Foto de Rita Lee cantando à esquerda e à direita foto de Rita Lee hoje, aos 75 anos.

Rita Lee, ícone do rock nacional, morre aos 75 anos

Rita Lee foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, ícone do rock nacional e com mais de 50 anos de carreira

Compartilhe

Uma notícia abalou o mundo da música na terça-feira, 09. A cantora Rita Lee, conhecida como a Rainha do Rock Brasileiro, morreu aos 75 anos.

Rita Lee faleceu em sua residência, em São Paulo, no fim da noite do dia 08 de maio, “cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”, afirma nota oficial divulgada em seu perfil do Instagram.

O velório da artista será aberto ao público, na quarta-feira, dia 10, no Planetário do Parque Ibirapuera, a partir das 10h até às 17h.

Nesta matéria, relembre a carreira dessa artista incrível. Além disso, descubra mais sobre essa artista que fez história na música brasileira e deixou uma marca indelével na cultura popular.

Quem é Rita Lee?

Rita Lee foi uma das artistas mais icônicas da música brasileira, conhecida por sua personalidade forte e por sua contribuição para o rock nacional.

Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas, ela foi responsável por sucessos como “Ovelha Negra”, “Lança Perfume” e “Mania de Você”.

Rita Lee de cabelo vermelho bem estilosa andando em local público.
Morre Rita Lee aos 75 anos. Fonte: Instagram @ritalee_oficial

Além disso, Rita foi também uma das poucas mulheres que se destacou no meio musical em um período predominantemente masculino.

Sua influência na cultura popular brasileira foi inegável, e seu legado sempre irá inspirar novas gerações de artistas. Por isso, não deixe de ouvir uma das músicas mais famosas de Rita Lee, que está no vídeo abaixo!

  • Logo depois, leia Rita Lee: quantas vezes se casou, por que está reclusa e 10 coisas que você talvez não saiba sobre a cantora

Quantos anos a Rita Lee tem?

Rita Lee, uma das mais icônicas cantoras e compositoras brasileiras, nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, o que significa que ela morreu aos 75 anos em 2023.

Qual o verdadeiro nome de Rita Lee?

O verdadeiro nome de Rita Lee é Rita Lee Jones. Ela nasceu em São Paulo em 31 de dezembro de 1947 e, posteriormente, adotou o sobrenome “Lee” em homenagem ao músico de rock Jerry Lee Lewis, uma de suas grandes influências musicais.

Carreira de Rita Lee

Rita Lee foi uma das mais icônicas cantoras e compositoras brasileiras de todos os tempos, com uma carreira de mais de cinco décadas repleta de sucessos e inovação.

Ela iniciou sua carreira na música como vocalista do grupo Os Mutantes, no final dos anos 60, onde criou algumas das músicas mais influentes do movimento tropicalista.

Capa de Vinil de disco de Rita Lee.
Fonte: Instagram @ritalee_oficial

Em 1972, Rita Lee deixou Os Mutantes e iniciou sua carreira solo, onde continuou a inovar e experimentar em diversos gêneros musicais, do rock ao pop, do punk ao eletrônico.

Além disso, não deixe de ouvir essa pérola dos Mutantes com Rita Lee, que mostra toda a versatilidade da artista.

Considerada uma das primeiras artistas brasileiras a explorar o rock de forma pioneira, sua música sempre apresentou elementos de crítica social e questionamentos políticos.

Rainha do Rock Brasileiro com vestido prateado e de plumas, deitada em boia verde e segurando uma boia cor-de-rosa com formato de coração.
Fonte: Instagram @ritalee_oficial

Ao longo de sua carreira, Rita Lee lançou mais de 20 álbuns, muitos deles considerados clássicos da música brasileira. Além disso, ela foi uma artista com grande carisma e personalidade marcante, e suas apresentações ao vivo eram sempre memoráveis e emocionantes.

Além de sua carreira musical, Rita Lee também foi uma escritora talentosa, tendo publicado diversos livros ao longo dos anos. Não apenas, ela foi uma ativista em defesa dos direitos dos animais e da natureza.

Rita Lee segurando seu livro autoral.
Fonte: Instagram @ritalee_oficial

O legado de Rita Lee é imensurável na cultura brasileira e sua contribuição para a música foi inestimável. Afinal, a Rainha do Rock Brasileiro foi uma artista que sempre esteve à frente de seu tempo e continua a inspirar novas gerações de músicos e fãs em todo o mundo.

Rita Lee – Grandes Sucessos

Por que a Rita Lee saiu dos Mutantes?

A saída de Rita Lee dos Mutantes em 1972 foi motivada por uma série de conflitos internos na banda. Em entrevistas, Rita Lee já afirmou haver diferenças musicais e pessoais entre ela e os outros membros do grupo.

Rainha do Rock Brasileiro de pé em frente a um grande painel decorado com um desenho de arco-íris. Ela está sorrindo e olhando diretamente para a câmera, com uma postura descontraída e confiante.
Fonte: Instagram @ritalee_oficial

Além disso, divergências em relação à direção artística que a banda deveria seguir foram apontadas. Por outro lado, alguns relatos também apontam que a saída de Rita Lee dos Mutantes pode ter sido influenciada pelo seu relacionamento com o guitarrista e líder da banda, Sérgio Dias.

Segundo esses relatos, Sérgio Dias teria ficado abalado com o fato de Rita Lee ter se casado com outro músico.

A trajetória de uma lenda do rock brasileiro

Curiosidades sobre a carreira de Rita Lee

Relembre: entrevista exclusiva para o programa Conversa com Bial

Conclusão

Agora você conhece um pouco mais sobre a carreira e a vida de Rita Lee, uma das mais icônicas cantoras e compositoras brasileiras de todos os tempos.

Além disso, com uma trajetória de mais de cinco décadas na música, Rita Lee foi uma artista inovadora e experimental, que soube incorporar diversos gêneros musicais em sua obra, sempre com um olhar crítico e questionador sobre a sociedade e a política.

Seus álbuns e músicas marcaram gerações e continuaram a inspirar novas gerações de músicos e fãs em todo o mundo. Além disso, Rita Lee também se destacou como escritora talentosa e ativista em defesa dos direitos dos animais.

A partida de Rita Lee representa uma perda imensurável para a cultura brasileira e a música, mas seu legado permanecerá vivo através de suas obras e do impacto que ela teve e continua a ter na vida de tantas pessoas. Que sua música e sua trajetória sigam inspirando e emocionando a todos nós.

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias