Pipoca: benefícios e como fazer sem usar óleo

A pipoca pode ser uma grande aliada para quem buscar perder peso e regular o nível de açúcar, mas é preciso saber prepará-la da forma certa

Fonte: Unsplash

Você sabia que a pipoca faz bem para a saúde e ainda ajuda a perder peso? Além de ser uma ótima companheira de um dia chuvoso com um filme, esse alimento não só pode, como deve estar inserido no cardápio de quem pretende emagrecer.

Porém, é preciso ter alguns cuidados. Afinal, a pipoca de micro-ondas vendida no supermercado pode ser prejudicial ao organismo. Afinal, possui muito sódio, calorias e vários conservantes.

Então, se você quer saber quais são os benefícios da pipoca e ainda aprender a fazê-la de um jeito saudável e delicioso, você está no lugar certo. Portanto, não esqueça de tirar um print da receita e compartilhar os benefícios com os amigos, combinado?

Assim, já dá para aproveitar e combinar uma noite de muito filme e pipoca!


Nutrientes da pipoca


Em primeiro lugar, é importante destacar que todas as informações contidas nesse texto fazem referência a espigas de milho tradicionais, estouradas. Portanto, pipoca de micro-ondas não conta, ok? Isso porque essa última pode ser prejudicial à saúde.

Já a original é, inclusive, indicada por nutricionistas por conter bastante fibra alimentar e ser pouco calórica. Além disso, deve-se levar em consideração o tempero usado. Então não se esqueça de pegar leve no sal e, se possível, não use óleo.

Este alimento é muito nutritivo pois é rico das vitaminas A, B6, E e K. Ademais, também contém uma boa quantidade de

  • magnésio
  • ferro
  • fósforo
  • zinco
  • potássio
  • manganês
  • cobre
  • tiamina
  • ácido fenólico.

Fonte: Pexels


Quais são os benefícios da pipoca?


Dentre os benefícios da pipoca, os comprovados cientificamente são:

  • Auxilia no controle da diabetes
  • Ajuda na perda de peso
  • É antioxidante
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Diminui o envelhecimento precoce

Então, confira de maneira aprofundada como cada benefício é garantido através deste alimento.


Auxilia no controle da diabetes


A pipoca possui um índice glicêmico baixo. Por isso, é uma fonte importante para regular os níveis de açúcar no sangue e evitar possíveis flutuações.

Como resultado, é muito indicada como uma excelente opção de lanche para quem é diabético.

Related Post


Ajuda na perda de peso


De acordo com pesquisadores, o volume do milho estourado preenche um bom espaço no estômago, assim ele oferece a sensação de saciedade. Desta forma, acabamos comendo menos.

Além disso, outro ponto que merece destaque é o alto índice de fibras presentes na pipoca, que também é um composto que favorece a perda de peso.


É antioxidante


Quando falamos dos nutrientes da pipoca mencionamos que ela é rica em ácidos fenólicos, lembra? Esses ácidos atuam como agentes antioxidantes do corpo.

Isso significa que a pipoca é capaz de diminuir ou retardar a oxidação de um substrato oxidável, ou seja, ela atua na proteção das células saudáveis contra a oxidação gerada pelos radicais livres.


Previne doenças cardiovasculares


Segundo estudos, este benefício está diretamente ligado à ação antioxidante da pipoca. Afinal, por proteger as células contra os radicais livres, o alimento acaba fortalecendo as veias e artérias que chegam no coração.

Como resultado, também auxilia no controle do colesterol, que é o gatilho para uma série de doenças cardiovasculares.


Diminui o envelhecimento precoce


Este benefício, assim como o mencionado acima, também tem a ver com a ação antioxidante. Isso porque a proteção das células é fundamental para que elas permaneçam saudáveis por mais tempo.




Como fazer pipoca?


Se você pretende aproveitar todos os benefícios da pipoca, precisará aprender uma forma de fazê-la de forma saudável. Portanto, separamos uma receita simples, você vai precisar de:

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou azeite de oliva
  • 1/2 xícara de milho de pipoca
  • 1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque o óleo de coco e o milho em uma panela e tampe;
  2. Em seguida, em fogo médio, aguarde 3 minutos ou até que todos os grãos de pipoca estourem;
  3. Desligue o fogo, coloque a pipoca em um pote e tempere com sal.

Além do sal, existem outros temperos que são saudáveis e que ajudam a dar um sabor extra ao alimento. Por exemplo, lemon pepper ou pimenta.

Ademais, vale destacar que produtos industrializados podem conter uma grande quantidade de sódio e acabar prejudicando a qualidade da refeição. Por isso, invista sempre em temperos naturais.



Conclusão


Apesar de muito consumido no mundo inteiro, é preciso ficar atento ao modo de preparo para garantir os diversos benefícios que a pipoca pode oferecer.

Portanto, se você está em busca de uma lanche saudável para o dia a dia, pode incluí-la na dieta. Além disso, é uma amiga importante para quem está brigando com a balança.

Por fim, não se esqueça de chamar os amigos para compartilhar um bom balde de pipoca e ainda colocar o papo em dia.

Diana Diniz: Diana Diniz é jornalista apaixonada por novas experiências. Possui uma bagagem profunda de conhecimento adquirido na Universidade do Algarve, em Portugal. Através do MBA em Marketing Digital pôde se especializar na redação de artigos para blogs e unir a experiência da profissão com sua paixão: arquitetura e decoração.
Posts Relacionados