Mulheres dos biotipos ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Ectomorfo, mesomorfo e endomorfo: como saber seu biotipo corporal

Conheça as características do ectomorfo, mesomorfo e endomorfo e confira dicas de uma alimentação saudável e rotina de treinos para cada um

Compartilhe

Você sabe por que algumas pessoas comem bastante e nunca engordam? Ou por que outras engordam com tanta facilidade? Isso acontece graças a uma combinação entre metabolismo e genética que resultam em três biotipos: ectomorfo, mesomorfo e endomorfo.

Saber em qual grupo você se encaixa é essencial para criar uma dieta equilibrada. Além de ajudar a montar um treino adequado que colabore com o ganho de massa muscular e a diminuição de gordura.

Porém, se você ainda não sabe de qual biotipo você é, não se preocupe. Trouxemos um especial com as características de cada um e dicas de alimentação e treino para cada um deles.

Quais são as diferenças entre ectomorfo, mesomorfo e endomorfo?

Um biotipo corporal é analisado a partir de duas principais características: a velocidade de funcionamento do metabolismo e a estrutura óssea.

Vale destacar que uma pessoa não é necessariamente 100% ectomorfo ou 100% endomorfo. Afinal, isso é resultado de uma junção genética. Como resultado, é natural que haja uma mistura entre dois biotipos, sendo que um deles seja predominante.

Sendo assim, apresentaremos a seguir as características de cada um de forma separada.

O que é ectomorfo?

Mulher com biotipo ectomorfo.
Fonte: Canva

Você conhece alguém que costuma comer bastante e não engorda? Essa pessoa normalmente é esguia, possui pouca massa muscular e ombros pequenos? Então provavelmente ela possui o biotipo chamado ectomorfo.

Essas características são marcantes devido ao fato de que esse grupo possui um metabolismo acelerado. Portanto, para eles, é muito mais fácil perder peso e muito mais difícil ganhar massa muscular.

Para conquistar um corpo malhado, uma pessoa com biotipo corporal ectomorfo precisa consumir muitas calorias ao dia. Vale destacar que o cardápio deve ser montado de forma saudável e inclui a ingestão de gorduras boas, proteínas magras, cereais e outras categorias.

Portanto, se o objetivo for ganhar massa muscular, um ectomorfo deverá acrescentar até 500 calorias a mais na dieta. Além disso, especialistas indicam um consumo diário de mais de 1,3g/kg de peso corporal de proteína.

Sendo assim, se você possui esse biotipo corporal e quer iniciar uma alimentação saudável que ajude a ganhar músculos, acrescente os seguintes alimentos no cardápio diário:

  • Castanhas
  • Leguminosas
  • Azeite
  • Vegetais
  • Frango
  • Peixe
  • Frutas secas
  • Batata doce
  • Arroz integral
  • Cereais integrais
  • Massa integral
  • Tubérculos

Para garantir maiores resultados, é recomendado consultar um nutricionista. Assim, ele criará uma dieta balanceada levando em consideração a idade, sexo, saúde e peso.

Além disso, é extremamente importante manter uma rotina regrada de atividade física focada na musculação, boa hidratação e uma boa noite de sono.

  • Em seguida, aproveite e nos siga no Google News para para saber tudo sobre Moda, Beleza, Famosos, Décor e muito mais. É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News

Por que ectomorfo não engorda?

O biotipo ectomorfo tem como característica principal o corpo magro e com pouca gordura ou massa muscular.

O motivo é o rápido metabolismo desse grupo. Assim, a queima de calorias acontece com mais facilidade, evitando o acúmulo de gordura.

Como ser ectomorfo?

Cada pessoa nasce com um biotipo corporal. Portanto, não é possível mudá-lo ao longo da vida.

Desta forma, a melhor opção para ganhar massa muscular ou perder gordura é fazer acompanhamento com médico, nutricionista e profissional de educação física a fim de atingir seu objetivo.

O que é uma pessoa mesomorfo?

Mulher de corpo mesomorfo.
Fonte: Canva

Uma pessoa com biotipo corporal mesomorfo possui um padrão estético de um corpo magro, mas com músculos, ou seja, o famoso físico atlético. Além disso, costumam ter pouca gordura e membros superiores (braço e ombro) mais desenvolvidos. Normalmente, as mulheres com esse biotipo têm cintura mais fina.

Ao contrário do ectomorfo, o mesomorfo não possui dificuldade para ganhar massa muscular, mesmo tendo um metabolismo acelerado.

Por outro lado, um mesomorfo também pode ganhar gordura corporal. Sendo assim, é um grupo que pode flutuar entre o magro e o gordo caso não siga uma dieta equilibrada.

Neste caso, a atividade física é um fator crucial para ajudar a emagrecer, manter e/ou ganhar massa muscular.

Uma dieta saudável para esse grupo é formada por 50% (máximo) de carboidratos, 30% (máximo) de gorduras e até 1,2g/kg de peso corporal de proteína. Confira algumas dicas de alimentos desses grupos:

  • Carboidratos: batata doce, mandioca, beterraba, alimentos integrais, chocolate amargo, aveia, entre outros;
  • Gorduras: azeite, linhaça, abacate, salmão, azeitona, etc.;
  • Proteína: ovos, queijo, leite, frango e carne de boi.

Não se esqueça de marcar uma consulta com um nutricionista para criar um cardápio perfeito visando seu objetivo e características individuais.

Além disso, manter uma rotina de atividade física que intercala entre a musculação e treinos aeróbicos, boa hidratação e uma boa noite de sono são fundamentais para manter a forma.

O que é uma pessoa endomorfo?

Tipo de corpo: mesomorfo.
Fonte: Canva

Por fim, o terceiro e último biotipo corporal é o endomorfo. Suas principais características são: corpo baixo com maior quantidade de gordura. Além disso, o corpo é mais largo e as mulheres possuem formato corporal parecido com uma pera.

Ao contrário dos outros dois biotipos, o endomorfo possui metabolismo lento. Como resultado, embora tenha facilidade em ganhar massa muscular, há uma dificuldade maior de emagrecer.

Isso porque o metabolismo desacelerado favorece o acúmulo de gordura corporal.

Sendo assim, quando se trata de uma alimentação saudável, é importante priorizar as proteínas, que são as responsáveis pelo ganho de músculos. Além disso, uma dieta equilibrada contém frutas, verduras, vegetais, tubérculos, proteínas magras e cereais integrais.

Uma boa dica para que um endomorfo perca gordura é incluir alimentos termogênicos, alguns exemplos são: chá verde, gengibre, limão, pimenta e cacau.

Já em relação ao treinos, quanto mais perder calorias, maior será os benefícios adquiridos. Portanto, exercícios funcionais e aeróbicos são os mais indicados para os enfomorfos.

O que um enfomorfo não pode comer?

O segredo para manter um corpo saudável, é não excluir nenhum grupo alimentar, mas saber como dosá-las.

Se o objetivo for perder peso, a dieta precisará ter poucas calorias a fim de criar um déficit calórico. Como resultado, grupos alimentares que incluem alimentos industrializados e gorduras ruins devem ser evitados ao máximo.

Exemplos de alimentos que devem ser evitados: refrigerantes, doces, frituras, entre outros.

Conclusão

Cada biotipo corporal possui suas próprias características. Saber identificar a qual você pertence irá te ajudar a criar uma rotina específica de alimentação e exercícios físicos para atingir seu objetivo ou ajudar a manter a boa forma.

Para isso, procure um profissional especialista como médico, nutricionista e profissional de educação física.

  • Em seguida, leia também Endometriose: o que é, quais os sintomas e como tratar a doença
Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias