Vitamina D – Pra que serve e a importância de tomar sol diariamente

A vitamina D é uma das principais aliadas do humor, uma vez que ela regula a função do sistema imunológica. Além de ajudar na manutenção de ossos e dentes saudáveis, pode proteger contra uma enorme variedade de doenças.

3.497

Mulher tomando banho de sol vitamina D absorção

 

A vitamina D é uma das principais aliadas do humor, uma vez que ela regula a função do sistema imunológica. Além disso, essa vitamina também atua na regulação e absorção de outras como o cálcio e o fósforo.

No entanto, não basta apenas ingeri-la, uma vez que o sol é responsável por 90% da absorção da mesma no organismo. Confira nosso artigo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre a vitamina D e como ela pode te ajudar na imunidade e a se manter saudável!

 

Pra que serve a vitamina D?

vitamina d homem e mulher tomando sol na areia

 

Também conhecida como “a vitamina do sol”, essa vitamina é essencial por várias razões, incluindo a manutenção de ossos e dentes saudáveis. Também pode proteger contra uma variedade de doenças e condições, como diabetes tipo 1.

Outros benefícios incluem:

  • auxilia na absorção do cálcio, de modo a promover ossos e dentes saudáveis;
  • apoio à saúde do sistema imunológico, cerebral e nervoso:
  • ajuda a regular os níveis de insulina e, consequentemente, o gerenciamento do diabetes
  • auxilia na função pulmonar e saúde cardiovascular

Apesar do nome, a vitamina D não é uma vitamina, mas um pró-hormônio ou precursor de um hormônio. As vitaminas são nutrientes que o corpo não pode criar e, portanto, uma pessoa deve consumi-las na dieta.

No entanto, o corpo pode produzir vitamina D, mas precisa da exposição solar para a sua melhor absorção.

 

VITAMINA D GRAFICO SOL
Gráfico explica como o sol atua na produção e absorção da vitamina D

Quais os sintomas da falta da vitamina D no corpo?

vitamina D mãe e bebê tomando banho de sol
Adultos e crianças devem fazer a exposição solar segura diariamente.

 

De modo geral, os sintomas de uma deficiência de vitamina D em adultos incluem os seguintes sintomas:

  • cansaço, dores nos ossos ou músculos, fadiga, fraqueza;
  • dores de cabeça constantes;
  • imunidade baixa e infecções constantes;
  • sentimentos “depressivos”. De acordo com pesquisas recentes, a falta de vitamina D aumenta em 75% a chance de depressão em pessoas mais velhas. Além disso, em países com pouca incidência de luz solar é comum o fenômeno conhecido como “depressão de Inverno”)
  • fraturas por estresse, especialmente nas pernas, pélvis e quadris;
  • queda de cabelo.

Leia mais:

+ Vitamina D – Entenda os benefícios e quando é preciso suplementar

+ Beleza cool: menos sintéticos, mais natural

Você também pode gostar!

Óleos essenciais e seus benefícios terapêuticos: saiba como e quais utilizar

Pode tomar sol todos os dias?

vitamina D preta gil banho de sol
Preta Gil tomando banho de sol e garantindo sua dose de vitamina solar.

Sim, é indicado tomar banho de sol diariamente!

Uma vez que falamos sobre a importância da exposição solar na produção e absorção dessa vitamina, a segurança do banho de sol também entra em questão.

No entanto, cabe aqui lembrar a falta de vitamina D pode prejudicar muito mais do que a exposição ao sol. Nesse caso, é indicado optar por uma exposição segura e nos horários recomendados.

 

Como tomar sol corretamente e garantir sua dose de vitamina D?

Deve-se tomar banho de sol diariamente, entre 10 a 15 minutos, sem protetor solar para peles claras e cerca de 30 minutos a 1 hora para peles morenas e negras.

Além disso, o horário mais indicado, de acordo com o Uol, é entre as 10h e 15h no Inverno, uma vez que nesses horários os raios UV atingem o seu pico. No entanto, durante o Verão é melhor optar pela faixa horária antes das 10h e após as 16h, considerada mais segura.

 

Resumo: gráfico vitamina D e exposição solar segura
Resumo: vitamina e exposição solar segura

Lembre-se também de deixar o máximo possível de pele à mostra, uma vez que isso aumenta a eficiência da absorção da vitamina.

O Dr. Luciano Stancka também recomenda que após tomar sol, você não tomar banho com sabonete em seguida, pois devemos permanecer algumas horas, com essa vitamina D que é produzida na pele e é gradativamente absorvida pelo nosso corpo.

Quer saber como tomar sol em casa com segurança? Clique aqui e leia o artigo da Pajaris, repleto de dicas bem interessantes.

É verdade que faz mal tomar sol através do vidro?

Não vale tomar sol através da janela fechada pois a radiação UVB é absorvida pelo vidro.

Os raios ultravioleta A (UVA) também entram através dos vidros, mas não são suficientes para absorver todo o cálcio que precisamos. A radiação ultravioleta B (UVB) encarregada de nos dar as doses desta vitamina não é capaz de passar pelos vidros de casa.

Tomar sol através dos vidros, também aumentam os efeitos maléficos do sol, como envelhecimento precoce entre outros.

Como descobrir se tenho falta de vitamina D?

vitamina D grafico

 

Os médicos podem diagnosticar uma deficiência de vitamina D realizando um simples exame de sangue. Se você tem uma deficiência severa, seu médico pode, também, solicitar radiografias para verificar a força dos seus ossos.

Em seguida, após diagnosticada a  deficiência de vitamina D,  cabe ao médico recomendar as doses de suplementação. Desse modo, caso você tenha uma deficiência grave, é possível recomendar comprimidos ou líquidos de doses altas de vitamina D.

Por fim, lembre-se sempre de que você também deve obter essa vitamina através da luz solar e dos alimentos. E falando em vitaminas outro destaque que vem fazendo sucesso é a Vitamina C para o rosto, assim como o óleo de jojoba  que virou aliado nos cuidados com a pele e cabelo, além da biotina, vitamina que ajuda o cabelo a crescer mais rápido.

Fontes: Healthline, Uol

 

você pode gostar também