Banhos energéticos: ervas, receitas e dicas para fazer o seu

Mais tranquilidade, foco e criatividade. Esses são só alguns dos benefícios dos banhos energéticos. Confira mais, junto de receitas de banhos para você fazer em casa!

Com a rotina corrida, deixamos um dos atos mais importantes da vida de lado: o autocuidado. Mas como resolver isso? Como se reconectar e se valorizar, em meio ao frenesi do dia a dia? A resposta é simples. Comece aos poucos, alguns exemplos são os alimentos curativos, terapia, spa day e até o autoconhecimento! Entretanto, nossa sugestão para iniciar, é desenvolver hábitos gostosos, mas que não precisam ser praticados sempre — como tomar banhos energéticos.

Esses banhos podem trazer vários benefícios para você e o seu corpo. Entre eles:

  • Renovar suas energias (como o próprio nome indica!)
  • Relaxar e despressurizar em períodos intensos da vida
  • Ajudar a focar nos seus desejos
  • Tratar do corpo e da alma em equilíbrio

 

Tudo isso é bem-vindo! Só resta uma dúvida: como preparar e aproveitar um banho energético? Nós te ensinamos!

 

O que são banhos energéticos?

 

 

Os rituais de banho são praticados há milênios — muito mais tempo do que conseguimos imaginar. As civilizações antigas, por exemplo, tinham a água como um elemento a ser celebrado. Algo como um presente divino, fonte do nosso ser. Eles não estavam errados, afinal nosso corpo é composto por 70% de água, não é mesmo?

Já no Egito antigo, era costume se banhar nas águas do Nilo e do rio Jordão para purificação. Os Hindus faziam o mesmo com o Ganges. A própria Ayurveda, uma medicina milenar de origem indiana cheia de adeptos, recomenda certos banhos com propósitos curativos.

Para além dos efeitos energéticos, temos a certeza de que todo o ritual de banho tem um potencial enorme de nos relaxar! Eles podem ser aproveitados como uma maneira gostosa de se reconectar consigo mesma após um dia muito intenso. Independente da sua crença!

Por esses e outros motivos, trazer a prática dos banhos energéticos para sua rotina é uma boa pedida.

Para tomar um banho energético, você precisa de:

  • Sais ou chás de banho com ingredientes curativos (como óleos essenciais, clique para saber benefícios e como usar)
  • Uma banheira, ofurô de madeira ou chuveiro
  • Uma intenção para manifestar

 

Quando tomar um banho energético?

 

Você não precisa tomar esse banho apenas em datas específicas. Porém, alguns momentos ajudam a intensificar os efeitos da prática. Já falamos de um deles por aqui!

Nos referimos ao ritual de banho da lua cheia. Como o nome diz, ele é tomado nos períodos em que a Lua está mais próxima da Terra e, portanto, sua influência sobre nós é mais intensa.

De acordo com a astrologia, além de controlar as marés a Lua têm grande poder em relação ao nosso corpo e alma. Ela nos ajuda no equilíbrio energético e é valiosa para enfatizar as intenções que colocamos nesses banhos especiais!

 

Como manifestar durante um banho energético?

 

Manifestar suas intenções é uma parte essencial na prática de banhos energéticos. E, na verdade, ela é tão importante quanto é fácil!

Você pode interpretar o ato de manifestar como uma espécie de meditação. Durante o banho, você deve focar nos seus desejos e afirmá-los. O tempo depende de você, mas é recomendado que isso dure pelo menos um minuto.

Em dúvida de quais afirmações fazer? Isso depende do tipo de banho que você escolheu e do que você espera. Mas não precisa ser nada complexo! Você pode repetir intenções como:

  • “Eu mereço amor e cuidados na mesma medida que direciono ao próximo”, se o seu banho for direcionado ao amor próprio.
  • Já um banho de prosperidade pode acompanhar a intenção “Eu mereço ser reconhecida e recompensada pelo meu esforço e meu talento”.

 

Receitas especiais para banho de ervas

 

Todas essas receitas têm algo em comum: o sal, adicionado às misturas para a dissolução dos óleos essenciais.

Para preparar qualquer receita, basta misturar os ingredientes em um pote. Depois de juntar todos os ingredientes, você tem apenas um passo do preparo. É adicionar em água quente, para cada elemento soltar suas propriedades antes de você tomar o banho de fato. Só não pode ser água fervendo, tá?

Agora, vamos às receitas!

 

  • Confira ainda,  Velas curativas com óleos essenciais – Para curtir, vender ou presentear que tal fazer kits de velas curativas? Confira o passo a passo, utilizando óleos essenciais e suas incríveis propriedades curativas. Veja também como decorá-las com charme e criatividade!

 

 

Banho de amor próprio

 

Você não deve nunca se esquecer de cuidar de si. Principalmente se tem o hábito de olhar para o próximo como sua prioridade! Esse banho pode te ajudar a lembrar de se colocar em primeiro lugar na própria vida.

Afinal, a essência de rosas é sensual e feminina — usada positivamente para ativar nosso amor próprio. Os benefícios da canela amplificam seu efeito — o banho com ela pode aumentar o poder de atração do amor. Já o quartzo rosa é a pedra do amor e da paz e sua presença também tem forte influência nessa mistura.

Receita:

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de chá de canela
  • ½ copo de botões de rosa (podem ser pétalas frescas ou secas) OU 5 gotas de óleo essencial de rosa
  • 1 quartzo rosa

 

Leia mais: “Óleo essencial para iniciantes – Quais são os principais e como usar cada um deles”.

 

Banho para refrescar a mente

 

Sua cabeça está a mil por hora? Esse banho energético é para você! Aproveite-o para focar nas sensações relaxantes do banho e parar de pensar um pouquinho em tudo o que está acontecendo ao seu redor.

