Mulher lendo livro e tomando chá preto.

Chá preto: benefícios, malefícios e receitas quentes e geladas

O chá preto serve como tratamento de cólicas abdominais e diarreia. Além disso, oferece diversos benefícios à saúde, confira!

Compartilhe

Feito da mesma folha que o verde, a Camellia sinensis L., o chá preto é uma das bebidas mais consumidas no mundo. Isso porque além do sabor agradável, a infusão oferece diversos benefícios à . Além disso, a funcionalidade tem sido destaque na comercialização da erva. Afinal, você provalmente já deve ter visto também produtos da linha farmacêutica e cosméticos que utilizam o chá preto.

Mas, se  chá verde é feito da mesma folha do chá preto, então, qual a diferença entre eles? Basicamente, está na hora do preparo. As duas bebidas se diferenciam pelo processo de fabricação. Desta forma, o chá preto passa por um processo de fermentação e o verde não.

Aposto que você já deve querer saber muito mais sobre essa bebida. Por isso, nesta matéria você vai ver:

  • Quais os benefícios do chá preto
  • Malefícios
  • Como fazer chá preto
  • Receitas com a bebida

Então, se você quiser saber isso e muito mais, continue lendo!

 

Quais os benefícios do chá preto?

 

Mesa com dois copos com chá.
Fonte: Unsplash

 

  • Siga o Fashion Bubbles no Google News para poder acompanhar tudo sobre Saúde direto no seu smartphone. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

Desde pequenos sabemos que alimentos e produtos naturais fazem bem. Porém, ao longo da vida acabamos consumindo muitos deles sem, de fato, saber sobre seus benefícios. Um estudo divulgado na Revista Scielo apresentou que o chá preto oferece os seguintes benefícios à saúde:

  • Ação contra radicais livres
  • Anticarcinogênico
  • Antimutagênico
  • Reduz a chance de desenvolver doenças cardiovasculares

Além disso, enfermeiros publicaram um artigo na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn) sobre os benefícios e malefícios das plantas medicinais, dentre elas, o chá preto. Como resultado, foi comprovado que a bebida auxilia no tratamento das seguintes complicações:

Tudo isso está relacionado a composição química na erva utilizada. Pesquisadores explicam que cerca de 10 a 25% da folha utilizada na produção do chá preto é composta por polifenóis. Esse nome é dado a um composto derivado do ácido cinâmico e, dentre eles, o que você provavelmente já deve ter ouvido falar são os flavonóides.

Dentro destes flavonóides existem outros subgrupos. Porém, o que mais nos interessa em questão são as catequinas. Afinal, são elas as responsáveis por causar um escurecimento enzimático. A enorme quantidade de reações químicas deste processo oferecem brilho e a cor vermelho-laranja da bebida.

Além disso, “o chá preto apresenta, na sua compoisção, além de polifenóis, outros compostos orgânicos como aminoácidos (13-15% da MS), metilxantinas (8-11% da MS), carboidratos (15% da MS), proteínas (1% da MS), compostos voláteis (

 

 

Malefícios

 

Copo estreito com chá preto.
Fonte: Pinterest

Embora o chá preto oferece benefícios, é preciso tomar cuidado com o consumo em excesso. Isso está diretamente atrelado aos componentes orgânicos que podem estar presentes na planta e também com metais. Desta forma, alguns estudos já provaram que os efeitos danosos da bebida estão relacionados a problemas renais, neoplasias malignas, fluorese dental, Mal de Alzheimer e .

Por isso, pessoas que sobrem de pressão alta, gastrite, insônia e prisão de ventre não devem tomar chá preto. Além disso, gestantes e lactantes devem suspender o consumo durante este período.

Porém, raramente algum desses efeitos ocorrerá se você tomar de uma a três xícaras ao dia. Por outro lado, caso você apresente qualquer sintoma após a ingestão da bebida, procure um médico.

 

  • Confira: Refluxo – o que é, quais os sintomas e tratamentos sem remédio!

 

Como fazer chá preto?

 

Apesar de parecer um processo simples, diferentes chás necessitam de diferentes formas de preparo. Por isso, fizemos um passo a passo fácil e prático para você fazer seu chá quente ou gelado.

  1. Em primeiro lugar, coloque uma xícara de água para ferver;
  2. A seguir, acrescente uma colher de folhas;
  3. Quando a água estiver demonstrando as primeiras borbulhas, desligue o fogo;
  4. Agora, basta esperar 3 minutos para que as folhas liberem todos seus benefícios na água;
  5. Por fim, coe as folhas e adoce como desejar.

Para fazer um chá gelado, basta repetir este processo e deixá-lo esfriar naturalmente ou acrescentar algumas pedras de gelo.

 

  • Você também pode gostar: Chá de capim limão – saiba os benefícios da bebida para a saúde!

 

Receitas com chá preto

 

Se você já gostou da bebida e quer garantir seus benefícios de uma forma que não irá te fazer enjoar depois de algum tempo, você precisa diversificar sua . Para isso separamos algumas das mais pedidas.

 

Chá preto com leite e canela

 

Caneca com chá gelado.
Fonte: Dr. Ocker

 

Embora não seja muito popular no Brasil, o costume de tomar chá com leite é comum em países europeus, como a Inglaterra, por exemplo. Então, se você pretende sair da rotina e experimentar uma coisa nova, experimente o chá preto com leite e .

  1. Primeiramente, você irá precisar de duas colheres de folhas para cada xícara da bebida;
  2. Agora, esquente o leite no fogão ou no microondas;
  3. Em seguida, adicione as ervas e aguarde a infusão por 2 minutos;
  4. Por fim, basta colocar canela em pau ou pó a gosto.

 

Chá preto com mirtilo e maçã

 

Copo com bebida gelada.
Fonte: Pinterest

 

Adicionar frutas ao chá o deixará mais refrescante. Por isso, receitas com de chá preto com maçã, por exemplo, são perfeitas para serem apreciadas geladas. Desta forma, é comum que se faça uma quantidade muito maior para que se possa tomar durante o ia. Portanto, segue a receita para 1 litro de chá preto com mirtilo e maçã:

  1. Ferva 250ml de água;
  2. Em seguida, adicione 11g de chá preto e aguarde a infusão por 4 minutos;
  3. Coe e deixe o chá esfriar;
  4. Agora, adicione 750ml de água gelada, o mirtilo e a maçã a gosto;
  5. Por fim, espere o máximo que puder para que o sabor dos ingredientes se misture e aprecie a bebida.
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias