Camomila em 20 benefícios comprovados para a Saúde e Beleza

A Camomila ajuda na má digestão, tem propriedades calmantes e ainda reduz a ansiedade, esses são alguns dos benefícios do chá de Camomila. Além disso, esclareça as 15 principais dúvidas sobre esta erva e a sua utilização na beleza!

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

A camomila é uma das ervas mais conhecidas quando o assunto são dicas naturais para problemas de saúde. Ou então, receitas caseiras para a beleza.

Mas, você sabe quais são, realmente, os benefícios da camomila?

O Fashion Bubbles foi pesquisar os 20 benefícios da camomila para a saúde, que são comprovados pela ciência.

Além disso, como esta erva pode ser usada para a beleza. Também, as 15 principais dúvidas sobre a planta.

Então, fique por aqui e saiba tudo sobre a camomila!

 

- Continue depois da Publicidade -

O que é a Camomila?

 

 

camomila

 

 

- Continue depois da Publicidade -

Primeiramente, vale saber que a camomila se trata de uma planta. Ela pertence à família das Asteraceaes.

A planta é do tipo rasteira, que se espalha rapidamente por campinas. Além disso, é uma espécie abundante em flores e muito usada em chás.

 

12 benefícios do chá de camomila para a saúde

 

- Continue depois da Publicidade -

O chá de Camomila pode ser preparado somente com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas, como erva-doce, hortelã e outras. Agora confira os múltiplos benefícios do chá de camomila.

 

  1. Diminui a hiperatividade;
  2. Acalma e ajuda a relaxar;
  3. Alivia o estresse;
  4. Auxilia no tratamento da ansiedade;
  5. Melhora a sensação de má digestão;
  6. Alivia o enjoo;
  7. Alivia cólicas menstruais;
  8. Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
  9. Acalma e remove as impurezas da pele;
  10. Aumenta a imunidade;
  11. Ajuda a respirar melhor, além de melhorar gripes e resfriados;
  12. Ajuda na circulação sanguínea.

 

  • Veja também tudo sobre a  Lavanda: 10 benefícios, história e tudo sobre o óleo essencial de lavanda!

 

 

 

Óleo essencial de Camomila

 

Com aroma terroso, doce e levemente ácido, o óleo essencial de camomila é amplamente utilizado por sua variedade de benefícios para saúde e bem-estar, como seu poder relaxante e tranquilizante. O líquido é extraído do vapor das flores da planta camomila, cientificamente chamada de Chamaemelum nobile.

 

camomila

 

 

20 benefícios comprovados da Camomila pela ciência

 

Aqui, você vai conhecer os benefícios da erva, realmente, comprovados por estudos e pesquisas científicas , certo?

Primeiramente, vale destacar que as flores e partes do caule, raiz e folhas da camomila contêm:

 

  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Zinco;
  • Vitamina B1;
  • Vitamina B2;
  • Vitamina B9;
  • Vitamina A.

 

 

 

 

A camomila possui ainda Taninos, Apigenina, Ácido Antêmico, Camazuleno, Alfa-bisabolol, Epigenia, dentre outras substâncias e nutrientes.

 

Dessa forma, a ciência já comprova a ação medicinal da camomila:

 

1- Alivia dores de estômago

 

Conforme o médico David Kiefer (professor no Departamento de Medicina da Família e Saúde Comunitária da Universidade de Wisconsin – EUA) a camomila é uma das melhores aliadas naturais para reduzir e curar as dores de estômago.

Isso porque, de acordo com o médico, a erva tem substâncias que equilibram os ácidos estomacais. Assim, impedindo a ação exagerada do ácido gástrico.

Além disso, a erva tem propriedades calmantes para o sistema digestório. Dessa forma,  impede a azia, a má digestão e demais incômodos gástricos.

 

 

2 – Aumenta os anos de vida!

 

Um  estudo da Universidade do Texas aponta que a camomila tem antioxidantes poderosos. Estes, ajudam na saúde e manutenção de células vitais.

Dessa forma, ao consumir a planta com frequência, nossa expectativa de vida tende a se prolongar.

Este estudo, por exemplo, contou com a participação de 1667 pessoas  que consumiram de 2  a 3 xícaras do  chá de camomila ao dia. Assim,  tiverem parâmetros de risco de morte prematura reduzidos em 29%. Isto, na comparação com dados de exames colhidos antes da pesquisa.

 

camomila

 

3 – Camomila ajuda, realmente, a dormir melhor

 

Um dos benefícios da camomila que costuma ser questionado… Porém, de acordo com o Medical News Today, a erva  proporciona, realmente, um sono melhor.

Isso porque a erva contém substâncias que se ligam as receptores GABA cerebrais. Assim, de forma parecida com os benzodiazepínicos (calmantes alopáticos) e estimulando o sono.

 

 

 

camomila

 

 

4 – Relaxante muscular

 

A camomila relaxa os músculos. E isto ocorre devido a sua propriedade em aumentar os níveis de glicina, de acordo com estudos dos Laboratório Sace.

A glicina é um aminoácido capaz de reduzir e aliviar dores e espasmos musculares.

Uma outra dica para ajudar a relaxar, é usar a camomila em Banhos energéticos, veja  dicas de ervas, receitas para fazer o seu. Ou ainda no ritual de banho da lua cheia. Como o nome diz, ele é tomado nos períodos em que a Lua está mais próxima da Terra e, portanto, sua influência sobre nós é mais intensa e pode ser feito com ervas como a camomila.

 

 

5 – Camomila reduz as cólicas menstruais

 

O Journal of Agricultural and Food Chemistry publicou um estudo que confirma que a camomila é capaz de reduzir as cólicas menstruais. Isso porque a planta é relaxante. Assim, relaxa a musculatura do útero, amenizando a dor.

 

 

6 – Anti-inflamatório natural

 

Um estudo feito no ano de 2010 aponta que a erva tem propriedades anti-inflamatórias. É útil para ajudar no combate de inflamações internas e tópicas.

 

7 – Camomila para estimular o sistema imunológico

 

Esta planta também é excelente para estimular e fortalecer o nosso sistema imunológico. Com isso, ficamos protegidos de doenças diversas que podem nos acometer.

Prova disto é um artigo da química britânica Elaine Holmes. A cientista fez um estudo que comprova a presença de substâncias com atividade fortalecedora e antibacteriana na camomila. Com isso, ajudando a deixar nossa imunidade lá em cima!

 

 

 

camomila

 

8 – Ajuda no tratamento de gripes e resfriados

 

A camomila é um verdadeiro remédio natural para aliviar os incômodos sintomas de gripes e resfriados. Por exemplo, ela desobstruí as vias áreas congestionadas – ajudando a respirarmos melhor.

Além disso, auxilia a combater os agentes causadores das doenças. Isso porque a erva tem ação bactericida e anti-inflamatória.

 

  • Veja ainda Eucalipto: os principais benefícios da árvore que ajuda na saúde respiratória

 

9 – Tratar as dores de cabeça

 

Mais um dos benefícios da camomila! Esta planta foi estudada em 2014 e demonstrou ser eficaz no alivio da dor de cabeça.

No caso, os voluntários do estudo usaram óleo de camomila de forma tópica, por meio de massagens na região das dores.

A pesquisa foi publicada no renomado site Pub Med. Esta biblioteca digital reúne estudos científicos de todo o mundo.

 

 

 

camomila

 

 

10 – Camomila pode ajudar a controlar a Diabetes tipo 2

 

A revista Nutrition publicou um estudo científico realizado no Irã. Conforme a pesquisa, pessoas que bebem até 3 xícaras de chá de camomila ao dia apresentam baixa nos os níveis de glicose no sangue.

Participaram do estudo portadores de diabetes do tipo 2. Os pacientes consumiram 3 xícaras do chá ao dia. Como resultado, passaram a precisar de menos insulina sintética.

Além disso, o estudo conclui que a erva tem caráter preventivo. Ou seja, ela ajuda na redução de fatores que levam à manifestação da diabetes do tipo 2.

 

11 – Previne, retarda e trata a osteropose

 

Conforme publicações, como do Medical News Today, a camomila tem a capacidade de prevenir e retardar o aparecimento da osteoporose. Além disso, contribui com tratamento do problema.

Isso porque a osteoporose costuma se desenvolver devido ao excesso da produção do estrogêneo. Porém, a planta teria, de acordo com pesquisas, ação antiestrogênica.

Assim, ajuda a preservar a densidade óssea, evitando a osteoporose. Também,  contribui com os bons resultados do tratamento de quem já sofre com a doença.

 

camomila

 

 

12 – É cicatrizante

 

De acordo com o Laboratório Sace, a camomila contém tanino. Dessa forma, acelera processos de cicatrização, como de lesões da pele.

O tanino é uma das substâncias responsáveis pela regeneração das células epiteliais. Ou seja, que formam a pele.

 

13 – Camomila estimula a boa circulação sanguínea

 

A erva é uma boa aliada para estimular a boa circulação sanguínea, pois contém ácido antêmico. Assim, ajuda  no tratamento de diversos problemas circulatórios. Por exemplo, varizes, inchaços, cãibras, ressecamento da pele, etc.

 

camomila

 

 

14 – Ajuda a evitar o câncer

 

Se consumida com regularidade, a planta é mais uma aliada que evita o câncer. De acordo com especialistas do Laboratório Sace, a planta tem epigenia. A Epigenia é uma  substância que atua no bloqueio de células que causam o câncer.

Além disso, evita a proliferação de células com anomalias no DNA (uma das causas do câncer).

 

15 – Auxiliar no combate à diarreia, desnutrição e desidratação

 

De acordo com pesquisas, as flores da erva, em forma de chá, reduzem evacuações frequentes . Também, hidrata o organismo. Assim, combatendo a diarreia, a desnutrição e desidratação.

 

16 – Ajuda a tratar a sinusite

 

A camomila pode ser usada em forma de inalação. Dessa forma, ajuda a diluir as secreções retidas as vias respiratórias, tratando a sinusite.

 

camomila

 

17 – Combate os enjoos

 

De acordo com nutricionista, como do Departamento de Nutrologia do Hospital Santa Cruz, a camomila acelera o esvaziamento gástrico. Assim, combate os enjoos, quando ingerido em forma de chá.

 

 

18 – Protege as células do cérebro

 

A camomila também contém apigenina. Esse flavonoide contribui com a proteção das células cerebrais,

Assim, ajuda a proteger estas células de problemas neurodegenerativas, distúrbios psiquiátricos e cognitivos.

 

camomila

 

 

 

19 – Camomila  ajuda na cura na catapora

 

Devido às propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, a camomila é uma ótima aliada no tratamento da catapora.

Além da cura, ela alivia as incômodas coceiras na pele.

 

20 – Camomila ajuda no tratamento da hemorroida

 

Devido a erva estimular a circulação sanguínea e conter propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, ajuda a tratar a hemorroida. Além disso, alivia as dores intensas – quando usada em forma de compressas locais.

Veja ainda 9 benefícios da babosa e todo o poder da Aloe vera para saúde, pele e cabelos. A planta ainda ajuda a tratar fissuras anais e outros distúrbios como prisão de ventre.

 

  • Aproveite e nos siga no Google News para poder acompanhar o melhor obre  Saúde, Pandemia, Imunidade, Dicas Naturais para a Saúde e muito mais,  direto em seu smartphone. Então, para seguir É só clicar aqui, depois na estrelinha 🌟 lá no News.

 

 

15 dúvidas sobre a Camomila

 

 

A seguir, você esclarece as dúvidas mais comuns sobre a camomila!

 

Você também pode gostar!

1 – Para que serve o chá de camomila?

 

 

Conforme vimos 20 benefícios da camomila, o chá da erva é um excelente aliado para tratar e prevenir doenças e problemas diversos.

Além disso, mais a seguir, você confere os 5 usos da camomila para a beleza.

No entanto, vale ressaltar que o chá de camomila costuma ser mais consumido como calmante, para diminuir a ansiedade também  e para aliviar as dores das cólicas menstruais.

 

  • Confira também mais dicas de Chás e seus benefícios. Aproveite e conheça também o chá de carqueja e os seus benefícios!

 

camomila

 

2 – Como fazer chá de camomila?

 

Há várias formas de preparar a infusão. Uma das formas de como fazer chá de camomila é :

  • 1 colher de sobremesa rasa de camomila;
  • 1 xícara de chá de água.

 

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, adicione a camomila.

Deixe fervendo por cerca de 5 minutos.

Em seguida, desligue o fogo e deixe a infusão tampada de 10 a 15 minutos, a fim de apurar.

Espere amornar e, então, pode beber o chá.

Recomenda-se fazer o chá de camomila sempre que for consumir. Porém, se preferir preparar quantidades maiores, guarde na geladeira, até beber.

 

 

3 – Quem não pode tomar o chá de camomila? Quais são as contraindicações?

 

Não há consenso científico sobre as contraindicações da camomila e quem não pode tomar o chá de camomila.

No entanto, é importante ter cuidados em algumas situações:

  • Por exemplo, de acordo com ginecologistas, mulheres grávidas não devem ingerir o chá de camomila sem autorização médica. Isso porque o relaxamento dos músculos uterinos pode gerar riscos de abortamento.

 

  • Além disso, pessoas que fazem uso de coagulantes não devem consumir esta erva sem orientação profissional. Isso porque a camomila poderia estimular sangramentos.

 

  • O consumo excessivo (mais de 2 litros de infusão de camomila ao dia) pode trazer desconfortos. Por exemplo: sedação, queda brusca de pressão e incômodos gastrointestinais.

 

4 – Quais os efeitos colaterais do chá de camomila?

 

Os efeitos colaterais do chá de camomila ocorrem, em geral, quando a infusão é consumida em excesso.

Conforme já mencionamos, beber mais de 2 litros do chá desta erva pode ocasionar efeitos colaterais. Por exemplo: sedação, queda brusca da pressão arterial e incômodos gastrointestinais (diarreia, enjoos, vômitos, etc).

5 – Chá de camomila dá sono?

 

Sim, o chá da erva dá sono, pois contém substâncias que acalmam os receptores cerebrais. Assim, reduzindo a atividade neural.

 

Veja vídeo com receita usando chá de camomila com maçã para insônia:

 

6 – Chá de camomila com hortelã. Quais os benefícios?

 

O chá de camomila com hortelã é um ótimo aliado para aliviar problemas estomacais. As duas ervas juntas, por exemplo, aliviam dores, enjoos, azia, etc.

 

 

camomila

 

7 – Chá de camomila com limão. Quais os benefícios?

 

O chá de camomila com limão é muito bom em diversas situação:

  • Alívio e combate a problemas respiratórios, por exemplo, resfriados, gripes, alergias;

 

  • Para aumentar a imunidade;

 

  • Acelerar processos de cicatrização.

 

 

8 – Chá de camomila faz mal para o coração?

 

Não, o chá de camomila não faz mal para o coração. Ou seja, não há nenhuma evidencia científica sobre isso.

No entanto, mesmo se tratando de uma erva, não é recomendado o consumo em excesso.

9 – Leite ninho com camomila. O que é isso?

 

Leite ninho com camomila é uma formulação recente de alguns fabricantes. No caso,  funciona como um auxiliar no sono de crianças.

10  – Chá de camomila é bom para gases?

 

Embora não seja a principal erva para combater a flatulência, o chá de camomila é bom para gases. Isso porque estimula a boa digestão em geral, ajudando a evitar os gases.

11 – Chá de maracujá, camomila e erva doce: quais são os benefícios?

 

O chá de maracujá, camomila e erva doce é usado para fins diversos. Por exemplo:

 

  • Acalmar e reduzir o estresse e a ansiedade;

 

  • Combater a insônia;

 

  • Tratar as dores das cólicas menstruais e os desconfortos da menstruação;

 

  • Eliminar gases.

