Chá preto: benefícios, malefícios e receitas quentes e geladas

O chá preto serve como tratamento de cólicas abdominais e diarreia. Além disso, oferece diversos benefícios à saúde, confira!

- Continue depois da Publicidade -

Feito da mesma folha que o chá verde, a Camellia sinensis L., o chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Isso porque além do sabor agradável, a infusão oferece diversos benefícios à saúde. Além disso, a funcionalidade tem sido destaque na comercialização da erva. Afinal, você provalmente já deve ter visto também produtos da linha farmacêutica e cosméticos que utilizam o chá preto.

Mas, se  chá verde é feito da mesma folha do chá preto, então, qual a diferença entre eles? Basicamente, está na hora do preparo. As duas bebidas se diferenciam pelo processo de fabricação. Desta forma, o chá preto passa por um processo de fermentação e o verde não.

Aposto que você já deve querer saber muito mais sobre essa bebida. Por isso, nesta matéria você vai ver:

  • Quais os benefícios do chá preto
  • Malefícios
  • Como fazer chá preto
  • Receitas com a bebida

Então, se você quiser saber isso e muito mais, continue lendo!

 

- Continue depois da Publicidade -

Quais os benefícios do chá preto?

 

Mesa com dois copos com chá.
Fonte: Unsplash

 

- Continue depois da Publicidade -

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Desde pequenos sabemos que alimentos e produtos naturais fazem bem. Porém, ao longo da vida acabamos consumindo muitos deles sem, de fato, saber sobre seus benefícios. Um estudo divulgado na Revista Scielo apresentou que o chá preto oferece os seguintes benefícios à saúde:

  • Ação contra radicais livres
  • Anticarcinogênico
  • Antimutagênico
  • Reduz a chance de desenvolver doenças cardiovasculares

- Continue depois da Publicidade -

Além disso, enfermeiros publicaram um artigo na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) sobre os benefícios e malefícios das plantas medicinais, dentre elas, o chá preto. Como resultado, foi comprovado que a bebida auxilia no tratamento das seguintes complicações:

Tudo isso está relacionado a composição química presente na erva utilizada. Pesquisadores explicam que cerca de 10 a 25% da folha utilizada na produção do chá preto é composta por polifenóis. Esse nome é dado a um composto derivado do ácido cinâmico e, dentre eles, o que você provavelmente já deve ter ouvido falar são os flavonóides.

Dentro destes flavonóides existem outros subgrupos. Porém, o que mais nos interessa em questão são as catequinas. Afinal, são elas as responsáveis por causar um escurecimento enzimático. A enorme quantidade de reações químicas deste processo oferecem brilho e a cor vermelho-laranja da bebida.

Além disso, “o chá preto apresenta, na sua compoisção, além de polifenóis, outros compostos orgânicos como aminoácidos (13-15% da MS), metilxantinas (8-11% da MS), carboidratos (15% da MS), proteínas (1% da MS), compostos voláteis (<0,1% da MS) e elementos minerais (10% da MS)”, de acordo com estudos.

 

 

Malefícios

 

Copo estreito com chá preto.
Fonte: Pinterest

Você também pode gostar!

Embora o chá preto oferece benefícios, é preciso tomar cuidado com o consumo em excesso. Isso está diretamente atrelado aos componentes orgânicos que podem estar presentes na planta e também com metais. Desta forma, alguns estudos já provaram que os efeitos danosos da bebida estão relacionados a problemas renais, neoplasias malignas, fluorese dental, Mal de Alzheimer e anemia.

Por isso, pessoas que sobrem de pressão alta, gastrite, insônia e prisão de ventre não devem tomar chá preto. Além disso, gestantes e lactantes devem suspender o consumo durante este período.

Porém, raramente algum desses efeitos ocorrerá se você tomar de uma a três xícaras ao dia. Por outro lado, caso você apresente qualquer sintoma após a ingestão da bebida, procure um médico.

 

  • Confira: Refluxo – o que é, quais os sintomas e tratamentos sem remédio!

 

Como fazer chá preto?

 

Apesar de parecer um processo simples, diferentes chás necessitam de diferentes formas de preparo. Por isso, fizemos um passo a passo fácil e prático para você fazer seu chá quente ou gelado.

  1. Em primeiro lugar, coloque uma xícara de água para ferver;
  2. A seguir, acrescente uma colher de folhas;
  3. Quando a água estiver demonstrando as primeiras borbulhas, desligue o fogo;
  4. Agora, basta esperar 3 minutos para que as folhas liberem todos seus benefícios na água;
  5. Por fim, coe as folhas e adoce como desejar.

Para fazer um chá gelado, basta repetir este processo e deixá-lo esfriar naturalmente ou acrescentar algumas pedras de gelo.

 

  • Você também pode gostar: Chá de capim limão – saiba os benefícios da bebida para a saúde!

 

Receitas com chá preto

 

Se você já gostou da bebida e quer garantir seus benefícios de uma forma que não irá te fazer enjoar depois de algum tempo, você precisa diversificar sua receita. Para isso separamos algumas das mais pedidas.

 

Chá preto com leite e canela

 

Caneca com chá gelado.
Fonte: Dr. Ocker

 

Embora não seja muito popular no Brasil, o costume de tomar chá com leite é comum em países europeus, como a Inglaterra, por exemplo. Então, se você pretende sair da rotina e experimentar uma coisa nova, experimente o chá preto com leite e canela.

  1. Primeiramente, você irá precisar de duas colheres de folhas para cada xícara da bebida;
  2. Agora, esquente o leite no fogão ou no microondas;
  3. Em seguida, adicione as ervas e aguarde a infusão por 2 minutos;
  4. Por fim, basta colocar canela em pau ou pó a gosto.

 

Chá preto com mirtilo e maçã

 

Copo com bebida gelada.
Fonte: Pinterest

 

Adicionar frutas ao chá o deixará mais refrescante. Por isso, receitas com de chá preto com maçã, por exemplo, são perfeitas para serem apreciadas geladas. Desta forma, é comum que se faça uma quantidade muito maior para que se possa tomar durante o ia. Portanto, segue a receita para 1 litro de chá preto com mirtilo e maçã:

  1. Ferva 250ml de água;
  2. Em seguida, adicione 11g de chá preto e aguarde a infusão por 4 minutos;
  3. Coe e deixe o chá esfriar;
  4. Agora, adicione 750ml de água gelada, o mirtilo e a maçã a gosto;
  5. Por fim, espere o máximo que puder para que o sabor dos ingredientes se misture e aprecie a bebida.

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes