Foto de pote de madeira com pistache dentro e espalhado pela superfície cinza. Ao lado, folhas de hortelã

Pistache faz bem para o coração! 5 benefícios da semente para a saúde

Descubra a origem da noz que conquistou o paladar brasileiro: o que é, para que serve, benefícios e muito + sobre pistache

Compartilhe

Ficou curioso para descobrir o que é esse pistache que conquistou o paladar brasileiro? O alimento ficou popular na Páscoa após virar recheio de um ovo de chocolate e ganhou ainda mais fama no fim de ano com os panetones recheados. Todos esses doces, assim como o sorvete de pistache, possuem a cor característica da noz: verde.

Muito além de uma simples noz, o pistache é rico em benefícios para o nosso coração! Sendo ainda, um grande aliado no controle de peso. O Fashion Bubbles te conta abaixo tudo sobre o pistache: benefícios, origem, sabor e muito mais. Continue lendo!

O que é pistache e para que serve?

Pistache trata-se da semente da árvore Pistacia vera. Sua noz, o que consumimos, é um caroço esverdeado envolto de uma casca fina, bem aderente.

pote preto com noz de pistache dentro e ramo de hortelã em superfície cinza com pistaches e folhas de hortelã
Fonte: Canva

Assim como outras nozes, o pistache é rico em benefícios e serve principalmente para fazer sobremesas. Os pratos doces mais populares com o alimento, são: sorvete, brigadeiro, ovos de páscoa e panetone. Lá fora, os mais conhecidos são baklava (doce turco de massa folhada) e halvah (doce do Médio do Oriente de sementes).

Quais os benefícios do pistache?

Com base no artigo “Nutrition Reviews” (2012) de Mark L Dreher, o Fashion Bubbles lista abaixo os 5 principais benefícios do pistache para a saúde do coração e corpo. Confira:

1. Melhora o lipídio do sangue

Os benefícios do pistache para o lipídio do sangue são que ele pode ajudar a reduzir o colesterol total, o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos, e aumentar o colesterol bom (HDL). Esses efeitos podem melhorar a saúde do coração e prevenir doenças cardiovasculares.

São diversos os componentes que o pistache contém que podem contribuir para a melhora do lipídio do sangue, como gorduras insaturadas, fibras, fitosteróis, proteína e magnésio. Sem dúvida, isso torna a noz uma ótima opção para substituir outras calorias em dietas.

Pistaches em fundo verde
Fonte: Canva
  • Em seguida, leia Vitamina D: para que serve e a importância de tomar sol diariamente

2. Efeito antioxidante e anti-inflamatório

O pistache é uma das fontes mais ricas e diversas de antioxidantes solúveis em água e gordura. Você sabia? Ele contém o carotenoide luteína, que reduz a oxidação do “colesterol ruim”. Contém γ-Tocoferol, que possui propriedades anti-inflamatórias e é responsável por eliminar espécies reativas de nitrogênio.

E também possui diversos compostos fenólicos, que são anti-inflamatórios e ajudam a melhorar a função endotelial e diminuir o “colesterol ruim”.

Colher de madeira com a noz pistáchio em superfície de madeira
Fonte: Canva

3. Controla a pressão arterial

Sendo a noz com maior nível de potássio, ingerir pistache pode ajudar a controlar a pressão arterial em pessoas normais e hipertensas. Afinal, o potássio é essencial para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente no tônus vascular (pressão arterial).

Processo do pistáchio: desde o crescimento da noz na árvore, na casca e depois cortado, triturado e torrado
Fonte: Canva
  • Ao mesmo tempo, leia Água de alecrim emagrece e traz benefícios para o cabelo. Saiba como fazer!

4. Controla a diabetes tipo 2

O número de pessoas com diabete tipo 2 aumenta a cada dia que passa! E o pistache pode ser um grande aliado no objetivo de controlar os níveis de glicemia (açúcar no sangue).

Com nível glicêmico muito baixo (4 a 9), o artigo “Nutrition Reviews” mostra que você pode incorporar a noz em refeições ou lanches com alto índice glicêmico, como arroz parboilizado e purê de batata, para reduzir a resposta glicêmica em 20-30%.

Pequeno pote de cerâmica em superfície de madeira com várias nozes de pistáchio descascadas
Fonte: Canva

Relacionadas

5. Controla o peso e apetite

Se o seu objetivo é controlar o peso com saúde, então pode contar com o pistache! Sendo uma noz, ela é rica em energia e também é um alimento que aumenta a saciedade.

