Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira

Pantanal: tudo sobre a nova superprodução da Globo

No próximo dia 28, a Globo vai estrear sua grande promessa para 2022: Pantanal. O remake de 1990, trará Juliana Paes e Marcos Palmeira no elenco

Compartilhe

Quem está com saudade de uma ótima novela das nove da Globo? Atualmente a emissora dos Marinhos exibe, “Um Lugar ao Sol“, de Lícia Manzo. De fato, a trama não empolgou tanto o público. Apesar das ótimas interpretações de Marieta Severo, Andrea Beltrão, Andréia Horta, Alinne Moraes, Cauã Reymond e Juan Paiva a história “empaca” em muitos clichês. Dessa forma, o público está ansioso pela estreia de “Pantanal”.

A nova trama estreia dia 28 de março, às 21h30. E trará no elenco: Murilo Benício, Juliana Paes, Marcos Palmeira, Jesuíta Barbosa, Dira Paes, Osmar Prado, assim como outros grandes nomes.

A história será baseada no texto original de Benedito Ruy Barbosa. O autor escreveu a novela para a extinta TV Manchete, em 1990. No entanto, antes, Benedito apresentou a ideia à Globo, que achou a sinopse muito “estranha”.

Isso porque o enredo de “Pantanal” mistura mitologia com lendas folclóricas em um cenário real. Na época, a Globo apostava alto em novelas urbanas, com personagens mais próximos na nossa realidade. Dessa forma, a diretoria da emissora desacreditou na trama regional.

Como resultado, Benedito Ruy Barbosa foi para a Manchete e, junto com Jayme Monjardim, produziu uma das maiores obras primas da TV brasileira.

De acordo com a Revista Veja, “Pantanal” foi eleita pelo público a quarta melhor novela brasileira de todos os tempos. Em terceiro lugar vem “Roque Santeiro”. Já na primeira posição, “Vale Tudo” e “Avenida Brasil” estão empatadas.

Qual a história de “Pantanal”?

Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira
Juliana Paes será Maria Marruá, mãe da protagonista, Juma. Dizem que a personagem vira onça quando está brava. Fonte: Reprodução/Globo/GShow

Para essa novela, Benedito Ruy Barbosa criou a saga de uma família que ama viver no Pantanal. José Leôncio é o patriarca dessa família. Quando criança, Zé Leôncio e seu pai migraram com uma comitiva para as terras do Pantanal.

Pai e filho venceram na vida caçando “marruá”, uma espécie de boi selvagem. Com isso eles acabaram formando um rebanho dessa espécie, para corte. Até que um dia, Juventino (pai de Leôncio) sai para caçar sozinho e desaparece na mata.

Na trama paralela, Maria Marruá, luta para defender sua terra de invasores, entre eles a família de Tenório. Maria é uma mulher selvagem, cujo boatos afirmam que ela vira onça quando está brava.

Dessa forma, os anos passam, e Leôncio vence na vida. Até que um dia, o agora empresário decide ir para o Rio de Janeiro cobrar uma dívida. Antero que frequenta a alta sociedade carioca está afundado em dividas, e não consegue pagar Leôncio.

O jovem então faz uma proposta e perdoa a dívida em troca da jovem Madeleine, filha de Antero. Encurralado, Antero aceita a proposta de Leôncio. Como resultado, Madeleine é “obrigada” a mudar para o Pantanal, onde fica grávida.

Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira
Nova Juma será interpretada por Alanis Guillen. Fonte/Reprodução/Globo/GShow

A passagem na história da novela

Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira
Marcos Palmeira viverá José Leôncio, pai Jove, protagonista. Na primeira fase, o papel é de Renato Góes. Fonte: Reprodução/Globo/GShow

Contudo, ao chegar nas terras inóspitas de Pantanal, Madeleine não se adapta. Assim sendo, ela decide fugir de lá. Leôncio tenta de tudo para conter a inquietude da esposa, mas desiste e decide deixar Made ter seu filho no Rio de Janeiro.

Mais adiante, os anos passam, até que Joventino decide conhecer a vida do seu pai no Pantanal. Ele chega no local e se depara com uma realidade bem diferente. A essa altura, Leôncio vive um caso com a empregada da casa, Filó. Com ela, ele tem mais um filho, Tadeu. Todavia, esse filho é criado apenas como um afilhado por Leôncio e vira seu braço direito na fazenda.

Contrapondo esse cenário, Joventino é hostilizado por todos na Fazenda, inclusive por seu pai. Até que então o jovem conhece Juma Marruá, filha de Maria Marruá. Os dois se apaixonam e a novela se desenrola a partir desses conflitos.

