Bule e xícara com chá de casca de limão.

Chá de casca de limão: benefícios e como fazer

Diminuição do estresse e controle da pressão arterial são alguns dos benefícios do chá de casca de limão. Saiba como fazê-lo

Compartilhe

O chá de limão é um dos mais consumidos no Brasil, porém, na hora do preparo, muito acabam desperdiçando uma parte importante da fruta: a casca. Apesar de ela ser pouco explorada, cientistas já comprovaram uma série de benefícios do chá de casca de limão.

Por isso, neste especial, você saberá quais são essas vantagens, como fazer a bebida e as contraindicações de seu consumo. Portanto, leia até o final e compartilhe essa novidade com os amigos!

Para que serve o chá de casca de limão?

O limão possui uma série de substâncias benéficas à saúde. Algumas delas são:

  • Potássio;
  • Vitamina C;
  • Fitoquímicos ativos;
  • Cálcio;
  • Ácido Fólico;
  • Limoneno.

Este último é o principal componente presente na casca do limão. Trata-se de um óleo essencial capaz de favorecer o funcionamento do corpo e prevenir uma série de doenças.

Mas, afinal, para que exatamente serve o chá de casca de limão? Veja, em seguida, seus 8 benefícios:

1. Turbina o sistema imunológico

O limão é uma fruta amplamente conhecida para esse papel de fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, quando ficamos resfriados, a primeira receita de chá que vem à mente é o chá de limão.

Dessa forma, o chá de casca de limão também está associado a essa função. Parte disso é por conta da presença da vitamina C, que melhora a imunidade do corpo.

Além disso, de acordo com pesquisadores, os flavonoides presentes na casca favorecem a resposta imunológica do organismo. Como resultado, a gripe e o resfriado serão cada vez mais raros.

2. Fortalece o coração e controla a pressão

Atualmente, muitos brasileiros sofrem com alta ou baixa da pressão arterial. Assim, uma bebida que pode auxiliar nessa regulação é o chá de casca de limão.

Pessoa descascando um limão.
Fonte: Canva

Esse benefício é garantido, segundo estudo, graças à presença de potássio e magnésio na fruta. Além disso, a fibra pectina que está concentrada na casca ajuda no controle do colesterol.

Ademais, o limoneno auxilia no bom funcionamento do trato cardiovascular, ou seja, fortalece o coração.

3. Favorece a saúde da boca

Ter a língua e os dentes em boas condições é fundamental para garantir uma boa nutrição. Portanto, cuidar da boca, de um modo geral, é essencial para a sua qualidade de vida.

Assim, segundo pesquisadora, o chá de casca de limão combate bactérias causadoras de cáries. É válido destacar que, para manter a saúde oral, é imprescindível realizar escovações frequentes e consultar um dentista regularmente.

4. Diminui o estresse

Após um dia estressante, nada melhor do que chegar em casa e relaxar. Sendo assim, uma ótima opção para esse fim é o chá de casca de limão.

Isso porque, de acordo com pesquisadores, ele reduz o estresse oxidativo, devido ao alto teor de citrinos bioflavonoides nessa parte da fruta.

5. É antioxidante

Devido à alta quantidade de vitamina C e do limoneno, o chá de casca de limão é uma bebida altamente antioxidante. Isso significa, segundo estudo, que ela ajuda a limpar o organismo de metais pesados e age contra os radicais livres que o corpo produz naturalmente, mas que precisam ser eliminados.

Pessoa tirando rascas do limão para chá de casca de limão.
Fonte: Canva

Caso os radicais livres sejam produzidos em excesso – especialmente devido a uma má alimentação, consumo amplo de bebidas alcoólicas, o hábito de fumar, respiração de poluentes, entre outros – podem acarretar uma série de problemas de saúde.

6. Tem nutrientes concentrados

A casca do limão, de acordo com pesquisadores, reserva grande parte dos nutrientes da fruta. Muitas vezes, inclusive, eles são encontrados em maior quantidade até mesmo em comparação à própria polpa ou ao suco.

Por isso, incluí-la no cardápio é uma forma de aproveitar o alimento de forma integral e garantir ainda mais os benefícios que ela oferece.

Portanto, nesta parte, encontra-se bastante vitamina C. Inclusive, estima-se que, em apenas uma colher de casca de limão, há 10% da quantidade necessária dessa vitamina que devemos ingerir diariamente.

7. É antibacteriano e antifúngico

Há pessoas que costumam deixar a casca do limão na geladeira como forma de prevenir a entrada de bactérias e prevenir contra os fungos.

De acordo com a nutricionista Patricia Leite, essa condição também serve para o corpo com o chá de casca de limão. Portanto, a bebida serve para prevenir a entrada de vírus e bactérias que sejam prejudiciais ao organismo.

Contudo, é válido destacar que a infusão não funciona como um antibiótico natural. Portanto, não deve substituir nenhum medicamento prescrito por um médico.

8. Previne contra cálculos biliares

Os cálculos biliares são pequenos cristais que se formam dentro da bile ou nos núcleos biliares. Sendo assim, segundo estudo, o chá de casca de limão, rico em limoneno, auxilia o organismo a dissolver esses cálculos.

Entretanto, o uso da infusão não substitui qualquer tipo de tratamento médico. Então, se você já possui cálculos biliares, converse com o profissional da saúde sobre a possibilidade de incluir o chá na sua dieta.

Como fazer chá de casca de limão?

Embora seja um processo simples, o chá de casca de limão não deve ser feito como as demais infusões, onde o ingrediente principal é fervido com a água.

Chá de casca de limão com uma rodela da fruta na xícara.
Fonte: Canva

Isso porque parte dos nutrientes da casca da fruta podem ser perdidos durante a evaporação. Como resultado, é preciso aguardar a água ficar morna após a fervura para garantir todos os benefícios. Confira o passo a passo:

Ingredientes

  • 2 limões;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque a água para ferver;
  2. Enquanto isso, descasque os limões e, se quiser, adicione o suco na água;
  3. Após a água levantar fervura, desligue o fogo e tampe a leiteira com um pano por 5 minutos;
  4. Por fim, adicione as cascas de limão e beba.

Cuidado na hora de adoçar! Prefira o mel ou stévia ao açúcar.

Além disso, você pode incluir a casca do limão em outros chás como de camomila, erva-cidreira e, inclusive, no café.

Contraindicações do chá de casca de limão

Por fim, embora seja uma bebida saudável, existem grupos de pessoas que devem tomar cuidado ao consumi-la. Por exemplo, aqueles que sofrem de gastrite, úlcera e refluxo podem ter problemas na ingestão do chá de casca de limão.

Além disso, portadores de doenças renais também devem evitar a bebida. Dessa forma, é importante sempre consultar um médico antes de incluir a infusão no dia a dia.

Em conclusão, apesar de ser um remédio caseiro, o chá de casca de limão não substitui nenhum tipo de tratamento médico. Portanto, busque sempre um médico!

  • Em seguida, leia também Chá de cúrcuma ajuda a dormir e melhora o humor. Veja como fazer!

Compartilhe

Notícias em Alta

Últimas Notícias