A dica é ter a oleaginosa com casca para reduzir a ingestão calórica e melhorar a gestão do apetite. Isso porque o visual das cascas vazias de pistache ajuda as pessoas a estarem conscientes de sua ingestão, o que leva ao consumo de menos caloria. Além disso, o tempo extra necessário para descascar pode ajudar a consumir menos calorias em relação ao consumo do grão já descascado.

pote de cerâmica em superfície de madeira com pistache descascado dentro e espalhados pela superfície
Fonte: Canva
  • Logo após, leia Para que serve o chá-verde? Benefícios da bebida e como usar para perder peso

Qual o sabor do pistache?

Está pensando em experimentar? Pois bem, não é fácil descrever o sabor do pistache! Acima de tudo, isso depende da forma que ele é consumido. A noz tem uma textura crocante e um sabor levemente adocicado, salgado e amendoado.

Há quem diga que lembre o gosto de pinhão, castanha de caju ou amêndoa. Você pode consumi-lo de forma natural, torrado, salgado, ou em receitas, como sorvetes, doces e saladas.

3 nozes bonitas de piscache sob saco de juta com diversas outras nozes de pistache dentro em fundo verde
Fonte: Canva
  • Em seguida, leia Vinagre de maçã: 5 benefícios comprovados, como usar para emagrecer e os efeitos ao tomar em jejum

De onde vem o pistache?

O pistache ou pistáchio é a semente de uma árvore de folha caduca e pequena, com origem no sudoeste da ásia: Ásia Menor, Irã, Síria e Israel. Assim, o cultivo do grão se estendeu à região mediterrânica e à Califórnia. Hoje, os maiores produtores da noz são o Irã, Estados Unidos, Turquia, China e Síria.

Pistache no pé da árvore
Pé de pistache. Fonte: Canva

Pistache no Brasil

Você sabia? No Brasil não há produção de pistache! Isso significa que a origem de todo o grão encontrado em território nacional vem de fora.

Árvore de pistache em pomar
Árvore com pistaches maduros. Fonte: Canva
  • Logo depois, leia Chá de louro: para que serve, para quem é indicado e quais são os efeitos colaterais

Pistache é uma fruta?

Pistache trata-se de uma oleaginosa, uma família de frutas como as amêndoas, castanhas e nozes. Assim, pode ser consumida na forma de noz, torrada, salgada ou em receitas doces e salgadas, como sorvetes e pudim.

3 versões da noz: noz inteira, só a casca e descascado, em superfície de madeira
Fonte: Canva

Veja em seguida o valor nutricional do grão. Valor nutricional de 100g pistache:

Proteína20,6%
Carboidratos8%
Óleo48%
Colesterol0%
Cálcio135mg
Potássio1093mg
Fósforo503mg
Magnésio158mg
Vitamina A233 U.L
Outras vitaminas do pistache: Tiamina (Vitamina B), Riboflavina (Vitamina B2), Niacina (Vitamina B3)

Qual o preço do pistache?

Muito popular, o pistache verdadeiro tem um preço “salgado” e pouco acessível. Você encontra versões do grão torrado, cru, com ou sem casca por valores acima de R$ 150,00 o quilo na internet!

Portanto, se está pensando em adicionar o alimento em sua dieta, vai ter que gastar um pouquinho. Sobretudo, se quer apenas provar por curiosidade, pode valer mais a pena experimentar um sorvete ou um doce com o ingrediente na receita. Que tal?

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre o pistache: o que ele é, para que serve, seus 5 benefícios, de onde vem e muito mais. Que tal conferir também O que é e para que serve ora-pro-nobis? Tudo sobre a planta rica em proteínas. Ou então, você pode continuar descobrindo mais sobre outros alimentos em nossa categoria saúde!

Compartilhe

Enquete BBB 2024: Alane, Davi, Isabelle ou Michel; quem vai para o Paredão?

Alane, Davi, Isa e Michel são os alvos do Líder Lucas Henrique, e no domingo, um deles vai ser colocado no Paredão. Qual dos brothers você acha que será indicado? Participe da votação na enquete Fashion Bubbles e confira resultado parcial em tempo real!


Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba diretamente em seu e-mail artigos exclusivos, dicas de beleza imperdíveis e as últimas novidades dos reality shows mais badalados. Não perca a chance de estar sempre à frente, conhecendo as tendências e segredos que só os verdadeiros conhecedores do universo fashion e do glamour dos realitys têm acesso!

Não fazemos spam! Leia mais em nossa política de privacidade.


Últimas notícias BBB

Últimas notícias