Óleo essencial de Gerânio – Tudo sobre o melhor amigo da saúde feminina

O ingrediente ajuda a regenerar a pele, suavizar sinais de envelhecimento e ainda pode ser utilizado como um aliado para o crescimento natural dos cabelos.

1.416

- Continue depois da Publicidade -

óleo essencial de gerânio tem feito sucesso na internet graças às suas propriedades medicinais e estéticas. Afinal, a planta é capaz de regular os hormônios femininos, tratar peles acneicas e ainda reduzir linhas finas.

  • Depois, veja também Niacinamida – A vitamina que clareia a pele, elimina manchas e reduz rugas. E a Dolomita – Trazendo o poder da máscara de porcelana para a pele.

O que é gerânio?

Com certeza você já ouviu falar nessa flor inconfundível. Para além da beleza, o gerânio vem ganhando cada vez mais força entre as adeptas da aromaterapia e também da beleza natural.

Embora este arbusto perene seja nativo da África do Sul, hoje em dia a planta é cultivada em todo o mundo. Ademais, o cultivo para extração do óleo essencial também se tornou muito comum.

 

o que é geranio
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Isso porque, quando usado em aplicações de aromaterapia, o óleo essencial de gerânio ajuda a reduzir as sensações de estresse, ansiedade, tristeza, fadiga e tensão. Desse modo, ele atua aumentando a sensação geral de bem-estar e relaxamento, ao mesmo tempo que oferece alívio para quem sofre de insônia.

Seu aroma floral doce e revigorante também o torna um ingrediente ideal na fabricação de sabonetes e cosméticos, tais como cremes e perfumes.

Contudo, é na aplicação tópica que o óleo de gerânio brilha e conquista adeptos no mundo inteiro.

 

Propriedades medicinais

 

Em primeiro lugar, o óleo essencial de gerânio atua como agente antiinflamatório e anti-séptico. Também é conhecido por melhorar a circulação, aliviar os sintomas da menstruação e da menopausa, reduzir a pressão arterial e a dor e aumentar a imunidade.

Ademais, alguns adeptos da medicina natural costumam recomendar a aplicação em feridas, pois o óleo de gerânio ajuda a protegê-las contra toxinas e infecções.

Contudo, cabe lembrar que óleos essenciais são extremamente concentrados. Sendo assim, deve-se evitar a ingestão, diluir sempre em óleo vegetal (como o de jojoba, por exemplo) e, por fim, consultar um aromaterapeuta. Afinal, esse é o profissional mais capacitado para orientar no uso correto dessas maravilhas da natureza.

Benefícios do óleo essencial de gerânio

óleo essencial de geranio
Imagem: Reprodução / Youtube

 

Agora que você já sabe a história e as propriedades da planta, chegou a hora de descobrir os motivos pelos quais o óleo essencial de gerânio virou a febre da vez.

Você também pode gostar!

- Continue depois da Publicidade -

De modo geral, as formas de uso mais comuns são na aromaterapia e também na aplicação tópica, ou seja, na pele. Por isso vamos explicar melhor como o ingrediente atua em cada uma delas:

Aromaterapia

Primeiramente, na aromaterapia o óleo essencial de gerânio reduz a sensação de estresse, ansiedade, tristeza, fadiga e tensão, aumenta a concentração, melhora a função cognitiva e equilibra as emoções, bem como os hormônios.

De acordo com estudos recentes, a inalação do óleo de gerânio ajuda a estimular a secreção de estrogênio. Portanto, ele pode ser um aliado no tratamento dos sintomas da menopausa.  Aliás, outra grande vantagem é que a planta ajuda a regular naturalmente os hormônios, o que é uma excelente novidade para as mulheres de todas as idades.

Então, para obter todos os benefícios da planta, basta adicionar 2-3 gotas de óleo essencial de gerânio em um difusor. Independentemente do modelo do seu, observe as orientações da marca quanto à diluição em água.

 

Óleo essencial de gerânio para a pele

oleo essencial geranio pele
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Na sequência, vamos compreender melhor como funciona a aplicação tópica do óleo de gerânio. Afinal, na rotina da beleza ele tem a reputação de contribuir para a saúde das células da pele e, portanto, regenerar os tecidos.

Para começar, o óleo essencial de gerânio ajuda a eliminar as células mortas, por isso o uso regular promove uma cútis lisinha e mais jovem. Ademais, suas propriedades adstringentes ajudam a firmar a pele, reduzindo rugas e flacidez e retardando o aparecimento dos sinais da idade.

Isso ocorre porque a planta ajuda a estimular a produção de colágeno, aumentando assim a elasticidade, suavidade e maciez do rosto.

O óleo essencial de gerânio atua como um agente antiinflamatório e anti-séptico, tornando-se um ingrediente benéfico para uso em hidratantes destinados ao tratamento de doenças como eczema, dermatite e psoríase. Além disso, graças à essas propriedades, também é um aliado no combate à acne.

E se você achou que a lista acabava por aí, enganou-se. Afinal, o gerânio também faz maravilhas pelos cabelos. Esse óleo essencial faz sucesso como um aliado para o crescimento natural dos fios, nutrindo o couro cabeludo e, por fim, regulando a produção da oleosidade natural.

 

Cuidados

Por último, vale ressaltar que, embora se trate de um ingrediente 100% natural, o óleo essencial é extremamente concentrado. Sendo assim, é preciso ter cautela no uso.

Ademais, devido às propriedades estípticas do óleo de gerânio, recomenda-se evitar o uso em pessoas com diabetes, câncer, hipertensão e outras doenças relacionadas ao coração, úlceras pépticas, danos ao fígado, sangramentos, problemas de pele ou doenças relacionadas aos hormônios.

Por último, o site New Directions Aromatics também alerta para que indivíduos que estão tomando medicamentos prescritos. Passado por grandes cirurgias ou que correm maior risco de sofrer derrames, ataques cardíacos ou aterosclerose, pois também, devem consultar um médico antes de usar o óleo essencial de gerânio.

Por fim, veja também O que é Ayurveda? Tudo sobre o sistema mais antigo de Medicina. E ainda outro destaque que vem fazendo sucesso é a Vitamina C para o rosto, assim como a biotina, vitamina que ajuda o cabelo a crescer mais rápido.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também