A TV Globo decidiu produzir uma nova versão da novela “Pantanal”, de 1990, história já conhecida pelo público e eternizada por seus personagens icônicos, como Juma Marruá, José Leôncio e Velho do Rio.

Um dos personagens que também ficou marcado foi Alcides, o peão de Tenório que acaba se envolvendo com sua esposa, a Maria Bruaca. Em 2022, o escolhido para dar vida ao personagem foi Juliano Cazarré. Relembre a história dele em “Pantanal”:

E mais – Quem é Gabriel Sater? Ator revive personagem feito pelo pai na primeira versão de Pantanal

Quem é o Alcides de Pantanal?

Alcides, Pantanal
Alcides, em “Pantanal” (Fonte: Globo)

Na versão atual de “Pantanal“, Alcides é interpretado por Juliano Cazarré, que ao decorrer da história vai mostrando sua verdadeira face e o motivo que o levou ao pantanal. O peão conta para Guta (Julia Dalavia), que foi parar naquele local por acaso, mas a história é muito mais obscura.

Quem se lembra da primeira versão de “Pantanal” já sabe que Alcides na verdade foi atrás de Tenório (Murilo Benício) para se vingar do fazendeiro, já que a família dele acabou sendo vítima de uma armação do patrão.

Após um tempo como capataz do marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira), Alcides começará a desenrolar sua história e irá atrás de Juma (Alanis Guillen) para revelar que foi seu pai que matou seu irmão Chico (Túlio Starling). Isso, claro, deixará a onça furiosa. Alcides, então, contará tudo sobre Tenório, instigando o ódio de Juma contra o empresário.

“É isso o que ele é, Juma: o diabo em terra! Eu vim aqui atráis de me vingá desse mardito e aqui descobrí que num é só a morte do meu pai que ele tem nas costa. A do teu irmão, do teu pai… Até mesmo a morte da tua mãe, d’um jeito ou ôtro tá nas costa desse mardito”, dirá ele nos próximos capítulos de “Pantanal”.

Focado em seu plano, Alcides já tirou da cabeça se envolver com alguém da família de seu inimigo. Tanto Guta, que o encantou, quanto Maria Bruaca, que está caidinha pelo peão.

E mais – Pantanal: tudo sobre a nova superprodução da Globo

Quem foi Alcides de 1990?

As duas versões de Alcides em "Pantanal"
As duas versões de Alcides em “Pantanal” (Fonte: Reprodução)

A primeira versão de “Pantanal” foi exibida em 1990 pela Rede Manchete e Ângelo Antonio viveu Alcides e seu personagem teve um desfecho trágico.

O capataz acabou se envolvendo Bruaca e Tenório descobriu. Como vingança, o fazendeiro mandou capar o empregado, cortando o órgão de Alcides. A cena se tornou emblemática de “Pantanal”.

Mesmo após o acontecido, Alcides conseguiu se vingar e atirou em Tenório, atirando o corpo dele no rio.

Agora, resta saber se a TV Globo manterá a mesma cena, ou mudará algo no roteiro da nova versão de “Pantanal”.

E tem também – Nani Venâncio: veja como está hoje a musa que apareceu nua na abertura de “Pantanal”

Para conferir mais sobre as tramas da Globo, acesse nossa categoria Novelas. Por lá, você encontra resumos de novela, antes e depois dos atores e tudo mais sobre as obras da emissora.