplo, amigo ladrão, amigo chocolate, amigo o”culto”, entre outros. Isso irá aproximar a equipe e criar um clima natalino representado pelos presentes.

Vale ressaltar que essa opção é mais indicada para empresas pequenas, onde todos os funcionários se conhecem.

 

Festa de natal da empresa com amigo secreto.
Fonte: Pexels

 

 

Conclusão: festa de natal da empresa

 

Fugir do óbvio não é tão difícil. Com um toque de criatividade e planejamento é possível fazer uma festa de natal da empresa que misture seriedade e diversão.

O importante é aproveitar o último mês do ano para estreitar laços e compartilhar a gratidão pelo trabalho em equipe.

  Via Ortolani Comunicação

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias