Ora-pro-nobis: A planta rica em proteínas que você precisa conhecer

A ora-pro-nobis é uma hortaliça não-convencional que esbanja proteínas e vitaminas, oferecendo muitos benefícios à saúde de quem a consome. Saiba tudo!

0 3.172

A ora-pro-nobis, de nome científico Pereskia Aculeata, é uma planta que impressiona pela alta quantidade de proteínas e se destaca entre os alimentos curativos. Por isso, é chamada de “carne verde” ou “carne de pobre”, por ser mais acessível que o ingrediente de origem animal.

Consumida no estado de Minas Gerais desde o tempo do Brasil Colônia, apenas recentemente essa hortaliça ficou conhecida no resto do país. Ainda assim, a ora-pro-nobis  continua fora das grandes cadeias de distribuição de alimentos.  Logo, é mais facilmente encontrada em feiras livres, principalmente as agroecológicas.

Agora, conheça esse vegetal e seus benefícios para a saúde e aprenda a forma certa de consumi-lo. Assim, você garante o melhor aproveitamento de seus nutrientes.

 

ora-pro-nobis-2
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

O que é ora-pro-nobis?

 

A ora-pro-nobis é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC). Isso quer dizer que a maior parte da população não a reconhece como um alimento. Sendo assim, não é plantada e consumida em larga escala.

Recentemente, seu alto valor nutricional foi descoberto e essa realidade começou a mudar. No entanto, existe um lugar onde a hortaliça é conhecida e consumida faz muitos anos: Minas Gerais. Lá, a população chama a ora-pro-nobis de “carne de pobre”. Isso porque, na falta dos recursos para comprar carne de gado ou similares, as classes menos favorecidas encontravam na PANC uma fonte confiável de proteínas.

 

ora-pro-nobis
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Benefícios da ora-pro-nobis

 

Como já foi dito, a ora-pro-nobis é rica em proteínas, o que a torna uma boa opção alimentar para vegetarianos. Além disso, a hortaliça também oferece vitaminas do complexo B, C, A, fibras e minerais. Conheça as vantagens do consumo para sua saúde.

 

Auxilia a perda de peso

 

Em função da alta quantidade de fibra alimentar, as folhas da ora-pro-nobis promovem sensação de saciedade. Dessa forma, são um bom recurso para quem tenta controlar o apetite e seguir uma dieta.

Ademais, a alta quantidade de nutrientes em sua composição ajuda a manter uma ingestão adequada de nutrientes, apesar da restrição calórica, auxiliando assim na perda de peso.

Veja também os benefícios da Pitaya, que é antioxidante, reforça a imunidade e ainda pode ajudar na saciedade e dietas.

 

Colabora para o bom funcionamento do sistema digestivo

 

Mais uma vez, as fibras da ora-pro-nobis levam o mérito. Ao facilitar o fluxo alimentar pelo interior das paredes intestinais, a PANC promove a recomposição da flora intestinal. Logo, é uma aliada dos que sofrem com prisão de ventre e problemas similares.

No entanto, é sempre importante lembrar que fibras alimentares precisam de muita água para terem efeito positivo. Sem isso, o efeito pode exatamente o oposto, piorando quadros de intestino preso. Em conclusão, aposte nas fibras para ter um intestino saudável, mas não esqueça de caprichar na hidratação.

Você também pode gostar!

Se você sofre com intestino preguiçoso, confira também os nossos posts sobre probióticos e kimchi.

 

ora-pro-nobis 3
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Tem ação anti-inflamatória

 

A sabedoria popular já recomenda o uso da ora-pro-nobis no tratamento de inflamações há muitos anos. Porém, esse conhecimento tradicional agora tem respaldo da ciência.

Ao saber de tomou seu uso pela medicina popular para tratamento de inflamações e cicatrização de feridas, o pesquisador Nícolas de Castro Campos Pinto resolveu desenvolver sua tese de doutorado sobre o tema.

Assim nasceu o “Estudo das atividades anti-inflamatória e cicatrizante das folhas de Pereskia aculeata Miller (Cactaceae)”. Nele, o doutorando testa as propriedades medicinais do extrato produzido com as folhas da ora-pro-nobis.

Segundo ele, os estudos pré-clínicos comprovaram a atividade anti-inflamatória e cicatrizante do produto. Assim, o próximo passo é explorar esse potencial no tratamento de diferentes tipos de dermatites e na cicatrização de feridas de pele.

Confira também todo o poder do alho e da Cúrcuma (açafrão-da-terra), alimentos que também possuem capacidade anti-inflamatória, além de outros benefícios para saúde.

 

Promove a saúde da pele e cabelos de dentro para fora

 

A vitamina A é uma das maiores responsáveis pela saúde e beleza da pele e cabelos. Também conhecida como retinol, estimula a síntese de colágeno, assim como o ácido hialurônico, fundamental para a manutenção da firmeza e elasticidade dos tecidos.

Acontece que a ora-pro-nobis é riquíssima em retinol, colaborando para a beleza dos tecidos e fios de dentro para fora.  Além disso, a vitamina também é fundamental para a saúde dos olhos, prevenindo problemas de visão.

 

Como preparar a ora-pro-nobis

 

Graças a seu sabor neutro, é bastante fácil incorporar a ora-pro-nobis a diversas receitas. Para ilustrar, citamos o Festival do Ora-Pro-Nobis, que ocorre a mais de duas décadas na cidade mineira de Sabará. Nele, pode-se experimentar uma infinidade de preparações doces e salgadas, todas com a hortaliça. O evento dura três dias!

In natura, seca ou em forma de farinha, a PANC pode ser coadjuvante ou estrela de diversos pratos. Apesar de que algumas pessoas não gostam do tom esverdeado que sua farinha confere à pães e bolos, o incremento nutricional vale a pena.

 

ora-pro-nobis 4
Imagem: Reprodução / Pinterest

Folhas in natura

As folhas in natura também são uma delícia e compõe excelentes refogados, molhos e recheios. No entanto, é importante cozinhá-las em um pouco de água por um minuto e meio. Após, descarte toda a água do cozimento.

Esse procedimento elimina antinutrientes que comprometem a absorção dos nutrientes da hortaliça. Assim, seu organismo pode aproveitar ao máximo os benefícios da ora-pro-nobis para sua saúde.

Por fim, confira também os benefícios da Banana Verde. Além, do nosso especial sobre Ayurveda, o sistema de saúde mais antigo do mundo!

 

 

você pode gostar também