12 – Quais os tipos de camomila?

 

Há diversos tipos de camomila. No entanto, dois tipos são mais usados para fazer chá de camomila. São eles:

  • Camomila Romana ou Camomila Romana da Terra: é a mais cultivada e a que mais encontramos no mercado.

 

  • Camomila Alemã: também podemos encontrar com abundância no mercado das ervas.

Estas duas variedades de camomila são bastante semelhantes. Elas se diferem, em especial, na forma do cultivo e algumas características.

A Camomila Romana, por exemplo, nasce em arbustos mais baixos e tem flores menores.

 

 

 

13 – Chá de camomila abaixa a pressão?

 

O chá de camomila abaixa a pressão, mas não ao ponto de resultar em quedas bruscas. No caso, desde que não seja consumido em excesso.

14 – Bebês podem tomar chá de camomila?

 

Sim, os bebês podem tomar chá de camomila. Porém, está indicado a partir dos 6 meses de vida.

Além disso, a quantidade do chá também deve ser de no máximo 40 ml ao dia. Ressaltando: é sempre recomendável consultar um pediatra, antes de oferecer chá de camomila aos bebês.

 

 

camomila para bebês

 

 

15 – Quanto tempo antes de dormir devo tomar chá de camomila?

 

Não há um tempo determinado. Mas, recomenda-se ingerir de 1 a 2 xícaras de chá de camomila cerca de 1 hora antes de deitar. Isso ajuda a pegar no sono e a dormir melhor.

 

 

Camomila para Beleza: 5 benefícios

 

 

Além dos benefícios da camomila para a saúde, ela pode ajudar muito na beleza.

A seguir, você conhece 5 benefícios principais da planta para a beleza. Além disso, como usar a camomila , para você ficar ainda mais bonita!

1 – Amenizar as olheiras

 

O chá de camomila gelado é ótimo para amenizar os inchaços abaixo dos olhos. Assim, disfarçando as olheiras.

A infusão deve ser usada todos os dias, por até 20 minutos no local. Dessa forma, existe uma melhora significativa do problema com o passar do tempo.

 

 

 

2 – Clarear o cabelo

 

Um dos usos mais conhecidos da camomila. Obviamente, a erva não tem o mesmo poder de tinturas ou produtos químicos para clarear o cabelo.

Mas, pode acentuar as nuances, criando lindos reflexos brilhantes e mais claros.

Para isso, você pode aplicar chá de camomila nos fios 1 vez na semana. Então, deixe a infusão no cabelo secando naturalmente.

 

 

 

 

3 – Previne o envelhecimento precoce

 

Consumir 2 xícaras de chá de camomila ao dia ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

Isso porque a planta contém antioxidantes. Assim, retarda o processo de envelhecimento das células.

4 – Reduz a oleosidade excessiva da pele

 

Aplicar o chá da planta no rosto e deixar secando ajuda a reduzir a oleosidade excessiva. Além disso, ameniza manchas vermelhas causadas por acnes.

Também, funciona como um secativo para espinhas.

5 – Prepara a pele para a maquiagem

 

Ao reduzir a oleosidade excessiva, a erva pode ser usada como um prime. Para isso, você pode, por exemplo, borrifar o chá da planta antes de se maquiar.

 

 

camomila

 

Por fim, veja vídeo de como plantar camomila a partir do sachê de chá:

 

 

Referências e Fontes: Associação Brasileira de Fitoterapia, Laboratório Sace, Maternidade São Cristovão, Uol,  Journal of Agricultural and Food Chemistry, ospital Santa Cruz. VPK Farma, Base de Dados de Informação Alimentar/Ambiente, Medical News Today. Departamento de Medicina da Família e Saúde Comunitária da Universidade de Wisconsin , revista Nutrition, Minha Vida.

  • 3
    Shares

- Continue depois da Publicidade -

você pode gostar também

“Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência. Ao utilizar nossos serviços, você concorda.” Tudo bem Mais detalhes