Vale lembrar que Pantanal também traz em sua história temas sobrenaturais. Além de Juma virar onça, a trama também conta a história do Velho do Rio, uma espécie de protetor do local, o qual todos afirmam que trata-se de Juventino, pai desaparecido de Leôncio.

Ademais, um outro personagem misterioso é Trindade, um peão cujo boatos dão conta que ele fez pacto com o Diabo.

Outros personagens são os próprios animais selvagens que permeiam a região tais quais: onça pintada, jacaré, sucuris e piranhas.

Pantanal no SBT

Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira
Em 2008, o SBT passou a rasteira na Globo e exibiu a novela original na íntegra, com as fitas da Manchete que comprou num leilão. Fonte: Reprodução/SBT

De fato, a história de Pantanal está nas mãos da Globo desde 2006. A ideia da emissora carioca era colocar a história no horário das 18hs em 2008. Visto que, naquela época os textos de Benedito estavam trazendo ótimos resultados com seus remakes, como: “Cabocla” ,”Paraíso” e “Sinhá Moça”.

A novela retornaria como “Amor Pantaneiro”, contudo, Silvio Santos acabou com os planos da Globo. Isso porque, o SBT adquiriu as fitas originais de Pantanal durante um leilão. A emissora paulista, simplesmente transmitiu a novela na íntegra entre 2008 e 2009. O que trouxe um grande sucesso para o canal, mas também motivou um processo por parte do autor: Benedito Ruy Barbosa.

Agora, mais de 10 anos depois, a Globo retoma os planos, dessa vez para um remake que será escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito. A direção artística ficará a cargo de Rogério Gomes, também conhecido como Papinha.

  • E também – O Cravo e a Rosa volta à Globo com a missão de “frear” destaque da Record TV

Nova Produção de Pantanal

Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira
A Globo investirá cerca de R$ 1 Milhão por capítulo. Fonte: Reprodução/Globo/Gshow

Acredite se quiser, a versão de Pantanal de 2022 será gravada no mesmo local que a versão de 1990. Isso porque, o diretor Papinha, junto com o autor e Bruno Luperi e mais alguns dos integrantes da produção, foram até o Pantanal em busca de locações para a novela.

Dessa forma, todos acabaram recebidos na fazenda de Almir Sater. O cantor e ator atuou na primeira versão como o peão Trindade. Esse personagem é um dos mais falados na história, já que outros personagens acreditam que ele fez pacto com o diabo.

Na nova versão, Almir também estará na história, só que dessa vez como chalaneiro Eugênio. Já o personagem Trindade, será interpretado por seu filho, Gabriel Sater. Assim que chegaram no local Papinha e Bruno procuraram por lugares, contudo, chegaram a conclusão que a Fazenda de Almir Sater seria ideal para servir de base para a produção.

Almir Sater comprou as terras há mais de 30 anos, quando as gravações da novela terminaram.

“Eu soube que iriam regravar, achei bacana. De repente estou em casa, chegam Papinha (Rogério Gomes), Bruno, Alexandre e Luciana para nos visitar. Estavam escolhendo locações e aí vi que era sério.

Eu falei: ‘olha, o Jayme andou seis meses antes procurando um local até que ele chegou aqui. Começando daqui vocês já partem de um lugar que foi bom”– disse Almir Sater para o GShow.

E assim o ator fechou mais uma parceria com a nova produção de Pantanal: “Eles foram visitar outros lugares, mas sentiram que era aqui. Apresentamos fazendas perto, pessoas que poderiam receber a equipe e tudo deu certo”.

Veja quem é quem na nova versão de Pantanal:

Pantanal, Globo, novela, estreia, Juliana Paes, Marcos Palmeira
Elenco viajou para Pantanal para gravar as primeiras cenas da novela. Fonte: Reprodução/Globo/GShow

  • Alanis Guillen como Juma Marruá;
  • Jesuíta Barbosa será Jove;
  • Renato Góes e Marcos Palmeira como José Leôncio;
  • Juliana Paes será Maria Marruá;
  • Bruna Linzmeyer e Karine Teles como Madeleine;
  • Gabriel Stauffer e Caco Ciocler como Gustavo;
  • Juliano Cazarré será o peão Alcides;
  • Julia Dalavia será Guta;
  • Osmar Prado será o Velho do Rio;
  • José Loreto será Tadeu;
  • Dira Paes será Filó;
  • Murilo Benício será Tenório;
  • Débora Bloch será Maria Bruaca;

Por fim, resta saber se Pantanal trará para Globo o mesmo sucesso que trouxe para Manchete. Vale relembrar que a novela estreia dia 28 de março.

Enquanto isso, confira a chamada da novela:

https://youtu.be/Mfqv7V4q03M

Compartilhe

Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias