Coco Chanel: 8 criações que revolucionaram o mundo da moda!

Estilista francesa, Gabrielle Chanel mudou a história da moda feminina e deixou um incrível legado de liberdade, elegância e conforto!

1.016

- Continue depois da Publicidade -

As criações de Coco Chanel revolucionaram a moda e a vida das mulheres de sua época. Ousada, criativa e elegante, podemos dizer que esta grande estilista francesa criou a roupa de trabalho feminina do mundo contemporâneo.

Até  surgir o seu primeiro ateliê em Paris, as mulheres francesas, ainda se vestiam como se estivessem na Belle Époque. Dessa forma, elas ainda usavam corpetes apertados e desconfortáveis, roupas pesadas e volumosas, dentre outras peças.

Gabriele Chanel começou aos poucos a introduzir peças mais leves, confortáveis e sóbrias a um guarda roupa cheio de fru-frus, cores, flores, chapéus burlescos etc.

Desde então, mulheres do mundo todo usam e abusam das peças criadas por essa mulher maravilhosa, muito a frente de seu tempo.

Inclusive, grande parte das roupas e acessórios que nós temos em nossos armários, ainda hoje, em pleno século XXI, são criações de Coco Chanel.

Veja então quais são as  8 criações de Coco Chanel que revolucionaram o mundo da moda!!

1.Calças confortáveis para as mulheres

Com toda a certeza, uma das maiores criações de Coco Chanel foi a calça para marinheiro. A estilista francesa adorava andar a cavalo e achava que as saias atrapalhavam seus passeios. Assim, ela teve a ideia de começar a usar calças assim como os homens.

A calça marinheiro era uma calça bem larga e confortável, bem parecida com aquelas que os homens usavam a época. Seja como for, foi a partir de então que as mulheres passarão a também usar calças,  fato que, lá no início  da década de 30, escandalizou a sociedade francesa.

criações de Coco chanel - Calças femininas
Fonte/ Hipisco&Co
Fonte/ Pinterest

 

2.Bijuteria para todas

Até Coco Chanel lançar, em 1924, uma coleção chamada de Bijouterie fantaisie, “Joias de fantasia”, eram apenas as mulheres da alta sociedade que usavam colares, brincos etc como acessórios de moda.

Assim, para este desfile, Gabrielle usou materiais muito baratos para fabricar as peças, inclusive o famoso colar de pérolas, artigo muito usado pelas mulheres ricas.

Sendo assim, deste então o uso de imitações de joias feitas com material mais barato começou a se popularizar. Dessa maneira, as mulheres mais pobres passaram a, enfim, poder usar o famoso colar de pérolas, ainda que fosse uma mera imitação.

Ainda hoje a grife investe nesse quesito, apostando em tendências como as correntes com pérolas, que estão entre os grandes hits do momento.

Coco Chanel e com colar de pérolas
Fonte/ Mdemulher
Foto/Pinterest
Foto / Pinterest

3. Pretinho básico, a peça mais ousada da estilista

Talvez, 10 em cada 10 mulheres tenham algum vestidinho preto guardado no armário. Pois, saiba que foi este grande ícone da moda mundial que criou os modelos de vestido preto curtos, justos e elegantes.

Coco apareceu pela primeira vez com um destes em 1926, e como era de se esperar, causou grande burburinho. Afinal, o vestido era acima do joelho, tamanho considerado muito curto para a época. Além disso, vestido ainda era preto, cor que somente as viúvas e empregadas domésticas usavam.

Desde então, muitas mulheres e artistas da época começaram a usar vestido preto, curto, justo e sem nenhum babado, frufrus e outras coisas que eram comuns na época.

Sem dúvida, está é uma das criações de Coco Chanel que nós mais amamos e mais usamos até hoje.

pretinho básico - criações de Coco chanel
Fonte/ Anna Barros

 

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

4.Casacos Tweed, uma das mais icônicas criações de Coco Chanel

Com toda a certeza, se existe uma peça que represente a grande estilista é o famoso casaco de Tweed, marca registrada da francesa.

O casaco Tweed juntou pela primeira vez o conceito de elegância e conforto, combinação até então, desconhecida pelas mulheres dos anos 20.

Afinal, o casaco nada mais é do que um modelo dos casacos masculinos  usados a época, mas elegante e confortável, totalmente repaginado e adaptado para mulheres.

look Coco Chanel de chapéu
Fonte/ Glamurama

 

5.Marinière, a mais criativa das criações de Coco Chanel

O Marinière, nada mais é do que uma blusa listrada em preto e branco. Com toda a certeza,  está uma das criações de Coco Chanel mais criativas de todas.

Ela tem este nome, porque Gabriele se inspirou no uniforme de marinheiros durante uma viagem ao litoral.  Assim, ela transformou uma peça de uniforme militar em um acessório de moda, elegante, feminino e estiloso.

O sucesso foi tanto que atrizes consagradas na época como Audrey Hepburn e Brigite Bardot aderiram a peça e ajudaram muito a populariza-la.

criações de Coco chanel - Blusa de listra navy
Fonte/ Audaces

6. Matelassê com alças

Como vimos até agora, o maior intuito de Coco era fazer com que a moda feminina fosse confortável sem perder a elegância e o charme. Sendo assim, foi por isso que a grande estilista transformou por completo a bolsa de mão da época.

Até então, as bolsas femininas tinha uma alça muito pequena e outras nem mesmo tinham uma. Apesar de serem muito elegantes, elas não eram nada práticas e nem confortáveis, pois as mulheres as carregavam na mão.

Em vista disso, Gabriele decidiu criar alças mais longas para bolsas, de modo que as mulheres pudessem carrega-las nos ombros.

Até hoje, mulheres do mundo todo usam a bolsa 2.55. Além disso, ele também é um dos mais práticos e elegantes estilos de bolsa que existem no mundo.

Bolsa chanel
Fonte/Paris Brechó

7.Pele bronzeada

Desta inovação poucos sabem, até mesmo porque a sua criação não foi proposital. Um dia, Coco Chanel foi a praia e acabou pegando mais sol do que o que era costume na época.

Ao voltar a Paris com a pele mais bronzeada, suas clientes adoraram o visual e passaram a imitar.

 

8. Cabelo curto, uma das criações de Coco chanel mais emblemáticas

Popularizar este corte de cabelo também foi uma das grandes revoluções de Gabrielle para o mundo da moda. Afinal, naquela época as mulheres só usavam cabelos longos.

Assim, depois de aparecer com os fios de cabelo bem curtinhos, surgiu o então, corte Chanel, que assim como a maioria de duas criações, deu mais liberdade e conforto as mulheres.

 

criações de Coco chanel - Cabelo curto
Fonte/ Salão Virtual

Não há dúvidas que Gabrielle Chanel foi uma mulher muito a frente de seu tempo. Muito mais do que peças e acessórios de moda , as criações de Coco Chanel são emblemáticas na luta feminina pela igualdade.

Além disso, ela também foi muito mais do que uma estilista, ela  foi uma verdadeira revolucionária feminista. Afinal de contas, ela sempre lutou pela liberdade e conforto das mulheres, desafiando toda uma sociedade patriarcal e machista.

Por fim, confira ainda a Semana de Alta costura de Paris e Milano Digital Fashion Week 2020 com 3 tendências para 2021, masculino e feminino.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também