Peixinho da horta – Conheça essa Planta Alimentícia Não Convencional!

O peixinho da horta é uma hortaliça que recentemente se popularizou na forma de um delicioso petisco. Porém, ela também chama atenção por seus nutrientes e propriedades terapêuticas. Entenda.

1.968

- Continue depois da Publicidade -

 

O peixinho da horta, como muitas outras Plantas Alimentícias Não Convencionais, chegou para ficar! Além das propriedades terapêuticas de seu chá, é riquíssima em fibras e minerais como cálcio, potássio e ferro.

Sendo assim, essa hortaliça versátil e nutritiva vem sendo incluída em receitas clássicas. Porém, ficou mais conhecida graças à preparação empanada e frita, um petisco de sucesso em bares e restaurantes.

Conheça os benefícios desse super alimento curativo para a sua saúde e aprenda a preparar as receitas que a popularizaram.

 

  • Depois, veja também Eucalipto: os principais benefícios da árvore que ajuda na saúde respiratória.

 

O que é peixinho da horta?

 

peixinho da horta ou lambari da horta é uma hortaliça de folhagem aveludada, cujo formato parece o de um peixe. Além disso, a abundância de ômega 3 em sua composição, deixa a planta com um gosto que lembra bastante os frutos do mar.

No entanto, o que a torna especial é mesmo a sua textura: a leve penugem das folhas facilita a aderência da massa usada para empanar. Dessa forma, a preparação frita acabou se destacando e popularizando mais.

Por ser uma opção vegetal de alto valor nutricional, o peixinho da horta conquistou rapidamente os vegetarianos.  Sendo assim, os menus dos restaurantes voltados a esse público foram os primeiros a dar espaço para a PANC.

 

peixinho da horta 2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Para que serve peixinho da horta?

 

Por ser rica em fibras, antioxidantes e minerais, o peixinho da horta é excelente para a digestão e a imunidade. Além disso, o chá da planta também oferece benefícios à saúde.

De fato, a fibra corresponde a 13% do teor de matéria seca do peixinho da horta. Dessa forma, a ingestão da hortaliça é capaz de regular a atividade intestinal. No entanto, é importante lembrar de que a ingestão de alimentos fibrosos deve ser sempre acompanhada por quantidades abundantes de água. Do contrário, o efeito pode ser o oposto, causando prisão de ventre.

Por outro lado, o peixinho da horta é rico em óleos vegetais antioxidantes, especialmente o extrato metanólico. Como a oxidação das células leva a inflamações e doenças crônicas, a PANC auxilia na prevenção desses quadros.

Além disso, o chá de suas folhas é um excelente aliado no tratamento das doenças pulmonares, o que lhe rendeu o nome popular “pulmonária”. A infusão de peixinho da horta atua como antigripal, anticefaléico e antipirético, combatendo gripes, resfriados, tosse e dores e garganta.

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

peixinho da horta 3
Imagem: Reprodução / Instagram @a.especiarista

 

Onde encontrar

 

Assim como as outras Plantas Alimentícias Não Convencionais, o peixinho da horta não é cultivado e comercializado pelas grandes redes. Sendo assim, você dificilmente encontrará a hortaliça em supermercados.

Por isso, procure em sua cidade mercados e feiras especializados em produtos orgânicos. Outra opção é comprá-la direito de quem planta. Isso está cada vez mais fácil, graças à empresas que trabalham com entrega de produtos orgânicos, fazendo a ponte entre os produtores rurais e consumidores nas cidades grandes.

 

Como fazer peixinho da horta

 

Se você já encontrou peixinho a horta e não sabe como prepará-lo, uma boa forma de começar é experimentar a receita clássica do petisco empanado. Ele  pode ser servido com limão e sal ou com um molho de sua preferência. Essa receita é da Helen Almeida, do blog VegMag.

 

Receita de peixinho da horta empanado

 

Ingredientes

 

  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
  • Sal, pimenta-do-reino, lemon pepper (opcional)
  • 1/2 xícara (chá) de água gelada
  • De 15 a 20 de folhas de peixinho da horta lavadas e bem secas
  • Óleo para fritar

 

Modo de preparo

 

  1. Em um prato fundo, junte a farinha, o amido, o fermento e os temperos.
  2. A seguir, acrescente água e misture até obter uma massa homogênea.
  3. Passe as folhas nessa massa e frite no óleo bem quente até que fiquem douradas.
  4. Coloque sobre um papel-toalha para absorver o excesso de óleo e sirva em seguida.

 

peixinho da horta 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Cuidados ao consumir

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) alerta para a necessidade de lavar e higienizar o peixinho da horta com atenção. Graças à sua textura aveludada, a hortaliça pode reter mais terra e sujeira.

Ainda segundo a Embrapa, as folhas de peixinho da horta podem ser armazenadas por até oito dias.  Além disso, a temperatura ideal para garantir a preservação de seus nutrientes é de 5ºC e as folhas devem estar bem secas e em um recipiente fechado.

Quer conhecer mais Plantas Alimentícias Não Convencionais? Confira também n osso artigo sobre a super nutritiva Ora-pro-nobis!

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também