O limão, usado na receita como a casca ou como óleo essencial, é visto na aromaterapia como um ajudante diário no combate à ansiedade e ao desânimo. O óleo essencial de menta tem um propósito parecido, perfeito para relaxar também os músculos. Já a lavanda, por sua vez, tem propriedades calmantes.

Related Post

Receita:

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • A pele de um limão inteiro ou 5 gotas de óleo essencial de limão
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda
  • ¼ de copo de menta (fresca ou seca) ou óleo essencial de menta

 

E também outros artigos sobre os Óleos Essenciais que estão super em alta!

 

Banho da tranquilidade

 

 

Nem sempre é fácil manter a calma. Mas com um banho quente e com as ervas certas, você ganha um momento do dia para reaver o equilíbrio. Depois que sair da banheira (ou do chuveiro), parecerá uma pessoa nova. Cheia de paz!

Para combater os sintomas de ansiedade e irritação, você usará o óleo essencial de violeta. A água de florida também! No entanto, ela é recomendada para alinhamentos energéticos e promove relaxamento e clareza mental.

Dica: você também pode usá-la na limpeza da casa, tanto para deixar seu aroma adocicado no ambiente, quanto para cuidar da energia do espaço.

Receita

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • 5 gotas de óleo essencial de violeta
  • 3 gotas de água de florida

 

 

Banho para reconexão emocional

 

Intuição e emoção são, muitas vezes, os responsáveis por guiar algumas das nossas decisões. É bom ser racional — mas é melhor ainda se sentir confortável o suficiente com seu lado mais emotivo e espiritual. Dessa forma, você consegue distinguir suas opções com mais clareza e entender o caminho certo. Esse banho ajuda nisso!

Usamos novamente o óleo essencial de violeta. Porém, dessa vez, ele é acompanhado do lemongrass (ou capim-limão), que estimula a criatividade e a concentração. O óleo de junípero também entra na mistura com capacidade reanimadora e promotora da paz.

Para finalizar, você deve adicionar uma ametista ao seu banho. A pedra está relacionada à transformação de energias. Sobretudo, sua harmonização!

Receita

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • 2 gotas de óleo essencial de violeta
  • ½ copo de bicarbonato de sódio
  • 2 gotas de óleo essencial de lemongrass
  • 2 gotas de óleo essencial de junípero
  • 1 cristal de ametista

 

  • Confira ainda, Óleos essenciais – Para que servem e como usar na saúde, beleza e bem-estar

 

Banho da prosperidade

 

Sabia que o manjericão (e seu óleo essencial) promove o equilíbrio? Na verdade, ele é muito usado para encorajar buscas por propósitos, e energizar quem sempre se dedica apenas ao próximo — e se encontra esgotado.

O tomilho tem efeito similar, indicado para quem passa por momentos de esgotamento físico ou mental. O mesmo vale para a pimenta dioica. Em conjunto, o trio é perfeito para quem busca pela prosperidade. Pois, ao fim do dia, muito do que nos impede de crescer é o esgotamento físico e mental, independente da causa.

Receita:

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • ¼ de copo de manjericão
  • ¼ de copo de tomilho
  • 1 colher de chá de pimenta dioica

 

 

Banho calmante

 

Xô, ansiedade! Esse banho pode te ajudar a apaziguar os sintomas de uma mente ansiosa com a ajuda das propriedades curativas da lavanda e da menta. Você também pode tomá-lo antes de ir dormir, após um dia muito difícil. Ele te relaxará por completo, e você terá uma ótima noite de sono.

Receita

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • 5 gotas de óleo essencial de lavanda
  • ¼ de copo de menta

 

Detox energético

 

Existe mais de um tipo de banho que você pode fazer para garantir seus objetivos. Ao estudar os óleos essenciais e suas propriedades, você pode fazer suas misturinhas únicas, personalizadas para você.

Claro, não seria diferente com o detox energético! Existem uma infinidade de receitas possíveis. Para fazer o mais simples delas, você só precisa adicionar chá verde à água do seu banho.  Procurando por algo mais potente? Experimente os ingredientes abaixo:

Receita

  • ½ copo de sal marinho do Himalaia
  • 3 gotas de água de florida
  • Um punhado de camomila, cravo, canela, alecrim e manjericão

 

 

Sabia que esses sais de banho também são presenteáveis? Sim: você pode fazer um pouco, colocar em um belo pote e dar essa lembrancinha DIY para alguém querido!

Por fim, veja também  Óleo essencial de Gerânio – Tudo sobre o melhor amigo da saúde feminina e que também pode ajudar com ansiedade e angústia. Além de estimular o crescimento natural dos cabelos e ter propriedades antienvelhecimento. E ainda, recentemente, o óleo essencial de Melaleuca virou o queridinho da beleza natural, graças à sua ação fungicida e bactericida, que ajuda no controle da acne e também serve como secante de espinhas. Nesse caso, vale apostar na diluição com óleo de jojoba, outro grande aliado da pele!

 

Débora Fernandes: Débora Fernandes é produtora de conteúdo. Apaixonada pelas palavras, encontrou na moda e na decoração novas maneiras de contar histórias. Formada em Jornalismo e técnica em Design de Interiores, a trajetória de Débora envolve atuação nos portais de CASA CLAUDIA, Casa.com.br, e nas plataformas digitais de várias marcas do segmento de moda.
Posts Relacionados

Usamos cookies em nosso site para oferecer uma melhor experiência. Ao clicar em “Aceitar tudo”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. No entanto, você pode visitar "Configurações" para ajustar quais cookies deseja aceitar ou não em nossa Política de Privacidade.

Leia mais