Chá de capim limão: Saiba os benefícios da bebida para a saúde

Chá de capim limão possui ação calmante, diurética, reduz a pressão arterial e diminui cólicas abdominais. Porém, veja as contraindicações

- Continue depois da Publicidade -

O chá é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Isso porque o país é rico em ervas e, consequentemente, muitas pessoas as cultivam em casa.

Além disso, seja no verão ou no inverno, um chá sempre cai bem. Afinal, não importa se é quente ou gelado, ele sempre irá oferecer diversos benefícios à saúde.

Por isso, fizemos esta matéria para responder uma série de dúvidas sobre o chá de capim limão, dentre elas:

  • Quais são os benefícios do capim limão?
  • Para que serve o chá?
  • Como prepara o chá de capim limão?
  • Quem não pode tomar chá de capim limão?

Para saber isso e muito mais, continue lendo!

 

- Continue depois da Publicidade -

Quais são os benefícios do capim limão?

 

Planta medicinal.
Pé de capim limão. Fonte: Pinterest

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

O capim limão também é conhecido como capim santo e capim cidreira. Fato é que ambas se tratam de uma erva chamada cientificamente de Cymbopogon citratus. Apesar do nome ser difícil, a planta é muito cultivada nos lares brasileiros pela facilidade no plantio.

Além do chá, a erva medicinal também é muito consumida de forma macerada, como suco e também como óleo essencial.

- Continue depois da Publicidade -

Dentre os principais benefícios do capim limão estão:

  • Efeito calmante: a ação sedativa diminui o estresse, a insônia e também a ansiedade;
  • Ação antibacteriana;
  • Anticonvulsivo;
  • Diminui as cólicas: ótimo para quem possui cólicas menstruais pois ajuda no relaxamento dos tecidos;
  • Anti-hipertensivo: ajuda na dilação dos vasos sanguíneos;
  • Diurético.

“Além disso, esta prática (tomar chá) representa para muitas comunidades uma alternativa viável para o tratamento de doenças ou manutenção da saúde”, diz um estudo divulgado pela Universidade Federal de Pelotas.

Originária da Ásia, o capim-limão possua algumas substâncias que fazem dele uma erva com finalidade terapêutica, são elas: Geraniol, Citral, Mirceno, Metileugenol. Essas substâncias são responsáveis pelos benefícios do capim limão.

 

Para que serve o chá de capim santo?

Chá de capim limão.
Xícara de chá de capim limão. Fonte: Pinterest

 

Não basta ser gostoso, tem que oferecer benefícios, não é mesmo? Um estudo divulgado pela Revista UniAndrade buscou avaliar os benefícios do chá da erva em mulheres grávidas.

Como resultado, a pesquisa revelou que o capim-limão pode ser “empregado para alívio de insônia um dos sintomas da gravidez, pois atua principalmente como calmante, além de antiespasmódico nas cólicas, carminativo e nas diarreias.”

Embora o estudo em questão tenha como público-alvo mulheres grávidas, os benefícios mencionados também são comprovados em relação a toda população adulta.

Dentre todos os métodos em que se possa consumir o capim santo, o chá é o mais indicado. Isso porque “o chá por infusão é o melhor método para partes tenras de plantas medicinais, tais como folhas, botões e flores, em razão de serem ricas em componentes voláteis, aromas delicados e princípios ativos, que se degradam pela ação combinada da água e do calor prolongado.”

Você também pode gostar!

Além disso, as folhas estão expostas durante o ano todo. Desta forma, é fácil encontrar a folha para o chá de capim limão em qualquer estação.

 

  • Veja também: Chá verde emagrece e ajuda no tratamento de doenças, diz estudo!

 

Como preparar o chá de capim limão?

 

Copo com chá gelado.
Chá gelado de capim limão. Fonte: Pinterest

 

É preciso estar muito atento durante o preparo do chá de capim limão. Afinal, caso seja feito de forma errada a erva pode acabar perdendo algumas de suas propriedades medicinais. Em primeiro lugar, saiba que ele pode ser consumido quente ou gelado. Desta forma, vai do gosto de cada um.

A preparação envolve a infusão das folhas em água quente. Aqui, é importante destacar que a água não pode estar fervendo. Caso isso aconteça, ela perderá propriedades nutricionais.

Portanto, deixe a água na temperatura ideal para beber e coloque de 4 a 6 folhas por xícara. Deixe o leiteira tampada por cerca de 5 a 10 minutos e depois coe as folhas. Além disso, a melhor forma de fazer um chá de capim limão é utilizando folhas secas.

Por fim, para dar um toque especial no sabor, é possível adicionar limão ou gengibre.

É possível encontrar a erva já pronta para consumo em lojas de produtos naturais ou em sachês nos supermercados.

 

  • Você também pode gostar: Chá de eucalipto é calmante e ajuda no controle da glicemia!

 

Quem tem pressão alta pode tomar chá de capim limão?

 

Teclado, tesoura e chá.
Mesa de trabalho com xícara de chá. Fonte: Stacy Barnes/Unsplash

 

A resposta é simples: pode sim! De acordo com a nutricionista, Gabriela Sant’Anna Corrêa dos Santos de Sá, o chá de capim limão é um dos mais solicitados quando o objetivo é acabar com a pressão alta. Isso porque a erva equilibra os níveis de serotonina e regula a quantidade de plaquetas no sangue.

Como resultado, é uma bebida que pode ser adicionada na dieta de pessoas que sofrem de pressão alta.

Porém, antes de fazer o consumo, converse com seu médico e veja se há qualquer outro fator de risco que a impeça de consumir esta bebida.

 

 

Quem não pode tomar chá de capim santo?

 

Apesar de ter diversos benefícios à saúde, o chá de capim santo é contraindicado em algumas situações. Por exemplo, se após o consumo da bebida houver sintomas de enjoo, diminuição da pressão arterial ou boca seca, será necessário suspender a bebida. Além disso, em casos mais graves, é necessário procurar um médico.

Além disso, o capim limão é contraindicado quando houver fortes dores abdominais sem causa ou motivo aparente. Pessoas que fazem o uso de diuréticos, medicamentos calmantes e tiver hipotensão (pressão baixa) também não devem fazer o consumo da erva.

Por fim, outro ponto que merece atenção é de que mesmo após uma pesquisa ter apontado os benefícios do chá de capim limão em mulheres grávidas, é importante consultar um médico antes de começar a tomar.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes